A saga do uso da rede lightning

Compartilhar Artigo

Recentemente, Udi Wertheimer comentou um thread de Martin Köppelmann em que este último tenta configurar e usar a rede lightning. Udi é um renomado programador e bitcoiner que há algum tempo aponta as inconsistências defendidas pela turma do Bitcoin Core.



No comentário de seu tuíte Udi diz que o thread é divertido. Ele ironiza o acontecido dizendo que não é “nada mal” que Martin tenha gasto 2 horas para conseguir confirmar seus canais lightning, em uma primeira tentativa. Ele também diz que espera que Martin dedique mais algumas horas para conseguir seu primeiro pagamento.

Finalmente, ele conclui com uma piada, onde se pergunta quanto tempo um desenvolvedor da rede lightning precisaria para fazer uma aposta na plataforma GnosisPM, cujo fundador é o próprio Martin.



https://twitter.com/udiWertheimer/status/1168615888947490817

De fato, ao ler o thread acima, pode-se observar que facilidade e simplicidade não são palavras chave no que se refere à rede lightning. Ao invés de facilitar a vida do usuário, mais parece que uma nova camada de complexidade foi incluída.

Isso fica claro ao ler o último tuíte de Köppelmann deste thread onde ele resume a saga que passou. Ele desiste do experimento e mostra um resumo de que foi necessário cerca 9 horas, sendo apenas 2 horas de atividade dele mesmo, para testar um aplicativo de desktop em paralelo com um nó lightning completo com “Ride The Lightning”. De acordo com Köppelmann , ele conseguiu abrir um canal no qual ele não foi capaz de enviar nem receber pagamento.

Quando as pessoas perceberão que isso é o contrário de adoção em massa? Precisar de 9 horas para abrir um canal de pagamento que não se consegue usar, enquanto poderia simplesmente ter gasto alguns minutos e enviado um pagamento “on-chain” (na própria blockchain) me fez lembrar do ditado “Se pode complicar, para que simplificar”.

É triste ver o que está acontecendo com o Bitcoin… É ainda mais triste ver pessoas inteligentes defendendo algo que só pode ser chamado de ilógico. São em momentos assim que a opinião de Satoshi seria muito bem vinda.

E você? O que pensa sobre a rede lightning e os caminhos atuais do bitcoin?

Imagens cortesia de Shutterstock, Twitter

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Vini se formou em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil e trabalhou com gerenciamento de projetos na área de exploração mineral em empresas como BHP Billiton e Vale. Ele se envolveu com o bitcoin em 2011, quando comprou suas primeiras moedas através do jogo online “Second Life”, mas usou a maioria de suas primeiras moedas aprendendo a fazer transações e negociar. Depois disso, ele se tornou um entusiasta da tecnologia blockchain e desde então focou sua carreira para esse campo. Recentemente, ele se dedica à programação frequentando o Le Wagon Coding Bootcamp e Ivan On Tech Academy.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá