A Rússia pode emitir sua própria criptomoeda em breve – especialistas opinam

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O Banco Central da Rússia disse que acabará criando uma moeda digital.

  • O cripto rublo será bom para a Rússia de três maneiras principais.

  • O lançamento de uma moeda digital nacional apresenta grandes riscos.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Após ampla consideração, o Banco da Rússia assumiu uma posição sobre o lançamento de uma  moeda digital de banco central (CBDC) . O que uma moeda digital significa para a Rússia e, por falar nisso, para o resto do mundo? O BeInCrypto perguntou com os especialistas.



Cripto fiduciária: o caminho do futuro

Tatyana Maksimenko, representante oficial da exchange de criptomoedas Garantex, acredita que mais cedo ou mais tarde todos os bancos centrais criarão moedas digitais.

“Por um lado, será simplesmente obrigatório. Por outro lado, será um desenvolvimento totalmente orgânico. Graças aos desenvolvimentos em tecnologia , agora temos as ferramentas para implementar efetivamente um criptomoeda nacional ”, disse Maksimenko.

O cripto rublo, em sua opinião, dará ao Banco Central da Rússia mais transparência. Também permitirá que os bancos ofereçam opções mais baratas. Maksimenko esclareceu:



“Em primeiro lugar, existe a questão dos mutuários. Com um CBDC, eles poderão obter linhas de crédito mais baratas. Na Rússia, onde os juros dos empréstimos são muito altos, esta é uma tarefa urgente. ”

Maksimenko também observou que um CBDC tornaria a vida dos reguladores muito mais fácil devido à facilidade de rastreamento das transações. Ela acredita que isso ajudará a evitar quaisquer “buracos” nos balanços dos bancos. Um regulador perceberá os problemas à medida que eles surgirem, em vez de esperar até que exijam correções de bilhões de dólares e sanções de longo prazo.

Um mapa mundial mostrando a legalidade das criptomoedas | Fonte: CoinDance

A inevitabilidade da moeda digital

Um consultor financeiro e diretor da EM Finance, Evgeniy Marchenko, por sua vez, disse que dinheiro eletrônico foi simplesmente uma consequência dos tempos . A digitalização de todo o mundo, diz ele, nos obrigará a buscar novas soluções na área bancária. A introdução de um rublo eletrônico pode ser o fator que transforma o campo.

“O Banco Central [da Rússia] já começou a falar sobre uma moeda digital. O plano é que o rublo eletrônico tenha um número de série digital único e se torne uma forma universal de pagamento. Estará disponível para qualquer pessoa com carteira em qualquer país ”, disse Marchenko ao BeInCrypto.

O diretor financeiro observou que o lançamento de um rublo eletrônico pelo Banco Central exigiria uma infraestrutura financeira completamente diferente.

Gráfico par de negociação Dólar e Rublo | Fonte: TradingView

3 vantagens de um rublo digital

O CEO do projeto Investonomics, Andrei Khodosok, também vê as vantagens de uma nova criptomoeda nacional na Federação Russa. A Rússia, em sua opinião, precisa do cripto-rublo porque dará ao país três oportunidades:

A primeira vantagem global do cripto rublo será a liberdade da tecnologia financeira ocidental. Por exemplo, atualmente, uma ameaça usada para pressionar a Rússia é a remoção do SWIFT, um serviço de transações monetárias internacionais.

“Todos sabem que, se algo assim acontecer, criará um grande problema. O cripto rublo não tem medo disso. Não precisa de SWIFT, não precisa de centros de verificação, confirmações ou transações. Um sistema de pagamento russo independente, o cripto rublo, seria um sistema de pagamento completamente único. E esse seria apenas um motivo para usá-lo ”, disse Khodosok.

A segunda razão importante para a criação do cripto rublo é uma diminuição potencial da corrupção, de acordo com Khodosok.

“Os pagamentos por rublo cripto serão extremamente transparentes. Você poderá rastrear qualquer transação e todas as carteiras serão verificadas. Isso limitará de coração a corrupção, o que refletirá positivamente na eficácia do governo russo e será bom para a sociedade russa em geral ”, explicou.

A terceira razão é que um rublo digital expandirá o território onde o rublo pode ser usado.

“Os entusiastas das criptomoedas em todo o mundo terão mais uma ferramenta conveniente. Mas, em contraste com a criptomoeda comum, o cripto rublo russo será garantido pelo governo russo. Isso separará o cripto rublo dos concorrentes. Essa proteção envolve exchanges de criptomoedas, traders de criptmoedas e outras empresas que precisam proteger suas reservas de criptmoedas. Assim que o cripto rublo russo for lançado, ele encontrará um amplo público e será usado em todo o mundo ”, acrescentou o especialista.

Como resultado dessas considerações, Khodosok chegou à conclusão de que a Rússia precisa do cripto rublo e que será bom para o país tanto politicamente quanto na sociedade.

Estabelecendo prioridades

Empreendedor, financista e membro da Associação de Diretores Profissionais, Nikolai Neplyuev, por sua vez, destacou que, neste momento, o cripto rublo é mais uma questão de privilégio do que um passo econômico racional. Ele explicou:

“O fato é que uma reforma como essa consome muito tempo e não é lucrativa. De acordo com especialistas, a realização de tal projeto exigiria pelo menos dois anos e mais de 4 trilhões de rublos (US $ 52 bilhões, até o momento). No entanto, vivemos atualmente uma crise econômica internacional, o problema da pandemia ainda não foi resolvido, continuamos a ver prejuízos econômicos e o orçamento russo ainda é deficitário. Portanto, a introdução do cripto-rublo parece um luxo exagerado. ”

Da mesma forma, Neplyuev observou que a criação de uma moeda nacional eletrônica acarreta um grande número de riscos inevitáveis. A direção atual das criptomoedas é relativamente nova e existem muitos perigos ocultos que ainda não foram estudados na prática.

Além disso, as vantagens atuais são relativas e hipotéticas e não prevêem nem uma grande explosão econômica, nem mesmo um lado positivo concreto e mensurável. É por isso que Neplyuev tem certeza de que, por enquanto, o desenvolvimento do cripto-rublo é impraticável.

Inflação na Russia | Source: Statista

Ainda assim, no futuro, diz ele, será uma questão importante a ser abordada para atender às demandas econômicas globais. Neste ponto, a  China está desenvolvendo sua própria criptomoeda . Os Estados Unidos também abordaram essa questão, mas ainda estão longe de encontrar uma solução. Da mesma forma, um cripto dólar alternativo está sendo considerado na forma da Libra do Facebook.

“A Rússia ajustará sua atividade enquanto olha para esses outros projetos e depois de resolver problemas mais pertinentes”, concluiu o especialista.

Recentemente, o BeInCrypto relatou que o cripto-rublo estava sendo desenvolvido no estatal Sberbank, o maior banco da Rússia.

Este artigo foi traduzido do domínio do idioma russo do BeInCrypto. Para ler o original, clique aqui .

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Harry Leeds é um escritor, editor e jornalista que passou muito tempo na ex-URSS cobrindo comida, criptomoedas e saúde. Ele também traduz poesia e edita a revista literária mumbermag.me.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá