20 anos de Wikipédia: como a enciclopédia da internet impactou as criptomoedas

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A Wikipédia comemorou recentemente 20 anos de colaboração humana.

  • As doações de criptomoedas, no entanto, não parecem ser uma prioridade para o projeto.

  • Neste período, a Wikipédia e os projetos cripto tiveram várias disputas.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A Wikipédia, também conhecida como a enciclopédia gratuita da internet, completa hoje seus 20 anos. Mas que impacto a fonte de informações mais popular do mundo teve na indústria de criptomoedas?



A Wikipédia foi fundada com a ideia de criar uma fonte gratuita e precisa de informações sobre absolutamente tudo. “[…] escrita por voluntários, para todas as pessoas do mundo, parecia algo impossível”, afirma a página de comemoração do aniversário.

Vinte anos depois, o site agora ocupa o décimo terceiro lugar no mundo em termos de tráfego. Nesse sentido, a postagem de aniversário afirma que a Wikipédia está “celebrando o poder da colaboração, criatividade e curiosidade humana”.



No entanto, a ascensão da Wikipédia teve algum impacto real no crescimento da indústria das criptomoedas?

Wikipédia – uma história do conhecimento

A Wikipédia possui atualmente a maior coleção de conhecimento aberto da história. Graças à colaboração aberta entre os usuários da internet, dessa forma, são mais de 280.000 pessoas editando páginas na plataforma todos os meses.

Como a maior enciclopédia do mundo, o site deve oferecer uma grande quantidade de informações sobre a indústria das criptomoedas. No entanto, a história entre os dois setores foi marcada por controvérsias.

O cofundador da Cardano, Charles Hoskinson, recentemente acusou a Wikipédia de censurar o artigo de seu projeto como uma citação. A enciclopédia digital, então, removeu continuamente a citação, o que gerou polêmica entre Hoskinson e a comunidade, que rotulou a medida como censura comercial.

Doações de Bitcoin

A Wikipédia, entretanto, está envolvida com o bitcoin desde 2014. Já naquela época, o site adicionou o bitcoin como um método para aceitar doações.

Embora tenha recebido algumas doações de BTC, parece que a criptomoeda caiu em desuso como método de doação. A Wikipédia ainda aceita transferências de criptomoedas, no entanto, isso não aparece na página de doações.

Os métodos mais populares agora incluem PayPal e cartões de crédito. As doações específicas de criptomoedas, por outro lado, surgem apenas como último recurso em uma página separada. Através do uso do provedor de pagamento cripto BitPay, os usuários podem doar com Bitcoin, Bitcoin Cash, Ether e XRP.

O fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, já expressou seu desgosto pelo fork do Bitcoin, o Bitcoin SV. Wales comentou sobre o projeto, dizendo:

“O BSV não oferece nada para a Wikipédia, não há nenhuma chance de usá-lo.”

Além disso, Wales tweetou várias vezes sobre o Bitcoin. Seu tweet mais popular está diretamente relacionado ao rei das criptomoedas. Ele explica que comprou 0,1 BTC por meio da Coinbase vários meses antes de a Wikipédia adicionar bitcoin como método de doação.

A Wikipédia pode ser o maior portal de conhecimento disponível na web. No entanto, parece que teve um impacto pequeno na indústria das criptomoedas como um todo. Talvez no futuro isso mude à medida que a indústria comece a amadurecer e a adoção dos ativos digitais a aumentar.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

A opinião da equipe BeInCrypto em uma única voz.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá