Contratos futuros são literalmente acordos para comprar ou vender um ativo em uma data futura e por um preço fixo. Isso funciona como um meio para as empresas e a indústria se protegerem de futuras flutuações de preços, mas esses contratos também podem ser negociados por especuladores.

Se você está prestando atenção à criptomoeda há algum tempo, provavelmente já ouviu falar no termo “futuros” mais de uma vez. Mais notavelmente notícias de ofertas futuras  da CME, Cboe e Bakkt, todos agitaram-se à medida que os investidores se empolgavam com a perspectiva de novos recursos institucionais entrando no mercado. Mas, afinal, o que são futuros e por que as pessoas se importam tanto? Além disso, existe uma maneira de um investidor de varejo comum se envolver? É por isso que o BeInCrypto criou este guia para explicar o que são futuros, por que você deve se importar e onde você pode entrar em ação.

Como Funcionam os Contratos Futuros

Um contrato futuro é simplesmente um acordo entre duas partes para comprar ou vender um ativo a um preço fixo em algum momento no futuro. Vamos percorrer um exemplo simples:

O preço do petróleo é de US $ 100 por barril. O trader A pensa que o preço vai subir nos próximos três meses. O trader B está preocupado exatamente com o oposto, que o preço vai cair. Portanto, eles criam um contrato e concordam que em 3 meses, o Trader A comprará 500 barris de petróleo do Trader B pelo preço fixo de US $ 100. Portanto, não importa o que o mercado realmente faça, o Trader A comprará o petróleo pelo preço acordado. Se o Negociador A estiver correto e o preço do petróleo subir, em três meses ele comprará o petróleo e poderá obter lucro, pois poderá se virar e vendê-lo pelos preços atuais do mercado. Se o Negociador A estiver errado e os preços caírem significativamente, ele ainda terá que comprar o petróleo a preço fixo, mas agora está preso a um ativo que vale menos do que o que pagou.

A mesma lógica se aplica ao vendedor, Trader B, mas ao contrário. Se o preço subir, o Negociador B perde o lucro porque ainda precisa vender o petróleo a US $ 100 por barril. No entanto, se o preço cair, o vendedor protegerá efetivamente seus negócios contra perdas.

Entre os Especuladores

Essa é a essência da existência de contratos futuros. Eles protegem os comerciantes da volatilidade e de notícias imprevistas que afetam o mercado. Eles são freqüentemente usados ​​nas principais indústrias para ter um certo grau de certeza sobre quais ativos custarão nos próximos meses. No entanto, os próprios contratos também podem ser comprados e vendidos, o que cria um mercado para os especuladores. Na verdade, esses contratos se tornam mais ou menos valiosos, dependendo de como o mercado mudou desde a sua criação e de quanto tempo resta até o vencimento.

Imagine o contrato para comprar o petróleo que acabamos de mencionar, com um preço fixo de US $ 100 / barril. Quando os três meses terminarem, a transação acordada deverá ocorrer. Mas se resta apenas uma semana até essa data e o preço de mercado subiu para US $ 500 / barril (extremo, mas estamos fazendo uma observação), então o contrato em si efetivamente agora significa obter lucro de US $ 200.000 ao seu detentor. 500 barris a US $ 100 custarão apenas US $ 50.000, mas agora valem US $ 250.000. Se o Comerciante A não quiser lidar com a troca de barris, ele pode simplesmente negociar o contrato com outra pessoa que o fará, desde que ele ainda não tenha expirado. Como o valor do contrato é muito alto, o Trader A ainda poderá obter um lucro bastante considerável.

Futuros em criptomoeda não são realmente diferentes. Se você acha que o preço do Bitcoin vai subir, você pode, é claro, comprar um pouco e vendê-lo, depois vendê-lo depois, se estiver correto. No entanto, os contratos futuros oferecem maneiras para os investidores ganharem dinheiro com movimentos no preço do Bitcoin sem ter que segurar nenhum Bitcoin diretamente. Isso pode ter alguns benefícios. Uma é que o comércio de criptomoedas atualmente não é regulamentado ou mal regulado em muitos mercados, mas o comércio futuro tem regras muito mais claras em torno dele. Os investidores não têm quase nada a temer que algo mude nos regulamentos futuros nos próximos cinco anos, mas isso é muito menos claro para a criptomoeda. Sobre o tema da regulamentação, os futuros também dão aos investidores a capacidade de ganhar dinheiro com Bitcoin em regiões onde é totalmente proibido. Afinal, eles não estão comprando e vendendo Bitcoin, apenas um contrato. Isso, novamente, pode significar que o dinheiro pode ser retirado do mercado sem quase o mesmo risco envolvido na negociação direta.

A Importância da Alavancagem

Um benefício final que pode vir de futuros é a alavancagem. Alavancagem é quando uma troca permite que você coloque apenas capital parcial em um investimento, com eles fornecendo o restante. Então, digamos que você queira negociar US $ 100 em Bitcoin, mas apenas US $ 10. Se a bolsa oferecer alavancagem, eles fornecerão o dinheiro para a transação de US $ 100. Você agora teria 10 vezes o retorno dos ganhos que obtém, mas também um risco notavelmente maior. Se o mercado der errado, você poderá perder muito mais rapidamente seu capital (nesse caso, US $ 10) do que se tivesse simplesmente comprado esse valor diretamente no Bitcoin.

Pense assim: se você comprou Bitcoin no valor de US $ 10 e o mercado caiu, de modo que agora que o Bitcoin vale apenas US $ 9, então você realmente perdeu um dólar. Além disso, você ainda tem o Bitcoin, e ele voltará plausivelmente novamente em algum momento no futuro. Agora, suponha que os mesmos US $ 10 sejam usados ​​como garantia para uma posição de alavancagem de 10x. Se o mercado cair na mesma quantia que acabamos de descrever, 10%, sua posição de US $ 100 agora vale apenas US $ 90, o que acionará a bolsa para fechar seu pedido e tomar seu capital para cobrir suas perdas. Portanto, o mesmo dia ruim pode levar a uma queda temporária no valor do seu ativo ou acabar com toda a sua conta. É dessa maneira que os usuários de alavanca podem obter “rekt” de movimentos relativamente pequenos no mercado. A razão de tudo isso ser importante é que, geralmente, as bolsas permitem uma alavancagem notavelmente mais alta nos contratos futuros do que no comércio direto de mercado, tornando-o um ativo muito mais atraente para os traders de alto risco.

Quem Oferece Contratos Futuros Para Criptomoeda?

Existem várias opções para futuros de criptomoeda, mas isso depende do tipo de experiência que você está procurando. Os serviços institucionais são um tanto limitados, mas são regulados e serão muito mais confortáveis ​​para os traders mais tradicionais. Por enquanto, as únicas ofertas institucionais disponíveis são apenas para Bitcoin, mas é provável que outros ativos sigam a tempo. Os principais fornecedores aqui vêm do CME Group e Bakkt. A Cboe, por um tempo, também ofereceu negociação de futuros para Bitcoin, mas desde que cessou, existem limites para esses tipos de contas e haverá um valor monetário mínimo que você precisará abrir até uma, para que essa opção não funcione para muitos traders novos e de baixa renda.

Felizmente, existem serviços disponíveis em algumas das maiores exchanges de criptomoedas do mercado. Exchanges como BitMEX , Kraken e a Binance oferecem negociação de futuros, bem como alavancagem, a investidores com meios notavelmente mais humildes. A inscrição em uma conta desse tipo ainda virá com algumas burocracias, pois essas exchanges empregam políticas de Know-Your-Customer, mas não deve ser muito diferente de qualquer mercado de criptomoeda atualmente disponível.

Os benefícios de usar uma bolsa de criptomoeda real para negociação de futuros incluem o fato de que eles oferecerão mais do que apenas contratos de Bitcoin. Todas as exchanges mencionadas fornecem uma variedade de produtos que incluem outras moedas importantes, como Ethereum, Litecoin, Bitcoin Cash, XRP e muito mais. Isso dá aos usuários mais flexibilidade e pode permitir estratégias mais complexas. Outro grande benefício que já abordamos é a capacidade de começar com notavelmente menos dinheiro do que se escolher uma das ofertas institucionais. Você não precisa basicamente ser um comerciante rico estabelecido apenas para abrir uma conta com eles. Isso está vinculado à visão da criptomoeda de fornecer ferramentas financeiras às pessoas comuns, não apenas a Wall Street.

A maior desvantagem, no entanto, é o fato de que essas próprias exchanges e suas negociações futuras não são regulamentadas, geralmente, na maioria dos lugares. Há novamente alguma incerteza aqui sobre como os próximos anos moldarão as políticas. Por exemplo, recentemente, a Binance fechou suas portas para os clientes dos EUA. É certo que ele rapidamente abriu uma nova filial centrada nos EUA , mas o ponto é que ainda há chances de as regras mudarem nessas plataformas em a qualquer momento. Enquanto Bakkt e CME já existem dentro de uma estrutura legal que provavelmente não mudará muito, o mesmo não pode ser dito para esses novos negócios, um tanto experimentais.

Conclusão

Agora que cobrimos o que são contratos futuros e onde acessá-los, é realmente responsabilidade de cada trader decidir se é um veículo financeiro no qual eles estão interessados. Para alguns, os benefícios podem não compensar as desvantagens, e algumas pessoas prefere muito ter um ativo do que ter um contrato vinculado a um ativo. Ainda assim, existem muitos que gostariam de apenas exposição à criptomoeda por meio de futuros e, sem dúvida, suas contribuições ainda ajudam a estimular o mercado e espalhar o interesse. Quer você queira ou não, os futuros baseados em ativos descentralizados provavelmente provavelmente crescerão em popularidade à medida que o mercado amadurecer. Mesmo que não os negociem, os usuários devem ser informados sobre como esse tipo de produto funciona e como está mudando a face da criptomoeda no futuro.