Como usar a Uniswap – Guia para iniciantes

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A Uniswap é a exchange descentralizada (DEX) na blockchain Ethereum

  • Ao contrário das exchanges tradicionais que usam livros de ordens, a Uniswap usa o modelo AMM, que utiliza pools de liquidez

  • A Uniswap permite que os traders sejam verdadeiramente anônimos, já que não exigem um KYC, e os fundos de criptomoedas que você negocia são mantidos na sua carteira

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Com a ascensão do mercado de criptomoedas, os investidores estão procurando novas criptomoedas para investir, preservando seu anonimato. A exchange descentralizada Uniswap é um formador de mercado automático (AMM) que depende de contratos inteligentes para trocar tokens.

No entanto, o que exatamente é a Uniswap e como você pode usá-la?

Neste artigo:

Como funcionam as exchanges de criptomoedas tradicionais

Uma exchange de criptomoedas é uma plataforma de negociação que permite aos usuários negociar uma criptomoeda por outra criptomoeda, dinheiro ou outros ativos digitais. Existem dois tipos principais de exchanges de criptomoedas hoje:

  • Exchanges centralizadas de criptomoedas (Binance, Coinbase, Kraken, etc.)
  • Exchanges descentralizadas de criptomoedas (Uniswap, PancakeSwap, SushiSwap, etc.)

Em muitos aspectos, as exchanges de criptomoedas tradicionais funcionam de maneira semelhante às corretoras de valores normais, exceto pelo fato de estarem abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Exchanges centralizadas de criptomoedas evitam o anonimato com KYC

Existem algumas diferenças importantes entre os dois tipos de exchanges de criptomoedas. Em primeiro lugar, a exchange centralizada de criptomoedas exige que os usuários concluam o processo de registro antes de negociar. Este processo KYC (Conheça o Seu Cliente) é em grande parte um requisito legal que combate a lavagem de dinheiro.

Além disso, o processo KYC pode exigir que os usuários verifiquem um endereço de e-mail, identidade ou foto do passaporte, comprovante de endereço residencial, verificação de telefone, etc.

Embora a maioria das exchanges de criptomoedas tradicionais permita que novos usuários criem uma conta sem uma verificação de ID, elas podem limitar os recursos dessa conta. No entanto, uma vez que a identidade do usuário é verificada, muitas exchanges permitirão que os usuários vinculem uma conta bancária ou um cartão de crédito ou débito para pagamentos fiduciários e saques. Esses recursos geralmente vêm com taxas especiais, assim como contas bancárias.

Como as exchanges centralizadas de criptomoedas geram receita

As exchanges centralizadas de criptomoedas ganham dinheiro com a oferta de soluções de financiamento de criptomoedas para novos projetos de criptomoedas e blockchain, como IEOs, STOs e ICOs, e com suas taxas específicas.

Além disso, as exchanges de criptomoedas tradicionais cobram uma taxa por:

  • Negociação (semelhante à comissão do banco para contas bancárias)
  • Listagem (as criptomoedas centralizadas cobram uma taxa para listar uma nova criptomoeda)
  • Depósito e retirada (podem ser diferentes para cada troca e para cada criptomoeda em particular)

Eles também fazem uso da carteira de pedidos, onde os traders de criptomoedas podem colocar ordens de compra ou venda.

Ordens de mercado e limite nas exchanges centralizadas

Em uma exchange centralizada, como a Binance, o trader primeiro coloca uma ordem de compra ou venda. Em seguida, a exchange classifica todos os pedidos por preço, atualizando continuamente a lista de pedidos à medida que são realizados.

Existem dois tipos principais de pedidos em exchanges centralizadas:

  • Ordens de mercado: a exchange compra / vende automaticamente seus fundos pelo melhor preço disponível no mercado.
  • Ordens limite: os traders colocam uma ordem de compra / venda ao preço desejado e a exchange a executa automaticamente quando a oferta atinge o preço da ordem.

A quantidade de ordens com limite de compra e venda em aberto representa a profundidade do mercado.

Como funcionam os pedidos de venda mercado e limite?

As exchanges sempre têm muitas ordens de venda listadas. Por exemplo, se você deseja comprar Bitcoins, pode fazer uma ordem de mercado, que obterá automaticamente os fundos ao melhor preço disponível, ou fazer uma ordem limite.

Além disso, ao colocar um pedido de limite, você pode indicar o local desejado onde a execução do pedido deve ocorrer. Pedidos com limite suportam atendimento parcial, colocados em espera até que um novo pedido apareça no mercado que possa cumprir seu pedido de compra / venda.

Suponhamos que esta seja uma lista de ordens de venda para bitcoin (BTC):

  • 0,5 BTC a US $ 60.000 por 1 BTC
  • 0,7 BTC a US $ 61.000 por 1 BTC
  • 0,1 BTC a US $ 62.000 por 1 BTC

Se você quiser comprar 0,6 BTC usando uma ordem de mercado, a exchange combinará automaticamente seu pedido com a primeira ordem de venda por 0,5 BTC e comprará os 0,1 BTC restantes atendendo parcialmente ao segundo pedido. Isso custaria um total de US $ 36.100 (0,5 * US $ 60.000 + 0,1 * US $ 61.000).

Este é apenas um exemplo para ajudá-lo a entender como os pedidos funcionam em exchanges centralizadas de criptomoedas. Normalmente, uma exchange tem muitos pedidos para as criptomoedas listadas.

Exchanges descentralizadas (DEXs)

Uma exchange descentralizada (DEX) permite que as negociações ocorram diretamente entre pares. Ao contrário das exchanges centralizadas, não existe uma entidade central para supervisionar as negociações em uma DEX.

Além disso, as DEXs permitem que os traders sejam verdadeiramente anônimos, já que não exigem um KYC, e os fundos de criptomoedas que você negocia são mantidos na carteira criptomoeda do trader. Esse tipo de exchange está no centro das finanças descentralizadas (DeFi) e funcionam como um aplicativo descentralizado (DApp) criado em cima de uma blockchain de contrato inteligente.

Ao contrário das exchanges centralizadas, as DEXs não suportam negociações fiduciárias e os traders não podem vincular um banco ou um cartão de crédito / débito. Além disso, as DEXs dependem de pools de liquidez fornecidos por outros investidores de criptomoedas em troca de uma recompensa chamada “rendimento”.

Como funciona o trading em uma DEX

Os traders interagem diretamente com os contratos inteligentes na blockchain ao usar uma DEX. Eles realizam essas negociações anonimamente a partir de sua carteira de criptomoeda privada, o que minimiza o risco de fraude.

Existem três tipos principais de DEXs:

  • Formadores de mercado automatizados (AMM)
  • Livro de ordens DEXs
  • Agregadores DEX

Formadores de mercado automatizados (AMMs)

O modelo formador de mercado automatizado (AMM) depende de contratos inteligentes para cumprir negociações ponto a ponto. Em vez de usar ordens de compra e venda, um AMM depende de oráculos da blockchain para obter informações sobre os preços de criptomoedas. Em seguida, usa pools de liquidez para oferecer ativos digitais aos traders.

Provedores de pool de liquidez (LPs) estão bloqueando um par de criptomoedas em um dos pools de liquidez na DEX em troca de uma parte das taxas de negociação. Cada DEX e cada pool de liquidez podem ter recompensas diferentes, semelhantes aos juros bancários, mas de valor mais alto. Além disso, os usuários que desejam fornecer liquidez precisam depositar um valor equivalente para cada ativo digital, pois a liquidez só pode ser oferecida aos pares. Este processo é denominado mineração de liquidez.

Classificação de TVL das DEXs: Defi Llama

As exchanges descentralizadas AMM são classificadas pelo Valor Total Bloqueado (TVL) em seus contratos inteligentes.

A principal desvantagem de usar uma exchange AMM é a falta de liquidez, o que resulta em altas taxas de slippage para os traders. Além disso, provedores de liquidez também podem sofrer perdas temporárias ao fornecer liquidez, mas isso pode ser compensado pelas recompensas geradas pelas taxas de negociação.

Como funcionam os AMMs?

Ao contrário das exchanges tradicionais que usam livros de ordens, a Uniswap usa o modelo AMM, que utiliza pools de liquidez que contêm um par de negociação para liquidar as negociações. Durante as negociações, o preço dos ativos muda, então um cálculo dinâmico da nova taxa deve ocorrer. Além disso, essas negociações acontecem diretamente dentro do pool.

No entanto, os pools de liquidez atendem a muitos negociantes, e as criptomoedas são famosas por sua volatilidade de preços. É por isso que ocorre a slippage, uma diferença percentual entre o preço cotado e o preço executado.

Além disso, uma alta porcentagem de slippage pode ser necessária para negócios com baixa liquidez, e grandes negócios tendem a ter um slippage mais alta. Assim como as ordens de mercado, você só pode comprar ao preço que o mercado está disposto a vender.

Os traders podem selecionar uma tolerância de slippage personalizada para cada negociação. Por exemplo, se você selecionar uma tolerância de slippage de 5%, isso significa que os tokens recebidos após a negociação podem ser 5% mais ou menos do que o valor inicial mostrado.

Livro de ordem das DEXs

Semelhante às exchanges centralizadas tradicionais, as DEXs de livros de pedidos podem ter carteiras de pedidos dentro e fora da rede. Normalmente, os livros de pedidos em rede armazenam as informações comerciais neles e os corretores têm seus fundos em suas carteiras.

Essas exchanges geralmente permitem que os negociantesfaçam alavancagem dos fundos emprestados de credores na mesma plataforma. Esse recurso aumenta o lucro potencial das negociações, mas também pode representar riscos mais elevados. Afinal, negociações desfavoráveis podem resultar em liquidação. Além disso, os credores ganham juros sobre os fundos emprestados.

As DEXs que mantêm a carteira de pedidos fora da cadeia são, de certa forma, semelhantes às exchanges centralizadas e isso ajuda a reduzir as taxas e aumentar a velocidade. Essas exchanges descentralizadas também sofrem com a crise de liquidez.

Agregadores da DEX

Os agregadores DEX usam mecanismos projetados especificamente para resolver os problemas de liquidez associados a eles. Em essência, essas plataformas usam a liquidez de várias exchanges descentralizadas para otimizar as trocas e diminuir a slippage e outras taxas. Isso oferece o melhor preço do mercado no menor tempo possível.

Trading nas exchanges descentralizadas

Ao contrário das exchanges centralizadas, os negociantes só precisam de uma carteira de criptomoedas compatível para acessar uma DEX.

Existem várias blockchains de contratos inteligentes que possuem DEXs e cada uma possui diferentes taxas de transação.

Depois de decidir a rede, você precisará de uma carteira compatível para essa rede e do token nativo dessa rede na carteira para começar a negociar. O token nativo é usado para pagar as taxas de rede.

Para negociar em uma exchange descentralizada, você precisa:

  • Decida qual rede você deseja usar (Ethereum, Cardano, Solana, BSC, etc.);
  • Ter uma carteira compatível para essa rede;
  • Visite a DEX e conecte sua carteira;
  • Comece a negociar.

O que é a Uniswap?

Uniswap é o maior protocolo de exchange descentralizada na rede Ethereum. Além disso, o protocolo Uniswap é de código aberto e usa o protocolo de liquidez automatizado.

A exchange Uniswap permite que qualquer pessoa liste seu token gratuitamente. Novos usuários entendem rapidamente como usar a Uniswap e podem começar a trocar tokens sem registro.

A Uniswap foi lançada em novembro de 2018 por Hayden Adams, um ex-engenheiro da Siemens.

Em maio de 2020, a Uniswap V2 foi lançada, o que permitiu à exchange eliminar a exigência de depósito de pares de ativos digitais em pools de liquidez. Além disso, a DEX permite trocas diretas entre tokens ERC20, enquanto reduz o número de transações e os preços da taxa de rede.

Em setembro de 2020, a Uniswap lançou seu token de governança, o UNI.

Lançado em maio de 2021 na camada 1 do Ethereum e na camada 2 do Optimism, a Uniswap V3 adicionou liquidez concentrada e recursos de níveis de taxas múltiplas.

Como acontece com todos as DEXs, os traders controlam seus fundos e não precisam depositá-los na exchange. Os traders que usam a Uniswap não correm o risco de perder seus fundos, pois têm a custódia total de seus ativos.

Além disso, a exchange suporta todas as carteiras compatíveis com Ethereum, como a MetaMask. Em novembro de 2021, a Uniswap tinha um valor total bloqueado de mais de US $ 10 bilhões, de acordo com o DappRadar.

Pools de liquidez na Uniswap

Os traders interagem com um pool de liquidez ao negociar em uma exchange AMM como a Uniswap. Quando um trader executa uma negociação, o contrato inteligente envia seus fundos para o pool de liquidez. Em seguida, calcula o valor correspondente do outro ativo e o envia de volta ao trader.

Além disso, a negociação é calculada usando a fórmula X * Y = K, onde X e Y são os valores de cada ativo e K é uma constante predefinida.

Cada negociação tem uma slippage, que aumenta com grandes negociações. Ao mesmo tempo, os usuários podem se tornar provedores de liquidez.

Token Uniswap (UNI)

Em setembro de 2020, o Uniswap lançou o UNI, o token de governança do protocolo. O token nativo do Uniswap permite que os titulares votem em alterações e desenvolvimentos de plataforma, incluindo alterações na estrutura de taxas e distribuição de tokens.

Há rumores de que o token UNI foi lançado para neutralizar o desenvolvimento da SushiSwap.

SushiSwap é um fork da Uniswap que incentiva os usuários a realocar seus fundos para sua plataforma com tokens SUSHI. Um mês depois, o token UNI foi lançado.

No início, o fornecimento total de 1 bilhão de UNI foi cunhado, e 15% foram distribuídos entre usuários antigos e atuais. Todos os traders Uniswap receberam 400 UNI. Outros 40% foram distribuídos entre a equipe e investidores.

Além disso, o token UNI pode ser um investimento lucrativo a longo prazo, já que a Uniswap V3 anunciou preços de taxa de rede mais baratos e a implantação do Optimism oferecerá taxas significativamente mais baixas.

O token Uniswap UNI está disponível na maioria das exchanges, como a Binance, a Coinbase, Huobi e Gate.io.

Como funcionam as trocas de criptomoedas?

É desnecessário dizer que é menos demorado e econômico realizar trocas entre criptomoedas do que converter uma criptomoeda em fiat antes de comprar outra criptomoeda.

Os serviços de troca de criptomoedas, como a Uniswap, podem ser úteis ao tentar realizar uma negociação entre duas criptomoedas com baixa liquidez. A troca de criptomoedas é fácil, rápida, acessível e segura.

Se, por exemplo, você gostaria de trocar ENJ por CHR, você teria que primeiro trocar ENJ por uma moeda mais estabelecida como ETH ou DAI e então comprar CHR usando ETH ou DAI. Este é um processo longo e não tão eficaz. Você também teria que considerar a volatilidade dos preços, resultando em uma perda ao realizar essas negociações individuais.

Para neutralizar essa deficiência, as plataformas de negociação implementaram o recurso de troca instantânea, permitindo que os negociantes troquem uma criptomoeda pela outra instantaneamente.

A plataforma de swap cuida das conversões, e os negociantes pagam a taxa de transação apenas uma vez.

Como conectar sua carteira à Uniswap

Você precisará ter uma carteira compatível antes de aprender a usar a Uniswap. Como a DEX é baseada em Ethereum, você pode usar uma carteira que suporte a rede Ethereum.

1º passo – Conecte sua carteira

Vá para a Uniswap e clique em Conectar Carteira, no canto superior direito.

2º passo – Selecione uma carteira

Você receberá uma lista de carteiras compatíveis. A MetaMask é uma das opções mais populares para Ethereum.

Além disso, observe que WalletConnect oferece suporte a muitas carteiras e pode ser usado digitalizando o código QR se você estiver usando o aplicativo móvel.

3º passo – Confirme a conexão

Você será solicitado a confirmar a conexão, no navegador ou no aplicativo móvel.

Como trocar criptomoeda na Uniswap

Depois de conectar sua carteira à Uniswap, você pode começar a trocar tokens na plataforma.

1º passo – Selecione a criptomoeda que deseja trocar

Primeiro, você precisa selecionar a criptomoeda que deseja trocar. Você pode pesquisar tokens por nome ou endereço.

2º passo – Insira a quantidade de criptomoeda que deseja trocar

Supondo que você tenha fundos para a criptomoeda que deseja usar para a troca, é necessário inserir a quantidade de criptomoedas que deseja trocar. A Uniswap calculará automaticamente a quantidade do outro token que você receberá.

Vamos supor que você queira trocar ETH por DAI. Se você quiser trocar um valor específico de ETH, deverá inserir esse valor no campo ETH. Além disso, se você deseja uma quantidade específica de DAI, pode inserir esse valor no campo Valor de DAI.

3º passo – Revise e confirme a troca

Se concordar com a taxa e o valor que receberá, clique em Swap e verá uma nova janela onde poderá rever os detalhes da sua troca.

Clique em Confirmar swap para continuar e executar a troca.

Você verá os fundos em sua carteira assim que a troca for confirmada.

Como adicionar liquidez na Uniswap

Se você já tem alguma criptomoeda que deseja manter, mas também deseja gerar uma receita passiva usando esses fundos, pode enviar seus fundos para um pool de liquidez na Uniswap. Observe que você precisará fornecer um par de dois tokens.

Então, como usar a Uniswap para ganhar uma renda passiva? Torne-se um provedor de liquidez (LP).

1º passo – Selecione tokens para mineração de liquidez

Vá para Pool e clique em + Nova Posição para selecionar o par de negociação que deseja enviar como liquidez.

Além disso, observe que você pode até adicionar um novo token.

2º passo – Selecione o valor para mineração de liquidez

Em seguida, você precisa selecionar o valor que deseja fornecer a esse pool de liquidez. No entanto, você precisa fornecer a proporção correspondente para cada par de negociação.

3º passo – Revisar e confirmar o fornecimento

Após inserir o valor desejado para ambos os ativos, você terá que aprovar a transação do Ethereum e pagar as taxas de rede. Em seguida, clique em Fornecer e você receberá os tokens LP em sua carteira e verá a parcela da carteira de liquidez. Além disso, a participação do pool é uma proporção que indica quanto desse pool você possui.

Uniswap x SushiSwap

Uniswap e SushiSwap são duas exchanges descentralizadas construídas na blockchain Ethereum,

Enquanto a Uniswap é a DEX líder em relação ao volume de mercado, a SushiSwap oferece recursos como yield farming e bônus especiais para detentores de tokens SUSHI.

A SushiSwap é um fork da Uniswap, uma plataforma de código aberto que oferece os mesmos produtos básicos. Ambas as DEXs são AMMs na rede Ethereum. Os usuários podem fornecer liquidez em ambas as plataformas e obter uma renda passiva.

No entanto, existem algumas diferenças entre a Uniswap e a SushiSwap.

A Uniswap V3 permite posições de liquidez concentrada, ou seja, NFTs armazenados em sua carteira Ethereum, assim como qualquer outro token. Esta é uma novidade no mundo DeFi.

A Uniswap também oferece vários níveis de taxas e eles são pagos ao pool de liquidez. Na SushiSwap, a taxa de negociação de 0,3% é dividida entre o pool de liquidez (0,25%) e os detentores de tokens SUSHI (0,05%). Se você quiser manter o SUSHI, ganhará mais na SushiSwap, mas os provedores de liquidez ganharão mais na Uniswap.

Além da funcionalidade de troca, a SushiSwap também incorporou uma plataforma de yield farming, que permite aumentar sua safra. Alguns pools têm rendimento percentual anual (APY) impressionante, mas os investidores devem estar cientes de que essa é uma estratégia de investimento arriscada. A SushiSwap permite tokens “embrulhados” para yield farming.

Você deve usar a Uniswap?

Agora que você sabe como usar a Uniswap, deve pensar se deve usá-la. A verdade é que a Uniswap é uma das DEXs mais confiáveis e populares disponíveis. Além disso, ela oferece suporte a vários recursos e, por ser uma DEX, tem várias vantagens em relação a uma central centralizada.

Se você está procurando entrar no DeFi, então a Uniswap é um ótimo lugar para começar. Você poderia, é claro, considerar outras DEXs, mas não há razão para um iniciante interessado em DeFi não tentar pelo menos Uniswap.

Perguntas frequentes

Como faço para usar a Uniswap?

Para usar a Uniswap, você precisa ir ao DApp, conectar sua carteira e começar a trocar tokens na plataforma ou ganhar uma renda passiva fornecendo liquidez.

O que é a Uniswap e como funciona?

Uniswap é a exchange descentralizada (DEX) na blockchain Ethereum. Além disso, não requer registro, e os traders precisam simplesmente conectar sua carteira Etheruem à plataforma para começar a trocar tokens.

Como você compra moedas na Uniswap?

Os usuários podem comprar moedas na Uniswap conectando sua carteira Ethereum à exchange e selecionando o par de negociação para o swap e a quantidade desejada.

Os cidadãos dos EUA podem usar a Uniswap?

Sim, os cidadãos dos EUA podem usar a Uniswap para negociar criptomoedas baseadas em Ethereum.

Quanto vale o token UNI?

No momento da publicação deste artigo, o preço do token UNI está em torno de US $ 20,21. Isso pode ou não mudar conforme a plataforma introduz mais recursos e ganha mais mercado.

Se você quiser saber mais sobre a Uniswap, confira os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade no Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Iulia is a computer science engineer. She's been a crypto writer since 2017. Iulia blogs about technology, blockchain and travelling. Her goal is to see and travel as much as possible and then tell the world about the beautiful things she experiences.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora