O Bitcoin Faz Parte da “Bolha de Tudo”?

Compartilhar Artigo

Tivemos Tulip Mania, a bolha do mar do Sul, o Dot-Com Crash e a bolha imobiliária de 2008. Agora, estamos potencialmente caminhando em direção à ‘Bolha de Tudo’ – mas isso inclui Bitcoin?



A economia global está atualmente enfrentando suspeitas. Os bancos centrais e o Federal Reserve dos Estados Unidos estão fazendo todo o possível para incentivar gastos e estimular o crescimento – mas o sentimento esmagador é que estamos em algum tipo de recessão.

De fato, a recessão pode ocorrer depois que a “bolha de tudo” aparecer. Essa recessão está se formando desde a última bolha (imobiliária) em 2008. Após a crise, a estratégia de quantitative easing  do FED, que injetou US $3,7 trilhões em dinheiro fácil na economia, não fez nada pela verdadeira economia, mas elevou o preço dos ativos financeiros. – especificamente, ações e títulos.



Onde o Bitcoin se encaixa nessa ‘bolha de tudo’? O sistema financeiro descentralizado está livre do desastre iminente gerado pelos bancos centrais e pelas políticas financeiras do governo? O Bitcoin é o salvador e hedge para quando ocorrer uma recessão em potencial?

Romper com os banqueiros

A recessão e o potencial ‘Bolha de Tudo’ já tem analistas e financiadores se preparando. Uma explicação de Nick Giambruno, da Everything Bubble, é limitada  em conselhos para comprar ouro. Seu argumento para investir no metal precioso antes de um declínio financeiro é que “o ouro é como criptonita para os banqueiros centrais”. Ele continuou:

Os bancos centrais não podem criar riqueza ou qualquer coisa de valor. A única coisa que eles podem fazer é manipular o suprimento de dinheiro. E isso sempre tem efeitos destrutivos. Quando a bolha de tudo “estourar”, provavelmente como resultado de um colapso da dívida corporativa, você deverá garantir que toda a sua riqueza não esteja presa em ações e títulos.

O conselho de Giambruno não é nada inovador e bastante previsível. De fato, o preço do ouro subiu mais de 25% nos últimos seis meses – indicando que provavelmente não faz parte de “Tudo” na bolha de tudo.

Bitcoin é ainda mais imune

Já foi sugerido que o Bitcoin pode se mover em uma correlação negativa com a economia global em caso de recessão se a política do governo não conseguir sustentar as coisas. O BTC, como sistema financeiro descentralizado e não controlado, não pode ser manipulado pela política monetária.

O Bitcoin foi projetado para ser anti-inflacionário – com sua oferta limitada e cada vez menor – e, com base em princípios macroeconômicos, deve continuar a aumentar em valor.

A falta de confiança do Bitcoin no governo e nos banqueiros centrais o torna muito mais imune a uma bolha que deve estourar na maioria dos sistemas financeiros tradicionais e institucionais. Se o ouro é imune a essa bolha, o Bitcoin é (potencialmente) ainda mais.

Você acha que o Bitcoin será afetado pela Everything Bubble – ou a criptomoeda descentralizada realmente se beneficiará de uma bolha que abre ações, títulos e outros sistemas financeiros baseados no governo? Deixe-nos saber o que você pensa!

Imagens cortesia do TradingView.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá