Com um pseudônimo como Dr. Doom, Nouriel Roubini tem estado na vanguarda de apontar desgraça e tristeza ao redor da indústria de criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More desde que começou a ter influência no mainstream. O economista que apareceu na crise financeira de 2008 agora se alegra com o que chama de ‘Crypto-Carnage’ depois que o Bitcoin teve algumas quedas recentes.
Roubini tornou-se conhecido no espaço de criptomoedas por sua negatividade e por reclamar do Bitcoin e outros ativos digitais. No entanto, seus argumentos são geralmente caolhos e carecem de discussão ou discurso completos.
Seus tweets recentes, que se seguiram à queda substancial de preços no Bitcoin, mais uma vez parece mostrar apenas um lado da moeda. Ele escolheu algumas estatísticas e recostou-se no antigo argumento de que as criptomoedas são ambientalmente perigosas.
Carnificina Bitcoin e Crypto
Roubini começou seu discurso contra o Bitcoin na terça-feira com um tweet que começou com uma linguagem inflamatória típica.
Crypto-Carnage: BTC down 65% from peak; other top 10 crypto-currencies down 80% from peak. 1000s of other shitcoins down 95% to 99% from peak. Total crypto-apocalypse!
— Nouriel Roubini (@Nouriel) November 26, 2019
O pico do Bitcoin foi sua ascensão a US $ 20.000 em dezembro de 2017, com a criptomoeda subindo astronomicamente em apenas algumas semanas. No entanto, esse aumento maciço de preços dá a Roubini a opção de decidir quando ele baseará suas estatísticas.
Embora o Bitcoin caia 65% em relação ao seu pico de US $ 20.000, ainda está tendo ganhos positivos no acumulado do ano. O Bitcoin começou o ano em US $ 3.700, e mesmo após a recente queda de preço, está acima de US $ 7.000, o que equivale a 100% de ganhos este ano.
Esse fato não se perdeu nos usuários do Twitter que responderam a seus comentários ousados.
Funny how you always mention “since peak” but never year on year?
— Crypto Godfather 教父 (@CryptoGodfatha) November 26, 2019
You have a vendetta against bitcoin. Gold is down 23% from its peak but up 16% from last year.
Bitcoin is still 100% + YTD
— ₿illy Hamilton (@RealismGroup) November 26, 2019
Mais ainda, Roubini já havia sido pego antes pelo uso do termo ‘moeda de merda’. Na conferência CC Forum Investment em Blockchain e AI realizada em Londres este ano, Roubini e Bobby Lee entraram em conflito enquanto o economista elogiava o dólar em desvalorização, perdendo sua semelhança com as ‘moedas de merda’ que ele bate.
Apocalipse agora
Ainda não terminado com sua lista de criptomoedas, Roubini, na quarta-feira, voltou seu foco para o Ethereum. Usando o mesmo argumento de que a moeda caiu 90% do pico, ele aumentou sua linguagem inflamatória.
Crypto-Apocalypse: Ethereum down 90% from the peak, in free fall and now close to the 2018 low. Still a long way from zero that is its fundamental value. Actually it is worth negative given all the toxic externalities of energy waste and pollution that its mining generates
— Nouriel Roubini (@Nouriel) November 27, 2019
Mais do que apenas traduzir o desempenho de mercado da Ethereum neste tweet, o economista também decidiu abrir um argumento antigo e contínuo sobre o uso de energia na criptografia.
Esse argumento vem acontecendo em círculos há algum tempo, com grande parte do almirantado de dados incerto. No entanto, na mesma semana em que essas alegações foram feitas pela Roubini, a principal revista de ciência e tecnologia, The New Scientist, publicou um relatório afirmando que o impacto das mudanças climáticas pode ser muito menor do que pensávamos.
Você acredita que de fato o Bitcoin está resultando somente em carnificina para os investidores? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!
As imagens são cortesia da Shutterstock, Twitter.