IPO da Coinbase: o que é e o que significa para a indústria

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A Coinbase realizou um IPO.

  • A listagem direta da exchange pode afetar a indústria de criptomoedas.

  • Apesar de outras exchanges sinalizarem que também podem abrir o capital, outras preferem continuar como estão.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A principal exchange de criptomoedas,a Coinbase realizou a primeira oferta pública inicial (IPO) desse tipo no dia 14 de abril, listada sob o ticker COIN.

A Coinbase será a primeira empresa de criptomoedas a abrir o capital na Nasdaq após um ano lucrativo em que a exchange gerou mais de US $ 1,8 bilhão em receitas. É uma das principais exchanges e fornece a porta de entrada para muitos investidores em busca de seu primeiro envolvimento com a indústria de criptomoedas.

Além disso, a Coinbase revelou recentemente que tem 56 milhões de usuários. Essa é uma quantidade impressionante considerando o tamanho do mercado de criptomoedas em comparação com os mercados financeiros mais tradicionais.

Agora, a introdução da primeira listagem de criptomoedas está atraindo grande atenção de compradores institucionais, com a listagem e avaliação inicial de US $ 100 bilhões um tópico quente de discussão na comunidade de criptomoedas.

Neste artigo, vamos descobrir o que é um IPO, como isso afeta a indústria de criptomoedas e muito mais.

Neste artigo:

O que é um IPO?

Antes de começar, precisamos entender o que é um IPO.

Um IPO é a primeira venda pública de ações emitidas por uma empresa. Antes de um IPO, uma empresa é considerada privada, geralmente financiada por investidores como fundadores e investidores de risco.

Quando uma empresa passa por um IPO, o público em geral pode comprar ações e possuir uma parte da empresa. Este processo é conhecido na indústria como “abertura de capital”.

No entanto, no caso da Coinbase, eles estão oferecendo uma listagem direta, que difere de um IPO em muitos aspectos.

O que é uma listagem direta?

Uma listagem direta é quando uma empresa opta por abrir o capital vendendo ações pré-existentes em vez de oferecer novas.

O processo é semelhante a um IPO, mas permite que os funcionários da Coinbase vendam suas ações existentes no mercado. Essas ações podem ser ganhas por meio de salários, opções de ações ou negociações OTC.

Em uma listagem direta, os investidores podem vender ações sem um período de restrição. Este período de restrição é o período de tempo após um IPO durante o qual as ações não podem ser vendidas por insiders. Além disso, uma listagem direta também significa que as taxas que normalmente são pagas aos bancos de investimento por meio de um IPO podem ser evitadas.

Ademais, existem diferenças importantes entre um IPO e uma listagem direta que devem ser abordadas antes de prosseguirmos, então vamos abordá-las resumidamente.

Qual é a diferença entre um IPO e uma listagem direta?

A principal diferença entre um IPO e uma listagem direta é que um IPO emite novas ações pela primeira vez, enquanto uma listagem direta vende ações existentes que são mantidas por funcionários de uma empresa.

Em uma listagem direta, funcionários e investidores de uma empresa vendem suas ações existentes ao público. Entretanto, em um IPO, uma empresa vende uma parte da empresa emitindo novas ações.

Além disso, as empresas que abrem o capital por meio de uma listagem direta geralmente não se concentram em levantar capital adicional. Em vez disso, seu foco é captar a atenção do mercado e recompensar os primeiros investidores.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Como a listagem direta da Coinbase afetará a indústria?

Seja você um touro ou um urso, não há dúvida de que todos os olhos estão voltados para a cotação direta da Coinbase em 14 de abril.

Afinal, a indústria só está ganhando mais atenção no último ano, com mais compradores institucionais e uma adaptação mais ampla entrando no mercado convencional.

Portanto, vamos analisar os dois lados, touro e touro, para ver como a listagem direta da Coinbase pode afetar a indústria.

O cenário Bullish

Instituições populares como Greyscale, MicroStrategy e Tesla abriram caminho para a cotação da Coinbase, que pode atingir um nível febril assim que os portões forem abertos.

As receitas impressionantes da Coinbase atrairão empresas mais tradicionais baseadas em moeda fiat para a indústria, já que o mercado agora rompeu a barreira psicológica chave de uma listagem pública de uma empresa de criptomoedas.

Além disso, as receitas da Coinbase mostraram que as empresas de criptomoeda podem ser lucrativas, outro indicador que mostra que as exchanges podem ser um investimento que vale a pena.

Isso pode abrir as portas para que mais empresas adotem criptomoedas em suas operações adicionando Bitcoin ao balanço patrimonial, pagando salários em moedas virtuais ou oferecendo pagamento por serviços em criptomoedas.

Principais figuras do universo das criptomoedas, como Changpeng Zhao, o CEO da Binance e Sam Bankman-Fried, CEO da FTX, ambos sairam em apoio à listagem da Coinbase.

Além disso, ambas as figuras influentes acreditam que a avaliação da Coinbase é bastante baixa e atraente, mas estão otimistas de que a exchange provaria que os céticos estavam errados assim que entrar no mercado.

Sinais de otimismo

Esse otimismo é promissor para a indústria como um todo e pode ser um grande sinal de que as criptomoedas estão começando a se tornar algo a ser levado a sério.

Afinal, quando as principais instituições bancárias, juntamente com plataformas de negociação e mercados amplamente aceitos, apresentam uma empresa de criptomoeda, isso só pode ser um sinal promissor para o setor.

Na verdade, os preços das criptomoedas populares como Bitcoin e Ethereum estão se aproximando do máximo nos dias que antecederam a cotação. Ou seja, novamente mostrando força e crença de que a cotação da Coinbase será um catalisador para algo maior.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Ceticismo Bearish

No entanto, tem havido ceticismo em relação à listagem, com objeções ao preço inicial de listagem de US $ 100 bilhões e à taxa de crescimento que a Coinbase pode alcançar.

Sua declaração de registro revela que a Coinbase gerou 87% da receita de taxas de trading com a venda de Bitcoin, Ethereum e quase 50 outras moedas para clientes de varejo e institucionais.

A Coinbase cobra uma taxa fixa para trading em transações de compra e venda, que é de 4%.

Ou seja, isso equivale a cerca de 0,5% de taxas de cada transação, o que aumenta quando você considera que tem 56 milhões de usuários. Como a plataforma é especialmente popular entre os investidores comuns, eles podem não estar cientes das taxas que estão pagando em comparação com outras exchanges.

Além disso, a Coinbase costuma ser vista como a plataforma mais fácil de inserir criptomoedas, então suas receitas de taxas não são surpreendentes. No entanto, esse crescimento da receita coincidiu com o ressurgimento da indústria após a alta do Bitcoin e o surgimento de criptomoedas no mercado principal.

Portanto, a questão permanece – como a Coinbase se sairá em um mercado pessimista?

Quando o volume de negócios diminui e outras exchanges oferecem taxas mais baixas para coincidir ainda mais com o crescimento da indústria, a Coinbase pode ter dificuldades para manter os resultados anteriores, o que pode levar a uma queda no preço das ações.

Incertezas

A Coinbase alertou que, se os preços, a demanda ou o volume das criptomoedas diminuírem, seu modelo de negócios pode ser seriamente afetado. Além disso, embora a Coinbase tenha protocolos de segurança avançados, sempre há o potencial para ataques cibernéticos ou violações de segurança.

Ademais, a sombra sempre presente de incerteza regulatória também permanece. Afinal, as criptomoedas um alvo principal para mais supervisão e restrições potenciais quando se trata de negociação e operação.

Embora isso seja algo a se considerar, prever os ciclos do mercado pode ser difícil. Ademais, com o uso agora generalizado de criptomoedas em todo o planeta, a Coinbase pode ser capaz de manter sua avaliação atual.

É fácil ver por que a listagem direta da Coinbase é otimista para a indústria. Maior exposição aos mercados tradicionais, atenção da mídia de massa, maior base de usuários e um ativo real e tangível disponível para investidores financeiros entrarem na indústria de criptomoedas.

Agora, o aumento da atenção pode estimular outras exchanges a seguir o exemplo e ir a público.

As outras exchanges seguirão o exemplo da Coinbase?

Seguindo a listagem direta da Coinbase, Jesse Powell, o CEO da Kraken, está considerando uma listagem no mercado de ações no próximo ano. Principalmente depois que a exchange registrou um volume recorde de trading de bitcoins no primeiro trimestre de 2021.

Kraken, a terceira exchange mais popular em volume de negociação atrás de BInance e Coinbase, está procurando levantar capital por meio de outra rodada de arrecadação de fundos e está atrasando isso para avaliar o desempenho do IPO da Coinbase.

Este poderia ser um sinal real de que outras exchanges também estão olhando para a Coinbase para definir a referência para uma avaliação realista.

No entanto, Binance, a exchange mais popular do mundo em volume de negócios, não tem planos de abrir o capital. CZ, o CEO da Binance, disse que está feliz com as reservas de caixa e o crescimento da Binance e não vê razão para interromper isso com uma oferta pública.

Além disso, uma das razões pelas quais outras exchanges não estão seguindo o exemplo pode ser o surgimento de tokens de exchanges, como BNB (Binance), FTT (FTX) e KCS (Kucoin).

Tokens de exchanges

Nas semanas que se aproximam da listagem direta, todas essas moedas tiveram grandes aumentos no preço e no volume de negócios, com todas atingindo o máximo histórico nos dias anteriores à cotação.

Enytretanto, as moedas não oferecem uma ação ou qualquer propriedade de parte da empresa. No entanto, elas oferecem uma maneira de os usuários apoiarem o ecossistema e o que a exchange está oferecendo.

Com os investidores em criptomoeda talvez procurando fugir das formas tradicionais de propriedade, como ações e dividendos, esses novos tokens de exchanges podem provar ser uma forma lucrativa para as exchanges permitirem a oportunidade de fazer parte do crescimento e do sucesso de uma exchange.

Com as três principais exchanges atualmente em posições diferentes, pode ser difícil dizer como serão as listagens futuras. Se a listagem da Coinbase for um sucesso e estimular um grande crescimento na indústria, então é fácil ver outras exchanges seguirem o exemplo.

No entanto, no caso da Binance, seu domínio de mercado também pode sinalizar que uma listagem pública ou IPO não é necessária para o crescimento ou adaptação da indústria.

Você já conhece a carteira da StormGain? Suas criptomoedas em segurança.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Conclusão

Seja um sucesso retumbante ou não corresponda às expectativas, está claro que a listagem direta da Coinbase pode ser o catalisador de que a indústria precisa finalmente entrar nos mercados financeiros convencionais.

Embora Bitcoin e outras criptomoedas ainda possam ser vistos como investimentos arriscados, cada vez mais líderes de mercado estão começando a manter e adotar as criptomoedsa em suas operações.

Mais boas notícias – agora sabemos o que é um IPO e uma listagem direta e a diferença entre eles.

Isso pode nos ajudar a tomar melhores decisões com base no desempenho da Coinbase. Avaliar o quão populares as criptomoedas estão se tornando e, esperançosamente, colher os frutos de uma maior exposição e interesse na indústria.

Agora, é hora de sentar, relaxar e deixar a indústria de criptomoedas crescer sabendo que ela faz parte dos principais mercados financeiros e investidores, algo que só pode ser bom no longo prazo.

Se você quiser saber mais sobre IPO e exchanges, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre o que está acontecendo no universo das criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá