Minerar Bitcoin grátis: Guia completo

Compartilhar Artigo

Se você é novo no Bitcoin, é provável que já tenha ouvido falar sobre “mineiradores” e “mineração de bitcoin”. Com o real, o governo imprime mais dinheiro quando quer aumentar a oferta. Para criptomoedas como Bitcoin, eles são minerados. O que é mineração de bitcoin, como funciona exatamente e como minerar bitcoin grátis?



Neste guia, veremos o que é a mineração de Bitcoin e como você pode entrar nisso.

O que é mineração de Bitcoin?

A mineração de Bitcoin é o processo envolvido na verificação de transações de Bitcoin e adicionando-as ao blockchain do ativo. É uma forma de trabalho de auditoria que envolve proteger a rede e cunhar novos Bitcoins.



As pessoas que conduzem essa atividade são conhecidas como “mineradores” e são obrigadas pelo código a resolver enigmas matemáticos sofisticados antes que um novo bloco de transações seja adicionado ao blockchain. Cada vez que um minerador adiciona um novo bloco, ele é recompensado com uma compensação chamada “recompensa do bloco”, que é de 6,25 Bitcoins.

A recompensa do bloco é reduzida à metade a cada 210.000 blocos (ou aproximadamente a cada 4 anos), em um evento chamado Halving. No próximo halving, esta recompensa será reduzida pela metade mais uma vez … e assim por diante.

Para saber mais sobre o Halving do Bitcoin, acesse o nosso artigo.

Como funciona a mineração de bitcoin

A mineração de Bitcoins costumava ser muito fácil no passado, mas com a rede Bitcoin se tornando mais saturada e complexa, a mineração também cresceu em dificuldade.

Principalmente, os mineradores de Bitcoin trabalham como auditores. Eles garantem que todas as transações processadas são legítimas e os blocos são adicionados ao blockchain em tempo útil.

Atualmente, um bloco de transações vale cerca de 1 MB. Para um minerador receber recompensas de mineração por um bloco de transações, ele deve ser o primeiro a resolver o quebra-cabeça matemático e, em seguida, adicionar o bloco ao blockchain.

Entenda mais sobre blocchain no nosso guia completo de blockchain para iniciantes.

É neste problema matemático que reside realmente o trabalho. Ao contrário de obter uma pergunta de teste aleatória que você pode resolver facilmente em seu laptop, o problema é mais como chegar a um número hexadecimal de 16 dígitos (conhecido como “hash”) que é menor ou igual a um hash de destino específico. Para iniciantes em Bitcoin, esse processo é conhecido como “prova de trabalho” ou PoW.

Portanto, PoW é mais como uma suposição. No entanto, considerando que estamos analisando o hexadecimal de 16 dígitos, o número de suposições de que você precisa para chegar a um número preciso pode chegar a trilhões. Evidentemente, ninguém tem tempo ou capacidade para esse trabalho.

É aqui que as máquinas de mineração entram em jogo. Essas máquinas emprestam seu poder de computação para resolver o problema matemático.

Saiba quais são as melhores placas de vídeo para minerar criptomoedas.

A legalidade da mineração de bitcoins depende de sua localização. Alguns governos reconheceram a ameaça que o Bitcoin representa para sua soberania financeira e monetária. Isso levou a várias repressões no setor, incluindo a mineração.

Alguns exemplos de países onde a mineração é ilegal incluem Paquistão, Equador, Egito, Argélia e Nepal. No entanto, a mineração de Bitcoin é legal na maioria dos países ou, no máximo, não regulamentada.

Mineração de bitcoin: requisitos e lucratividade

A primeira e mais crítica ferramenta para mineração é um minerador de circuito integrado específico de aplicativo (ASIC) especializado. Um novo ASIC pode custar algo entre US $ 1.000 e US $ 5.000 ou mais. Mas, essa não é a única consideração para executar uma operação de mineração. Afinal, ASICs consomem quantidades imensas de eletricidade – um custo que pode facilmente exceder o consumo de energia do dispositivo.

Você também precisará de um software de mineração Bitcoin para ingressar na rede Bitcoin. Eles não são tão caros quanto o hardware – na verdade, algumas opções são até gratuitas.

Para determinar se o Bitcoin é lucrativo, você deve considerar o seguinte:

  • Custo de hardware
  • Possíveis custos de software
  • Custos de eletricidade
  • Valor atual do Bitcoin
  • Impostos possíveis

À primeira vista, você pode pensar que a mineração de Bitcoin é um empreendimento lucrativo. Afinal, o Bitcoin vale atualmente mais de R$ 295.000. Portanto, minerar um bloco e obter a recompensa renderá a você mais de R$ 1.770.000.

Entretanto, você precisará de um exército de plataformas de mineração para ser lucrativo. O consumo de eletricidade da mineração de Bitcoin pode ser bastante extenso. Dados do Congressional Research Service mostram que um único ASIC pode consumir tanta energia quanto 500.000 consoles PlayStation 3.

Ou seja, para administrar uma empresa de mineração em casa, você precisará pagar somas incríveis.

Na verdade, o custo da eletricidade provavelmente será o determinante mais significativo da lucratividade da mineração para você. É por isso que os mineiros trabalham com piscinas de mineração.

Leia mais para entender mais sobre quanta eletricidade é usada para minerar Bitcoin.

Entendendo os Pools de Mineração

Inicialmente, a mineração de Bitcoin foi configurada para esforços individuais. As pessoas poderiam usar seus dispositivos domésticos para minerar Bitcoin.

No entanto, com as criptomoedas ganhando mais atenção, a mineração se tornou mais competitiva e menos lucrativa para operar em casa. Procurando ser o primeiro, várias pessoas começaram a utilizar ferramentas mais avançadas – as unidades de processamento gráfico (GPUs).

Essas ferramentas, que foram projetadas para rodar jogos de alta potência, podem ser facilmente adaptadas para trabalhar na mineração.

Em seguida, vieram os circuitos integrados de aplicativos específicos (ASICs), que agora são o padrão da indústria. Eles forneciam uma potência ainda maior do que as GPUs, proporcionando aos mineradores de bitcoin um maior grau de lucratividade. Portanto, ao fornecer maior poder de computação com menos níveis de consumo de energia, esses dispositivos eliminaram gradualmente as CPUs.

Embora as GPUs e ASICs tenham melhorado a qualidade da mineração, eles também tornaram mais desafiador para os novos mineradores entrar no ecossistema. Afinal, eles são mais caros – tanto para instalar quanto para manter. Portanto, isso o torna desanimador para operadores menos capitalizados.

Ademais, você pode minerar na nuvem. Saiba quais são os melhores serviços de cloud mining de 2021!

Além disso, faça seu cadastro na StormGain e comece a ganhar dinheiro minerando criptomoedas agora!

Pools de mineração

Entretanto, como solução alternativa, os mineradores se uniram para contribuir com o hash power no que é conhecido como “pools de mineração”.

Como seus nomes sugerem, os pools de mineração concentram a capacidade de diferentes mineradores juntos. Esses mineradores combinam seu poder de processamento para extrair Bitcoin e compartilham as recompensas com base na quantidade de poder que contribuíram.

Pools de mineração podem ser incrivelmente lucrativas. No entanto, o fato de eles compartilharem as recompensas significa que você estará ganhando menos do que se fosse solo. Também é importante observar que provavelmente você terá que esperar um longo tempo para receber sua recompensa.

Ainda assim, quando você considera o dinheiro que economiza por não ter que operar uma plataforma de mineração, você descobrirá que esses pools não são uma ideia tão ruim.

Como escolher um pool de mineração de bitcoin

Ao escolher pools de mineração, tenha em mente o seguinte:

Compatibilidade de infraestrutura

O primeiro ponto a considerar será a compatibilidade do pool com o seu dispositivo de mineração. Alguns pools não permitem CPUs, enquanto outros têm especificações para mineradores que executam GPUs e ASICs.

Da mesma forma, um pool pode não suportar o software que você está acostumado. Portanto, se você quiser se juntar a eles, você precisa considerar o software de mineração que está sendo usado.

Além disso, você precisará enfrentar requisitos para coisas como velocidades de conexão de rede e verificação de identidade em casos extremos. Todas essas são barreiras de entrada simples que podem tornar sua seleção mais complicada.

Mecanismo de atribuição de tarefas

Os pools de mineração atribuem tarefas aos mineradores usando métodos diferentes. Digamos que o pool A tenha mineradores mais fortes, enquanto os do pool B são comparativamente mais fracos.

Um algoritmo de pool em execução no servidor deve ser capaz de distribuir tarefas entre os subgrupos disponíveis. Portanto, uma maneira simples de fazer isso será atribuir tarefas mais desafiadoras ao pool A e tarefas mais fáceis ao pool B.

Dessa forma, o pool pode alcançar uniformidade de frequência de comunicação para diferentes mineradores com recursos variados na rede.

Transparência do pool por operador

Os operadores do pool de mineração também são obrigados a promover a transparência e a confiança entre os membros do pool. Algumas dessas medidas de transparência podem ser painéis em tempo real que os mineradores podem visualizar para verificar sua participação nos recursos do pool.

Ao selecionar um pool, procure esses sistemas e participe de pools que operem de forma transparente.

Limite de pagamento

Se o seu hardware estiver na extremidade inferior do espectro de potência de computação, evite pools com limites de pagamento mais altos. Sua contribuição para o pool será menor e você receberá a parte menor dos ganhos. Portanto, você terá que esperar mais para atingir o limite de pagamento e receber seu pagamento.

Estabilidade e robustez do pool

Você também deve avaliar a infraestrutura de segurança do pool. Eles têm uma conexão aberta ou segura? Quais são suas vulnerabilidades a ataques DDoS e outras ameaças à segurança? Como eles lidam com possíveis hacks? Considere perguntas como essas para verificar sua segurança.

Estrutura de taxas de pool

Enquanto alguns pools cobram uma taxa nominal para os mineradores usarem seus serviços, outros não cobram nada. Portanto, se o seu ojetivo é minerar bitcoin grátis, escolha em pool que não cobra taxas.

No entanto, você precisará ter cuidado com as fórmulas de pagamento dos pools, que podem vir com algumas taxas ocultas. Por exemplo, alguns pools de taxa zero só podem oferecer este serviço gratuito por períodos limitados e cobrar mais tarde. Ou seja, você até pode começar a minerar bitcoin grátis, mas para continuar terá que pagar.

Os possíveis riscos da mineração de bitcoin

Embora possa parecer um empreendimento sem riscos, a mineração tem seus perigos.

Por um lado, a mineração é uma atividade financeira. Você poderia comprar milhares de dólares em equipamentos e desembolsar ainda mais devido ao consumo de eletricidade e não extrair um único bloco no final do dia.

Entretanto, os pools de mineração ajudam a mitigar o risco se você quer minerar bitcoin grátis. No entanto, você ainda corre o risco de ser vítima de um golpe – ou de o pool ser hackeado.

Você também pode morar em um país ou região onde a mineração é proibida. Se você for pego, poderá enfrentar multas ou uma possível pena de prisão. Portanto, é melhor fazer sua pesquisa antes de entrar.

Entretanto, você pode conferir o nosso artigo sobre melhores países para minerar bitcoin em 2021.

Conclusão

Embora a mineração de bitcoins possa ser lucrativa, ela traz várias considerações e riscos. A atividade agora é mainstream, e a entrada é mais desafiadora do que costumava ser.

No entanto, com as considerações certas e uma base de capital suficiente, você deve ser capaz de fazer isso. Mas vale sempre ressaltar, antes de se jogar em um projeto, pesquise!

Se você quiser saber mais sobre os aspectos práticos da mineração, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, você está interessado em conversar sobre mineração de criptomoedas com usuários reais? Junte-se à nossa comunidade do Telegram agora!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá