Como usar a MetaMask – Guia completo

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A MetaMask é uma das carteiras mais populares para criptomoedas

  • Além disso, a MetaMask é uma carteira sem custódia. Ou seja, só você possui a chave privada

  • Instalar e conectar a MetaMask nos dApps é simples e não leva mais do que alguns minutos

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

MetaMask é uma das carteiras mais úteis no universo das criptomoedas, permitindo que você acesse o vasto ecossistema do Ethereum. Por que você não faria isso, com todo o interesse que o Ethereum está despertando? Portanto, para aproveitar esse “boom” você precisa saber como usar a MetaMask.

As vendas de NFT estão disparando e as empresas estão lançando as suas próprias. Você pode estar se perguntando como participar desse novo ecossistema entre artistas digitais e compradores de ativos especulativos.

Ainda mais, você pode ter ouvido falar dos protocolos DeFi e deseja iniciar no yield farming para gerar uma renda passiva estável.

Estas são apenas algumas razões para se levantar e preparar-se com uma boa carteira. Este guia vai te ensinar a usar a MetaMask e qual é a maneira mais rápida de acessar esses serviços.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Neste artigo:

Por que você precisa da MetaMask?

Antes de começarmos a aprender como usar a MetaMask, é importante entender o que você está acessando com ela. Quando a tecnologia Blockchain deu origem ao Bitcoin em 2009, sua blockchain tinha um foco restrito, com o objetivo de ser um sistema de pagamento ponto a ponto. Como você sabe, a criptomoeda é sem estado, sem fronteiras, deflacionária e aberta em comparação com a moeda fiduciária controlada, centralizada e inflacionária.

Com o tempo, o desenvolvimento do Bitcoin divergiu em duas especializações – o Bitcoin Cash (BCH) para transações diárias rápidas e baratas e o Bitcoin (BTC) semelhante ao ouro digital que tem transações mais caras. Enquanto isso, milhares de outras altcoins chegaram, tentando imitar o sucesso da criptomoeda. Entre eles, o Ethereum (ETH), que tinha uma filosofia de desenvolvimento totalmente diferente.

Ethereum hospeda centenas de dApps, para os quais o ETH é necessário: Coin98 Analytics

Blockchain Ethereum

A blockchain Ethereum tinha um caso de uso de propósito geral em mente no momento da concepção, em vez de apenas facilitar a criptomoeda. Por ter contratos inteligentes em execução em seus blocos de dados, ela estendeu sua flexibilidade muito além de um simples sistema de pagamento. Isso permite formas digitais e automatizadas de contratos jurídicos ou financeiros, com recursos descentralizados e de segurança da tecnologia blockchain.

Em essência, a Ethereum criou as Finanças Descentralizadas ou DeFi. Ele envolve principalmente uma série de contratos inteligentes que, coletivamente, formam um aplicativo descentralizado ou dApp.

Saiba o que são finanças descentralizadas e seus casos de uso

Esses dApps tornam possível digitalizar todos os serviços bancários que você possa imaginar – emprestar, tomar emprestado – sem o próprio sistema bancário. Não só isso, mas marketplaces e jogos também podem rodar nas costas do Ethereum. Todos eles usam a criptomoeda nativa do Ethereum – ETH – para pagar várias taxas. Além disso, eles podem trocar ETH pelos tokens dos dApps.

Conheça os melhores dApps de 2021

O que é a MetaMask?

MetaMask é uma carteira de criptomoedas que suporta tokens baseados em ETH, ERC-20 ou ERC-721, além do próprio ETH. Além disso, você verá neste guia sobre a MetaMask que ela se conecta perfeitamente a qualquer dApp baseado em Ethereum, uma vez que você a instale como uma extensão do navegador.

Portanto, ao visitar qualquer dApp, como marketplaces NFT ou protocolos de cultivo de safra, você poderá conectar sua carteira MetaMask a ela, movimentando fundos com fluidez como achar melhor.

Essa integração com seu navegador da web – Edge, Chrome, Firefox ou Brave – a torna extremamente conveniente e popular, como você pode ver nesses números de adoção em rápido crescimento.

Em apenas meio ano, a MetaMask ganhou 5x usuários: Consensys.com

A integração entre navegação na web, blockchain e DeFi representa a Web 3.0, um novo tipo de internet em que tanto os serviços financeiros quanto as informações são descentralizados. Em outras palavras, Ethereum é a plataforma de tecnologia para finanças 2.0 e a MetaMask é a porta de entrada para esse ecossistema empolgante.

Como instalar a MetaMask – um guia passo a passo

O primeiro passo para obter acesso ao rico ecossistema de dApps da Ethereum e aprender a como usar a MetaMask é baixar a extensão MetaMask no site oficial. Você verá suporte para todos os três principais sistemas operacionais – Windows, iOS e Android. Da mesma forma, dependendo da sua plataforma, a MetaMask pode ser desktop ou móvel.

Depois de instalar a MetaMask em seu navegador favorito, clique no prompt “começar” e depois em “criar uma carteira”.

Esta é a parte crítica da instalação, na qual você criará uma chave privada para acessar seus fundos. Afinal, carteiras de criptomoedas não são detentoras de fundos, apenas contêineres para chaves privadas que concedem acesso as blockchains. Então, cada vez que você as acessa com chaves privadas, sua transação é registrada no livro-razão digital.

Frase semente como seu ponto de restauração de carteira

Depois de clicar em “Criar uma carteira”, você será solicitado a criar uma senha para o aplicativo MetaMask. A parte mais importante vem depois, quando você é solicitado a criar uma frase de backup. Também chamada de frase-semente, esta proteção de segurança de 12 palavras permite que você recupere sua carteira mesmo se o dispositivo for perdido.

Como você pode ver, você tem duas opções – Importar carteira e Criar uma carteira. Se você já havia perdido seu dispositivo e todos os dados nele, você recuperaria suas moedas virtuais selecionando “Importar carteira” com sua frase-semente.

Da mesma forma, tente manter a frase-semente de 12 palavras como um item separado, armazenado com segurança em um pedaço de papel ou em um gerenciador de senhas de hardware.

Você verá esta tela de swapping de tokens depois de armazenar com segurança sua frase-semente.

Como mencionado anteriormente, a carteira MetaMask permite que você troque ETH por dezenas de tokens DeFi. Você pode ver a ETH como a criptomoeda mestre para todo o ecossistema DeFi. Protocolos como Uniswap ou 1 Inch são mini-ecossistemas, cada um tendo um token para governança e taxas de rede.

Como adicionar fundos à sua carteira MetaMask

No entanto, antes de começar a troca de tokens ou qualquer outra coisa com a carteira MetaMask, você precisa de fundos. Isso significa que você deve primeiro converter a moeda fiduciária em ETH. A carteira MetaMask oferece duas opções – processador de pagamentos Wyre ou transferência usando um endereço blockchain.

Poucas pessoas têm Wyre, e a maioria compra criptomoedas em exchanges, então a segunda opção é a mais conveniente. Portanto, isso significa que você tem que ter uma conta em uma exchange de criptomoedas para comprar algum ETH. No entanto, a Coinbase, Binance, StormGain são apenas algumas das exchanges de criptomoedas mais populares, das quais você pode facilmente comprar criptomoedas assim que concluir seu procedimento KYC (Conheça seu cliente).

Se você já possui uma conta com alguma ETH, deposite na MetaMask na seção Enviar / Receber. Você verá a seção ao clicar em Carteira:

  • Copie o endereço de recebimento de sua carteira MetaMask
  • Cole este endereço de recebimento na caixa de texto de envio de sua exchange
  • Execute a transferência de ETH da sua exchange de criptomoedas (enviar) para a carteira MetaMask (receber)

Lembre-se de que sua conta na exchange de criptomoedas também é uma carteira, mas você não possui sua chave privada. Portanto, essa carteira é de custódia. No entanto, a MetaMask é uma carteira sem custódia, com a qual você possui sua chave privada. Você pode, a qualquer momento, acessar e exportar sua chave privada clicando em “Detalhes da conta”.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Mantenha sua chave privada segura

Você verá então a opção “Exportar chave privada”, tanto para visualizá-la no Etherscan quanto para exportá-la. Obviamente, se alguém obtiver acesso à sua chave privada, também terá acesso a todas as suas moedas virtuais. É disso que se tratam os hacks de exchanges de criptomoedas.

Portanto, por mais que seja conveniente usar uma exchange, que protege sua chave privada, existe o risco de ser hackeado. É por isso que você deve sempre usar uma carteira sem custódia, de preferência uma de hardware.

Felizmente, MetaMask suporta as carteiras de hardware mais populares – como a Trezor e a Ledger.

Com os fundos da ETH em sua carteira, a próxima etapa para a prender a como usar a MetaMask é usá-la para acessar dApps.

Como conectar sua carteira MetaMask a dApps

Lembre-se de que os próprios dApps são contratos inteligentes executados no Ethereum (outros como BSC, Cardano ou Solana têm seus próprios dApps). O nível de superfície dos dApps é sua interface da web. Isso é o que você vê quando se conecta à Uniswap – uma das exchanges descentralizadas mais populares usadas para yield farming.

Ao acessar Uniswap, você verá “Conectar a uma carteira” no canto superior direito.

Com a MetaMask instalada, uma notificação de confirmação aparecerá pedindo para conectar sua conta e o dApp correspondente.

Depois de clicar em “Avançar”, o dApp terá acesso aos fundos de sua carteira. Você pode então usá-los para fazer staking em um pool de liquidez. Quando os traders usam esse pool para trocar tokens, você recebe uma parte. Isso é chamado de yield farming. Na Uniswap, será a opção superior esquerda, ao lado de “swap”.

Da mesma maneira, ao se conectar ao Uniswap, você também será capaz de se conectar a marketplaces NFT e jogos blockchain, efetivamente todos os dApps em execução no Ethereum.

O assunto é bastante simples, mesmo que seja sua primeira vez com MetaMask. Depois de clicar no ícone de carteira no canto superior direito, você verá uma lista de carteiras com links diretos para download. Por exemplo, é assim que o OpenSea, o principal mercado de NFT, oferece sua conexão de carteira na web.

Da mesma forma, Rarible.com, o segundo maior mercado de NFT, terá a MetaMask no mesmo canto superior direito.

De que outra forma você pode aproveitar as vantagens da MetaMask?

Por último, se você deseja uma experiência dApp mais gamificada, o Axie Infinity é uma escolha atraente. Desde julho, gerou US $ 485 milhões em receita. O Axie Infinity é um jogo que você desenvolve suas criaturas fantásticas, completa missões, gerencia reinos e negocia NFTs.

Se este empreendimento do tipo pokemon lhe interessa, já temos um guia completo sobre como jogar Axie Infinity. Muitas pessoas usam o jogo como fonte de renda passiva, por isso vale a pena aprender como tudo funciona. Agora que você pode usar a MetaMask, terá acesso a inúmeras oportunidades do crescente ecossistema Ethereum dApp.

Você já conhece a carteira da StormGain? Mantenha suas criptomoedas em segurança. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre como usar a MetaMask, veja os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Rahul Nambiampurath é um trader da Índia que foi atraído pelo Bitcoin e pela blockchain em 2014. Desde então, ele é um membro ativo da comunidade. Ele tem mestrado em finanças.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora