Ver mais

Regulamentação de CFD ao redor do mundo – Guia completo

10 mins
Atualizado por Maria Petrova

In Brief

  • A adoção generalizada de CFDs de criptomoeda trouxe à tona o obstáculo das regulamentações de CFDs
  • O mercado de CFDs é amplamente desregulamentado e os reguladores financeiros de todo o mundo têm visões diferentes sobre os CFDs
  • Enquanto alguns reguladores consideram os CFDs um investimento altamente arriscado, outros países permitem a negociação de CFDs

Nos últimos anos, o CFD têm atraído investidores privados de todo o mundo, devido à sua flexibilidade e transparência. Mas a adoção generalizada de CFDs de criptomoeda trouxe à tona o obstáculo das regulamentações de CFDs.

Quais são os principais mercados de CFDs e como a negociação de CFDs é regulamentada nesses mercados? Vamos nos aprofundar no aspecto regulatório que deve preocupar todo trader de criptomoeda.

Neste artigo:

CFD de criptomoeda

cfds

CFD ou contrato por diferença, é um acordo para um ativo financeiro, como uma ação, mercadoria ou par de moedas. Neste acordo, o trader concorda em trocar a diferença no preço da criptomoeda da posição de abertura para a posição final. No mercado de CFDs, o comprador ou vendedor do contrato não possui os ativos subjacentes. CFDs são considerados produtos especulativos de alto risco.

Um CFD cripto refere-se à criptomoeda como o ativo subjacente.

Os traders de CFDs estão negociando um contrato e podem ter lucro se o preço dos ativos se mover de acordo com seus contratos. A principal razão pela qual os CFDs são um instrumento de investimento popular é que os traders podem obter lucro independentemente de como o mercado se move, para cima ou para baixo.

Existem dois lados na negociação de CFDs:

Comprador de CFD: O comprador de CFD acredita que o valor dos ativos aumentará (avaliando o período desde a abertura do contrato até o seu fechamento). Isso é conhecido como “going long”.
Vendedor de CFDs: O vendedor acredita que o valor do ativo diminuirá. Isso é chamado de “going short” e é frequentemente referido como “shortening”.

A fórmula a seguir calcula o lucro resultante da compra ou venda de CFDs:

Aberto – Fechado = Lucro (quanto maior a diferença entre os dois valores, maior o lucro).

Observe que se o preço do ativo subjacente se mover contra você, portanto isso pode resultar em uma perda potencial. A boa notícia é que os prazos não são uma restrição quando se trata de CFDs, e o investidor decide quando interrompê-los.

Como os traders se beneficiam de qualquer movimento de preço de ativos, a negociação de CFDs é uma atividade popular durante tempos de alta volatilidade do mercado e os comerciantes estão tentando obter lucro quando o mercado cai, vendendo CFDs.

Regulamentações CFD em todo o mundo

O mercado de CFDs é amplamente desregulamentado e os reguladores financeiros de todo o mundo têm visões diferentes sobre os CFDs. Por exemplo, CFDs não podem ser negociados nos EUA e em Hong Kong.

Enquanto alguns reguladores consideram os CFDs um investimento altamente arriscado, outros países permitem a negociação de CFDs, embora sob rígidas regulamentações de CFDs. A negociação de CFD está disponível na Austrália, Áustria, Canadá, Chipre, França, entre outros.

Os traders da Austrália se beneficiam da regulamentação CFD emitida pela Australian Securities and Investment Commission (ASIC). No entanto, os traders devem confiar na credibilidade e reputação do corretor de CFDs para negociar CFDs de criptomoeda.

Estados Unidos

A negociação de CFDs é proibida nos Estados Unidos pela Securities and Exchange Commission (SEC). Os reguladores proíbem os residentes dos EUA de negociar CFDs.

A maioria dos corretores de CFD não permite que residentes nos EUA abram uma conta em sua plataforma. Os indivíduos com dupla cidadania podem abrir uma conta para negociar CFDs se não morarem nos EUA.

Austrália

A negociação de CFDs é legal na Austrália, mas é fortemente regulamentada pela Australian Securities and Investment Commission (ASIC). O ASIC emitiu proteção estrita de negociação de CFD, que mencionou condições específicas para a negociação, incluindo:

  • Razão máxima para CFDs
  • Fechamentos de margem padrão para limitar as perdas dos investidores
  • Proteção contra saldos negativos
  • Proibir os corretores de oferecer incentivos aos seus investidores de varejo.

Hong Kong

Hong Kong, a região autônoma da China, emitiu seu próprio regulamento de CFDs e proíbe a negociação de CFDs. No entanto, a Securities and Future Commission de HK afirma que os residentes de HK podem negociar CFDs por meio de corretoras no exterior.

Reino Unido

No Reino Unido, a negociação de CFDs foi proibida pela Financial Conduct Authority (FCA) em janeiro de 2021.

A FCA vê essas negociações como “inadequadas para consumidores de varejo” e proibiu todos os derivativos de empresas e exchanges que atuam no Reino Unido ou a partir do Reino Unido.

No entanto, os cidadãos do Reino Unido podem abrir uma conta com uma corretora de CFD de criptomoedas de fora do Reino Unido. Estas não são regulamentados pela FCA e incluem corretores regulamentados pela CySEC de Chipre ou IFSC em Belize.

A desvantagem de negociar CFD com uma corretora de fora do Reino Unido é a falta de regulamentação do FCA.

Saiba como funciona a regulamentação de stablecoins ao redor do mundo

União Européia

Euro digital

A negociação de CFDs é legal dentro dos estados da União Europeia, mas só é possível sob pesadas regulamentações de CFDs.

A Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados emitiu um alerta sobre produtos especulativos, que incluem CFDs. O regulamento da ESMA é o resultado de um número crescente de investidores de varejo que reclamam de suas perdas em negociações de CFD. Após o aviso, novos regulamentos foram emitidos pelos reguladores financeiros europeus.

De acordo com a MiFID 2 (diretriz 2 de mercados de instrumentos financeiros) ou a Diretiva 2014/65 / UE, qualquer corretora sediada na UE pode oferecer seus produtos a todos os indivíduos residentes na UE. A maioria das corretoras que oferecem esses serviços está sediada no Chipre, onde a Comissão de Valores Mobiliários do Chipre (CySEC) monitora e regulamenta as negociações de CFD como investimentos de alto risco.

Os regulamentos incluíam uma alavancagem máxima para CFDs e proíbe as corretoras de oferecer incentivos aos negociantes.

Principais reguladores financeiros em várias nações europeias

Como cada órgão regulador financeiro europeu pode emitir sua própria regulamentação, existem alguns reguladores que se destacam:

Rússia

Na Rússia, corretoras e firmas de investimento financeiro devem seguir a regulamentação do Banco Central da Federação Russa (CBR). Apenas corretoras licenciadas pelo CBR estão legalmente autorizadas a oferecer seus serviços na Rússia. A partir de 2019, todas as corretoras precisam atingir o Padrão Básico, que foi aceito pelo Banco Central.

Algumas regras estabelecidas no Padrão Básico são:

  • As corretoras precisam publicar todos os seus dados em seu site, como nome, se pertencem a uma organização autorreguladora, nome de seus agentes, política de reembolso, guias detalhados para reclamações.
  • A corretora deve informar o cliente sobre o alto risco de assinar um contrato. Todas as informações devem ser facilmente acessíveis e disponibilizadas para todos os clientes.
  • As corretoras estão proibidos de implementar spreads alargados e outras políticas.
  • As reclamações devem ser resolvidas em 15 dias.
Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain

África do Sul

Negociar CFDs na África do Sul é legal e regulamentado pela Autoridade de Conduta do Setor Financeiro (FSCA) e os corretores de CFDs estão autorizados a operar se licenciados.

No entanto, os residentes da África do Sul podem negociar CFDs com corretoras no exterior, que podem não ser regulamentados pelo FSCA.

Suíça

Na Suíça, a negociação é regulamentada pela Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro Suíço (FINMA). Este é um regulador independente e tem autoridade sobre todas as instituições financeiras, como bancos e corretoras.

Negociar CFDs de criptomoedas é legal na Suíça, desde que os corretores cumpram a regulamentação existente de CFDs.

No entanto, as corretoras precisam de uma licença bancária para operar na Suíça, que pode ser obtida após o cumprimento de um conjunto de condições rígidas, como capital mínimo.

Turquia

A Turquia se tornou um país altamente regulamentado para todas as transações de criptomoedas a partir de abril de 2021, quando a maior exchange de criptomoedas da Turquia entrou em colapso. O governo turco emitiu regulamentos de criptomoedas, declarando que a criptomoeda é um ativo e não pode ser usada como meio de pagamento.

As negociações de CFDs são legais na Turquia, mas os corretores devem ser licenciados pelo Capital Markets Board (CMB). Os residentes turcos estão proibidos de negociar ou possuir CFDs com corretoras não licenciados pela CMB.

Nova Zelândia

Depois de receber a regulamentação em 2017, as corretoras CFD devem ser licenciadas pela Autoridade de Mercados Financeiros da Nova Zelândia (FMA).

A negociação de criptomoedas também é legal na Nova Zelândia, mas os órgãos reguladores oferecem proteção limitada aos investidores.

Cingapura

Cingapura continua sendo o maior posto de negociação forex no Sudeste Asiático e o terceiro maior mercado globalmente. Os regulamentos de CFD em Cingapura estão em vigor há muito tempo. As corretoras que oferecem CFDs devem ser licenciadas pelo Capital Markets Services (CMS).

No entanto, as criptomoedas não são moeda corrente ou garantia legal em Cingapura e não são regulamentadas pela Autoridade Monetária de Cingapura (MAS). Portanto, os CFDs de criptomoeda não são regulamentados.

No momento, a negociação de CFDs de criptomoedas não é coberta por nenhum órgão regulador em Cingapura e os investidores não estão protegidos por nenhuma regulamentação de CFDs.

Malásia

A Malásia tem regulamentos sobre CFD definidos pela SCM Malaysia desde 2007. Os residentes da Malásia podem negociar legalmente nos mercados de CFD usando corretoras de investimento da Malásia ou do exterior.

No entanto, o Banco Central da Malásia não reconhece a criptomoeda como curso legal e, portanto, a criptomoeda não é regulamentada. Os investidores em criptomoedas não estão protegidos por nenhuma estrutura regulatória para negociar CFDs de criptomoedas na Malásia.

Indonésia

A Indonésia é, no momento, a região do Sul da Ásia com maior crescimento em termos de mercados forex e CFD. Os regulamentos dos CFDs são controlados pela BAPPEBTI.

Em 2018, a Indonésia regulamentou os cripto-ativos e definiu a classe de ativos como commodities futuros. O trading de criptomoedas é legal em plataformas licenciadas pela BAPPEBTI.

No entanto, até o momento em que este artigo foi escrito, não havia regulamentação de CFD de criptomoedas na Indonésia. Corretoras estrangeiras de CFDs estão oferecendo CFDs rastreados para clientes indonésios.

Tailândia

A negociação de criptomoedas é legal na Tailândia, de acordo com a Lei de Ativos Digitais emitida em maio de 2018. Os serviços de negociação de ativos digitais podem ser oferecidos apenas por exchanges e corretores de criptomoedas licenciados.

O Banco da Tailândia (BOT) e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) fornecem uma estrutura regulatória clara para corretoras. Os regulamentos de CFD foram relaxados desde 2019, tornando este um destino altamente atraente para corretoras estrangeiras e nacionais.

Filipinas

As Filipinas são outro mercado em crescimento para os traders de CFD. A Securities and Exchange Commission (SEC) lida com os regulamentos de CFD aqui. A SEC aconselhou os indivíduos a pararem de negociar em plataformas de investimento estrangeiro e obedecer às leis estaduais. Corretoras e agentes fraudulentos ainda podem existir por enquanto, mas a maré está mudando. Portanto, os CFDs de criptomoedas estão disponíveis para traders.

Vietnã

No Vietnã, a negociação forex estrangeira é licenciada pelo Banco do Estado do Vietnã.

A instituição também aconselhou os traders de varejo a evitar o uso de plataformas de trading estrangeiras depois de terem sido feitas queixas sobre várias atividades fraudulentas. Ainda assim, existem mais de 10 corretoras regulamentadas pela CySec da Europa que estão operando no Vietnã, apesar de não terem cumprido os regulamentos locais.

Quanto às criptomoedas, o Banco do Estado do Vietnã proibiu a emissão, fornecimento e uso de criptomoedas no território, mas não há regras para posse, comércio e investimento em criptomoedas.

Regulamentações de CFDs de criptomoedas não existem no Vietnã, e corretoras estrangeiras que oferecem negociação de CFDs são tolerados.

Os regulamentos de CFD variam de país para país

É importante notar que ainda existem inúmeras plataformas de negociação não regulamentadas funcionando em todo o mundo. Muitos deles estão de fato obedecendo às regulamentações obtidas em lugares como a UE e a Austrália, mas ainda não cumpriram as regulamentações dos países em que operam.

Acredita-se, porém, que para melhorar o relacionamento e construir a confiança dos investidores locais, essas plataformas também vão buscar obter licenças das autoridades dos países em que operam e estar em conformidade com os regulamentos de CFD.

Perguntas frequentes

Os CFDs são regulamentados?

As negociações de CFDs são amplamente desreguladas. Alguns países, como os EUA, proibiram a negociação de CFDs, enquanto outros estabeleceram algumas regras para proteger os inventores de perder posições. Na maioria dos casos, os traders usam corretoras não regulamentadas em seu país e devem confiar em sua reputação, pois não há uma política definida para protegê-los.

Negociar CFDs é ilegal?

As negociações de CFD são ilegais para residentes dos EUA. No entanto, na maioria dos países, os CFDs não são ilegais.
A UE, por exemplo, tem o regulamento da ESMA. Outros países exigem que as instituições financeiras que operam em seu território sejam licenciadas pela autoridade financeira local.

Se você quiser saber mais sobre CFD, confira os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade no Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade.
Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores.
Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.

d5befed13dbe8576a52cefa7288535d4?s=120&d=mm&r=g
Iulia Vasile
Iulia is a computer science engineer. She's been a crypto writer since 2017. Iulia blogs about technology, blockchain and travelling. Her goal is to see and travel as much as possible and then tell the world about the beautiful things she experiences.
READ FULL BIO