Como usar o Etherscan – Guia para iniciantes

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O Etherscan é um explorador de blockchain

  • Com ele é possível explorar as transações da rede Ethereum, endereços de carteira, airdrops e contratos inteligentes

  • Você pode usar o Etherscan gratuitamente sem precisar ter uma conta, no entanto, a inscrição fornece recursos extras

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Ethereum é a rede mais popular para aplicativos descentralizados e altcoins, portanto, pode ser um desafio acompanhar as métricas da rede. Etherscan é um explorador de blockchain popular e uma ferramenta de uso geral que fornece vários insights importantes sobre a rede. Para qualquer investidor sério, é um item obrigatório em sua cartela de ferramentas de investimento.

No entanto, embora muitos usem o Etherscan para simplesmente ver uma lista de transações recentes, há muito mais do que aparenta. Descubra como tirar proveito de todos os seus recursos.

Neste artigo:

O que é Etherscan?

Sempre que houver uma transação ETH entre um remetente e um receptor, a blockchain Ethereum – como um livro digital distribuído (DLT) – a registra. Na verdade, nós completos de blockchain mantêm registros inteiros de todas as transações desde que a blockchain foi lançada em mainnet.

Etherscan é uma ferramenta bacana que rastreia todas essas transações. Com base nesses dados brutos, o Etherscan pode compilar uma série de estatísticas que nos dizem o que está acontecendo no ecossistema do Ethereum. Caso em questão, enquanto as transações diárias do Etherscan representam o total de transações em qualquer momento, o gráfico também nos diz estatísticas importantes sobre o tráfego do Ethereum:

  • Dificuldade média – a medida de resolução de problemas pelos mineradores para encontrar um bloco;
  • Taxa de hash estimada – o poder de computação exercido pelos mineradores para minerar um bloco;
  • Tempo médio do bloco – quanto tempo leva para minerar um bloco;
  • Tamanho médio do bloco – diminui ou aumenta com base na demanda da rede. Dessa forma, blocos arbitrariamente grandes são evitados porque eles paralisariam a escalabilidade da blockchain;
  • Contagem total de blocos – total de blocos minerados;
  • Contagem total de Uncles – blocos que foram minerados e enviados ao mesmo tempo, criando blocos órfãos. No entanto, ao contrário dos órfãos do Bitcoin, os blocos Uncle do Ethereum dão recompensas de inclusão de Uncle;
  • Novos endereços vistos – o número de novos endereços de carteira usando Ethereum.
Com base nesses dados brutos, o Etherscan pode compilar vários gráficos.

Se quisermos ir pelo jargão técnico, Etherscan não é nada menos e nada mais do que o explorador de blocos do Ethereum. Com base nos atributos do bloco e como eles interagem uns com os outros, o Etherscan pinta uma imagem clara de toda a sua atividade, tornando-se assim um explorador e uma ferramenta analítica. Isso inclui endereços de carteira, taxas de transação, tokens, contratos inteligentes e até mesmo airdrops.

O que o Etherscan pode fazer?

Embora o Etherscan seja gratuito para uso sem uma conta, a inscrição fornece recursos extras. Por exemplo, ferramentas de desenvolvedor, criação de feed de dados, alertas para transações específicas, etc. No entanto, o explorador de bloco padrão Etherscan é mais do que suficiente para tirar o snapshot de Ethereum.

Por exemplo, você pode descobrir se vale a pena usar o Ethereum no momento, observando o gráfico de taxa média de transação.

Isso pode ser melhor explorado com o rastreador de taxa de rede Etherscan. Esse é o recurso mais popular, pois estima as taxas de transação de baixas, médias a altas, e em diferentes tipos de transações. Da mesma forma, se você já se perguntou o quanto Gwei é em relação com o ETH, você pode usar o conversor de unidades Etherscan. Dica, 1 Gwei é 1 bilionésimo de 1 ETH, mas seria mais conveniente inserir apenas o custo atual da taxa de rede.

Etherscan é útil para pesquisar altcoins ERC-20

Se você está procurando um dos milhares altcoins / tokens ERC-20, o Etherscan é a melhor ferramenta para o trabalho. Na verdade, usando a plataforma, você terá uma visão geral mais precisa do ecossistema Ethereum. Além disso, com o Etherscan, você pode ver o quão popular um token é, quantos titulares ele possui, sua capitalização de mercado e volume de negociação.

Atualmente, podemos ver no Etherscan que a blockchain Ethereum hospeda 871 tokens em 466.782 contratos de token. Além disso, você também pode consultar qualquer transação conduzida de qualquer endereço de carteira, atualmente representando 1.357.266.905 transações.

Esta é uma boa forma de detectar criptomoedas, pois cada transação contém não apenas o nome do protocolo usado, mas também o seu valor. Como seria de se esperar, as principais criptobaleias são as exchanges de criptomoedas.

Estatísticas: Etherscan

Por causa da transparência total de todas as transações, às vezes identidades reais podem ser vinculadas a celebridades bilionárias, como aconteceu com Mark Cuban, o dono do Dallas Mavericks.

Mais recentemente, outro recurso Etherscan que ganhou popularidade é o ENS Lookup. Para aqueles que não estão familiarizados com o Ethereum Name Service (ENS), ele é equivalente ao Domain Name Service (DNS), mas em execução em uma blockchain. Além disso, o ENS representa um grande passo à frente contra a censura e os esforços degradantes, já que o domínio .eth não pode ser obtido como os sites DNS centralizados.

Como encontrar transações no Etherscan?

Como um exemplo para rastrear transações no Etherscan, vamos usar a MetaMask, a carteira de criptomoedas mais popular com mais de 10 milhões de usuários.

Simplesmente clicando abaixo do nome da sua conta MetaMask, você copia o endereço da carteira para a área de transferência.

Em seguida, você precisa colar esse endereço (CTRL + V) na caixa de pesquisa do Etherscan, que está no topo da página padrão.

Já que esse é o seu endereço de carteira pública, o Etherscan pode mostrar todos os ativos na carteira por tipo, seu saldo de valor em USD, o número de transações, transações internas e externas, número de blocos, taxas de transação, transações de entrada e saída e até análises que fornecem uma visão geral rápida da carteira em formato de gráfico.

Indo ainda mais longe, você poderia obter detalhes para cada transação listada, uma vez que passou por confirmações de bloco e passagem de outras plataformas.

Nesta transação aleatória, podemos ver que alguém negociou um NFT do maior marketplace de NFT, o OpenSea, por cerca de US $ 6.600.

Encontrar contratos inteligentes no Etherscan

Você se lembra da lista de tokens como a melhor maneira de ter uma visão geral do ecossistema do Ethereum? Essa também é a maneira mais rápida de verificar se você está enviando fundos de criptomoedas para o contrato inteligente certo, que é o que os tokens ERC-20 realmente são. Por exemplo, se você clicar em um token Uniswap, uma visão geral completa do token será exibida, desde seu suprimento máximo e seus detentores, até o valor de mercado.

Abaixo do ‘Resumo do Perfil’ está o endereço do contrato inteligente da Uniswap.

Em seguida, clicar no próprio contrato nos leva à lista completa de todas as transferências feitas pela Uniswap, incluindo negociações na DEX. A partir daqui, também podemos ir para a guia de análise para ver o snapshot de todos os dados relevantes no contrato do token Uniswap:

Indo ainda mais longe, se você for para a guia ‘Contrato’, você pode olhar para o código do contrato. Além disso, o contrato pode ser acessado diretamente em ‘Conectar na Web3’ em ‘escrever contrato’ se você tiver uma carteira web instalada.

Da mesma forma, se você estiver com pressa, pode simplesmente ir para “Pesquisa de contrato inteligente” na categoria “Mais”. Isso permite que você encontre rapidamente o código-fonte do contrato inteligente, graças a palavras-chave, endereços, números de bloco e outras categorias mencionadas.

Encontrar airdrops no Etherscan

Na categoria “Recursos” do Etherscan, você encontrará a lista de airdrops em andamento e futuros. Essa é uma ótima maneira de ganhar tokens grátis, o que pode ser apreciado no futuro. Clique em ‘Leia mais’ para cada listagem, o remetente do airdrop terá uma descrição detalhada de todos os pré-requisitos para colocar tokens em sua carteira.

Normalmente, isso envolve algum grau de atividade na mídia social. Afinal, os airdrops existem porque as equipes de projeto esperam ganhar alguma tração com o marketing movido a massa.

De Etherscan para BeaconScan

A equipe por trás do Etherscan, liderada por Matthew Tan, está sempre ocupada em adicionar novos recursos nas categorias principais existentes: blockchain, tokens, recursos e muito mais. Fiel à sua descrição, o Etherscan realmente faz você se sentir como um explorador, encontrando as entranhas de Ethereum.

Além disso, suas ferramentas de análise estão sempre ao seu alcance, independentemente do que você pesquisa, tornando-se útil para ver que tipos de protocolos e mercados DeFi são populares. No entanto, assim como o Ethereum se aproxima do ETH 2.0 quando se torna uma blockchain Proof-of-Stake completo, o BeaconScan substituirá o Etherscan. Portanto, a partir desse ponto, as transações da Ethereum serão exploráveis lá.

Perguntas frequentes

Para que é usado o Etherscan?

Etherscan é usado para explorar as transações da rede Ethereum, endereços de carteira, airdrops e contratos inteligentes. Basicamente, Etherscan é um explorador de blockchain.

Etherscan é uma carteira?

Não, o Etherscan não é uma carteira. Além disso, nem é preciso ter uma conta para usá-lo. Etherscan é uma plataforma de código aberto acessível para todos verem os negócios do Ethereum.

Como posso ver minhas transações no Etherscan?

Você pode visualizar suas transações no Etherscan copiando o endereço da sua carteira Ethereum e colando-o na barra de pesquisa da plataforma. Em seguida, você terá uma visão geral dessa conta, com uma lista de transações na parte inferior da página.

Em que bloco está o ETH?

Como uma criptomoeda nativa, o uso do Ether é visível na seção de blocos do Etherscan.

Como faço para enviar dinheiro pelo Etherscan?

Você não pode enviar dinheiro usando Etherscan. É apenas uma ferramenta para observar as transações. Para enviar dinheiro, primeiro é necessário instalar uma carteira como a MetaMask.

Como ler contratos no Etherscan?

Acessando a categoria “Tokens” e visualizando os contratos de tokens ERC-20. Dentro de cada token há um contrato em “Resumo do perfil”, exibindo todas as atividades.

Se você quiser saber mais sobre Etherscan, confira os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade no Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Rahul Nambiampurath é um trader da Índia que foi atraído pelo Bitcoin e pela blockchain em 2014. Desde então, ele é um membro ativo da comunidade. Ele tem mestrado em finanças.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora