Como usar Stop-Limit para negociar criptomoedas?

Compartilhar Artigo

Se você é um trader de criptomoedas e deseja começar a usar uma corretora, deve saber que existem diferentes tipos de ordens que podem ajudá-lo nas negociações.



Essas ordens são fornecidas ao broker (operador da corretora de valores) pelo próprio trader, com especificações sobre quando e como o operador deve agir em seu nome. Basicamente, elas são instruções específicas que você pode usar a seu favor para obter ganhos ou controlar perdas, pelo menos até certo ponto.

Hoje, nosso foco é um tipo específico de ordem, chamada de stop-limit. Discutiremos o que é, como funciona e como ela difere de outros pedidos semelhantes.



Neste artigo:

O que é uma ordem Stop-Limit?

Stop-limit é um tipo de ordem condicional, que ocorre durante um intervalo de tempo. Nesse intervalo, dois tipos de ordens diferentes são combinadas – ordem stop e ordem limite. Dessa forma, elas basicamente formam uma nova, que é a ordem stop-limit.

Para entender como a ordem stop-limit funciona, vamos dar uma olhada no que as ordens de stop e de limite fazem primeiro.

Quando você coloca uma ordem limite ou ordem stop, você basicamente diz ao seu broker que deseja que sua ordem seja executada sob condições específicas. Isso significa que a corretora não deve fazê-la imediatamente e com o preço atual de mercado. Deve, por outro lado, esperar que o preço alcance certa máxima ou mínima, dependendo do que você deseja fazer.

Então, qual é a diferença entre eles?

  • Uma ordem limite pode ser vista pelo mercado. Enquanto isso, uma ordem stop permanece invisível até que o preço desejado seja alcançado e a ordem seja acionada.

Em outras palavras, uma ordem com limite pode ser vista pelo mercado. Além disso, os vendedores podem “preenchê-la” quando estiverem dispostos a pagar o preço. Por outro lado, uma ordem stop atua como uma ordem de duas partes, que primeiro precisa ser atendida, para depois se transformar em uma ordem limite, na medida em que se torna visível para o mercado.

 

Como funciona uma ordem Stop-Limit?

Para começar, devemos observar que as ordens stop-limit requerem a definição de dois preços diferentes. O primeiro é o “stop”, que é o início do preço-alvo especificado. Já o segundo é o de “limite”, que está fora do preço que você almeja para a negociação.

Além disso, um broker também precisará que você decida o intervalo de tempo durante o qual a ordem deve ser considerada executável.

A capacidade de decidir sobre essas condições dá a você, trader, um controle muito preciso sobre quando a ordem deve ser atendida. No entanto, há também uma desvantagem potencial para isso, que é a falta de uma garantia de que sua negociação será executada.

Veja, se suas instruções dizem que a negociação deve ser executada apenas quando o preço atinge certa alta ou baixa, e o preço nunca atinge esses patamares, a negociação não ocorrerá. Porém, mais do que isso, você precisa que preço atinja os níveis desejados durante o prazo definido também.

Então, embora você possa ser bastante preciso com suas instruções, o preço precisa se comportar de uma maneira muito específica para atender às suas condições. Além disso, o preço precisa fazer isso dentro de um prazo selecionado.

Stop-Loss versus Stop-Limit

Outra coisa a observar é que as ordens stop-limit não são iguais às ordens de stop-loss. Embora ambas possam ser usadas com o mesmo propósito de limitar perdas e evitar que cresçam muito, existem diferenças que as separam.

Ordens stop-loss, por exemplo, podem ser divididas em dois tipos diferentes: “ordens stop de venda” e “ordens stop de compra”.

As ordens stop de venda existem para proteger as posições compradas. Elas fazem isso disparando uma ordem de venda caso o preço caia abaixo do nível que você deseja. Em outras palavras, se você acredita que o preço vai crescer, você entraria em uma posição comprada. No entanto, caso sua suposição esteja errada, você deve garantir o valor do seu investimento solicitando uma venda se o preço começar a cair.

Em teoria, as ordens stop de compra são as mesmas. No entanto, elas existem para proteger as posições curtas. Em outras palavras, se você apostar que o preço vai cair, mas começa a subir, você pode perder seu dinheiro. Você pode evitar isso definindo um stop ou acionando uma ordem de venda instantaneamente assim que o preço atingir certo limite. Isso te protege de perdas.

É assim que a ordem stop-loss se difere da ordem stop-limit. Essa úiltima, como mencionado acima, contém um preço stop e um preço limite, e é executada quando o preço do ativo está no preço limite ou melhor.

Trailing Stop

Mais uma coisa a se notar aqui é a existência dos chamados “trailing stop”, também conhecidos como “stop móvel”. Basicamente, elas funcionam de tal forma que permitem ordens de negociação em que o preço do stop-loss não é fixado em um valor específico.

Em vez disso, está vinculado a uma determinada porcentagem ou valor, que pode ser encontrado abaixo do preço de mercado. Dessa forma, quando o preço sobe, o stop móvel seguirá atrás dele. Em outras palavras, ele não permanecerá fixo no lugar, mas irá subir em relação ao próprio preço. Assim que o preço parar de crescer, o trailing stop também permanecerá no lugar.

De certa forma, é a proteção automática do lado negativo de um investidor, que continuará se movendo ao lado do preço enquanto o próprio preço vai na direção desejada. Se, por outro lado, o preço vai para o stop móvel, ele irá acioná-lo e o investidor será salvo de grandes perdas.

Por que o Stop-Limit e as outras ordens são úteis?

Ordens stop-loss, limit, trailing stop e stop-limit são ótimas ferramentas para proteger seu investimento de grandes perdas, pois permitem que você remova as emoções do cenário.

Qualquer ativo negociado sofre de certa volatilidade de preço. É isso que dá para as pessoas a possibilidade de lucrarem. No entanto, quando se trata de criptomoedas, essa volatilidade é ainda maior.

O Bitcoin é conhecido por valorizar ou desvalorizar de repente, movimentando milhares de dólares em horas ou até minutos. Isso geralmente leva a uma resposta emocional do trader, que está disposto a arriscar mais para fazer mais lucros. Se o preço começa a cair de repente, por exemplo, a maioria dos traders se recusa a concluir a negociação, esperando que isso seja apenas um pequeno passo para trás antes que o aumento continue.

No entanto, o cenário relatado no parágrafo acima nem sempre se concretiza. Na maioria dos casos, os traders perdem a oportunidade de ganhar uma quantia decente. Isso porque a ganância os força a esperar por um valor ainda maior.

Por isso, ordens estabelecidas enquanto você ainda é capaz de pensar com a cabeça fria evitam perdas. Dê as instruções e cumpra-as. Mesmo que o mercado mude e o preço volte a subir, é melhor sair quando as condições pré-estabelecidas forem alcançadas.

Perder lucro é melhor do que ver perdas. Novas oportunidades surgirão no devido tempo e você ainda terá algum dinheiro para explorá-las. Mas, se você perder tudo, ficará sem nada e, não importa quantas oportunidades cheguem, você não conseguirá aproveitá-las.

É por isso que plataformas como a StormGain, por exemplo, oferecem todos os tipos de ordens diferentes. São opções que permitem que você seja tão preciso em sua negociação quanto desejar.

Como começar a negociar na StormGain?

A StormGain é uma plataforma muito amigável para a compra de criptomoedas. Você pode adquirir Bitcoin com facilidade e fazê-lo diretamente com seu cartão de crédito. Além disso, você pode obter juros de 10% sobre seus depósitos de criptos se já possuir algumas moedas.

A plataforma tem taxas baixas e grandes benefícios. Oferece ainda a possibilidade de usar uma conta demo para testar negociações sem nenhum risco. A exchange também permite que você negocie contratos futuros em seis moedas principais com um multiplicador de até 200x, que é muito mais do que você conseguirá na maioria das outras plataformas.

O melhor de tudo é que é muito fácil começar a usar a Stormgain. Tudo o que você precisa fazer é se registrar e começar a ganhar.

Para começar, obtenha uma conta na StormGain. É gratuita e simples de acessar.. Basta ir ao site da StormGain e inserir seu e-mail, senha e número de telefone. Depois disso, clique em ‘Começar’ e siga as instruções.

Você receberá um e-mail que o notificará da criação de sua conta. Também será enviado para você outro e-mail com boas-vindas e algumas dicas e possibilidades.

A partir desse ponto você já pode:

  • Depositar fundos em sua conta
  • Retirar fundos – isso se você já tem algum
  • Veja todos os tipos de instrumentos disponíveis
  • Ver como os preços das criptos mudaram nas últimas 24 horas
  • Ver o que você tem em sua carteira (wallet), que é convenientemente exibida na tela.

 

Você também pode ir para a “Bolsa” e trocar seus fundos de forma rápida e fácil por criptomoedas.

E, quando finalmente estiver pronto para abrir a negociação, você verá a tela abaixo. Nessa etapa, você já pode inserir instruções específicas para negociação nesse exato momento, ou quando o preço se mover.

E é isso! O resto de tudo gira em torno de estratégias de negociação e nuances que você vai aprender ao longo do caminho. Vale a pena também aprender com outros traders e “se educar” por meio de guias, tutoriais, explicações de estratégias e notícias.

Conclusão

Fazer trading pode ser bastante cruel. Para sobreviver, às vezes você precisa ter uma mentalidade específica. O mais importante, entretanto, é sempre lembrar de deixar as emoções de fora. Afinal, esse é um jogo que você precisa abordar com seu lado frio e calculista

Mesmo assim, é aconselhável usar toda e qualquer ferramenta à sua disposição, pois você pode hesitar ou se apressar e cometer um erro. Uma plataforma que você instruiu pode atuar com mais precisão e menos riscos.

Stop-limit e outras ordens que falamos podem ajudá-lo a fazer exatamente isso e sempre sair por cima. Se as coisas piorarem a qualquer momento, seu investimento será salvo com perdas mínimas. Já quando as coisas estão indo bem, você pode garantir lucros maiores.

Portanto, se você pretende investir em criptomoeda e trading, aprenda a usar essas ordens e deixe as plataformas fazerem o resto.

Você quer entrar no universo das criptomoedas?
Junte-se ao canal premium de sinais do BeInCrypto! Para os participantes, oferecemos um curso de negociação GRATUITO tanto para traders iniciantes como para avançados, além de muita diversão, claro!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Jornalista desde 2010. Já colaborei para diversos veículos, como Gazeta do Povo, Agência Estadual de Notícias (AEN) e Paraná Portal. Escrevo regularmente para o UOL e para outros portais especializados em criptoeconomia. Tive meu primeiro contato com o mercado de criptomoedas em meados de 2019, quando comecei a cobrir casos de golpes financeiros. No BeInCrypto, produzo e edito textos.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá