Day trading: Guia completo para iniciantes

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Day trading é o ato de comprar e vender um ativo no mesmo dia

  • Para começar a operar nessa modalidade, é importante entender todos os jargões e estudar bastante

  • Várias plataformas de day trading oferecem contas demo para o trader treinar suas habilidades

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A digitalização das finanças introduziu um novo nível de liberdade pessoal. Sem chefes e a possibilidade de operar de onde estiver, as opções de day trading aumentaram em popularidade durante os bloqueios induzidos pela pandemia.

Com o fechamento de bares esportivos, encontros e cassinos, o day trading se tornou o passatempo favorito de milhões. Se você quiser torná-lo mais do que um movimento lateral, no entanto, deve aprender como iniciar no day trading de maneira adequada.

Neste artigo:

  • Altos e baixos do trading no mercado de ações
  • O que exatamente é Day Trading?
  • Ferramentas e habilidades necessárias para o day trading
  • Dinheiro envolvido no day trading
  • Quanto os day traders podem ganhar?
  • Visão geral rápida dos termos mais usados
  • Decida o seu nível de compromisso após praticar com uma conta de demonstração

Altos e baixos do trading no mercado de ações

Percentual de adultos nos EUA que investiram no mercado de ações

Curiosamente, a porcentagem de adultos que participam do mercado de ações atingiu uma alta histórica em 2007, com 65%. Em 2020, era de 55%.

Previsivelmente, a crise financeira de 2007-2008 e os resgates bancários subsequentes corroeram muito a confiança do público no sistema financeiro centralizado.

Felizmente, conforme mostrado no filme “The Big Short”, com Christian Bale como o Dr. Michael Burry, foi um evento único que provavelmente não se repetirá.

O que realmente quebrou o teto para os jovens entrarem no mercado de ações foi o lançamento do aplicativo de trading de taxa zero da Robinhood. Desde então, quase todas as plataformas de trading eliminaram as comissões de trading, com o eToro assumindo a liderança com mais de 20 milhões de usuários.

Após o escândalo do GameSpot (GME), no qual Robinhood interceptou o trading de ações no varejo, aparentemente em nome do fundo de hedge Citadel, sua reputação foi destruída. No entanto, Fidelity, eToro, TD Ameritrade e uma ampla variedade de aplicativos de trading de criptomoedas estão mais do que felizes em compensar.

O que exatamente é Day Trading?

Em vez de investir no longo prazo, como uma carteira diversificada para aposentadoria ou alguma outra finalidade, os day traders se envolvem em negociações especulativas com base nas tendências de mercado e na análise técnica (TA).

Em outras palavras, day trading é abrir uma posição sobre um ativo ou ação e fechá-la no mesmo dia.

Vamos pegar uma das ações blue-chip mais populares do mundo como um exemplo de day trading – a Tesla (TSLA).

Por um tempo, seu valor havia crescido tanto que Elon Musk foi batizado como a pessoa mais rica do mundo, logo a ser superado por Jeff Bezos, da Amazon novamente. No entanto, em março, as ações da TSLA sofreram uma forte queda de 22%.

Preço TSLA: TradingView

Entretanto, a queda da Tesla não foi tão surpreendente, especialmente porque há muito é considerada uma ação supervalorizada de alto crescimento. Além disso, não houve notícias específicas sobre a empresa neste momento que causassem a queda das ações.

Portanto, um trader informado teria esperado a queda e ficaria de olho no estoque como:

  • As growth stocks são influenciadas por temores de inflação. Essa ansiedade é muito alta agora, já que o Federal Reserve entrou em atividade excessiva com o aumento da oferta de moeda.
  • As growth stocks também são influenciadas pelo aumento dos rendimentos dos títulos, que saltaram de 1,1% para 1,6% em um mês.

Gráfico

Assim, um day trader daria uma olhada no gráfico de candlesticks acima e procuraria por suportes e resistências de preços.

Entre cada flutuação do corpo do castiçal vermelho e verde, havia uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Por exemplo, comprando pelo preço mais baixo e vendendo pelo preço mais alto, como ocorreu entre 8 e 9 de março. Essa estratégia é comumente conhecida como “comprar o mergulho”.

Resumindo, o day trading tem tudo a ver com gerenciamento de risco – leitura de gráficos, movimentos de preços e indicadores para explorar a volatilidade do mercado.

Afinal, quanto mais volátil for um mercado, mais oportunidades de day trading se apresentarão.

Isso se aplica especialmente a penny stocks e criptomoedas. Entretanto, todos os ativos podem se tornar voláteis devido às circunstâncias adequadas ou notícias específicas, sejam elas positivas ou negativas.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Ferramentas e habilidades necessárias para o day trading

Antes de se arriscar day trading com dinheiro real no mercado real, é essencial que você primeiro domine essas habilidades e conhecimentos.

  • Uma compreensão profunda do jargão do day trading, análise fundamental e técnica.
  • Selecionando uma estratégia de day trading, praticando-a com uma conta demo gratuita. Você descobrirá que a maioria das plataformas de trading oferece essas contas com fundos virtuais. Mais importante, os dados do mercado real são alimentados nos gráficos para comprometer os tradings simulados de forma mais eficaz.
  • Atingir uma taxa de retorno de lucro respeitável em uma conta demo, o que significa que pelo menos 70% de seus tradings do mês foram lucrativos.
  • Uma plataforma de gráficos como o TradingView, que também funciona como um scanner de estoque e rastreador. Os scanners alimentam dados do mercado real na plataforma, permitindo que você aja em tempo hábil. Os analistas procuram as ações que se enquadram nos seus critérios de pesquisa de volatilidade, produzindo listas de ações com as quais você pode começar a negociar.

Felizmente, grande parte do material educacional é gratuito para aprender toda a terminologia relevante, como ler dezenas de indicadores e padrões de preços. Além disso, você pode começar sua jornada de day trading para iniciantes com este guia sobre como ler gráficos.

Quando você encontra as ações certas, aquelas que têm um volume relativamente alto, sua opção de day trading deve ser mais bem-sucedida, pois há uma chance maior de rompimento de preços. Além disso, essas ações também são chamadas de “ações em jogo”.

Dinheiro envolvido no day trading

Embora a maioria dos aplicativos de trading tenha comissões quase zero sobre as transações, você ainda precisa comprá-los – abrindo uma posição – a fim de lucrar com a venda – fechando uma posição. Fora das taxas de retirada, você deve contar com pelo menos US $ 100 para começar com ações fracionárias ou tostões.

Com penny stocks, que são negociadas abaixo de US $ 5 por ação, US $ 100 rendem 20 ações. Portanto, um investimento de US $ 1000 para day trading lhe renderá entre 200 e 500 ações.

Além disso, com um orçamento de US $ 1.000, se uma ação tiver no mínimo $ 2 por ação, você precisaria que ela subisse 20 centavos para materializar um lucro líquido diário de US $ 100.

Portanto, tudo depende de quanto você está disposto a investir.

Afinal, quanto maior for o seu orçamento, mais provável será o seu lucro no day trading, se você tiver praticado exaustivamente com contas demo.

Contas

Falando em contas, você precisa prestar atenção na diferença entre dois tipos de contas de trading:

  • Conta de margem – oferece um número limitado de negociações por um período de tempo específico. Normalmente, três negociações em um período de 5 dias, se sua conta tiver menos de US $ 25.000. Além disso, uma conta de margem oferece 2x poder de compra (se abaixo de US $ 25k) e 4x poder de compra (se acima de US $ 25k). Ademais, essa alavancagem sobre fundos emprestados permite que você compre mais ações do que sua reserva de caixa permite. Entretanto, também aumenta o risco de perder mais dinheiro do que você tem na reserva.
  • Conta à vista – conta de baixo risco com a qual você pode negociar quantas vezes quiser, desde que seja complementada com fundos. Tenha cuidado, mas não para negociar com fundos ainda não liquidados. Isso pode fazer com que você seja suspenso.

Os day traders preferem a conta de margem, pois podem fazer pequenas negociações para gerar ganhos maiores. Além disso, observe que a FINRA instituiu algumas restrições às contas de trading de margem em 2001, após o estouro da bolha das pontocom.

PDT

Um deles é a regra do day trading padrão (PTD).

Se você fizer quatro negociações em cinco dias úteis, suas contas serão designadas como PDT.

Depois de ser marcado dessa forma, você precisa depositar em sua conta US $ 25k para day trading, o que lhe dá uma alavancagem de 4x o poder de compra. Claro, conforme observado anteriormente, se você tiver menos de US $ 25k, estará limitado a 3 negociações em 5 dias úteis.

Dado o fato de que a FINRA é uma agência federal com sede nos Estados Unidos, a maneira de contornar as regras do PDT é criar uma conta offshore. Um deles é o TradeZero.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Quanto os day traders podem ganhar?

De acordo com dados da Glassdoor, com base em 1.579 salários pesquisados em 25 de março de 2021, a média nacional de um trader é bastante respeitável em US $ 97.161 por ano. Isso dá cerca de mais de meio milhão de reais.

Média de ganho anual de um trader: Glassdoor

Comparativamente, um programador de computador médio ganha cerca de US $ 70 mil por ano. Entretanto, vale lembrar que esses valores divergem muito para o mercado brasileiro. Mas ainda assim, é possível ganhar uma quantia significável com o trading.

Além disso, esses salários devem sofrer ainda mais o impacto da pandemia e do aprendizado de máquina. Como você pode ver, tornar-se financeiramente independente como day trader pode ser proveitoso no longo prazo. No entanto, tudo isso depende de quão comprometido você está com seu comércio.

Ações para o sucesso

Além da disciplina diária, seu sucesso dependerá de:

  • Seu investimento inicial – se você começar com apenas US $ 1000, levará muito mais tempo para atingir o estilo de vida desejado do que se você começar com US $ 10.000. Afinal, para trading de margem, US $ 25k é o mínimo.
  • Os tipos de mercado com os quais você se envolve – ações, futuros, forex, criptomoedas … cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens.
  • Paciência – se você não obtiver resultados em um mês, não significa necessariamente que você seja um mau day trader. Em vez disso, você deve se educar ainda mais e ajustar sua estratégia de negociação.

Resumindo, você não deve ver o day trading como um hobby ou um show paralelo. Os melhores day traders tendem a ganhar dinheiro alavancando pequenos movimentos de preços em índices que têm volatilidade média a alta.

Da mesma forma, ações líquidas. Essas são as ações que resistem às quedas de preço se forem vendidas rapidamente. Por exemplo, o já mencionado Tesla (TSLA) é uma ação líquida, assim como a Apple (AAPL), que tem spreads de compra / venda mais apertados.

Visão geral rápida dos termos mais usados

Você já viu alguns desses termos ao longo deste guia de day trading para iniciantes. Vamos dar uma olhada mais de perto naqueles que constituem o núcleo do day trading:

  • Lance – o preço que um comprador define para comprar um ativo
  • Ask – o preço que um vendedor define para vender um ativo
  • Spread – o diferencial de preço entre o lance e o pedido – é aqui que você ganha dinheiro!
  • Castiçais – um gráfico que consiste em castiçais, cada um denotando alta, baixa, abertura e fechamento do preço dentro de um período de tempo
  • Bearish – tendência de queda do ativo, colorido em vermelho nos gráficos de velas
  • Bullish – tendência de alta do ativo, colorido em verde nos gráficos de velas
  • Tendência – direção dos movimentos do preço do ativo, que pode subir (alta) ou para baixo (baixa)
  • Cover – recompra de ações que foram vendidas a descoberto
  • Short-selling – Estratégia de negociação que conta com a queda do estoque. O vendedor abre a posição tomando um empréstimo com o objetivo de comprá-los depois de atingirem um ponto baixo.
  • Resistência – um limite de preço no qual os vendedores superam os compradores. Por exemplo, o Bitcoin teve inúmeras resistências de preço durante os últimos seis meses, todas quebradas depois que compradores institucionais apareceram para quebrá-las.
  • Suporte – o oposto da resistência ao preço – os compradores oprimem os vendedores, dificultando a queda do preço do ativo.
  • Breakout – quando um ativo se move para fora dos níveis de suporte e resistência definidos
  • Scalping – explorando pequenas mudanças nos preços em curtos períodos de tempo

Existem dezenas de outros termos para explorar, mas por trás de cada exploração se esconde uma nova estratégia comercial para explorar.

Decida o seu nível de compromisso após praticar com uma conta de demonstração

Em conclusão, o day trading é tão complexo que é preciso explorar e experimentar muitas estratégias antes de se comprometer com essa vocação.

Além disso, depois de aprender as terminologias adequadas e compreender os conjuntos de ferramentas de análise técnica, gaste pelo menos 4 horas por dia com uma conta de demonstração.

Afinal, essa é a melhor maneira de avaliar suas habilidades, disciplina e paciência. Além disso, sua proporção mínima de negociações perdidas vs. ganhas deve ser em torno de 4: 6 em 10 negociações. No entanto, o day trading pode ser uma experiência altamente gratificante.

Infelizmente, também tende a gerar um comportamento viciante devido à química do cérebro. Isso é mais proeminente entre os jovens investidores, de acordo com um estudo da British FCA.

Por último, a eToro está lançando seu trading de ações em alguns países do mundo. Esta plataforma possui uma excelente rede de negociação social facilitada por seu recurso OpenBook. Da mesma forma, ele contém um grande repositório de materiais de treinamento.

Mais importante, o eToro permite que você copie negociações de traders profissionais estabelecidos. Portanto, é desnecessário dizer que este é um excelente método para aumentar sua confiança e aprender estratégias de trading úteis ao mesmo tempo.

Você já conhece a carteira da StormGain? Suas criptomoedas em segurança.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre trading, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre criptomoedas e as melhores carteiras digitais.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá