Criptomoeda Solana (SOL) – Guia para iniciantes

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Solana é uma blockchain programável que se esforça para realizar transações de alta velocidade sem perder sua característica principal, a descentralização

  • A rede usa um novo mecanismo chamado de proof-of-history

  • Desde o seu lançamento, o token SOL registrou um aumento de 66.000% no preço

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Solana, a queridinha do momento, está cheio de inovações e deve sacudir o mundo da blockchain. A plataforma incorporou recursos inovadores que permitem operar até 50.000 transações por segundo.

Como tudo isso é possível e como funciona a Solana? Continue lendo para entender como pode ser o futuro da blockchain.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Neste artigo:

História e evolução da Solana (SOL)

O que é a Solana (SOL) e como surgiu a criptomoeda?

Anatoly Yakovenko, um ex-colaborador da Qualcomm e do Dropbox, fundou e anunciou a plataforma em 2017, quando publicou o white paper da Solana. Ele é engenheiro de software com experiência em algoritmos de compressão e sistemas distribuídos. Junto com Eric Williams e o CTO da Solana, Greg Fitzgerald, a equipe tem como objetivo fazer da Solana um protocolo confiável e distribuído para lidar com os problemas tradicionais que existem nas blockchains do Bitcoin e Ethereum.

O white paper da Solana é a primeira referência escrita de proof-of-history, descrita como uma nova forma de cronometragem para os sistemas distribuídos na blockchain.

A equipe lançou o testnet da plataforma Solana em fevereiro de 2018. A empresa por trás da plataforma, Solana Labs, foi inicialmente chamada de Loom. Posteriormente, o nome mudou para evitar qualquer confusão com a Loom Network, que é uma solução de interoperabilidade multichain.

Solana levantou mais de US $ 5 milhões em duas rodadas de financiamento antes da série A. Em 2019, Solana Labs completou uma rodada de financiamento da série A de US $ 20 milhões liderada pela Multicoin Capital. Após seu leilão de lançamento na CoinList, a Solana arrecadou outros US $ 1,76 milhão.

A mainnet beta foi lançada em março de 2020, oferecendo recursos básicos de transação e contratos inteligentes.

Atualmente, a equipe Solana ganhou sua experiência trabalhando para as principais empresas do mundo (Apple, Qualcomm, Intel, Google, Microsoft, Twitter, Dropbox e outras). Até agora, a Solana recebeu atenção de muitos investidores, incluindo Multicoin Capital, Foundation Capital, SLOW Capital, CMCC Global, Abstract Ventures e muitos mais.

No momento, o Solana Labs é o principal contribuidor da rede. Além disso, a Fundação Solana, uma fundação sem fins lucrativos, está ativamente envolvida no financiamento e no desenvolvimento de iniciativas da comunidade.

O que exatamente é Solana?

As transações descentralizadas são possíveis graças à tecnologia blockchain. No entanto, a tecnologia que usamos para transferir criptomoedas tem um grande problema – é lenta. Para colocar as coisas em perspectiva, vamos considerar a rede Ethereum, que pode processar cerca de 15 transações por segundo, em comparação com as dezenas de milhares na rede Visa.

E é exatamente isso que a Solana pretende mudar para melhor. Então, o que é Solana?

Solana é uma blockchain programável que se esforça para realizar transações de alta velocidade sem perder sua característica principal, a descentralização. Além disso, a rede usa um novo mecanismo chamado de proof-of-history. SOL, o token nativo da blockchain, é usado para taxas de transação e também pode ser usado para staking. Portanto, a Solana é um concorrente direto da rede Ethereum.

O que é uma blockchain programável?

Ao contrário do Bitcoin, que é principalmente um livro-razão enorme e imutável, a Solana emprega contratos inteligentes. Esses contratos inteligentes são bits de código que acionam ações mediante o cumprimento de certas condições.

O Ethereum usa o recurso de contrato inteligente para implantar aplicativos descentralizados (dApps). No entanto, o grande volume desses contratos autoexecutáveis congestionou a rede.

Considere os tps comparativamente baixos da Ethereum e o grande número de contratos inteligentes. No entanto, a rede é lenta, tem altas taxas de transferência e tem uma grande pegada de carbono, pois ainda opera no consenso de proof-of-work.

Até que o Ethereum 2.0 seja totalmente lançado, ele deve deixar espaço para que blockchains da próxima geração obtenham uma fatia do mercado dApp. ETH 2.0 está previsto para acontecer em 2022. Portanto, até agora, a Solana é a blockchain programável mais rápida.

Além disso, a Solana funciona em um modelo de consenso de proof-of-stake adaptado, no topo do qual inovações centrais de última geração foram implantadas.

O que torna Solana tão rápida é esta combinação de oito recursos inovadores:

  • Proof-of-history
  • Tower BFT 
  • Gulf Stream 
  • Turbine
  • Sealevel 
  • Pipelining 
  • Cloudbreak 
  • Archivers  

PoH: O que é Proof-of-history?

A blockchain Solana usa o algoritmo de proof-of-history (PoH), que não é um mecanismo de consenso, mas um relógio criptográfico. Além disso, o PoH torna toda a rede mais eficiente e rápida porque os nós não precisam se comunicar para validar um bloco. Em vez disso, todos eles têm que concordar com a ordem de tempo dos eventos registrados na cadeia.

Por ter registros históricos de transações e eventos na blockchain, o sistema pode facilmente acompanhar a ordem dos eventos.

O PoH é alcançado graças aos nós, pois cada um tem seu próprio relógio, e é a principal razão para a eficiência da rede.
Por outro lado, o Bitcoin utiliza o consenso de proof-of-work. Ou seja, isso requer que os mineradores validem as transações e produzam novos Bitcoins a cada novo bloco. Além disso, os mineradores devem cooperar para chegar a um consenso, como estabelecer quando uma transação ocorreu.

O criador do Solana observou em seu white paper a característica essencial do proof-of-work que o Bitcoin está utilizando – a capacidade de funcionar como um relógio descentralizado.

Em sistemas centralizados tradicionais, não há necessidade de um relógio porque todos os nós do sistema podem confiar que os carimbos de data / hora são precisos.

Como explicou o criador de Solana, o PoH é um registro histórico que prova que um evento ocorreu em um momento específico no tempo. Ou seja, imagine que você tire uma foto do jornal impresso de hoje e coloque-a online. Portanto, ao utilizar PoH, a blockchain de Solana é capaz de lidar com mais transações, tornando a plataforma escalonável e mais eficiente.

Tower BFT: uma tolerância a falhas bizantina prática otimizada para PoH

Solana implementa uma tolerância a falhas bizantina prática, em resumo pBFT, que é otimizada para PoH. A torre BFT é um algoritmo que usa o PoH como relógio criptográfico para ajudá-lo a chegar a um consenso sem ter que enviar um fluxo de comunicação entre os nós. Além disso, este algoritmo ajuda a melhorar drasticamente a velocidade da transação.

Turbine: o protocolo para propagação de blocos

Outro componente dessa blockchain de alta velocidade é o protocolo da turbina, que empacota dados que requerem transferência entre os nós em pacotes de dados menores. A transmissão de dados em incrementos menores ajuda com os problemas de largura de banda e aumenta a velocidade de processamento da rede.

Sealevel: Concorrência de contratos inteligentes

O tempo de execução eficiente da Solana também é auxiliado pelo mecanismo Sealevel, que permite o processamento de transações em paralelo. Este é um desenvolvimento fundamental na indústria de blockchain, já que a Solana é a primeira blockchain a ser capaz de realizar processamento paralelo para a mesma instrução, mas com entradas diferentes.

Gulf Stream: solução de gerenciamento de mempool da Solana

Gulf Stream é a solução da Solana para reduzir o pool de transações não confirmadas. O sistema empurra a captura e encaminhamento da transação para o final da rede. Isso permite que os validadores reduzam os tempos de confirmação, executem transações antecipadamente e reduzam a carga de memória proveniente do pool de transações não confirmadas. O Gulf Stream permite que a Solana alcance 50.000 transações por segundo.

Pipelining: unidade de processamento de transações para alcançar eficiência de nó único

O processo de pipelining é uma forma otimizada de processar o fluxo de dados de entrada, que precisa ser processado em etapas sequenciais. O CTO da Solana comparou o processo de pipelining à maneira como lavamos roupa. Ou seja, as roupas passam pelo processo de lavagem, secagem e dobragem, e cada uma dessas etapas deve ser realizada nesta ordem, mas por unidades diferentes. Esse modelo é comumente usado em projetos de CU e permite que as transações sejam validadas e replicadas rapidamente para todos os nós da rede.

Cloudbreak: arquitetura de estado em escala horizontal da Solana

Solana usa arquivos mapeados em memória e operações sequenciais para auxiliar na escalabilidade da rede. Cloudbreak é a estrutura de dados que permite as gravações sequenciais e leituras simultâneas entre os 32 threads que o SSD moderno suporta.

Archivers: livro-razão distribuído da Solana

Os arquivos são usados para armazenar dados. Eles baixam os dados dos validadores de consenso. A tecnologia PoH permite a implementação de prova de replicação (PoRep), para verificação de lote, em milhões de nós Replicadores em todo o mundo. Além disso, os arquivadores informam à rede quantos bytes eles têm disponíveis para armazenamento. Com base no armazenamento total disponível de arquivadores e no número de identidades do replicador, a rede divide o livro razão nas partes certas para corresponder à taxa de replicação e tolerância a falhas. Os arquivadores são recompensados com ~ 3% da inflação pelo esforço de armazenamento.

Como funciona a Solana?

Solana é a primeira blockchain escalável da web do mundo. A blockchain sem permissão da plataforma pode gerar uma taxa de transferência de 50.000 TPS devido à sua arquitetura única.

Além disso, a Solana foi projetada para ser a blockchain mais rápida do mercado. Ele emprega oito recursos principais (PoH, Tower BFT, Gulf Stream, Turbine, Sealevel, Pipelining, Cloudbreak, Archivers) que permitem atingir velocidades de transação invisíveis.

Solana usa um mecanismo de consenso PoS, auxiliado pelo consenso da Torre BFT.

A Torre BFT permite que a rede chegue a um consenso, impondo uma fonte de tempo universal chamado proof-of-history. Isso cria uma referência permanente para todos os nós da rede. No entanto, não confunda o proof-of-history (PoH), o relógio sem permissão da rede, com um mecanismo de consenso.

O proof-of-history é um relógio descentralizado que ajuda a proteger a blockchain e é uma das oito principais inovações da Solana. A torre BFT usa o relógio sem permissão para acelerar as transações. Além disso, o sistema de paralelização de transações, Sealevel, permite que os contratos inteligentes sejam executados simultaneamente, empregando as GPUs e SSDs disponíveis.

O recurso Gulf Stream é o sistema de pool de memória, geralmente chamado de mempool. Ajuda a encaminhar as transações aos validadores antes da finalização das transações anteriores. Ou seja, isso ajuda a maximizar a velocidade da transação.

Em suma, os processos da Solana funcionam assim:

  1. Recebe a entrada de tradução no livro-razão
  2. O livro-razão sequencia e ordena as mensagens para que possam ser processadas por outros nós de maneira eficiente
  3. O mesmo livro-razão executa as transações do estado atual e as armazena na RAM
  4. O livro-razão publica as transações e a assinatura do estado final para verificadores (esses são os nós de replicação)
  5. Os verificadores executam as mesmas transações na cópia do estado e publicam sua assinatura do estado quando recebe a confirmação
  6. As confirmações publicadas serão os votos para o mecanismo de consenso

Quem são os concorrentes da Solana?

Agora que você tem uma compreensão melhor do que é a Solana, deve estar se perguntando quais aplicativos podem ser executados na rede Solana.

Solana é uma blockchain programável devido à sua capacidade de interagir com contratos inteligentes, assim como o Ethereum. Os contratos inteligentes oferecem suporte a uma variedade de aplicativos descentralizados (DApps), como mercados NFT, jogos DeFi e DEXs.

Os aplicativos Solana mais populares são as exchanges descentralizadas (DEXs) e os aplicativos de empréstimo. A rede também pode suportar ativos embrulhados e stablecoins, como USD Coin. Você pode encontrar todo o ecossistema Solana aqui.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

O milestone da Solana inclui mais de 250 parceiros

A maioria das blockchains sem permissão vê a Solana como um competidor potencial, pois é uma alternativa viável aos blockchains de contratos inteligentes mais antigos. Além disso, muitos comparam a Solana com o Ethereum, que é a primeira plataforma de servidor baseada em blockchain. No entanto, a principal vantagem é que a plataforma pode processar até 50.000 TPS, enquanto a taxa do Ethereum está entre 15 e 45 TPS.

Ao comparar em tamanho e desenvolvimento histórico, os concorrentes da Solana são: SKALE Labs, 1Token, ARK e Cindx. Mas a melhoria e o design constantes do projeto o diferenciam de todas as blockchains existentes.

Quais são as previsões para o preço do SOL?

Solana lançou sua rede beta mainnet em março de 2020. Desde então, sua moeda nativa, SOL, chegou a ser uma das 10 principais criptomoedas por capitalização de mercado. Embora a rede ofereça funcionalidades completas, os desenvolvedores ainda estão trabalhando para melhorar os recursos da rede.

Solana já tem mais de 250 projetos e parceiros, incluindo USDC, Chainlink, BSN e Serum. A equipe da Solana está confiante de que a escalabilidade para DApps não é mais um problema e pretende trazer parceiros e capital para ajudá-los a integrar um bilhão de usuários.

Além disso, o Solana Labs planeja acelerar ainda mais a construção da plataforma e planeja lançar uma mesa de investimento e negociação para a rede. Você pode acompanhar os desenvolvimentos da equipe de Solana no GitHub.

Quais são as previsões para o preço do SOL?

O desenvolvimento geral do projeto e os projetos que se juntaram a Solana contribuíram para o sentimento positivo do mercado. O token nativo da Solana (SOL) é usado para taxas de transação e staking.

O protocolo queima todas as taxas pagas com SOL, o que o torna um mecanismo deflacionário e ajuda a incentivar os usuários a fazer staking de SOL diretamente de suas carteiras de criptomoedas. Portanto, isso leva a uma blockchain mais segura.

Em setembro de 2021, o token nativo da Solana (SOL) estava classificado como a 7ª criptomoeda por capitalização de mercado, com um total de 296.831.588,35 tokens circulantes.

No entanto, dadas as muitas parcerias de sucesso, o SOL registrou um aumento de 66.000% no preço. A maior valor de todos os tempos é de US $ 214,96, atingido em 9 de setembro de 2021. Os investidores também podem aumentar seus retornos fazendo staking de SOL.

Distribuição de tokens da Solana

Em setembro de 2021, o SOL tinha um suprimento circulante de US $ 296,69 milhões.

A distribuição de fornecimento de token SOL:

  • Os tokens de venda sementes representam 16,23% do fornecimento total de tokens;
  • Já os tokens da Venda Fundadora representam 12,92% do fornecimento total de tokens;
  • Os tokens de venda do validador representam 5,18% do fornecimento total de tokens;
  • E os tokens de venda estratégica representam 1,88% do fornecimento total de tokens;
  • Além disso, os tokens de venda em leilão do CoinList compreendem 1,64% do fornecimento total de tokens;
  • Os tokens de equipe representam 12,79% do fornecimento total de tokens;
  • Já os tokens de base representam 10,46% do fornecimento total de tokens;
  • Por fim, os tokens da comunidade representam 38,89% do fornecimento total de tokens.

A Fundação Suíça, que tem um conselho independente, detém os tokens da comunidade. Eles são usados para marketing e doações. Além disso, os tokens da Fundação estão em Custódia na Coinbase e em carteiras frias. Ademais, os fundos da equipe estão em uma conta bancária em dólares americanos.

Os fundos recebidos das vendas de tokens são alocados da seguinte forma:

  • 3,00% Parcerias;
  • 3,00% Marketing;
  • 35,00% Equipe;
  • 35,00% Desenvolvimento;
  • 12,00% Serviços Profissionais e Jurídico;
  • 3,00% de impostos;
  • 6,00% Aluguel de escritório;
  • 3,00% Outros.

Como comprar SOL?

Solana atrai o interesse de compradores de todo o mundo, devido ao seu rápido desenvolvimento e crescimento dos negócios. A cada dia, mais exchanges de criptomoedas estão listando o SOL para negociação com fiat ou outras criptomoedas. Portanto, os investidores podem comprar SOL na Binance, Bitfinex, FTX, Coinbase e outras. Além disso, o SOL também pode ser usado para fazer staking.

Solana: um potencial disruptor do mercado

Solana tem o potencial de perturbar o ecossistema DApp com seus recursos de próxima geração. A plataforma é uma blockchain atualizada que resolve muitos dos problemas que a blockchain conhecida experimentou. O Ethereum 2.0 ainda está um pouco longe, então há uma chance de que a Solana possa encontrar uma base sólida no mercado.

Você já conhece a carteira da StormGain? Mantenha suas criptomoedas em segurança. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre criptomoedas, veja os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Iulia is a computer science engineer. She's been a crypto writer since 2017. Iulia blogs about technology, blockchain and travelling. Her goal is to see and travel as much as possible and then tell the world about the beautiful things she experiences.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora