Ganhar dinheiro minerando criptomoedas: como começar

Compartilhar Artigo

A mineração de criptomoedas é uma atividade lucrativa aberta a todos. Ainda mais que você não precisa entrar em detalhes técnicos para começar a ganhar com isso.



Ainda assim, você precisará de algum conhecimento para ajudá-lo a navegar pelo universo de mineração para que possa ter uma renda significativa.

Neste guia, vamos passar por algumas etapas básicas sobre como ganhar dinheiro minerando criptomoedas.



Neste artigo:

  1. Introdução à mineração de criptomoedas
  2. Ferramentas especializadas para mineração de criptomoeda
  3. Mineração de criptomoeda com um PC
  4. Aplicativos e ferramentas para minerar criptomoedas em casa
  5. Fatores a considerar ao selecionar uma criptomoeda para minerar
  6. As criptomoedas mais lucrativas para minerar agora
  7. Conclusão

Uma introdução à mineração de criptomoedas

O processo de mineração geralmente é realizado por um grupo de pessoas – conhecidos como mineradores. Portanto, juntar-se a eles é uma questão de ter o hardware e o software certos.

Várias criptomoedas têm protocolos diferentes para minerar novas unidades. A criptomoeda mais popular para minerar é o Bitcoin devido ao seu tamanho de mercado e valor por unidade.

Para minerar novos Bitcoins, os mineradores precisam verificar as transações e adicioná-las ao blockchain resolvendo equações matemáticas complexas com computadores poderosos.

Consequentemente, a necessidade de hardware e equipamentos de mineração fortes e adequados, que podem ser difíceis de adquirir para pequenos mineradores.

Você pode ler mais sobre o que é mineração de criptomoedas neste link!

Ferramentas especializadas para mineração de criptomoeda

Você deve estar se perguntando que tipo de hardware é usado para minerar algumas de suas criptomoedas favoritas. Nesta seção, daremos uma olhada em alguns dos equipamentos de mineração que você pode usar para criar novos ativos digitais.

a. CPU

A forma menos poderosa de equipamento de mineração é o próprio computador. A mineração de CPU utiliza a Unidade de Processamento Central (CPU) em seu computador.

Antigamente, você poderia ganhar muito dinheiro minerando Bitcoins com um processador forte o suficiente.

No entanto, à medida que mais mineradores se interessavam pelo Bitcoin, a mineração de CPU perdia terreno. Atualmente, não é possível ter lucro usando este hardware para minerar Bitcoin.

  • As CPUs ainda podem ser usadas para extrair algumas das principais criptomoedas, como Monero, Litecoin, ZCash e outros.

b. GPU

A unidade de processamento gráfico (GPU) é a placa de vídeo de última geração presente em computadores poderosos.

Essas placas foram inicialmente projetadas para funcionar com videogames de última geração. Uma vez que possuem potência e capacidade de processamento significativas. Porém, hoje elas são usadas para ganhar dinheiro minerando criptomoedas.

  • GPUs são significativamente mais fortes do que CPUs. Além disso, essas ferramentas deram início ao início do boom da mineração.
  • Algumas criptomoedas que você pode minerar com GPUs incluem Ether, Litecoin e Ethereum Classic. Porém, o Bitcoin Gold, Monero, ZCash e outros também podem ser minerados.

Confira as melhores GPUs de 2021 para minerar criptomoedas.

c. FPGA

A introdução da mineração Field Programmable Gate Array (FPGA) foi outro ponto de partida significativo para o universo da mineração. Afinal, essas ferramentas são plataformas de mineração flexíveis e que podem ser programadas em tempo real.

Para redes que mudam algoritmos regularmente, os mineradores FPGA podem mudar com ele. Ao contrário dos ASICs.

  • FPGAs fornecem aos mineradores cada vez mais energia e eficiência em eletricidade, proporcionando assim uma oportunidade de ganhar ainda mais. Entretanto, eles não são amigáveis. Já que, exigem uma curva de aprendizado que pode levar semanas ou meses para ser alcançada.
  • FPGAs funcionam para minerar Bitcoin, Ether, Monero e muitos outros.

d. ASICs

Quando se trata de mineração, os circuitos integrados de aplicativos específicos são o melhor que existe. Essas ferramentas são microchips construídos para minerar criptomoedas – nada mais.

Eles fornecem velocidade e potência de hash ideais, ao mesmo tempo que reduzem a eletricidade consumida e economizam dinheiro em várias outras despesas. Ou seja, com essa ferramenta você pode otimizar seus lucros e, cada vez mais, ganhar dinheiro minerando criptomoedas.

Sua eficiência levou à morte do equipamento de mineração GPU. As plataformas ASIC médias são projetadas para minerar criptomoedas específicas, enquanto outras são mais abrangentes.

  • Entretanto, um minerador ASIC só pode extrair moedas para o algoritmo específico para o qual foi escrito.

Mineração de criptomoeda com um PC

Se você tiver um computador pessoal, é possível entrar no comércio de mineração e ganhar algum dinheiro com isso. Aqui, veremos maneiras simples de começar, com base no seu PC.

Entretanto, é importante notar que você não ficará rico da noite para o dia minerando criptos em um computador pessoal. Apesar que suas recompensas possam se acumular e se tornar significativas com o tempo, isso pode levar meses – se não anos.

Então, vamos começar!

a. Como minerar Bitcoin em seu Mac

Minerar Bitcoin é um empreendimento caro. Tanto é que os mineradores investem milhões de dólares em equipamentos de mineração que passam horas resolvendo equações matemáticas complexas antes de ganhar Bitcoins.

Mas, será que você pode minerar Bitcoin lucrativamente de seu Mac? Sim, você pode se envolver na atividade. Entretanto, é impossível extrair algo significativo dela.

Imagine ganhar US $ 0,02 após três a quatro anos de trabalho duro? Não, não vale a pena.

Conforme o Bitcoin se tornou popular e seu preço aumentou, tornou-se muito competitivo minerar um Bitcoin.

Ou seja, você tem que investir milhares de dólares para obter uma boa configuração que possa monitorar. No início, quando o Bitcoin foi introduzido, as CPUs eram a opção favorita.

Afinal, você poderia até extrair 100 moedas por dia. Porém, a CPU é mais lenta do que as GPUs para o tipo de cálculo matemático que o Bitcoin exigia. E à medida que a dificuldade continuava aumentando, os mineradores precisavam de economias de escala, o que levou à era ASIC. Que acabou eliminando os pequeninos usando computadores pessoais com configurações poderosas.

Afinal, já que você não pode minerar Bitcoin em um Mac atualmente, o que pode minerar?

b. Como minerar Ether no Mac

Ether é a segunda criptomoeda mais valiosa do mundo, depois do Bitcoin. Portanto, é uma escolha popular para mineradores.

Se você possui um Mac, esta é a melhor maneira de começar a mineração Ether:

Abra uma conta no MinerGate

O MinerGate é talvez o serviço de mineração mais popular para Macs. Ele irá guiá-lo através do processo de mineração do Ether e até mesmo gerará uma carteira para você, se você não tiver uma.

Para começar:

  • Baixe o aplicativo MinerGate do site da empresa
  • Cadastre uma conta com seu e-mail
  • Faça login no aplicativo com o seu Mac para visualizar sua conta
  • Vá para a guia “Miner” e selecione para minerar Ether

Conforme afirmado anteriormente, você pode adicionar sua carteira Ether ou criar com o MinerGate.

Como na mineração de Bitcoins, seu Ether será enviado para a carteira quando a mineração for concluída.

Selecione a taxa de trabalho do computador

Outro benefício do MinerGate é que você poderá selecionar quantos núcleos deseja que o computador use.

Isso é, essencialmente, o quão rápido você deseja que o dispositivo execute. Ou seja, quanto mais núcleos você usa, mais Ether você pode minerar. No entanto, mais núcleos também reduzirão significativamente a velocidade do computador.

Recomendado: obtenha um aplicativo de temperatura da CPU.

A mineração é um processo árduo e, quando feito continuamente, pode causar danos graves ao processador e à bateria do seu computador.

Um aplicativo de temperatura da CPU monitorará o quanto o computador está funcionando e te notificará se houver risco. Assim, você vai poder fazer uma pausa.

c. Como minerar Ether no Windows

A mineração de Ether no Windows pode ser realizada usando vários serviços, incluindo o Windows Ethereum Miner.

Porém, você precisará de um computador com placa gráfica e pelo menos 3 GB de memória dedicada.

Para começar:

  • Baixe o minerador. Você pode fazer isso indo no site do fabricante para fazer o download
  • Crie uma carteira. A plataforma não criará uma para você, então você precisará criar uma carteira por conta própria. Mais uma vez, lembre-se de fazer uma pesquisa completa antes de selecionar uma carteira para usar.

Ou acesse o nosso artigo e descubra quais são as melhores carteiras de 2021.

  • Segurança e recuperação são geralmente os fatores mais críticos aqui.
  • Instale WinEth. WinEth é o minerador do Windows que permitirá que você processe transações Ether e ganhe suas recompensas. O aplicativo encontra suas placas de vídeo e você pode inserir sua carteira para ganhar Ether. Ademais, ele está disponível para máquinas Windows de 64 bits (Windows 7, 8.1, 10).
  • Inicie o serviço. Em seguida, digite o endereço da sua carteira
  • Escolha suas opções. Você pode optar por executar o serviço quando o computador estiver ocioso ou em segundo plano para que possa se concentrar em outras coisas. Ambas as opções têm seus prós e contras, pondere-os antes de decidir.
  • Você está pronto. Pressione “Iniciar” e você está pronto para começar. Você pode verificar seus ganhos clicando no link “Clique aqui para visualizar o status de pagamento”.

Pronto, agora é só começar a ganhar dinheiro minerando criptomoedas no seu Windows.

Porém, o serviço irá transferir sua ETH para sua carteira assim que os pagamentos excederem 0,1 ETH (ou um valor que você configurar).

Aplicativos e ferramentas para minerar criptomoedas em casa

A mineração evoluiu significativamente ao longo dos anos, com inovações que permitem que mais pessoas contribuam com seu poder de computação para manter blocos e verificar transações.

Aplicativos de mineração de criptomoedas são a última tendência nessa evolução. Afinal, esses serviços fornecem aos usuários uma maneira simples e fácil de ganhar uma renda passiva, enquanto emprestam seus computadores para o bom trabalho da mineração.

Os aplicativos de mineração são especialmente inovadores porque tornam muito mais fácil para os usuários entrar no universo de mineração.

Idealmente, o processo de mineração precisará de computadores e equipamentos de mineração de alta potência. Com aplicativos de mineração de criptomoedas, os mineradores casuais podem minerar com seus computadores sem ter que pagar muito por essas ferramentas especializadas.

Você não ganhará muito, mas mesmo assim é uma renda passiva.

a. HoneyMiner: o padrão da indústria para aplicativos de mineração de criptomoedas

Com o HoneyMiner, você obtém uma plataforma de mineração simples de usar e altamente eficaz que permite ganhar dinheiro minerando criptomoeda de seu computador.

O serviço agrupa o poder de processamento dos vários computadores que o instalaram. Portanto, ao instalá-lo, você está essencialmente dando ao serviço permissão para aproveitar o poder de sua CPU.

Afinal, quanto maior for o seu poder de computação, maiores podem ser seus ganhos potenciais.

Quando você se inscreve no HoneyMiner, o serviço encontra as melhores e mais lucrativas moedas para você minerar a qualquer momento, com base na CPU / GPU que você fornece.

Ele usa seu poder de computação para minerar ativos digitais em seu computador e recompensa você com Bitcoin, que é enviado para sua carteira.

Porém, saiba que este serviço só paga recompensas aos clientes em Bitcoin.

Além disso, o serviço é capaz de funcionar no modo de piloto automático. Ou seja, você não precisa fazer nenhum monitoramento ou ficar de olho em seu equipamento.

Ademais, os benefícios deste serviço são bastante extensos. Ele executa o processo de mineração em seu nome. Além de permitir que você ganhe dinheiro sem ter que executar qualquer GPU ou manutenção de CPU de qualquer tipo.

Este é um tipo de serviço do tipo “configure e esqueça”. Entretanto, uma desvantagem desse serviço é o controle.

Portanto, se você prefere ter recursos de controle ou monitoramento detalhado de suas atividades de mineração, este aplicativo não é para você.

Quanto você pode ganhar com o HoneyMiner?

Se você tem um computador de última geração, pode ganhar até US $ 100 por mês com o HoneyMiner, dependendo do valor do Bitcoin.

O uso do aplicativo é gratuito. Porém, a empresa recebe uma parte por cada receita que você gera. Além disso, os usuários que comprometem 1 GPU pagam uma taxa de 8% sobre seus lucros. Enquanto aqueles que comprometem 2 GPUs pagam 2,5% de sua receita mensal para o serviço.

Como começar a usar o HoneyMiner

Começar com HoneyMiner é bastante simples:

  • Clique aqui para acessar o site do HoneyMiner
  • Baixe o software HoneyMiner e instale-o em seu computador
  • Cadastre-se com seu endereço de e-mail. O serviço enviará sua senha por e-mail.
  • O serviço começará a funcionar imediatamente. Ele vai usar seu poder de computação para minerar Bitcoins. Ao mesmo tempo, vai enviar seus lucros para sua carteira

O HoneyMiner recompensa você com 1.000 satoshis assim que você se inscrever. Em outras palavras, isso é 0,00001 BTC – equivalente a US $ 0,093.

b. Coinmine: a caixa de mineração de criptomoedas

O Coinmine é uma plataforma de mineração de criptomoedas plug-and-play projetada para uso em casa. Ele permite que você minere cinco criptomoedas diferentes – Bitcoin, Ether, Monero, ZCash e GRIN.

Modo Bitcoin da Coinmine

No entanto, ao contrário de outros ativos digitais, o Coinmine não permite que você minere Bitcoin. Porém, você pode converter as criptomoeda mineradas em BTC por meio do Modo Bitcoin.

Portanto, se você está minerando GRIN, não precisa necessariamente vender os GRINs extraídos em uma exchange por Bitcoin. Afinal, o Coinmine faz isso por você.

Configurando a caixa Coinmine

Com o Coinmine, minerar criptomoedas é tão fácil quanto clicar em um botão. Contanto que você tenha um aplicativo para smartphone e uma conexão Wi-Fi, tudo que você precisa fazer é:

  • Acesse o site do fabricante para solicitar uma caixa Coinmine
  • Quando o dispositivo chegar, retire-o da caixa e conecte-o na parede
  • Baixe o aplicativo Coinmine no seu telefone. Está disponível para iOS e Android
  • Instale o aplicativo em seu telefone e sincronize seu telefone com o dispositivo usando o código que veio com ele
  • Depois de sincronizado, selecione a criptomoeda que deseja minerar
  • Pressione “Minerar” e você está pronto para ganhar dinheiro minerando criptomoedas.

O Processo de Retirada

Cada dispositivo Coinmine vem com uma carteira embutida. A carteira recebe as moedas que você minera. Além disso, você poderá transferi-las para sua carteira quando atingir um valor limite. Esse valor vai variar entre as moedas.

Os limites são:

  • 0.0075 Bitcoin
  • 0.2 Ether
  • 0.4 Monero
  • 0.2 ZCash
  • 5 GRIN

Ganhe juros com o Coinmine

A Coinmine também fornece juros em mineração de Bitcoin e Ether. No entanto, a condição para isso é que os tokens deverão permanecer em sua carteira.

Além disso, você também não ganhará juros sobre os tokens enviados de outras carteiras para o Coinmine.

As taxas de juros estão em 6,5% APR e são compostos mensalmente.

Fatores a serem considerados ao escolher uma mineradora de criptomoedas

Muitos dos serviços e aplicativos de mineração que você encontra fornecem uma lista de criptomoedas para você minerar.

Embora o Bitcoin seja o ativo mais popular e mais valioso, não é particularmente o mais lucrativo para minerar. Ainda mais que, você pode trocar todos os ativos por Bitcoin. Portanto, você poderia tecnicamente obter ganhos de várias maneiras se jogar suas cartas da maneira certa.

Se você deseja maximizar seus ganhos, aqui estão alguns fatores que você deve ter em mente:

a. O preço do ativo

As criptomoedas são muito voláteis e seus preços oscilam diariamente. Portanto, é importante garantir que o custo de mineração da criptomoeda desejada não seja maior do que o preço do ativo. Sem importar se você planeja convertê-la para Bitcoin ou não.

Afinal, ninguém quer minerar criptos que eles não podem vender com lucro.

b. Potencial Futuro

Outra maneira de decidir qual criptomoeda minerar é olhar para o potencial de longo prazo do ativo.

Alguns ativos estão subindo de valor. Já outros devem experimentar uma tendência de alta em uma data específica. Aliás, uma moeda que tem um enorme potencial no futuro e é considerada negociada abaixo de seu verdadeiro valor é a Ethereum.

Este fator envolve pensamento e análise de longo prazo. Portanto, se você não tiver certeza sobre o ativo digital a ser minerado, dê uma olhada nas análises e previsões feitas por especialistas.

Aliás, você pode conferir o nosso artigo sobre a previsão do preço da Ethereum para saber do seu potencial no futuro.

Além disso, você precisa se perguntar: é uma moeda que você deseja manter por cinco a sete anos? Se sim, vá em frente.

As criptomoedas mais lucrativas para minerar

Aqui estão algumas das moedas digitais mais lucrativas para minerar:

a. Bitcoin

Bitcoin é a criptomoeda mais popular – e de longe a mais valiosa. Portanto, embora você precise gastar algum dinheiro para obter o equipamento certo para a mineração de BTC, você sabe que o ativo vale a pena.

Afinal, o Bitcoin proporcionou aos investidores um ganho impressionante de 9.000.000 por cento na última década.

Apesar de ter começado o ano passado negociando em baixa e se recuperando de um mercado em alta, ainda conseguiu terminar o ano – e a década – como o ativo de investimento de melhor desempenho em geral.

No entanto, minerar Bitcoin é caro. Exceto se você seguir o caminho das operações de hardware de mineração gerenciadas. Ou então, usar um serviço especializado de mineração em nuvem.

Quer minerar na nuvem? Saiba quais são os melhores serviços de cloud mining de 2021!

Além disso, faça seu cadastro na StormGain e comece a ganhar dinheiro minerando criptomoedas agora!

b. Ether

O Ether é a criptomoeda nativa da rede Ethereum. É também a segunda criptomoeda mais valiosa.

No entanto, o valor do Ether também está intrinsecamente ligado ao da rede.

Ao contrário da rede Bitcoin, o Ethereum é um projeto puramente de desenvolvimento. A rede permite que os desenvolvedores criem aplicativos e serviços, lançando-os no blockchain Ethereum e até mesmo usando Ether como meio de troca.

Portanto, quanto mais o desenvolvedor conta com Ethereum, mais alto o valor do Ether aumenta. Ou seja, se você está procurando um jogo de longo prazo, Ether é a escolha ideal.

c. Monero

Monero é outra moeda que pode oferecer algum potencial de longo prazo. Afinal, o Monero é uma moeda de privacidade popular – ativos digitais que permitem aos usuários fazer transações livremente e com total anonimato.

A capacidade do Monero de tornar o pagamento indetectável e proteger a identidade do usuário é um recurso que continua atraindo usuários. Além disso, a criptografia legítima do Monero e o suporte de especialistas do setor são outras duas vantagens. Todas essas vantagens fizeram o Monero ascender à elite cripto. Com isso, a moeda virtual teve vários picos de preço no passado.

d. ZCash

O ZCash é outra moeda de privacidade top. No entanto, o ativo é resistente a ASIC.Ou seja, você ainda pode minerá-lo efetivamente com GPUs mais baratas.

A dificuldade total de rede e mineração para o ZCash ainda é baixa. Tornando a moeda lucrativa para a mineração – melhor do que Bitcoin.

Portanto, se você está lutando para obter lucro em sua jornada de mineração, você pode querer comprar uma das máquinas ASIC executando o algoritmo Equihash para extrair ZCash e obter um ROI positivo em alguns meses.

Conclusão

A mineração de criptomoedas é um negócio lucrativo no qual dezenas de milhares se envolvem em todo o mundo. O mercado está forte agora e a expectativa está crescendo em torno de um aumento de preços em vários ativos importantes. Principalmente depois de eventos marcantes como máxima histórica do Bitcoin

Isso representa uma oportunidade para os pequenos mineradores mergulharem os pés na nesse universo e ganharem alguns dólares na mineração.

Porém, embora o Bitcoin seja o maior e mais caro para minerar, outros ativos digitais são opções mais adequadas para minerar de um computador doméstico. Por exemplo, o Monero, ZCash e Dogecoin.

Ou seja, se feito corretamente, você deve obter um ROI positivo sobre seus esforços de mineração.

Se você quiser saber mais sobre os aspectos práticos da mineração, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, você está interessado em conversar sobre mineração de criptomoedas com usuários reais? Junte-se à nossa comunidade do Telegram agora!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá