Como minerar Ethereum – Guia definitivo [2021]

Compartilhar Artigo

Enquanto a Ethereum está mudando para uma rede de prova de aposta (proof-of-stake) nos próximos anos, a rede antiga ainda existe. Isso significa que o ativo ainda pode ser minerado, mesmo com fins lucrativos. Portanto, neste guia, vamos detalhar como minerar Ethereum, bem como se a mineração de Ethereum é lucrativa.



Neste artigo:

  • Ainda é lucrativo minerar Ethereum?
  • Por que minerar Ethereum?
  • É fácil minerar Ethereum?
  • Como começar a minerar Ethereum para obter lucro
  • Quanto tempo leva para minerar 1 Ethereum?
  • Minerar Ethereum na nuvem
  • Minerar Ethereum no Android
  • Conclusão

Ainda é lucrativo minerar Ethereum?

Antes de começar, é importante considerar se a mineração de Ethereum ainda é lucrativa. A resposta curta é: sim, ainda é lucrativo minerar Ethereum.

Entretanto, você precisaria de uma GPU poderosa para aproveitar, bem como a capacidade de pagar uma conta de eletricidade mais alta. Mas se você pode fazer ambas as coisas, você encontrará uma maneira bastante barata de se envolver com a mineração de Ethereum.



Além disso, as despesas variam com base nas taxas de pool de mineração, seu hashrate atual, quanto você precisa para atualizar suas peças e, como mencionado, os custos de eletricidade.

No entanto, se você já tem um PC para jogos poderoso, por exemplo, você já está praticamente lá.

Utilize uma calculadora de lucratividade de mineração de Ethereum para simular cenários e descubra se você se qualificaria para minerar Ethereum com lucro.

Por que minerar Ethereum?

Existem várias razões para se envolver com a mineração de Ethereum. Por um lado, você pode lucrar trazendo mais ETH para a rede, ganhando recompensas por isso.

Além disso, se você é um entusiasta Ethereum, você está apoiando a rede e até mesmo ganha direitos de governança para participar. Você também está aumentando a segurança do blockchain, descentralizando-o ainda mais no processo.

Ademais, participar de uma rede com milhares de outras pessoas, sabendo que você está fazendo um bom serviço para todos os usuários, dá uma sensação muito boa!

É fácil minerar Ethereum?

A mineração de Ethereum não é difícil. Você simplesmente conecta seu computador a algum software de mineração (veremos isso mais tarde) e o deixa utilizar o poder para resolver algoritmos complexos. No entanto, existe uma pequena barreira para começar.

Como mencionado, você precisaria de uma GPU ou CPU poderosa. Embora a primeira seja muito mais recomendada. Se possível, você deve adquirir um ASIC – basicamente uma GPU com foco em mineração.

Você sabe quais são as melhores placas de vídeo para minerar criptomoedas? Confira no nosso artigo.

No entanto, eles são bastante caros e não são recomendados para iniciantes. Ao escolher uma GPU, certifique-se de que seja uma com poder de processamento decente e RAM de vídeo. Quanto mais RAM você tiver, mais rápida será a mineração.

Dito isso, é importante levar em consideração seu orçamento ao decidir. Isso pode fazer a diferença entre uma experiência de mineração lucrativa ou uma na qual você está apenas investindo dinheiro.

Você também precisa de uma conexão de Internet confiável para pensar em ter algum lucro. Se você considerar essas dificuldades, então não, não é tão fácil quanto parece. No entanto, se você conseguir adquirir essas peças do quebra-cabeça, estará pronto para a etapa final.

Como começar a minerar Ethereum para obter lucro

Se você está de acordo com os requisitos anteriores e ainda está se perguntando: “Posso minerar Ethereum no meu PC?”, Nós te ajudaremos.

Aqueles que são novos no universo da mineração geralmente vão querer começar com um pool de mineração. Como você deve saber, a mineração individual não é muito lucrativa.

Mineradores solo irão competir contra milhares de outros ao redor do mundo, provavelmente com configurações incrivelmente poderosas ou até mesmo fazendas de mineração. É possível nunca receber uma recompensa, dependendo do quão sortudo ou azar você for.

Clique aqui para saber mais como minerar criptomoedas em casa.

Um pool de mineração agiliza um pouco o processo. Literalmente reúne toneladas de mineiros, todos visando um bloco de cada vez. Uma vez que o bloco é extraído, a recompensa é distribuída a cada minerador do pool, com base em seu nível de contribuição.

No entanto, essas regras variam de acordo com o pool de sua escolha, o que é importante ter em mente durante a pesquisa. Isso sem falar que há algumas taxas a pagar dependendo do pool, mas pelo menos você receberá recompensas.

Minerar sozinho

Assim que o seu PC estiver configurado, você vai querer baixar os drivers mais recentes. Isso pode ser feito com GPUs AMD por meio de seu site ou placas NVIDIA por meio da GeForce Experience.

Em seguida, você precisará baixar um software para acessar e interagir com a rede Ethereum. Exemplos de software incluem Parity, Claymore Miner, MinerGate ou WinEth. Os três primeiros trabalham com Windows, Mac e Linux, enquanto o último é mais voltado para o Windows. Você pode encontrar instruções de download em seus sites.

Um software de mineração deve vir com uma carteira de criptomoeda para armazenar seu Ethereum, mas verifique novamente para ter certeza. De qualquer maneira, você provavelmente desejará mover suas recompensas para uma carteira externa como MyEtherwallet ou Metamask para mantê-las em segurança.

Ou então, você pode querer usar algumas das carteiras listadas no nosso artigo de melhores carteiras Ethereum.

Quando sua carteira for estabelecida, o software começará a baixar todo o blockchain Ethereum. Isso pode demorar um pouco, então seja paciente. Além disso, certifique-se de ter algum espaço extra no disco rígido para ele.

Se você está se perguntando como fazer a mineração de Ethereum sozinho, você está basicamente pronto. No entanto, considerando que você não lucrará com isso a menos que tenha dezenas de GPUs, é hora de baixar um pool de mineração.

O Ethminer e o Phoenix Miner são bons softwares para começar. Essas plataformas fornecerão instruções de configuração depois de instaladas.

Além disso, certifique-se de encontrar arquivos BAT compatíveis com o minerador de sua escolha, geralmente armazenados em seu site. Eles oferecem configurações predefinidas para você começar a minerar em pools específicos. Depois que tudo for baixado e aberto, clique duas vezes no arquivo BAT e a mineração começará.

Se você quiser verificar como está sua mineração, basta acessar o site do seu pool de mineração e inserir o endereço de sua carteira. Deve fornecer todas as informações relevantes. Caso contrário, o processo está concluído! Sua carteira será preenchida automaticamente com Ethereum assim que atingir o limite exigido do pool.

Quanto tempo leva para minerar 1 Ethereum?

De acordo com esta calculadora de mineração de Ethereum, leva cerca de 63,7 dias para uma GPU extrair um único Ethereum. Claro, esse número está aumentando à medida que mais mineradores entram nas redes, o que significa que uma tonelada de ETH é lançada na rede todos os dias.

Essa estatística está fadada a mudar conforme a dificuldade de mineração também aumenta.

Minerar Ethereum na nuvem

Embora a mineração tradicional seja o caminho mais popular, também há a possibilidade da mineração em nuvem. Essa mineração é perfeita para usuários que não podem pagar por peças de computador caras ou simplesmente não têm acesso a elas.

Como você pode imaginar, a mineração em nuvem funciona um pouco diferente da mineração normal.

A mineração em nuvem envolve usuários que investem em uma empresa de mineração. Essa empresa pega esses fundos e os converte em hash power, retribuindo ao usuário quanto investiu. Obviamente, os fundos que você investe são usados para manutenção, compra de novo hardware e muito mais.

Dito isso, existem muitos golpes de mineração em nuvem por aí. Tenha muito cuidado com o que você escolher e faça uma pesquisa aprofundada antes de escolher um. Fora isso, o conceito de mineração em nuvem é uma ideia fantástica, permitindo que qualquer pessoa aproveite a mineração e lucrar com isso.

Clique aqui para conhecer os melhores serviços de mineração em nuvem de 2021.

Aproveite também para minerar na nuvem com a StormGain. Clique aqui e comece agora!

Minerar Ethereum no Android

Embora seja tecnicamente possível minerar Ethereum em seu dispositivo Android, não vale a pena o esforço. Os aplicativos de mineração foram banidos pelo Google já há algum tempo, e os telefones geralmente não são tão potentes quanto os computadores para isso.

Existem maneiras de fazer a mineração na nuvem em seu dispositivo móvel, mas é importante fazer uma extensa pesquisa antes de começar.

Conclusão

Agora você está ciente das barreiras no caminho da mineração Ethereum, bem como as maneiras mais fáceis de se envolver e começar a lucrar.

Dito isso, fique atento, pois a mineração de Ethereum provavelmente se tornará irrelevante no final de 2022, quando a rede está planejada para fazer sua migração completa para prova de aposta. Isso elimina a necessidade de mineração, mas certamente é possível lucrar até lá.

Tenha cuidado lá fora e feliz mineração!

Junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre criptomoedas e mineração.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá