Ganhar Cardano – Saiba como fazer staking de ADA

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Staking de ADA é uma maneira fácil de ganhar Cardano como renda passiva

  • A Cardano é uma blockchain de código aberto usada para criar contratos inteligentes e dApps

  • Você pode fazer staking de ADA a partir de uma carteira ou de uma exchange

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Staking de ADA é uma maneira fácil de ganhar Cardano como renda passiva. Existem diferentes maneiras de começar a fazer staking de ADA, e nós fizemos toda a pesquisa para você.

Aqui, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o staking de Cardano, como ganhar recompensas ADA e todos os outros detalhes em torno do stake de ADA.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Neste artigo:

Ecossistema da Cardano

Criada em 2017, a Cardano é uma blockchain de código aberto usada para criar contratos inteligentes e desenvolver aplicativos descentralizados (DApps). Charles Hoskinson é o criador da Cardano e também o co-criador de Ethereum.

A Cardano consegue consenso por meio do mecanismo de proof-of-stake (PoS). Ou seja, isso permite que os usuários façam stake de Cardano e ganhem um juros na criptomoeda nativa da rede, a ADA.

A plataforma permite tempos de processamento rápidos em comparação com seu principal concorrente, o Ethereum. Isso ocorre porque a rede é a primeira blockchain revisada por pares.

ADA, o ativo nativo, ajuda a cumprir o mecanismo de consenso PoS da rede por meio de um processo chamado staking. Este processo valida e protege a blockchain Cardano.

Considerando a alta velocidade de transação e acessibilidade, o ecossistema da Cardano está crescendo a cada dia. Você pode encontrar ADA na maioria das exchanges de criptomoedas, incluindo a Binance, a Coinbase e a Kraken.

Proof-of-stake da Cardano

O mecanismo PoS é uma alternativa ao mecanismo mais famoso de proof-of-work (PoW) usado pelo Bitcoin. O PoS ajuda a manter a integridade da rede, validando as transações e os blocos. Além disso, o PoW requer uma grande quantidade de energia computacional e eletricidade para continuar com a rede. Cada bloco precisa ser validado por meio de um problema matemático complicado. Infelizmente, chegou ao ponto em que o dimensionamento é quase impossível.

Ao contrário do PoW, o PoS requer que certos validadores façam stake de Cardano para ajudar a validar as transações. Ao fazer isso, os validadores que fazem staking de criptomoeda também ganham um incentivo, e é assim que a rede funciona.

O mecanismo PoS economiza mais eletricidade, tem uma velocidade de transação mais alta e torna a Cardano uma blockchain ecologicamente correta.

O mecanismo PoS utilizado pela Cardano é denominado algoritmo Ouroboros. O sistema recompensa os validadores da rede. Além disso, o Ouroboros usa tecnologia e um mecanismo matemático, que se baseia na psicologia comportamental e na filosofia econômica, para estabelecer uma blockchain sustentável. Portanto, a Cardano se beneficia da propagação global e de uma rede sem permissão com baixos requisitos de energia.

O roteiro da Cardano é projetado em seis épocas diferentes:

Byron: Os usuários podem negociar e minerar ADA, que na verdade está fazendo staking do token nativo da rede.
Shelly: Os usuários são incentivados a configurar seus próprios nós e ajudar a descentralizar a rede.
Goguen: Os desenvolvedores podem criar aplicativos descentralizados (DApps) na Cardano usando contratos inteligentes.
Basho: permite que a rede Cardano seja ampliada e introduz cadeias laterais.
Voltaire: Um sistema de governança autossustentável é estabelecido por um sistema de votação e tesouraria. Os usuários podem fazer stake de Cardano para influenciar o futuro da rede.

A Cardano chegou à era Goguen, que introduz contratos inteligentes e permite DApps. Além disso, permite livros de várias moedas e a criação de novos ativos digitais, como NFTs.

Todas as atualizações de desenvolvimento são anunciadas na página de atualização de status do roadmap.

A história do hard fork

A Cardano faz bom uso de hard forks como parte de seu processo de desenvolvimento. A Cardano usa um “hard fork combinator” para executar dois protocolos diferentes, de duas épocas diferentes, no mesmo livro-razão. Ou seja, isso garante uma transição suave de um estágio de desenvolvimento para o próximo.

O hard fork Allegra foi iniciado em 16 de dezembro de 2020, durante a época 236. Ela preparou a rede para os recursos de votação em cadeia, que exigem que os usuários bloqueiem seus tokens. Esse recurso será lançado no estágio final de desenvolvimento, chamado Voltaire.

O hard fork Mary começou em 1 de março de 2021, durante a época 251. O hard fork Mary permitiu que o livro-razão suportasse futuros tokens criados na Cardano, ao lado de ADA.

Já o hard fork Alonzo começou durante a época 290, em 12 de setembro de 2021. O Alonzo permitirá o desenvolvimento de DEXs (exchanges de criptomoedas descentralizadas), NFTs e oráculos. O último é especialmente importante porque permite a coleta de dados externos a serem usados para acionar contratos inteligentes.

Contratos inteligentes na Cardano

Contratos inteligentes são o recurso central de qualquer blockchain programável e permitem o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (DApps). A blockchain Cardano pode suportar contratos inteligentes e DApps após o hard fork Alonzo, que ocorreu em setembro de 2021.

Com o lançamento da funcionalidade de contratos inteligentes na Cardano, a rede é um ambiente adequado para projetos DeFi. De acordo com o fundador da rede, Charles Hoskinson, a Cardano foi construída para interoperabilidade. A rede visa manter sua descentralização por meio da governança de usuários. Além disso, também oferecerá suporte a várias cadeias e previsibilidade de custos.

O ecossistema da Cardano se expandirá em breve, com novos projetos a serem lançados na plataforma, incluindo GREED, Liqwid, SingularityNET e Cardax.

Além disso, a Cardano está definida para se tornar uma alternativa ao Ethereum, e os desenvolvedores DeFi podem escolhê-la por suas taxas de transação mais baixas.

Preço da Cardano

A Cardano foi lançada em outubro de 2017, o preço do ADA estava em torno de US $ 0,02. Desde então, o preço da Cardano atingiu um máximo histórico (US $ 3,10) em 2 de setembro de 2021. O preço aumentou mais de 15.400% em três anos.

Desde julho de 2021, o preço da Cardano teve um grande aumento de 170%, o que provavelmente foi impulsionado pelas recentes notícias de desenvolvimento. Desde o hard fork Alonzo, o preço do ADA despencou cerca de 20%. Dez dias após o lançamento do Alonzo, o preço do ADA chegou a US $ 2,12 e é a quarta criptomoeda por capitalização de mercado.

O que é o staking de Cardano?

Stake de Cardano é o mecanismo de verificação usado pelo consenso PoS, um método alternativo para obter criptomoeda. Os investidores da Cardano podem fazer staking de ADA para validar as transações e manter a rede descentralizada, pelo que são recompensados com ADA. O staking de Cardano pode ser usado como um método para obter renda passiva.

Os detentores de ADA podem ganhar delegando tokens a um pool de stake, administrado por outra pessoa ou administrando o seu próprio. O mecanismo de consenso utilizado pela Cardano é o protocolo Ouroboros, que consiste em operadores de pool de stake (SPOs) e delegadores.

O protocolo Ouroboros escolhe qual validador deve adicionar o próximo bloco na blockchain com base na quantidade de staking delegado a um determinado pool. Quem for escolhido para validar o bloco, recebe o incentivo, na forma de ADA.

Quanto mais um pool de stake, mais provável é que ele seja escolhido para validar o bloco e receber a recompensa. Os incentivos recebidos são repartidos com quem delegou a sua participação naquele pool, de acordo com o valor que cada delegou.

Operadores de pool de stake (SPOs) na Cardano

Os operadores do pool de stake da rede estão dando à comunidade controle total sobre a blockchain da Cardano, garantindo a descentralização.

Os operadores de pool de stake (SPOs) são usados ​​para criar conexões descentralizadas eficientes e confiáveis ​​entre os nós da rede. Os SPOs aumentam a eficiência ao oferecer suporte a comunicações de nós automáticas.

Além disso, os SPOs atuam como nós da rede e ajudam a validar as transações. Um determinado SPO é escolhido para validar o próximo bloco com base na quantidade de ADA bloqueada em seu pool.

Qualquer pessoa é livre para operar um pool de stake, mas isso exigirá habilidades mais avançadas, como experiência em desenvolvimento e operações e habilidades de operação e manutenção de servidor. As instruções para instalar um script de operador de pool de stake (SPOS) podem ser encontradas aqui.

Quem opera o pool cobra uma taxa, retirada do ADA recebido na validação de um novo bloco na rede. Felizmente, o ADA pode ser delegado a outros grupos de staking. É assim que todos os usuários da Cardano podem contribuir para o desenvolvimento da rede.

Configuração de delegadores da Cardano

A delegação é fácil e pode ser feita por qualquer pessoa que possua ADA. Os usuários podem delegar seu staking juntando-se a um pool de stake de Cardano. Seus incentivos são proporcionais à quantidade de staking delegado. Ao delegar ADA a um determinado pool de staking, você está aumentando as chances desse pool ser eleito para validar o próximo nó e, assim, receber a recompensa. As recompensas, muitas vezes chamadas de incentivos, são divididas entre o SPO e os delegadores.

Os usuários de Cardano podem delegar seu staking usando Daedalus, uma carteira full-node, ou Yoroi, uma carteira baseada em navegador.

Benefícios do staking ADA: Por que fazer stake de Cardano?

Dois grandes benefícios para o staking de Cardano são a receita passiva e a descentralização da rede. Fazer staking de ADA é uma ótima maneira de ganhar juros sobre seus acervos de criptomoeda. No entanto, o processo bloqueará sua criptomoeda por um determinado período de tempo.

Ganhar Cardano – gerando renda passiva

Os detentores de ADA podem obter renda passiva delegando ADA a um pool de stake ou operando seu próprio pool de stake. Portanto, se você possui muito ADA e possui as habilidades para lançar uma pool, considere fazê-lo. Faria sentido criar um pool de stake privado e não compartilhar as recompensas com outras pessoas.

Além disso, detentores com quantias menores de ADA podem ganhar uma renda passiva com Cardano fazendo staking de seus fundos em um pool de staking público, que geralmente retém uma taxa da recompensa recebida pelo pool de staking.

Quanto você pode ganhar fazendo staking de Cardano?

Quanto mais ADA você bloquear, mais moedas receberá como recompensa. Dependendo do pool de staking que você escolher e como você faz o staking de Cardano, você pode esperar ganhar entre 1,9% a mais de 7% APY (rendimento anual de recompensas).

Manter a rede Cardano descentralizada

Supondo que você esteja realmente interessado no desenvolvimento da rede, fazer staking de Cardano ajuda a manter a rede descentralizada e impenetrável por um ataque ou gasto duplo.

É por isso que os pools de staking de Cardano são bastante pequenos, para evitar que um único pool assuma e controle a blockchain.

Quais são as desvantagens do staking de ADA?

Ao contrário de outras blockchains de PoS, a Cardano não tem nenhuma desvantagem real quando se trata de staking de ADA. No entanto, você deve saber como e onde fazer staking de Cardano.

O staking de Cardano se traduz em bloquear uma quantia em um pool de staking, por um determinado período de tempo. Portanto, isso significa que você não pode usar suas moedas enquanto elas estão no stake.

Se você estiver usando as carteiras de criptomoedas Daedalus ou Yoroi para fazer staking de Cardano, seus fundos permanecerão em sua carteira, pois você apenas delega o poder do saldo de sua carteira para o pool de staking.

Na verdade, o staking de ADA é uma maneira de despertar o interesse em manter a criptomoeda, mas há algumas coisas a serem lembradas.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Pools de staking saturados

O objetivo de fazer staking de Cardano e ter vários pools de stake de todo o mundo é manter a rede descentralizada. Ter um pool de staking para o qual todos desejam enviar seu staking comprometeria esse mesmo princípio. É por isso que existe um critério de delegação, após o qual um pool não pode receber recompensas maiores por mais delegações. Portanto, se um staking maior fosse delegado a esse pool de stake, as recompensas de cada delegador seriam reduzidas.

O critério de delegação é calculado seguindo a oferta total circulante / nOpt.

Delegar para um pool próximo ao ponto de saturação parece ótimo, mas há uma chance de que ele se torne supersaturado, o que diminuirá as recompensas. Este é um critério ao escolher um pool de staking.

Seria ideal fazer staking de Cardano em um pool com 70% de saturação.

Taxas do pool de staking

Delegar seu staking a um pool de staking público incorrerá em uma taxa deduzida da recompensa. Pode não parecer justo para você, mas imagine que o SPO que gerencia esse pool de staking tem outros custos para mantê-lo, como manutenção, disponibilidade e segurança do servidor.

É importante lembrar que a taxa será retida da recompensa do pool, antes de ser distribuída aos delegados.

Como delegante, aqui está o que você deve prestar atenção ao decidir fazer staking de Cardano:

  • Compromisso com o pool: é semelhante a uma promessa do proprietário do pool de mantê-la. A IOHK tem uma calculadora de staking na qual você pode ver as diferentes recompensas para diferentes parâmetros de compromisso;
  • Custos fixos do pool;
  • Margem do pool: as recompensas que um pool pode receber do pote de recompensas total na forma de uma porcentagem;
  • Desempenho: quanto um pool acha que vai ganhar versus quanto ele realmente ganha;
  • Classificação da carteira.

Como ganhar Cardano – Staking

Você pode fazer staking de Cardano diretamente de uma carteira ou de uma exchange de criptomoeda que ofereça suporte ao staking. Vamos falar sobre três maneiras de começar a fazer staking de Cardano imediatamente, fornecendo todas as etapas necessárias para cada método de staking de ADA.

Observe que você será obrigado a manter ADA dentro dessa carteira ou exchange de criptomoedas específica antes de começar a fazer staking das suas moedas.

As formas mais populares de fazer staking de Cardano são usando a carteira Daedalus, a carteira Yoroi e a exchange de criptomoedas Binance. Existem algumas carteiras duvidosas que afirmam ajudá-lo a fazer staking de Cardano, e é por isso que você deve ir diretamente ao site deles para baixar as carteiras para fazer staking de Cardano.

Como ganhar Cardano na carteira Yoroi

Yoroi é uma carteira de criptomoedas de extensão de navegador que roda no Chrome, Edge e Firefox, além de Android e iOS. Projetada para iniciantes, ela permite que você faça staking de ADA como um delegador.

Etapa 1: Baixe a carteira Yoroi. Certifique-se de usar o site oficial da Yoroi.

Etapa 2: Você pode optar por permitir URLs de pagamento Cardano.

Passo 3: Conecte a carteira / transfira o ADA à Yoroi.

Você terá que transferir fundos de uma carteira Daedalus para começar. Escolha uma das opções.

Se você não tiver fundos, escolha Criar uma carteira. Escolha Cardano quando solicitado.

Clique em “Criar carteira”, não em carteira de papel.

Em seguida, dê um nome à sua carteira. Isso é puramente para facilitar a identificação.

Em seguida, defina uma senha de gasto. Clique em “Criar carteira”. Anote a frase de backup da carteira. Você precisará desta frase de recuperação de 15 palavras para restaurar sua carteira, caso queira acessá-la de um dispositivo diferente.

Você não pode copiar a frase de recuperação. Escreva usando uma caneta e papel. Em seguida, escolha as palavras na ordem correta para criar sua carteira.

Em seguida, você será levado ao seu painel, onde encontrará a guia “Receber” e instruções sobre como adicionar fundos ADA.

Depois de adicionar fundos, você pode fazer staking de Cardano escolhendo um dos grupos de staking na “Lista de delegação”.

Agora que você sabe tudo sobre como os pools de staking de Cardano funcionam, você pode escolher um pool específico.

Cada pool tem uma taxa de operação, que varia entre os pools. Após a delegação, você estará qualificado para começar a coletar recompensas. No entanto, depois de começar a delegar, há um tempo de espera de 20 dias para aprovação. Isso é para evitar spam. Após a aprovação, você ganha ADA a cada cinco dias.

Há outra taxa de rede que deve ser paga sempre que você fizer a reclamação. Pode ser melhor esperar mais antes de fazer isso.

Ganhar Cardano na carteira Daedalus

Daedalus é uma carteira de desktop criada pela IOHK que roda em Windows, macOS e Linux. Esta é uma carteira de nós completa, para quem deseja se tornar um operador de pool de staking ou criar um nó na rede. Portanto, a carteira é mais adequada para usuários experientes.

Semelhante à carteira Yoroi, você terá que instalar a carteira Daedalus em seu dispositivo. As etapas são semelhantes às da carteira Yoroi. Certifique-se de armazenar com segurança sua senha de origem, que você precisará para recuperar sua carteira no futuro, caso algo aconteça com seu dispositivo.

Etapa 1: instale a carteira Daedalus em seu dispositivo

Certifique-se de baixar a carteira legítima do site oficial da Daedalus. Defina sua configuração preferida e aceite os termos de serviço.

Etapa 2: criar ou restaurar uma carteira

Você pode criar, emparelhar, restaurar ou importar uma carteira no Daedalus.

Supondo que você não tenha uma carteira Daedalus, vamos criar uma clicando em “Criar”.

Aqui você tem que definir o nome de sua carteira e uma senha de gasto, para mantê-la segura.

Em seguida, você receberá uma frase de recuperação de 24 palavras, que é a única coisa de que você precisa se precisar recuperar sua carteira.

Depois de escrever sua frase, você será solicitado a escrever a frase de recuperação para garantir que possa recuperar o acesso à sua carteira.

Depois de confirmar a importância da frase de recuperação, você será levado ao painel da carteira da Daedalus. Aqui, você também encontrará a guia “Receber”, que informa sobre como transferir fundos ADA para sua nova carteira.

Depois que a carteira é sincronizada com a blockchain Cardano, os pools de staking tornam-se visíveis para você e você pode começar a fazer staking de Cardano usando a carteira Daedalus. No entanto, observe que o processo de sincronização pode demorar um pouco.

Como ganhar Cardano na Binance

Você pode fazer staking de Cardano na Binance, Bittrex, KuCoin e Kraken. Ao fazer staking de Cardano diretamente em uma exchange de criptomoeda, a exchange é o pool de stake e dá aos usuários as recompensas diretamente em sua carteira na exchange.

Ao contrário do staking usando uma carteira de criptomoedas, os usuários que escolhem fazer staking de Cardano usando uma carteira de exchange não podem fazer staking de ADA em vários pools de staking.

Você precisará ter ADA na sua conta Binance antes de começar a fazer staking de Cardano.

Etapa 1: vá para os pools de staking da Binance.

Você precisará ir para a área de staking da Binance e pesquisar por ADA.

Clique em “stake agora” e escolha quanto você gostaria de bloquear e defina todas as outras opções, como a duração do stake (30, 60 ou 90 dias), marque a caixa de seleção de termos e condições e confirme a ação. Suas recompensas estarão prontas para serem reivindicadas após o término da duração do stake.

É importante notar que as exchanges de criptomoedas têm uma taxa APY mais baixa do que as carteiras de criptomoedas.

Como ganhar Cardano – renda passiva por meio do staking

É fácil fazer staking de Cardano e o stake pode ajudá-lo a ganhar uma renda passiva? Absolutamente. Staking de criptomoeda e especialmente o staking de Cardano nunca foi tão fácil e seguro. Começar é fácil de fazer, mesmo para iniciantes, e pode gerar receita da mesma forma que os bancos concedem juros.

Você já conhece a carteira da StormGain? Mantenha suas criptomoedas em segurança. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre staking de criptomoedas, veja os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Iulia is a computer science engineer. She's been a crypto writer since 2017. Iulia blogs about technology, blockchain and travelling. Her goal is to see and travel as much as possible and then tell the world about the beautiful things she experiences.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora