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Como lançar uma ICO – Guia completo

9 mins
Atualizado por Airí Chaves

In Brief

  • Uma ICO é a oferta inicial ao público de um ativo, ou seja, uma criptomoeda
  • Entrar em uma ICO é tão arriscado quanto pode ser benéfico
  • Lançar uma ICO não é um processo fácil, mas também não é impossível

Em 2021, várias novas moedas foram lançadas por meio de ICOs (ofertas iniciais de moedas). Muito parecido com os IPOs do mercado de ações, uma ICO segue um propósito semelhante. No entanto, saber como lançar uma ICO não é simples, mas este guia o ajudará.

Para aqueles que têm uma ideia para uma moeda que talvez revolucione o universo cripto, este guia fornecerá as informações de que você precisa para começar a fazer um ICO.

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Neste artigo:

O que significa ICO em criptomoeda?

No universo das criptomoedas, uma ICO é a oferta inicial ao público de um ativo e, neste caso, um criptomoeda. Uma ICO geralmente começa com uma criptomoeda a um preço baixo, portanto, é uma grande oportunidade para os entusiastas de criptomoedas iniciantes entrarem com pouco investimento inicial.

Apesar disso, entrar em uma ICO é tão arriscado quanto pode ser benéfico. Se houver pouco apetite pelo token, haverá a chance de os investidores perderem mais do que investiram. Por outro lado, as ICOs são empolgantes e é importante pesar o risco e a recompensa.

1ª etapa: tenha uma ideia

Embora possa ser bastante óbvio que, para lançar uma ICO, você precisa de uma ideia – esta é uma chance de trocar ideias com outras pessoas. Você também pode calcular os detalhes de como sua moeda funcionará e seu propósito geral. Por exemplo, algumas moedas se concentram em nichos de mercado, criando soluções de blockchain em preparação para a Web 3.0, enquanto outras procuram simplesmente ser uma moeda para outros investirem e negociarem.

Pergunte a si mesmo se a solução realmente requer uma blockchain. Além disso, elabore os detalhes do caso de uso.

2ª etapa: reúna uma equipe para o projeto

Montar uma equipe permite que você consulte pessoas que provavelmente são especialistas em muitas das áreas em que você precisa de informações. Isso inclui considerações legais e regulatórias, bem como a forma como a moeda pode funcionar para atingir seus objetivos. Essa equipe pode fornecer muitos insights antes de liberar a moeda para o público, corrigindo qualquer problema no projeto.

3ª etapa: rascunhe um white paper

O início de muitas criptomoedas é um white paper detalhando o tokenomics, a finalidade e o modelo de negócios do token, entre outros detalhes. O documento, em tese, fornece todas as informações essenciais de que os investidores precisam para tomar uma decisão sobre a moeda.

Um white paper deve definir qual problema a moeda está resolvendo, se houver, e como o resolverá. Idealmente, você deve hospedar isso em seu site para lançar a moeda para apoiadores em potencial. Além disso, neste documento, você deve incluir um roteiro do produto, detalhando os planos futuros para a moeda.

4ª etapa: contratos inteligentes

Um dos estágios finais da criação de uma ICO é a criação de um contrato inteligente. Embora o mais comum seja o ERC-20, o padrão da indústria, existem outras opções. Além disso, se você não sabe como criar um contrato inteligente, o OpenZeppelin fornece uma ferramenta (e um modelo) para criar um, que requer informações mínimas de sua parte. Quando terminar, examine-o completamente e inicie-o.

5ª etapa: escolha um modelo de venda para sua moeda

A próxima etapa é escolher um modelo de vendas, que são vários. A escolha pode depender de vários fatores, incluindo a localização da sua sede (já que diferentes países têm regras diferentes sobre ICOs).

Além disso, existem oito modelos diferentes de venda de tokens que você pode usar para uma ICO.

staking

Fornecimento a taxa fixa (sem limite)

Esse modelo significa que um token será colocado à venda por um preço fixo, permitindo que os primeiros usuários comprem um número inicial de tokens sem as flutuações de mercado geralmente associadas ao mercado de criptomoedas. Este, em contraste, só permanecerá a um preço definido por um determinado período de tempo, após o qual os compradores do token o comprariam à taxa de mercado.

Soft cap

Em um modelo de vendas de soft cap, o criador do token determina o valor mínimo de arrecadação de fundos da ICO, definindo o preço de acordo. Como tal, requer a venda de um certo número de tokens por um determinado montante, após o qual a ICO continuará até a data e hora finais definidas. Portanto, isso aumenta a possibilidade de a arrecadação de fundos ser bem-sucedida.

Hard cap

Ao contrário do soft cap, hard cap significa que o criador do token define a quantidade máxima de capital necessária. A ICO termina neste limite ou no final do período da ICO, o que ocorrer primeiro. Isso pode significar que os investidores em potencial percam a oportunidade de investir na moeda. Portanto, alguns investidores podem pensar que é improvável comprar a moeda no futuro.

Hidden cap

Ao usar o hidden cap, os investidores não saberão o montante de capital alocado até o momento da ICO. Da mesma forma, eles não conhecerão outras metas até que a ICO entre no ar. Ou seja, isso pode ser útil se a ICO estiver sujeita a muita especulação, pois isso manteria os principais detalhes em segredo até que o público precise saber.

Leilão holandês

Um leilão holandês é um método em que, no caso das criptomoedas, o valor de uma moeda começa com o preço pedido mais alto. Posteriormente, o preço desce a um nível em que os lances recebidos englobam todos os tokens em oferta.

Comparativamente complicado, este não é o melhor método para um indivíduo lançar uma ICO, especialmente se for a primeira vez. Trabalhando da maneira oposta a que um leilão normalmente funcionaria, pode não ser o melhor se o criador do token quiser um processo simples.

Leilão holandês reverso

Embora você possa esperar que o leilão holandês reverso seja, logicamente, o oposto do acima, isso não é inteiramente verdade. A boa notícia é que é mais simples. Há um número limitado de tokens e o número de tokens vendidos a cada dia é dividido igualmente entre a duração da ICO. Portanto, por exemplo, se a ICO durasse cinco dias, 20% do valor total do token seria vendido a cada dia.

Um método bastante simples, que controla a distribuição de tokens se houver uma demanda significativa para a ICO.

Recolher e devolver

Nesse método, há um preço definido, mas os compradores podem dar lances acima desse preço definido. Quando o preço está acima de um determinado montante, algum capital pode ser devolvido aos investidores. Para obter valores maiores, os investidores terão que passar por várias transações menores.

Isso dá a mais pessoas a chance de participar da ICO. No entanto, a desvantagem é que isso resulta em taxas de transação mais altas para os participantes.

Teto dinâmico

O teto dinâmico impede que os investidores com uma quantia significativa de dinheiro comprem muitas moedas em uma transação. Em vez disso, obrigando-os a comprar em quantidades menores em toda a ICO, distribuindo suas compras ao longo da duração da ICO. Ou seja, isso impede que grandes investidores assumam o controle de um grande número de moedas e dá uma chance aos investidores menores.

Qualquer um desses modelos de vendas pode funcionar para uma ICO. No entanto, dependendo da ICO, um provavelmente funcionará melhor do que os outros. É uma consideração importante antes de divulgar seu token ao público.

A maioria das ICOs é executada na blockchain Ethereum. No entanto, outras opções estão disponíveis, se isso não se adequar aos objetivos do seu token.

6ª etapa: comercialize sua ICO e moeda

Antes de lançar uma ICO, é necessário que haja um interesse significativo no projeto para que os investidores comprem uma nova moeda. Do contrário, não adianta aprender como lançar uma ICO se houver pouco entusiasmo pelo projeto. Para conseguir isso, você precisa comercializar uma ICO e a moeda para dizer às pessoas o que elas podem ganhar com isso e quais são os objetivos. Você pode fazer isso configurando a mídia social e usando publicações relevantes ou sites de notícias para espalhar a palavra.

Além disso, adicione sua moeda aos calendários ICO e poste em grupos que falam sobre criptomoeda em várias plataformas. Todas essas são ótimas maneiras de criar uma discussão sobre o seu futuro ICO.

7ª etapa: finalmente lance sua ICO

Finalmente, para lançar sua ICO, inscreva-se em exchanges como a Coinbase, Binance, Kraken e Gemini para listar sua ICO. Para melhorar sua chance de listagem nessas exchanges, você deve dar-lhes os seguintes detalhes (no mínimo):

  • Nome da moeda
  • Coin ticker
  • Uma breve descrição do projeto e moeda
  • Qualquer marca que possa ser necessária para as exchanges, incluindo um logotipo
  • Data de lançamento pretendida
  • Código-fonte (depois de ter sido revisado)

Com tudo isso, agora você sabe como lançar uma ICO!

Uma vez aceito pelas exchanges, você pode lançar a ICO na data especificada. Embora nem todas as moedas tenham sucesso, com o apoio certo, é bem possível que sim.

Certifique-se de seguir todos os padrões de conformidade, fornecer aos investidores em potencial as informações de que eles precisam e realizar a devida diligência geral. O lançamento de uma ICO envolve muitas coisas, mas com as informações que você tem agora, você pode começar a realizar o processo.

Perguntas frequentes

Quanto custa para lançar uma ICO?

De acordo com a Appinventiv, os estágios e elementos para o lançamento de uma ICO chegam a uma média impressionante de US $ 41.000. No entanto, outra estimativa de uma fonte diferente sugeriu que somar todos os elementos pode custar até US $ 1.000.000. Ademais, os custos das consultas, produção de um white paper convincente, desenvolvimento de como funcionará na blockchain e um site da ICO serão somados a esse montante.

Como posso lançar uma ICO com sucesso?

Embora não haja uma receita secreta para o lançamento de uma ICO bem-sucedida, há algumas coisas a serem lembradas. Uma combinação de uma boa ideia, publicidade generalizada e apoio significativo deve constituir uma boa combinação. Isso garantirá que haja uma boa chance de que sua ICO seja lançado com sucesso.

Uma ICO é ilegal?

Embora as ICOs não sejam ilegais em todo o mundo, existem pelo menos dez países onde elas são. A mais óbvia delas é a China, que primeiro baniu as ICOs em setembro de 2017 e tornou a atividade com criptomoedas no país completamente ilegal a partir de setembro de 2021. Além disso, Argélia, Bangladesh e Bolívia também baniram as criptomoedas como um todo.

Os países onde as ICOs são ilegais incluem Vietnã, Quirguistão, Macedônia, Marrocos e Paquistão.

Você pode ganhar dinheiro com a ICO?

Da perspectiva de alguém que está lançando uma ICO, é perfeitamente possível que, apesar dos altos custos, eles possam ganhar dinheiro com uma ICO após essas despesas iniciais. Dependendo da demanda, o preço da moeda provavelmente aumentará e gerará lucro. Depois de contabilizados os custos, as ICOs ficam com o lucro líquido da venda dos primeiros tokens.

Como um investidor em um token em uma ICO, isso pode ser mais incerto, mas há uma grande chance de que o preço de uma moeda aumente significativamente, à medida que a demanda aumenta. Como tal, as muitas moedas que estavam disponíveis para compra por centavos podem disparar de preço nos próximos meses e anos.

Um grande exemplo disso é o Ethereum. Em seu ICO, 1 ETH custava apenas US $ 0,31, o que significa que você podia comprar 100 moedas por apenas US $ 31. Este é um investimento que valeria US $ 287.353 hoje, um retorno fenomenal sobre o investimento.

Vale a pena investir em ICO?

As ICOs possuem vantagens e desvantagens, dependendo da sua perspectiva. Para o indivíduo ou organização que lança uma ICO, há um custo alto de capital inicial, que pode ser pago rapidamente. Alternativamente, isso poderia resultar em dinheiro desperdiçado por uma moeda que nunca teve sucesso. A probabilidade do último, no entanto, não é tão pessimista.

Para investidores na moeda, há um forte argumento para investir uma pequena quantia (ou dinheiro que você não se importará se receber de volta) em uma ICO. Existem oportunidades para entrar cedo e esperar por um retorno significativo, à medida que a popularidade da moeda aumenta. Da mesma forma, poderia acontecer o contrário (perdendo o dinheiro do investidor e do criador do token). Tendo esses fatores em mente, respondendo à pergunta “Vale a pena investir em ICO?”, A resposta é sim – mas um cauteloso sim. Não invista muito em um token, porque se ele crescer, isso não importa e, se não, haverá uma perda mínima.

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Robert Mooney
Robert is a writer from Yorkshire where he received a BA in Journalism from Leeds Trinity University. Having previously contributed to Shout Out UK, Metro and The Yorkshire Evening Post, Robert is fascinated by decentralized tech and blockchain. He has been fascinated by cryptocurrency since early 2020. He looks forward to learning more about the crypto space and educating others through BeInCrypto.
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