A Uniswap pode estar acabando com o valor de tokens DeFi

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A pesquisa sugere que o roteamento de tokens da Uniswap é centralizado.

  • As negociações são encaminhadas por meio de seis pares de tokens 'árbitros'.

  • Vampire bots estão lucrando arbitrando discrepâncias de preços.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Um relatório recente investigou a premissa de que a Uniswap poderia desvalorizar os tokens inadvertidamente ao forçar as negociações a serem roteadas por pools de liquidez privilegiados.



A investigação do DFOhub alega que a Uniswap é centralizada por design e está permitindo que “robôs de arbitragem vampíricos” drenem os preços de certos tokens. Os bots de negociação automatizados que estão arbitrando entre tokens podem estar causando o problemas, acrescentou.

“O roteamento da Uniswap está – involuntariamente – não apenas impedindo o crescimento de certos projetos, mas realmente drenando seu valor.”

Bots vampíricos

O relatório continua explicando que o roteamento de tokens da Uniswap não é centralizado, pois prioriza pares vinculados a apenas seis tokens em vez de varrer toda a gama de pools de liquidez. Os tokens, que ele chama de seis árbitros da Uniswap, são WETH, DAI, USDC, USDT, COMP e MKR.



Ele acrescentou que isso foi codificado no sistema Uniswap para garantir que os preços desses tokens sejam mantidos em sincronização uns com os outros, mas estejam fora de sincronia com todos os outros pares.

Essencialmente, o roteador contornará pares de alta liquidez que excluem esses seis tokens privilegiados, mesmo que passar por eles seja o caminho mais lucrativo.

A pesquisa elaborou que negociações normais ocorrem apenas entre pares vinculados a esses seis tokens, e os preços só mudam dentro desses pares e não em qualquer um dos outros, o que abre disparidades de preços entre eles.

“Os bots de arbitragem se lançam, lucrando com a diferença, tirando-os de valor e saindo com ETH grátis.”

Ele usa um exemplo de como os bots de arbitragem podem drenar ETH de pools fora desses seis, acrescentando que é uma perda irrevogável de valor.

O que pode ser feito?

O co-inventor da DFOhub, Alessandro Mario Lagana Toschi, que redigiu o relatório, afirmou que a equipe da Uniswap precisa levar esse problema a sério.

Uma sugestão, que provavelmente não seria popular, seria reverter para o Uniswap v1, onde tudo é roteado por meio do ETH. Outra opção era contrariar a arbitragem tendo outro bot em um sistema em que a DFOhub estava trabalhando, chamado QuickScope.

A primeira versão não teve sucesso, pois os bots vampiros ganham dinheiro em microtransações, gastando $ 5 em ETH para ganhar $ 8, por exemplo, e usando uma função Solidity chamada “Delegate Call” que reduz a taxa Gas. Um bot QuickScope v2 está agora em desenvolvimento e sendo testado pela equipe.

A DFOhub espera trabalhar em estreita colaboração com a Uniswap para resolver esse problema que está drenando ETH e desvalorizando os tokens na DEX mais popular do mundo.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Martin escreve sobre segurança cibernética e tecnologia de informação há duas décadas. Ele tem experiência anterior de trade e cobre ativamente a indústria de blockchain e cripto desde 2017.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá