Carteira para Cardano: veja as melhores opções para ADA

Compartilhar Artigo

Cardano (ADA) é um dos 10 principais projetos de criptomoeda com base em um algoritmo de consenso de prova de aposta. O Cardano foi projetado como uma plataforma de contrato inteligente para manter e transferir a propriedade de itens. Os exemplos incluem tokenização de documentos acadêmicos, produtos de varejo e até mesmo identidade. Semelhante ao Ethereum, os desenvolvedores também podem construir dApps na plataforma.



Se você investiu recentemente em Cardano, ou está procurando fazê-lo em breve, com certeza vai querer buscar uma forma segura para armazenar ADA. Portanto, este post está aqui para ajudar.

Neste guia, vamos detalhar as melhores carteiras para Cardano para proteger seus ativos. Mas antes de entrarmos nisso, vamos começar com alguns fatores para ficar de olho ao escolher uma carteira de criptomoedas.



Este guia contém:

  • O que procurar em uma carteira para Cardano
  • a.) Facilidade de uso
  • b.) Segurança
  • c.) Ainda em desenvolvimento?
  • d.) Equipes de apoio
  • Tipos de carteira
  • a.) Carteira Web
  • b.) Carteira móvel
  • c.) Carteira desktop
  • d.) Carteira de hardware
  • e.) Carteira de papel
  • As melhores carteiras para Cardano
  • Carteira Daedalus
  • Carteira Yoroi
  • Ledger Nano S
  • Trezor
  • Adalite
  • Conclusão

O que procurar em uma carteira para Cardano

Ao olhar para carteiras para Cardano, Bitcoin ou Ethereum e qualquer carteira de criptomoeda em geral, considere o seguinte:

a.) Facilidade de uso

A primeira coisa a considerar é a facilidade de uso da carteira. Você tem dificuldade em entender o que ele está tentando comunicar ou é fácil de ver?

Os botões são fáceis de acessar e suas entradas são simples? Se for uma carteira digital, você pode ver facilmente todas as informações necessárias? É personalizável e agradável aos olhos?

Se você for usar uma carteira de criptomoeda, é vital entender facilmente como ela funciona. Não vale a pena tentar descobrir.

b.) Segurança

Qual é o nível de criptografia da carteira? Muitas carteiras padrão têm criptografia de nível AES-256 para proteger suas chaves privadas. Além disso, elas geralmente suportam autenticação de dois fatores (2FA) para segurança extra de login também.

Todas as carteiras devem ter essas duas medidas básicas de segurança, entre outras. Portanto, aquelas que nem mesmo suportam 2FA não valem o seu tempo.

c.) Ainda em desenvolvimento?

A equipe ainda está trabalhando ativamente na carteira? Mantendo-se atualizado com novas moedas e medidas de segurança? Você deve utilizar uma carteira que está sendo constantemente atualizada – não uma que esteja desatualizada. Afinal, isso está colocando seus ativos em um risco enorme.

d.) Equipes de apoio

A carteira tem uma equipe de suporte confiável? Embora isso possa ser difícil de verificar pessoalmente com antecedência, você pode olhar nas redes sociais e ler comentários para ver o que os outros têm a dizer.

Tipos de carteira

Além do que procurar em uma carteira para Cardano, também existem cinco tipos de carteira a serem considerados ao tomar uma decisão.

a.) Carteira Web

Uma carteira web pode ser acessada pela internet. Geralmente, eles são vistas nas exchanges e servem como um local para armazenar seus ativos e torná-los facilmente acessíveis.

No entanto, as carteiras web são menos seguras do que outros tipos. Afinal, seus ativos estão constantemente expostos aos perigos da web. Atores mal-intencionados podem invadir uma plataforma e obter acesso a eles, especialmente se você estiver armazenando em uma carteira não confiável.

Entretanto, as carteiras Web são recomendadas apenas para day traders. Os grandes detentores devem manter a maior parte de seus ativos em outra carteira para Cardano.

b.) Carteira móvel

Semelhante às carteiras web, as carteiras móveis quase sempre estão conectadas à Internet sempre que o dispositivo está ligado.

No entanto, eles têm razão de existir. As carteiras móveis facilitam a realização de transações rápidas por meio do telefone. Além disso, elas são protegidas por PIN e uma frase de recuperação também.

Dito isso, se o seu telefone for roubado, o ladrão terá acesso aos seus cripto ativos. Porém, você pode utilizar a frase de recuperação a tempo de recuperá-los, mas esse risco está sempre lá.

c.) Carteira desktop

As carteiras desktop são uma combinação interessante de segurança. Elas são mais seguros do que carteiras da web ou móveis. Entretanto, não são tão seguros quanto carteiras de hardware.

Por um lado, uma carteira de desktop não deixa seus ativos consistentemente conectados à Internet. Afinal, quando o computador está desligado, a carteira fica inacessível para pessoas mal-intencionadas.

Além disso, os hackers geralmente visam as exchanges e outras carteiras on-line. Portanto, se você focar na carteira desktop, seus ativos estarão um pouco mais seguros.

d.) Carteira de hardware

Carteiras de hardware são dispositivos totalmente externos que armazenam seus ativos offline. Para usar um, você o conecta ao seu computador ou dispositivo móvel e insere um número PIN. Esse PIN deve ser inserido por meio de uma pequena tela no dispositivo, tornando difícil para alguém olhar por cima do seu ombro.

Porém, quando não estão em uso, muitos investidores armazenam sua carteira de hardware em um cofre em casa ou em outro lugar para aumentar a segurança.

e.) Carteira de papel

Carteiras de papel são a forma definitiva de segurança para sua criptomoeda, geralmente na forma de um código QR. Afinal, elas geralmente são impressas de um computador off-line e armazenados em algum lugar seguro por anos a fio.

Esses ativos podem ser acessados por meio da digitalização do papel com o seu telefone. No entanto, é importante garantir que este papel nunca seja danificado. Afinal, se ela for rasgada ou danificada de alguma forma, seus ativos serão perdidos, a menos que você tenha uma chave de recuperação.

Por isso, muitos investidores laminam seus papéis para evitar que se rasguem.

As melhores carteiras para Cardano

Agora que você sabe o que procurar em uma carteira, aqui está uma lista das melhores carteiras para Cardano para armazenar ADA com segurança.

1. Carteira Daedalus

A carteira Daedalus é a carteira de criptomoeda mais recomendada para armazenar seu ADA.

Em grande parte, isso se deve ao fato de ser a carteira “oficial” de código aberto da plataforma Cardano. Portanto, se você estiver navegando no site da Cardano, esta é a carteira que está listada para uso.

Além disso, esta carteira é considerada uma carteira Full Node, o que significa que faz o download de todo a blockchain Cardano para uso. A partir daí, ele valida cada transação no histórico da blockchain.

Sem contar que, graças à tecnologia de carteira determinística hierárquica integrada ao Daedalus, você também pode gerenciar uma quantidade ilimitada de carteiras externas. Dessa forma, você pode ter várias carteiras para day trading, holding e muito mais.

Curiosamente, a carteira também contém um feed de notícias para se manter atualizado com todas as atualizações do Cardano, bem como alterações na própria carteira. O Daedalus está disponível no Windows, macOS e Linux. Portanto, qualquer sistema operacional pode tirar proveito dela.

2. Carteira Yoroi

Se você não está interessado em uma carteira completa, também conhecida como gerenciamento de todo a blockchain Cardano, a carteira Yoroi é uma ótima opção para você.

Também recomendado no site oficial da Cardano, a Yoroi não exige que você baixe a rede. Em vez disso, você pode simplesmente iniciar a transação assim que abrir a carteira.

No entanto, isso não significa que a carteira não seja segura. Afinal, todas as suas chaves privadas são totalmente criptografadas e nem mesmo são armazenadas nos servidores da plataforma ou mesmo fornecidas a terceiros. Na verdade, não há nem estatísticas de análise, o que significa que eles não têm ideia de como você gerencia suas moedas.

Isso sem falar que é uma carteira simplificada que mesmo aqueles que não são tecnologicamente inclinados podem tirar proveito do Yoroi.

Além disso, Yoroi tem um extenso roteiro para o futuro. Eles estão planejando oferecer suporte a recursos adicionais, lançar um navegador dApp e até mesmo oferecer suporte a transações com várias assinaturas.

3. Ledger Nano S

A Ledger Nano S é uma carteira de hardware. Ou seja, isso significa que os seus ativos são mantidos completamente seguros em comparação com outras carteiras web ou online. Isso ocorre porque a carteira fica totalmente desconectada da Internet quando não está em uso. Ou seja, pense nisso como uma unidade USB que pode armazenar seus ativos.

Usar a Ledger é simples. Ela vem com dois botões e requer um PIN para ser inserido. Além disso, carteira só pode ser acessada pessoalmente, o que significa que os golpistas não têm como entrar online. Mesmo quando a carteira está conectada ao seu computador, suas chaves privadas são mantidas criptografadas e inacessíveis.

Além disso, quando não estiver em uso, você pode simplesmente armazenar o Ledger Nano S em um cofre ou em outro lugar seguro. Ademais, ela ainda vem com uma frase de recuperação de 24 palavras no caso de você perder o acesso à sua carteira.

Entretanto, devido ao número de etapas necessárias para acessar seus ativos, esta é uma carteira recomendada para titulares experientes. Os day traders devem deixar alguns de seus ativos em outra carteira. Além disso, se você quiser investir em outras criptomoedas, a Ledger também pode ajudá-lo.

Clique aqui para ver o nosso artigo sobre as melhores carteiras para criptomoedas em 2021.

4. Trezor

Uma concorrente da Ledger, a Trezor é a outra carteira de hardware popular para armazenamento seguro de criptomoedas. Na verdade, foi a primeira carteira de hardware existente, tornando esta empresa uma solução bastante confiável.

Ao conectar sua carteira, a Trezor exige um número PIN complexo para evitar roubos pessoais. É um número aleatório sempre que você conecta a Trezor também.

Semelhante à Ledger, se você de alguma forma perder seus ativos, a carteira também fornece uma frase de recuperação de 24 palavras. Além disso, ela também oferece suporte a um grande número de ativos, caso você queira ramificar a partir do ADA.

5. Adalite

A Adalite não é recomendada no site oficial da Cardano. Porém, ela tem alguns laços oficiais com o projeto. Afinal, a equipe por trás da Adalite, Vacuumlabs, tem parceria com a Cardano, tornando-a uma escolha razoavelmente segura para uma carteira.

No entanto, é importante notar que esta é uma carteira web, não um hardware ou carteira de desktop. Portanto, isso significa que seus ativos estão constantemente em risco, pois estão sempre conectados à Internet.

Curiosamente, você pode acessar Adalite se tiver uma carteira de hardware, embora também seja acessível por meio da frase mnemônica da carteira ou do arquivo oficial armazenado em seu computador.

Se você escolher a opção mnemônica, terá que inseri-la para desbloquear sua carteira. Felizmente, isso é relativamente fácil de fazer, supondo que você armazene a frase em um local seguro. A Adalite também oferece suporte para staking de ADA, o que permite que você ganhe juros sobre seus ativos apostados.

Conclusão

Agora você conhece as melhores carteiras para Cardano para manter seu ADA seguro. Além disso, agora você entende as carteiras de criptomoedas em geral e pode se envolver no universo das criptomoedas sem problemas.

Se você ainda não comprou o Cardano, pode fazê-lo por meio de qualquer exchange de criptomoeda confiável e confiável como o StormGain.

Aliás, a StormGain está oferecendo um bônus de 25 USDT para novos usuários. Portanto, não perca tempo, clique neste link e abra a sua conta agora.

Se você quiser saber mais sobre outras carteiras para criptomoedas, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre onde comprar ADA e outras criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá