App Descentralizado ‘Tsunami Democràtic’ Ajuda Manifestantes Catalães a Se Organizar

Compartilhar Artigo

Na semana passada, a Catalunha foi palco de protestos contra sentenças de prisão proferidas a políticos por seu papel em um referendo de independência fracassado de 2017. Um dos grupos que pedem ação civil, o Tsunami Democrático, está fazendo isso com a ajuda de um aplicativo Android descentralizado ponto a ponto compartilhado entre manifestantes.



O tsunami democrático é talvez o mais novo grupo que representa o movimento separatista catalão de séculos. O grupo anônimo ganhou destaque na semana passada, após a sentença de líderes políticos e sociais catalães que foram mantidos sem julgamento nos últimos dois anos.

Os líderes foram considerados culpados de sedição na segunda-feira passada por seu envolvimento no referendo de 2017, que o governo espanhol declarou nulo e contra a constituição. Cada um deles foi condenado a prisão entre nove e 13 anos.



Uma fenda na Catalunha

A atual agitação civil na Catalunha é uma resposta ao que muitos acreditam serem punições injustas. Aqueles que apoiam os líderes argumentam que a Espanha se recusou sistematicamente a dar ao povo catalão o direito de votar se eles querem permanecer parte da nação européia. Para eles, realizar o referendo sem a aprovação da Espanha era a única maneira de os líderes cumprirem as promessas eleitorais anteriores.

Na maioria dos casos, os protestos foram pacíficos, com os catalães exigindo um referendo legalmente vinculativo e a oportunidade de definirem seu próprio destino. No entanto, imagens de violência entre policiais espanhóis ​​e pequenos grupos de manifestantes mais radicais foram, é claro, favorecidas pela grande mídia.

O Tsunami Democrático está utilizando tecnologias descentralizadas para aumentar a eficácia das manifestações, e agora adicionaram as ações bárbaras da polícia nacional espanhola em relação a muitos manifestantes e jornalistas não violentos à sua lista de queixas.

O site do grupo, a partir do qual os manifestantes podem baixar um aplicativo para se organizarem sem infiltração das autoridades, foi proibido na Espanha. Como sempre, no entanto, quando um site é banido repentinamente, uma infinidade de sites proxy surge. Entre os novos URLs está o www.PedroSanchez.cat. Pedro Sanchez é o primeiro ministro interino da Espanha e um indivíduo particularmente odiado pelos separatistas da região.

O Tsunami Democrático é um mistério. Ninguém sabe quem o criou, embora o governo espanhol esteja ansioso para descobrir. Um relatório da publicação local Catalan News afirma que o grupo está sendo investigado atualmente por motivos de terrorismo. Até agora, o aplicativo incentivou as pessoas a participar do protesto, mas a fazê-lo pacificamente.

Aplicativos descentralizados que formam a linha de frente

Embora o acesso ao aplicativo seja fácil, uma VPN móvel permitirá que mesmo aqueles que moram na Espanha baixem o aplicativo, na verdade, acessá-lo é muito mais um desafio. Esta é talvez a sua maior força.

O acesso é concedido através da obtenção de um código QR de outro usuário. Cada usuário recebe apenas 10 convites. Além do compartilhamento de acesso ponto a ponto, o aplicativo permitirá que novos usuários ingressem usando um código QR gerado na mesma área em que estão. A idéia é que os manifestantes compartilhem o acesso com membros confiáveis ​​somente com círculo de contato próximo. O Tsunami Democràtic está se comunicando com os usuários por meio de um serviço de mensagens no aplicativo e mostrando quais áreas da Catalunha têm manifestações, bem como os números presentes.

Além do próprio aplicativo, o aplicativo de mensagens criptografadas Telegram encontrou sua função entre os manifestantes. Vários grupos têm publicado atualizações sobre as várias ações que ocorrem na região. Pessoas como Anonymous Catalonia, Arran Països Catalans, La Forja – Jovent Revolucionario e Tsunami Democràtic estão usando o serviço de mensagens para atualizar os seguidores sobre os locais dos bloqueios policiais, as próximas manifestações e desenvolvimentos com relação ao diálogo ainda inexistente entre o estado espanhol e os atuais líderes políticos catalães.

O que você acha do uso dessas tecnologias nos movimentos de protesto? Diga-nos a sua opinião nos comentários abaixo.

Imagens cortesia do Twitter, Tsunami Democratic.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá