Como investir em e-sports: guia para iniciantes

Compartilhar Artigo

O mundo dos esportes eletrônicos continua crescendo. E-sports é uma indústria global em expansão de jogadores de videogame que jogam competitivamente em torneios. Pode ter começado como um fenômeno que ocorre em quartos, mas cresceu desde então. A indústria é maior, o público é global e existem inúmeras oportunidades para você investir em e-sports.



Neste artigo, examinamos algumas das oportunidades de investimento mais proeminentes disponíveis nos esportes eletrônicos.

Neste artigo:

  • O que é e-sports
  • Por que e-sports é tão popular
  • Como investir em e-sports
  • A revolução das criptomoedas e dos jogos
  • Conclusão

O que é e-sports

Em seu sentido mais simples, esports – uma sigla para esportes eletrônicos – é um termo que descreve videogames competitivos.



E-sports combinam vários elementos de jogos tradicionais enquanto adicionam alguns novos componentes para criar a experiência de jogo definitiva. Como os jogos tradicionais, eles envolvem consoles e jogos de desenvolvedores mais reconhecidos.

No entanto, ao contrário dos jogos convencionais, eles geralmente envolvem jogadores de humano para humano e um público cativo.

Vários jogos foram capazes de entender a competitividade natural dos jogadores e utilizaram isso para alcançaram alturas astronômicas. Por exemplo, Call of Duty coloca duas equipes uma contra a outra em um campo de batalha virtual moderno. No entanto, jogos como League of Legends fazem a mesma coisa – mas com um ambiente virtual mais idílico, baseado em fantasia.

Nos esportes eletrônicos, os jogadores podem jogar um contra um ou como parte de equipes dedicadas. Nesta última categoria, as equipes também podem contar com analistas e treinadores que ajudam a destacar o melhor de cada jogador. Além disso, os jogos podem ser jogados fisicamente em consoles ou online por meio de plataformas de streaming.

Além do mais, há o elemento torcedor, que curte os jogos e o clima que essa natureza competitiva cria. Alguns desses fãs são entusiastas de jogos que assistem para aprender habilidades, enquanto outros simplesmente amam a emoção de tudo isso.

Para ser justo, o jogo online não é uma novidade. Já nas décadas de 70 e 80, o espaço de jogos viu uma proliferação significativa de jogadores. No entanto, muitos foram considerados amadores. Entretanto, nos últimos 10 anos os esportes eletrônicos decolaram.

O setor está em seu ponto mais vibrante e obtendo ganhos impressionantes. Em 2016, mais pessoas viram as finais de League of Legends (43 milhões de espectadores) do que as finais da NBA com seus 31 milhões de visualizadores.

Dados do Business Insider mostram que a audiência total dos e-sports deve crescer a uma taxa anual de 9% entre 2019 e 2023, chegando a 646 milhões no último ano.

Primeiramente, esse aumento se deu pelos seguintes fatores:

Melhor acessibilidade aos jogos

A melhor acessibilidade aos jogos se tornou a principal razão pela qual os esportes eletrônicos se tornaram tão populares. Afinal, você pode acessar jogos de seu celular, console e canais de streaming online. Com tantas maneiras de jogar, você pode transformar praticamente qualquer dispositivo em um centro de jogos e ficar por dentro da tendência.

Nem é preciso dizer que nem todas as plataformas oferecem a mesma experiência de jogo. Afinal, dispositivos móveis e certas plataformas de streaming ainda não são páreo para o poder de processamento de consoles de jogos ou PCs dedicados. No entanto, a acessibilidade aprimorada garante que qualquer pessoa possa entrar no cenário de esportes eletrônicos com facilidade.

Melhor qualidade de jogo

Os desenvolvedores de jogos também melhoraram suas habilidades de desenvolvimento nos últimos anos. Mais jogos foram introduzidos para as pessoas jogarem, e a tecnologia usada para controlar esses jogos – bem como as redes que hospedam os jogos – melhorou em capacidade. Ou seja, tudo isso tornou os jogos mais desejáveis para os jogadores.

Variedades de jogos

Hoje, os amantes dos e-sports têm uma longa lista de títulos para escolher. Você pode escolher uma grande variedade de títulos abrangendo vários gêneros e de diferentes desenvolvedores. Por exemplo, de guerra e fantasia a esportes e jogos de combate, os esportes eletrônicos estão se tornando tão vastos quanto os videogames tradicionais.

Entretanto, nem todos os jogos são para todos, mas você deve ser capaz de encontrar um título que agrada a você facilmente. Alguns dos títulos de esportes eletrônicos mais assistidos no Twitch são League of Legends, Dota 2, Heroes of the Storm e Counter-Strike: Global Offensive.

Como investir em e-sports

A indústria de esportes eletrônicos é um universo de bilhões de dólares. Os jogadores de e-sports ganham dinheiro com suas habilidades – que são desenvolvidas por meio de um jogo extensivo. Você pode entrar em uma competição de esportes eletrônicos e ganhar o prêmio em dinheiro se for talentoso o suficiente. Porém, você também pode seguir o caminho de nomes famosos como Tyler “Ninja” Blevins, que ganha milhões anualmente por meio de canais de streaming.

No entanto, essas duas opções são bastante improváveis para a maioria das pessoas. Afinal, você precisa de habilidades de outro mundo e dedicação incrível para ganhar uma liga de esportes eletrônicos. Além disso, para ter sucesso no streaming, você precisa de uma base de fãs de amplo alcance em canais de streaming para monetizar.

Ainda assim, há alguma esperança. Você pode pegar algum dinheiro e fazer investimentos estratégicos em e-sports que lhe trarão retornos consideráveis.

Aqui estão algumas maneiras inteligentes de investir em e-sportes:

Investir em empresas de e-sports

A primeira forma é para investir em e-sports é investir em uma empresa de esportes eletrônicos. Existem diferentes tipos de empresas no universo do e-sports. Você pode comprar suas ações e ganhar à medida que as mesmas aumentam de valor com o tempo.

Você pode investir nas seguintes categorias de empresas de e-sports:

Desenvolvedores de jogos

As empresas de jogos desenvolvem e distribuem principalmente conteúdo de jogos. Porém, elas também podem possuir e organizar ligas de e-sports em alguns casos.

Afinal, os editores de jogos se beneficiam da propriedade de seus jogos. Eles controlam onde seus jogos são disputados, hospedando torneios e outros. Além disso, os editores e desenvolvedores têm mais possibilidades de monetizar sua propriedade intelectual ao longo do tempo.

Alguns dos principais editores e desenvolvedores de jogos incluem:

  • Electronic Arts (EA): FIFA, Madden NFL, Apex Legends, etc.
  • Activision Blizzard: Call of Duty, Overwatch, etc. 
  • Ubisoft: Watchdogs, Gods & Monsters, For Honor, etc.  
  • Epic Games: Fortnite, ZombieArmy, BorderLands 3, etc.  
  • Sony Interactive Entertainment: God of War, Spider-Man, The Last of Us, etc.

Empresas de mídia

As empresas de mídia têm sido as maiores beneficiárias do crescimento do streaming de jogos online. Essas empresas operam plataformas de streaming e serviços de entretenimento, recebendo receitas de assinaturas e endossos.

Essas empresas geralmente fornecem uma forma de entretenimento derivada. Uma vez que proporcionam maior engajamento, são essenciais para o modelo de negócios de e-sports. Além disso, seu modelo de negócios funciona tão bem porque é independente do jogo. Ao contrário dos editores e desenvolvedores, as empresas de mídia acham muito mais fácil se adaptar às tendências da indústria e ao surgimento de novos gêneros de jogos.

Ademais, uma empresa de mídia também pode se ramificar para patrocinar ligas e times de esportes eletrônicos. Portanto, são oportunidades de investimento atraentes. As empresas de mídia esportiva mais populares incluem Twitch (agora de propriedade da Amazon), Huya (de propriedade da Tencent), o Modern Times Group, etc.

Fabricantes de Hardware

Essas empresas criam principalmente ferramentas que aprimoram a experiência de jogo – tudo, desde plataformas de jogos e PCs dedicados a teclados e até cadeiras de jogos. Em alguns casos, eles também patrocinam ligas e times de e-sports.

Além disso, as empresas de hardware têm se beneficiado muito com o aumento da demanda por jogos. Muitos veem o hardware como “picaretas e pás” do universo dos esportes eletrônicos e todos, independentemente de seu nível de habilidade, precisarão dessas ferramentas para aproveitar a experiência.

Alguns dos principais fabricantes de hardware incluem NVIDIA, Razer Inc. e Turtle Beach.

Compre e-sports ETFs

Outra maneira de investir em e-sports é comprando um ETFs. Um fundo negociado em exchange (ETF – exchange-traded fund) é um conjunto de investimentos negociados em exchange. Esses instrumentos fornecem um meio de comprar e vender uma cesta de ativos sem comprar cada componente.

Geralmente, um ETF funciona assim; um provedor de fundos que possui os ativos subjacentes cria um fundo para monitorar seu desempenho. O gestor do fundo vende unidades desses fundos aos investidores.

Portanto, embora cada investidor possua uma parte do ETF, eles não possuem os ativos subjacentes do fundo. Com ETFs, você pode diversificar seu portfólio. Afinal, esses instrumentos também são relativamente baratos. Uma vez que são fáceis de negociar e fornecem benefícios de diversificação, é fácil ver por que são tão populares.

Alguns dos principais ETFs de jogos incluem:

Roundhill BITKRAFT Esports & Digital Entertainment ETF (NERD)

O NERD é um fundo combinado de múltiplas capitalizações vinculado ao Roundhill BITKRAFT Esports Index. O índice rastreia o desempenho das empresas de e-sports, com ações de empresas como Huya, Tencent Holdings e a gigante chinesa de streaming ao vivo DouYu.

Global X Video Games & Esports ETF (HERO)

HERO é um fundo de crescimento de múltiplas capitalizações com foco em editores de videogames, ligas de e-sports, fabricantes de hardware e serviços de streaming. Além disso, o fundo detém ações de mais de 40 empresas, com nomes importantes incluindo o serviço de streaming chinês Bilibili, o provedor de serviços de Internet com sede em Cingapura Sea Ltd. e o fabricante de videogames Nintendo Co. Ltd.

VanEck Vectors Video Gaming and eSports ETF (ESPO)

ESPO é um fundo de crescimento de grande capitalização voltado para empresas de hardware e software ligadas ao setor de esportes eletrônicos. Além de que, o fundo também possui ações para empresas de apostas e cassinos.

Além disso, o ESPO rastreia o MVIS Global Video Gaming and eSports Index e possui um portfólio de várias dezenas de empresas. As principais participações no ETF incluem Tencent Holdings, NVIDIA e Bilibili.

A revolução das criptomoedas e dos jogos

As criptomoedas ganharam atenção significativa, especialmente no ano passado, com a entrada de várias empresas importantes no mercado.

Com o aumento dos preços dos ativos, muitos aumentaram o potencial de adoção convencional. No entanto, a indústria não será capaz de alcançar isso se não mostrar aplicativos do mundo real, combinados com uma base de usuários atraente. Entretanto, considerando os eventos recentes, os jogos parecem ser uma das oportunidades mais lucrativas.

Tokens de jogos

Devido ao coronavírus, a participação presencial em eventos caiu 0,8%, de acordo com a empresa de pesquisa Newzoo. No entanto, as previsões mostram que o setor deve administrar um crescimento de 50% nos próximos três anos e atingir US $ 1,6 bilhão em valor até 2023.

Além disso, os analistas do setor de criptomoedas também acreditam que a indústria de jogos, como um todo, está pronta para ser explorada. Em novembro passado, a empresa de pesquisa digital Messari relatou que os impactos do coronavírus poderiam fornecer a oportunidade perfeita para a tecnologia blockchain e ativos digitais para transformar o espaço dos esportes eletrônicos. Ou seja, os e-sports não ficarão de fora.

Citando uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers, a Messari explicou que os esportes de fantasia e as apostas devem crescer 7,2% nos próximos três a cinco anos. Ou seja, como 75% dos apostadores de esportes tradicionais praticam esportes de fantasia, esses mercados estão prontos para o crescimento.

Além disso, com a disseminação do coronavírus, as empresas de e-sports perceberam a necessidade de digitalizar sua experiência esportiva. Afinal, dessa forma, eles podem manter a audiência alta.

Jogos e criptomoedas

Vários jogos de fantasia construídos em blockchains usam tokens não fungíveis (NFTs) para aumentar seu valor, oferecendo-os aos jogadores e membros da comunidade em troca de engajamento.

No ano passado, a personalidade do esports Susie Kim confirmou o lançamento de sua criptomoeda de fã personalizada, chamada SUSIE. Seus seguidores podem comprar o token e usá-lo para obter acesso a bate-papos e mensagens do Discord em seus canais de mídia social.

Além disso, Kim é creditada por ajudar a construir a presença do Twitch na Coreia do Sul. Com a mudança, ela se juntou a um grupo de 30 jogadores, criadores de conteúdo e influenciadores que lançaram suas criptomoedas pessoais no Rally – uma plataforma de desenvolvimento de ativos digitais com o apoio da importante empresa de capital de risco Andreessen Horowitz.

Portanto, você pode comprar esses ativos e ganhar dinheiro à medida que aumentam de valor – provavelmente em conjunto com as opiniões sobre os canais dessas personalidades.

NFTs

Há também alguns trabalhos interessantes no espaço NFT. As NFTs são tokens que permitem aos inovadores emitir ativos digitais exclusivos. Eles são particularmente compatíveis com jogos porque permitem que os usuários adquiram ativos valiosos do jogo armazenados em um blockchain.

No ano passado, Felix Kjellberg (também conhecido como PewDiePie), um jogador e YouTuber com mais de 100 milhões de assinantes, deu seu apoio a Wallem – um jogo de realidade aumentada 3D baseado em blockchain que usa NFTs para skins e outras compras no jogo. Além disso, o jogo também recompensa os usuários com tokens baseados em Ethereum de vez em quando.

Wallem usa tecnologia de realidade aumentada e um mapa 3D para colocar objetos virtuais no mundo real. Além do que, o jogo possui uma carteira de criptomoedas embutida, permitindo aos usuários encontrar e coletar criptomoedas – incluindo Bitcoin e Ether, que eles podem transferir para carteiras externas e vender em exchanges.

Conclusão

Se você quer investir em e-sports a hora é agora. Afinal, o cenário dos esportes eletrônicos está maduro para investimentos. Apesar dos efeitos do coronavírus e da aparente desaceleração do mercado, a indústria teve ganhos significativos nos últimos anos e deve se recuperar.

Embora a maioria das oportunidades de investir em e-sports exija que você desenvolva suas habilidades e ganhe seguidores massivos em serviços de streaming, você também pode investir em várias formas estratégicas para monetizar sua paixão por jogos online. Você precisará de algumas habilidades de análise, mas pode começar com pouco capital e tirar proveito de vários caminhos de monetização.

Se você quiser saber mais sobre outras formas de investir em e-sports, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre criptomoedas e investimentos.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá