Como comprar Bitcoin com segurança?

Compartilhar Artigo

Para quem vai comprar Bitcoin pela primeira vez, a tarefa pode ser um pouco intimidadora. Afinal, o funcionamento da tecnologia ainda é um mistério para muitas pessoas.



Além disso, muitos golpistas fingiram usar a maior criptomoeda do mundo para aplicar golpes. Por isso, é de se compreender que os novos investidores não se sintam seguros em investir o seu dinheiro nessa moeda digital.

O Bitcoin, no entanto, é sim um ativo seguro, que “roda” em uma tecnologia de ponta, que é a Blockchain. Porém, como em qualquer outro investimento, você precisa analisar a empresa com a qual você vai trabalhar. É importante, por exemplo, saber a reputação da exchange e quais níveis de segurança ela oferece. Além disso, é essencial pesquisar o histórico da corretora com ataques.



Neste artigo, para te deixar sem medo de entrar no universo cripto, nós vamos te ensinar como comprar Bitcoin de forma segura.

Escolha uma exchange

Geralmente, o lugar mais fácil para comprar Bitcoin com segurança é uma exchange (corretora). A corretora vai permitir que você negocie entre diferentes ativos – nesse caso, moedas digitais.

Existem muitas corretoras de criptomoedas diferentes disponíveis, tanto nacionais como internaconais. Para o tutorial de hoje, nós vamos usar a StormGain, que funciona no mundo todo, tem serviço de mineração gratuito e ainda dá 25 dólares de bônus no primeiro depósito (acima de $100).

A StormGain é considerada uma das melhores plataformas para trading de criptomoedas do mercado. Além disso, seu website é simples e direto, funcionando muito bem para investidores iniciantes ou para traders experientes.

Para abrir o site e fazer o processo junto conosco, clique aqui.

Crie uma conta

Uma vez que você escolheu com qual exchange quer comprar Bitcoin de forma segura, você deve abrir a sua conta.

Esse processo é simples e, na maioria das vezes, só requer uma conta de e-mail. Na StormGain não é diferente. Você pode acessar o site da corretora clicando aqui.

Uma vez no site da exchange, você precisa inserir os seus dados cadastrais e clicar no botão “ganhe 25 usdt”.

Lembre-se de cadastrar uma senha forte, com números e letras minúsculas e maiúsculas.

Afinal, a senha é a maneira mais comum de um usuário comprovar sua identidade perante um website. Portanto, a escolha de uma senha forte é essencial para garantir a segurança e proteger sua identidade.

Após inserir o seu e-mail, telefone e senha, você já estará registrado.

Porém, somente a criação de uma conta em uma exchange de confiança não é o suficiente para que você possa comprar Bitcoin de maneira segura.

Verifique os seus dados

O ideal é que você verifique os seus dados para comprovar que a informação fornecida por você é verdadeira. Após isso, adicione a autenticação de 2 fatores.

Para verificar os seus dados, você precisa acessar as configurações de perfil. No site da Stormgain, abaixo do menu superior, do lado direito, você verá um ícone com o seu e-mail e o ID da sua conta.

Clique nesse ícone e acesse a área de “configurações de perfil”.

Nessa parte será solicitado que você verifique o seu e-mail e o número de telefone celular.

Essa primeira verificação de dados irá aumentar o nível de segurança da sua conta.

Mas, se o nosso objetivo é comprar Bitcoin com segurança, somente a verificação de e-mail e telefone não é o suficiente. Você precisa configurar a autenticação de 2 fatores.

Configure o Google Authenticator

Ainda na mesma página, você deve clicar no ícone “Autenticação da Google” para configurar a sua segurança de 2 fatores.

A autenticação de dois fatores é um recurso que permite acrescentar uma camada adicional de segurança para o processo de login da sua conta.

Mesmo que alguém consiga roubar a sua senha, com a autenticação de 2 fatores o hacker precisaria ter acesso também ao seu celular para poder realizar o login na plataforma da Stormgain.

A Stormgain solicitará que você faça o download do Google Authenticator no seu celular.

O processo de instalação e configuração do Google Authenticator é muito simples. Após instalar o aplicativo no seu celular, você precisa digitalizar o cógido QR gerado pela Stormgain.

Pronto, você acabou de ativar a autenticação de 2 fatores e a sua conta está segura o suficiente para começar a comprar alguns bitcoins.

  • A Stormgain oferece serviço de mineração gratuito, que você acessa clicando aqui.

Compre Bitcoin com segurança

Com a sua conta segura, agora é hora comprar seu Bitcoin com segurança.

No menu superior, do lado direito, você encontra o botão “compra Bitcoin com cartão de crédito”, clique nele.

Agora você precisa selecionar a carteira na qual você quer guardar as suas criptomoedas. Vamos selecionar a BTC – sigla da criptomoeda Bitcoin.

Selecione também o método de pagamento, lembrando que a StormGain só aceita pagamentos em cartão de crédito.

Insira também os valores que você quer comprar. Na StormGain só é possível comprar Bitcoin em dólar.

Depois clique em depositar.

Você será transferido para a página de processamento do cartão de crédito. Lá é só inserir os dados do seu cartão, como se você estivesse fazendo uma compra normal na internet.

Será necessário informar também os seus dados pessoais e endereço.

Uma vez inserida todas essas informações, é só realizar a compra normalmente.

Parabéns, você acabou de realizar a compra de bitcoins.

Você também pode comprar na StormGain usando cartão de crédito.

Como armazenar seu Bitcoin com segurança?

Agora que você comprou Bitcoin na StormGain, é essencial saber como armazená-lo com segurança. Quase todas as corretoras fornecem uma carteira (wallet) para você guardar suas criptos, mas essa não é a maneira mais segura de armazenar seus ativos conquistados com tanta dificuldade. Existe uma máxima no mundo das criptomoedas que diz que “exchange não é carteira”. E essa frase faz todo sentido.

Isso porque algumas exchanges movimentam milhões todos os dias e, por causa disso, são mais visadas por hackers e golpistas. Portanto, se um invasor consegue de alguma forma entrar na plataforma, suas chaves privadas estarão em extremo risco. Há diversos casos de corretoras que foram invadidas e lutam até hoje para reembolsar seus clientes.

Claro que as exchanges disponibilizam várias formas de manter sua conta segura, como a verificação de dois fatores, por exemplo. No entanto, o recomendado é que você deixe na corretora apenas as criptomoedas que você deseja usar para fazer trade. O restante é ideal você colocar em uma wallet digital própria, uma wallet offline ou ainda em uma paper wallet. Abaixo explicamos um pouco sobre cada uma.

Carteiras de criptomoedas

Existem diversas wallets disponíveis no mercado para você armazenar com segurança as chaves privadas e públicas que dão acesso ao seu Bitcoin. Algumas das mais conhecidas são a Coinomi, a Mycelium e a Jaxx. Essas carteiras estão disponíveis nas lojas de aplicativos dos aparelhos celulares (Apple Store, Google Play etc).

Abaixo deixaremos uma descrição simplificada, mas para aprender com profundidade, veja esse outro artigo clicando aqui.

Para enviar suas criptos para uma carteira própria, basta entrar na sua conta da StormGain e transferi-las para a chave de depósito da própria wallet que você baixou. Importante ressaltar, entretanto, que essas wallets também estão sujeita a riscos, pois estão online. O lado positivo, no entanto, é que elas não são tão visadas por hackers como as exchanges.

O ideal ao se usar uma carteira digital própria é deixá-la em um aparelho celular que você não utiliza para navegar na internet e nas redes sociais. Dessa forma, há menos chances de você ser alvo de um ataque virtual.

Carteira offline

Agora que você acabou de comprar Bitcoin com segurança, você quer uma maneira mais segura ainda para guardar sua cripto. O ideal é adquirir uma wallet offline.

As formas mais populares de carteiras off são as hardware wallets (carteiras físicas) ou as paper wallets (carteiras de papel). A primeira é a forma de armazenamento mais acessível, enquanto a segunda é ideal para manter suas chaves privadas por um longo período de tempo sem tocá-las.

Você está interessado em conversar e trocar ideias sobre mineração de criptomoedas e suas carteiras com usuários reais? Junte-se à nossa comunidade do Telegram agora!

Harware wallet (carteira física)

Uma harware wallet é essencialmente um dispositivo USB externo no qual você pode armazenar Bitcoin. Marcas como Trezor ou Ledger são as mais populares. Quando você adquire umas delas, você ganha um código PIN personalizável que você deve inserir toda vez que deseja entrar na carteira. Todo o controle – seja mover um ativo ou simplesmente verificar o seu saldo – é feito no próprio dispositivo. Há botões simples para evitar movimentos acidentais.

Essas carteiras tornam o teclado numérico aleatório para cada entrada, e a tela é pequena o suficiente para evitar que alguém olhe por cima do seu ombro. Além disso, como essas carteiras são externas, elas não são conectadas a nenhum dispositivo, a menos que estejam conectadas. Isso significa que os hackers não têm chance de obter sua criptomoeda, desde que você mantenha a carteira desconectada.

Embora sejam incrivelmente seguras, essas carteiras não são baratas. Uma decente pode custar até R$ 1.000. Se você é daqueles que pretendem movimentar muitas criptomoedas, é um pequeno preço a pagar pela proteção!

Paper wallet (carteira de papel)

Uma paper wallet oferece tanta segurança quanto a harware wallet, mas tem um nível a mais de privacidade. Ela é literalmente é apenas um pedaço de papel com um código QR. Ao ler esse código, você recebe acesso às suas chaves privadas.

Carteiras de papel são ótimas porque armazenam seu Bitcoin fora da internet. No entanto, é recomendável que você as use apenas se estiver planejando guardar suas criptomoedas por muito tempo. Dito isso, se essa folha se rasgar ou for roubada, você está frito, pois pode perder suas criptos. Portanto, ter um lugar seguro para esconder essa carteira é vital. E hey, as carteiras de papel são totalmente gratuitas.

Use um dispositivo seguro

Finalmente, que tipo de dispositivo você usará para comprar, vender e gerenciar suas moedas online? Este é um ponto extremamente importante, pois você precisa de um dispositivo que tenha o software mais recente e um bom programa antivírus. Não há dúvida de que uma das grandes ameaças de segurança atuais vem de hackers que estão ansiosos para atacar proprietários de criptomoedas atualmente.

  • A Stormgain possui uma carteira online com um bom nível de segurança para quem está começando.

Quer você use um computador desktop, um laptop ou um dispositivo móvel, é vital que você tome as medidas corretas para garantir sua segurança. Você terá algumas novas senhas e chaves para lembrar, portanto, mantê-las armazenadas com segurança em algum lugar será outra questão a considerar. Você pode até decidir usar uma VPN para aumentar a segurança.

Você está interessado em conversar e trocar ideias sobre mineração de criptomoedas e suas carteiras com usuários reais? Junte-se à nossa comunidade do Telegram agora!

Conclusão

Apesar de parecer complicado, comprar Bitcoin com segurança, ou qualquer outra moeda virtual, é extremamente simples. Na maioria das vezes a compra de uma criptomoeda se assemelha à aquisição de um eletrodoméstico em um site de uma rede varejista.

E, assim como na rede varejista, é importante pesquisar a reputação da exchange que você vai comprar suas criptomoedas. Afinal, você não quer cair em uma cilada e perder todo o seu investimento.

Outro ponto importante para realizar uma compra segura de Bitcoin é aumentar a segurança da sua conta nas exchanges. Sempre verifique as suas informações. Esse processo, além de garantir que você é o dono daquela identidade, vai dar a você acesso a melhores limites para compra, venda e saques na exchange. Também não se esqueça de ativar a autenticação de dois fatores, assim você garante que a sua conta estará segura.

Por fim, é extremamente importante saber armazenar com segurança o seu Bitcoin e manter seus dispositivos seguros.

Você está interessado em conversar e trocar ideias sobre mineração de criptomoedas e suas carteiras com usuários reais? Junte-se à nossa comunidade do Telegram agora!

Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá