FIO Protocol e token FIO – Guia para iniciantes

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O FIO Protocol visa resolver problemas de usabilidade com transações de blockchain

  • A criptomoeda FIO, atua como o impulsionador econômico da blockchain

  • O FIO Protocol se esforça para se tornar uma alternativa melhor para enviar e receber criptomoeda

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O FIO Protocol visa resolver problemas de usabilidade com transações de blockchain. Um dos maiores obstáculos para a adoção da criptomoeda convencional é a falta de um endereço legível por humanos. O FIO resolve isso fornecendo endereços de blockchain descentralizados que humanos podem entender facilmente.

Como funciona o FIO Protocol e qual é a função do token do FIO Protocol (FIO)? Continue lendo para descobrir mais sobre um protocolo que tem grandes ambições.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Neste artigo:

O que é token do FIO Protocol (FIO)?

O token do FIO Protocol (FIO) é necessário para utilizar o FIO Protocol e pagar as taxas da Cadeia FIO. Seu token nativo, a criptomoeda FIO, atua como o impulsionador econômico da blockchain.

A cadeia FIO é um mecanismo de consenso de proof-of-stake delegada no qual o protocolo Foundation for Interwallet Operability (FIO) é executado.

Você pode obter indiretamente o token FIO, pois um recurso da cadeia FIO é a aceitação de pagamentos indiretos. Ele aceita criptomoeda intermediária, ou seja, criptomoedas mais populares, como pagamento de taxas.

O que é FIO?

FIO é um projeto de código aberto que uma comunidade de mais de 20 desenvolvedores de blockchain lançou em 2 de abril de 2020. O próprio projeto do FIO Protocol começou 1,5 anos antes.

FIO significa Foundation for Interwallet Operability. É uma entidade sem fins lucrativos orientada pela indústria em sua missão de adaptar e melhorar o FIO Protocol.

A blockchain FIO permite transações seguras e fáceis para todo o ecossistema da blockchain. Seu objetivo é se tornar uma camada de usabilidade para blockchains para conectar processadores de pagamento, exchanges, carteiras e qualquer outro aplicativo que processe ativos digitais.

Existem três recursos principais do FIO Protocol:

  • Nomes de carteira: o protocolo oferece nomes de carteiras blockchain facilmente legíveis que substituem a longa sequência de caracteres. Esse recurso também é conhecido como endereço FIO;
  • Solicitar pagamento: a opção de solicitar também um pagamento blockchain, não apenas para receber um pagamento;
  • Transferir dados: a capacidade de anexar dados a uma transação, como uma fatura ou nota, junto com a transação de criptomoeda.

O FIO Protocol também suporta a integração de aplicativos de carteira blockchain e exchanges de criptomoedas. Muitos já integraram o serviço, incluindo as carteiras Edge e Trustee e as exchanges WhiteBIT e Changelly. Além disso, todas as principais exchanges de criptomoedas, como a Binance, listaram o token FIO para negociação. Você pode encontrar todo o ecossistema FIO aqui.

O escopo final do projeto é oferecer uma experiência superior ao usuário ao interagir com o ecossistema da blockchain, reduzindo operações arriscadas, como o envio de fundos para o endereço da blockchain errada.

A comunidade FIO se beneficia

  • Blockchain descentralizada: a Cadeia FIO é uma blockchain pública que não requer um terceiro centralizado para operá-la.
  • Interface de usuário fácil de interagir e conveniente: os proprietários de criptomoedas podem usar endereços de blockchain inteligíveis, como “João @ trustwallet” para receber fundos.
  • Privacidade: todas as informações confidenciais são criptografadas na blockchain.
  • Seguro: todas as transações da cadeia FIO precisam de uma chave privada FIO, que é conhecida apenas pelo usuário.
  • Interoperabilidade: o FIO Protocol pode funcionar com qualquer blockchain e criptomoeda após a integração da carteira.
  • Pronto para varejo e comércio eletrônico: o FIO Protocol oferece recursos de solicitação de pagamento e metadados privados.

Como funciona o FIO Protocol?

O FIO Protocol obtém consenso de rede por meio do mecanismo de proof-of-stake delegada (DPoS).

Os usuários que possuem tokens FIO podem votar para escolher seus produtores de bloco (BPs), e qualquer pessoa pode se registrar como um candidato a se tornar um BP. A votação para o BP ocorre a cada época (a cada 126 blocos), com um total de 42 BPs selecionados (21 BPs ativos e 21 em standby).

Além disso, os 21 produtores de blocos ativos recebem recompensas de 40% das taxas cobradas para cada bloco para o qual ajudem a verificar as transações, que é dividido igualmente entre eles. Ademais, o protocolo distribui o restante a todos os 42 BPs, de acordo com o número de votos que receberam.

Um bloco é produzido a cada 0,5 segundos. Os BPs ativos produzem seis blocos cada durante uma época. Além disso, um BP pode modificar contratos inteligentes e configurações do sistema quando atinge a maioria de pelo menos 15 BPs.

As interações da cadeia FIO podem ser marcadas com um TPID (ID do provedor de tecnologia) adicional, que é um tipo de endereço FIO. Quando isso acontece, esse endereço TPID recebe uma parte das taxas de transação. Esse recurso tem como objetivo impulsionar a adoção do FIO Protocol no ecossistema blockchain.

Casos de uso e aplicativos do FIO Protocol

O FIO Protocol se esforça para se tornar uma alternativa melhor para enviar e receber criptomoeda. O token FIO é usado para governança na cadeia e taxas de transação de gás.

A comunidade que criou o protocolo o descreve como sendo semelhante ao protocolo da Internet que todos nós usamos diariamente: “FIO é para a criptomoeda, o que HTTP é para a Internet”.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Endereços FIO

O endereço da blockchain é como uma conta bancária para ativos digitais. Sem um endereço blockchain, não se pode enviar ou receber criptomoedas, tokens ou outros ativos. O problema com os endereços da blockchain é que não é fácil de memorizar e muitas vezes parece intimidantes para novos usuários da blockchain.

Um dos problemas dos endereços da blockchain é usar o endereço errado para enviar fundos, encontrando em perda. Além disso, o envio de criptomoedas para a blockchain errado, como o envio de Bitcoin para um endereço Cardano, resultará em perda de fundos, pois as transações de blockchain são irreversíveis.

Mas a comunidade da FIO inventou uma camada de critérios focada em endpoints de criptomoeda, como carteiras e exchanges de criptomoedas. Ou seja, isso elimina o risco de erro humano ao enviar fundos. Além disso, endereços FIO são um identificador para endereços públicos de blockchain.

Confira o nosso guia completo de Blockchain para iniciantes

É fácil se registrar para um identificador como “joão @ ethereum” (este é apenas um exemplo de um nome de usuário e uma rede) e funciona automaticamente com qualquer token ou moeda.

Além disso, os usuários podem registrar um endereço FIO em uma carteira ou exchange habilitada para FIO. The Foundation for Interwallet Operability está pré-pagando endereços FIO para novos usuários para permitir que eles usem o FIO gratuitamente no primeiro ano, mas esta é uma oferta limitada. Ademais, todas as interações com o FIO Protocol são controladas por chaves privadas FIO.

Os endereços FIO têm uma taxa anual, com um limite de 100 transações gratuitas. Você pode pagar a taxa anual com o token FIO Protocol (FIO). Depois de exceder a cota de transações gratuitas, o usuário tem duas opções. Eles podem renovar a assinatura anual com outro pagamento de token FIO ou pagar uma taxa individual para cada transação subsequente.

Um endereço FIO será desativado se a taxa de renovação não for paga na data de expiração. Além disso, após 90 dias, qualquer usuário pode registrar novamente o endereço FIO.

Solicitações FIO

Tradicionalmente, a tecnologia blockchain permite apenas que os usuários enviem fundos. Mas o protocolo FIO tem uma função incorporada que permite aos usuários criar solicitações de fundos dentro do aplicativo criptografadas, nas quais o tipo e a quantidade de criptomoeda podem ser especificados.

Essa funcionalidade elimina o atrito entre os usuários da blockchain e permite que um beneficiário inicie uma transação usando um endereço FIO. Todos os metadados confidenciais são armazenados na cadeia e criptografados usando a troca de chaves Diffie-Hellman.

A carteira se comunica com a Cadeia FIO e descriptografa a solicitação dentro da carteira do pagador se houver uma solicitação FIO relevante. Além disso, o pagador tem a opção de aprovar ou rejeitar solicitações.

Dados FIO

Os dados do FIO tornam mais fácil para os usuários lembrar os detalhes de cada transação. Esse recurso permite que os usuários anexem metadados a uma transação de criptomoeda, como uma fatura ou uma nota simples.

O recurso de dados do FIO pode se tornar um componente útil para transações blockchain de comércio eletrônico. Ele permite o armazenamento em cadeia de faturas, informações de contato e datas para referência futura. Os dados FIO também podem incluir metadados, como IDs de transações, dados hash fora da cadeia ou endereços de reembolso.

Mapa do FIO e histórico de desenvolvimento

O projeto do FIO Protocol começou no quarto trimestre de 2018 durante o lançamento do Foundation for Interwallet Operability. No final de 2019, os Endereços FIO foram lançados em pré-venda juntamente com o lançamento da rede de teste FIO Chain.

No primeiro trimestre de 2020, o FIO Prontocol lançou as principais funcionalidades. A funcionalidade de gravação de token também foi concluída em 2020. Além disso, em 2021, ela lançou as atualizações do código do contrato para FIO Improvement Proposals (FIPs), bem como a capacidade de transferir Endereços FIO para um novo proprietário.

O Domínio FIO e os Endereços FIO são tokens não fungíveis (NFTs) e podem ser negociados. Atualmente, a comunidade está trabalhando para habilitar o staking de tokens FIO.

A lista completa de FIPs concluídos, em andamento e futuros e outros desenvolvimentos pode ser encontrada na página Roteiro da comunidade FIO. Todas as atualizações são anunciadas no blog oficial do FIO Protocol. Além disso, a comunidade é muito ativa no Twitter, Telegram e Discord.

Tokenomics do FIO

O token FIO tem um suprimento máximo de 1 bilhão de unidades (das quais 38.506.000 estão permanentemente bloqueadas). Cada token FIO é divisível em 1 bilhão de unidades menores da FIO (SUF). Além disso, não haverá inflação além da oferta máxima. Estima-se que mais de 350 milhões de tokens FIO estejam em circulação no final de 2021.

A distribuição do token FIO é a seguinte:

CompartilharToken FIO % do fornecimento total de tokens
Investidores em ações16.42% 
1ª Venda Privada0.04%
2ª Venda Privada0.04%
3ª Venda Privada1.33%
Equipe17.53%
Conselheiros1.05%
Fundação22.01%
Provedor de serviços de base0.32%
Reserva de vendas futuras de token3.59%
Recompensas12.50%
Incentivos de integração11.39%
Oferta de endereço FIO12.50%
Incentivos do produtor de bloco1.00%
Airdrop0.28%

O FIO Protocol teve três rodadas de financiamento, que levantaram um total de US $ 6,27 milhões de vendas de ações e tokens privados.

Preço do FIO Protocol e previsões de preços

Preço do FIO Protocol: CoinGecko

O preço do token é ditado pelo ecossistema que adotou a utilidade do FIO Protocol. O recorde histórico do FIO foi de US $ 0,560433 em 6 de abril de 2021. O preço atual é de US $ 0,197105 por token FIO.

A demanda pelo token do FIO Protocol pode aumentar porque:

  • Os usuários precisam do token FIO para registrar endereços e domínios FIO e para taxas de transação.
  • Os usuários desejam contribuir para o desenvolvimento do protocolo FIO. A criptomoeda FIO é necessária para votar em Block Producers (BPs).
  • As recompensas serão concedidas a partir de carteiras e exchanges pela posse do Token FIO.
  • Os futuros desenvolvimentos do FIO Protocol terão novas taxas de serviços públicos.

De acordo com os dados históricos do FIO Protocol, o token FIO é um bom investimento a longo prazo. O token pode chegar a 0,63 USD em cinco anos, o que representaria um retorno de + 216%.

Você deve comprar a FIO?

O token FIO pode ser um bom investimento, já que a comunidade está desenvolvendo ativamente novas funcionalidades e atualizando os principais recursos regularmente.

O mecanismo de blockchain transparente pode eventualmente levar ao desejo dos usuários de votar e se tornar parte do processo de validação. Isso requer tokens FIO.

O FIO Protocol tem apresentado uma tendência positiva nos últimos 12 meses. Alguns estimam que o preço do token FIO pode aumentar até + 41% ao ano. Portanto, isso resultaria em um acúmulo de mais de + 200% nos próximos cinco anos.

Além disso, o token do FIO Protocol (FIO) está listado em exchanges de criptomoedas populares, como a Binance, Gate.io, BitMart, Hoo.com e Bithumb Global.

Qual é o suprimento máximo do FIO Protocol?

O fornecimento máximo do FIO Protocol (FIO) é de 1 bilhão de tokens (38.506.000 estão permanentemente bloqueados). No final do terceiro trimestre de 2021, mais de 350 milhões de tokens FIO estavam em circulação.

O FIO Protocol é um bom investimento?

Como acontece com qualquer análise de investimento de criptomoedas, é difícil ter uma previsão 100% precisa. Porém, considerando a tendência de alta dos últimos meses, o FIO Protocol é considerado um bom investimento para quem deseja participar da comunidade FIO e como meio de investimento.

Além disso, a Cadeia FIO tem um mecanismo transparente e fácil de entender e uma utilidade real no universo das criptomoedas. Ademais, a rede também incentiva e incentiva os entusiastas da criptomoedas a participarem do desenvolvimento do protocolo. Como sempre, encorajamos você a fazer sua própria pesquisa para observar os anúncios e ações mais recentes antes de investir em qualquer projeto de criptomoeda e blockchain.

Você já conhece a carteira da StormGain? Mantenha suas criptomoedas em segurança. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre criptomoedas, veja os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Iulia is a computer science engineer. She's been a crypto writer since 2017. Iulia blogs about technology, blockchain and travelling. Her goal is to see and travel as much as possible and then tell the world about the beautiful things she experiences.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora