Como minerar com CPU: guia definitivo

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A mineração de criptomoedas ainda é um assunto que chama muito a atenção das pessoas envolvidas na industria.

  • Apesar de ser menos lucrativa, a mineração com CPU ainda é possível.

  • O importante é escolher a criptomoeda certa para esse tipo de mineração.

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Neste guia, abordaremos os fundamentos de como minerar com CPU e descreveremos como você pode se envolver.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Neste artigo:

O que é mineração com CPU?

Como você deve saber, a mineração é o ato de alocar o poder do computador para resolver algoritmos complexos. Ao fazer isso, um minerador está validando um bloco de transações e enviando-o para o livro razão do blockchain.

Eles são então recompensados em criptomoeda por fazer isso.

Normalmente, esse processo é feito aproveitando a potência de uma GPU, conforme mencionado. No entanto, também é possível minerar com sua CPU – mas apenas para ativos digitais específicos.

Por que a mineração com CPU nem sempre funciona?

Embora você certamente possa tirar vantagem da mineração com CPU, ela não será lucrativa em redes consideradas mais “difíceis” de minerar. Isso significa, essencialmente, que levará muito tempo para potencialmente ganhar uma recompensa, custando toneladas em eletricidade ao longo do caminho.

No entanto, conforme as redes de blockchain se desenvolvem e as recompensas de bloco se tornam mais raras, a dificuldade também aumenta. Por exemplo, quando o Bitcoin era novo, era inteiramente possível minerar com CPU. Entretanto, isso não é mais o caso. Você precisará do poder dedicado de uma GPU para fazer isso da maneira ideal.

Curiosamente, existem algumas criptomoedas otimizadas para funcionar com uma CPU. A popular moeda de privacidade, Monero, é uma dessas moedas. No entanto, você não vai gerar tanto lucro quanto faria com uma GPU.

Clique aqui para conferir as melhores GPUs para minerar criptomoedas.

Além disso, tenha em mente que, por causa das GPUs ASIC – essencialmente GPUs dedicadas à mineração – algumas criptomoedas estão alterando seu algoritmo de hashing para favorecer a mineração com CPU. No entanto, se minerar com CPU não é algo que te interessa, você pode minerar na nuvem na StormGain.

Você precisa de uma boa CPU para mineração?

Com certeza. Se você planeja minerar com CPU, você precisa do melhor processador que puder comprar. Vamos detalhar o que você precisa considerar antes de comprar uma CPU para minerar.

Qual CPU é melhor para mineração?

Além de escolher uma das criptomoedas menos difíceis para minerar com CPU, existem alguns fatores a serem considerados ao decidir sobre a própria CPU:

Núcleos

Quanto mais núcleos houver em um processador, melhor será sua experiência de mineração. Afinal, núcleos adicionais significam que sua CPU pode executar multitarefa com muito mais eficiência. Portanto, um bom lugar para começar é um processador de 8 núcleos.

Thread

As threads são conhecidas como linhas ou encadeamentos de execução. Dependendo se você adquire uma CPU AMD ou Intel, você pode aproveitar as vantagens das linhas de execução também. A linha de execução faz com que seu processador divida seu número base de núcleos em ainda mais, garantindo que ele funcione de forma mais rápida e uniforme do que de outra forma.

Geralmente, um processador pode encadear até duas vezes sua quantidade base. Por exemplo, um processador de 4 núcleos pode produzir até 8 encadeamentos de execução em média. Portanto, quanto mais linhas de execução, melhor.

Velocidade

A mineração requer uma taxa de hash razoavelmente alta para fazê-la corretamente. Portanto, para atender a esses requisitos, você vai querer um processador com uma frequência competitiva, geralmente representada em GHz. Ou seja, quanto mais rápida for a sua frequência, maior será o sua taxa de hash, permitindo a você o potencial de derrotar outros mineradores.

Portanto, lembre-se de que um processador com desempenho inferior em qualquer uma dessas categorias provavelmente fará você perder dinheiro. Esses dispositivos podem ser capazes de minerar, mas os custos da eletricidade ultrapassarão todos os lucros. Sendo assim, certifique-se de investir em uma CPU sólida.

Além disso, não use seu notebook para mineração de CPU. Mesmo que o seunotebook tenha o melhor processador disponível, esses dispositivos não foram feitos para lidar com o consumo de calor e eletricidade que esse processo exige. Certifique-se de aproveitar as vantagens de um desktop com uma fonte de alimentação decente, bem como dos fatores mencionados acima.

Minerar com CPU é lucrativo?

Minerar com CPU pode ser lucrativo, dependendo do projeto escolhido e também se você tiver as peças adequadas. No entanto, não é tão lucrativo quanto a mineração de GPU. Porém, uma CPU para mineração poderosa combinada com uma GPU para mineração poderosa ajudará a impulsionar seus lucros ainda mais.

Dito isso, saiba que minerar com CPU não é a forma mais lucrativa de mineração.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Como minerar com CPU

Agora que você está ciente do que é uma boa CPU para mineração, é hora de iniciar o processo em si. Aqui estão algumas maneiras de minerar com CPU.

Minerar sozinho

Você pode minerar sozinho, mas isso não é recomendado. Conforme mencionado, você precisa ser o primeiro a resolver o algoritmo de um bloco para receber uma recompensa. Portanto, minerar sozinho te coloca contra todos os tipos de máquinas poderosas – muitas das quais vão derrotar sua CPU.

Não tente fazer isso a menos que você saiba absolutamente o que está fazendo.

Pool de mineração

Um pool de mineração é uma das formas mais populares de minerar com CPU e GPU. Basicamente, você entra em um pool com centenas de outros mineradores, todos trabalhando para resolver um bloco. Portanto, com todo esse poder reunido, as chances são muito maiores de ser o primeiro a fazê-lo. A partir daí, a recompensa é dividida entre todos os participantes com base em sua contribuição.

Exemplos de pools de mineração para mineração com CPU incluem Nanopool para vários ativos ou MineXMR para Monero especificamente. No entanto, saiba que os pools também cobram uma porcentagem de todos os lucros.

Quais criptomoedas você pode minerar com CPU

Vamos conhecer quais as melhores criptomoedas para minerar com CPU.

Monero

Como mencionado, a Monero é uma moeda de privacidade muito popular. É melhor do que a maioria dos ativos para mineração com CPU, já que o projeto tem uma resistência embutida para mineradores ASIC. Portanto, isso significa que você enfrentará muito menos concorrência ao minerar Monero em comparação com outros ativos como Bitcoin.

Dogecoin

Com a popularidade crescente do ativo, o Dogecoin é um projeto para ficar de olho quando se trata de mineração com CPU. Além disso, é muito mais fácil minerar Dogecoin do que uma criptomoeda como Bitcoin ou Ethereum.

Dito isso, com tanta atenção extra, pode haver um impulso ainda maior para usuários minerarem essa criptomoeda. Portanto, isso significa que você estaria competindo contra usuários com GPUs e ASICs que são muito difíceis de competir.

Para saber mais sobre Dogecoin e, se ainda é o momento para comprar esse ativo, clique aqui.

Electroneum

Electroneum é uma criptomoeda relativamente antiga com uma promessa interessante – a capacidade de processar pagamentos em um aplicativo móvel baseado em blockchain. No entanto, o que atrai os mineradores é sua natureza resistente ao ASIC.

Ou seja, isso significa que sua CPU terá muito menos concorrência. Além disso, a plataforma lançou recentemente uma plataforma freelancer que a está colocando de volta na conversa do blockchain.

Conclusão

Agora você está muito mais informado sobre o processo de mineração com CPU. Certamente é uma opção viável para qualquer pessoa com um desktop. Entretanto, não é necessariamente a melhor maneira de fazer isso. Esse tipo de mineração é certamente mais voltado para mineradores com orçamento limitado, mas apenas com o projeto de criptomoeda certo.

Você já conhece a carteira da StormGain? Mantenha suas criptomoedas em segurança. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre mineração de criptomoedas, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre mineração na nuvem.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

Max é um jornalista de criptomoedas com afinidade por jogos e tecnologias emergentes. Depois de deixar a escola para começar a carreira de escritor, ele escreveu seu primeiro artigo sobre blockchain e caiu na toca do coelho. Desde o início em 2017, Max trabalhou com várias startups de blockchain e entusiastas de criptomoedas, fazendo o seu melhor para educar o mundo sobre a tecnologia emergente.

SEGUIR O AUTOR

Previsões de cripto com o Melhor Canal de Sinais com +70% de acertos!

Entre Agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora