As carteiras (wallets) de Bitcoin são locais seguros para armazenar seu Bitcoin e mantê-lo seguro pelo tempo que desejar. Elas vêm em muitos formatos, como discutiremos em breve. Algumas são mais práticas do que outras, embora isso geralmente as torne menos seguras.

Mas, não importa o tipo de carteira Bitcoin que você escolha usar, você deve sempre optar pela melhor carteira disponível. Como pode ser difícil para novos usuários de criptomoedas encontrar seu caminho na indústria de cripto – afinal, ela está repleta de novos conceitos e terminologias -, decidimos ajudar você a descobrir qual a melhor carteira de Bitcoin para você

Neste artigo:

Melhores carteiras de Bitcoin da Web:

  1. StormGain
  2. Coinbase
  3. Blockchain
  4. Freewallet

Melhores carteiras móveis de Bitcoin:

  1. BRD
  2. Carteira Infinito
  3. Carteira Samouri
  4. Carteira GreenAdress

As melhores carteiras de Bitcoin para desktop:

  1. Electrum
  2. Bitcoin Armory
  3. Bitcoin Core
  4. Exodus
  5. Coinomi

As melhores carteiras de papel para Bitcoin

  1. bitcoinpaperwallet.com
  2. paperwallet.bitcoin.com
  3. walletgenerator.net

As melhores carteiras de hardware para Bitcoin:

  1. Ledger
  2. Trezor
  3. CoolWallet

Que tipos de carteiras de Bitcoin e outras criptomoedas existem?

Antes de começarmos a listar as melhores carteiras de Bitcoin e outras cripto, vamos primeiro ver como elas são classificadas. Existem duas categorias principais de carteiras de Bitcoin, que são as seguintes:

  • Carteiras online, também conhecidas como carteiras quentes
  • Carteiras offline, também conhecidas como carteiras frias

Como o nome sugere, as carteiras online são aquelas que estão sempre conectadas à internet. Já as carteiras offline são aquelas que não mantêm essa conexão o tempo todo. Embora estar off dificulte a transferência instantânea de suas moedas da carteira para a exchange, é mais seguro, pois as criptos não são constantemente vulneráveis a ataques de hackers.

As carteiras de criptomoedas online e offline podem ser divididas em mais cinco categorias, no total. São elas:

1) Carteiras quentes

  • Carteiras da web
  • Carteiras móveis
  • Carteiras para desktop

2) Carteiras frias

  • Carteiras de hardware
  • Carteiras de papel

Neste artigo, daremos uma olhada nas 15 melhores carteiras de Bitcoin de acordo com essas categorias. Dessa forma, você terá muitas opções de wallets para escolher.

As melhores carteiras de Bitcoin em 2020

Carteiras online de Bitcoin

Vamos começar procurando as melhores carteiras quentes para Bitcoin. Conforme mencionado, existem três opções diferentes – carteiras da web, carteiras móveis e carteiras para desktop.

Carteiras de Bitcoin da web

As carteiras da web são aquelas que você pode acessar por meio do navegador e, geralmente, vêm na forma de uma extensão do navegador ou até mesmo de um site inteiro. São as mais práticas no sentido de disponibilizar instantaneamente as suas moedas para transferência, embora sejam também as mais vulneráveis, uma vez que estão sempre na internet. Algumas das melhores opções são as seguintes:

1) StormGain

Em primeiro lugar na lista temos a carteira multimoedas da StormGain. A wallet é integrada à plataforma da exchange. Portanto, o processo de gerenciamento e trocas de ativos é muito mais fácil.

A carteira da StormGain une o melhor dos dois mundos, a facilidade da hot wallet e a segurança das carteiras frias. Ou seja, uma pequena quantidade dos seus ativos fica armazenada em carteiras quentes para realizar operações. Já a maior parte fica armazenada em uma carteira fria, para garantir a segurança das suas criptomoedas.

Esssa carteira pode ser acessada pela web em computadores com sistemas operacionais Windows, MAC OS ou Linux. Também pode ser usadas em qualquer dispositivo que possua Android ou IOS.

A carteira suporta somente as 6 criptomoedas mais populares. Em compensação, a StormGain oferece um programa de fidelidade para os usuários da sua carteira. Um dos benefícios do programa de fidelidade é o bônus de até 20% nos depósitos. Porém, esse bônus não pode ser sacado. Mas você pode usá-los para aumentar seus lucros com o trading.

Prós da carteira da StormGain:

  • Possui a segurança de uma carteira fria
  • Propriedade de uma exchange confiável
  • Oferece um programa de fidelidade
  • É gratuita
  • Empresa oferece bônus de 25 USDT para novos depósitos

Contras da carteira da StormGain:

  • Suporta apenas 6 criptomoedas

A carteira está disponível para IOS, Android e versão web.

2) Coinbase

Coinbase é a maior e mais popular exchange de criptomoedas dos Estados Unidos. É também uma das maiores exchanges do mundo. Como tal, a carteira que a empresa oferece também está entre as mais conhecidas e populares. A Coinbase sabe como tornar as coisas simples para seus usuários, e sua carteira de criptomoedas é frequentemente considerada a melhor Bitcoin Wallet da web.

A exchange permite que você conecte sua conta bancária à própria carteira, o que simplifica a transferência de fundos para dentro e para fora. Essa carteira de criptomoedas não suporta muitas criptos diferentes, mas aceita algumas das maiores, como Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin.

Sua facilidade de uso, eficiência e disponibilidade constante são, obviamente, seus maiores pontos fortes. Mas, como mencionado, carteiras de criptomoedas como essas são constantemente sondadas por hackers que procuram maneiras de invadi-las.

Prós da carteira de Bitcoin da Coinbase:
  • É tão segura quanto as carteiras da web podem ser
  • Propriedade de uma exchange confiável
  • Muito amigável
  • Oferece contas básicas e avançadas para satisfazer todas as necessidades dos usuários
Contras da carteira de Bitcoin Coinbase:
  • Suporta apenas um punhado de criptos além do Bitcoin
  • Por ser online, é vulnerável a hackers

A carteira está disponível para IOS e Android.

2) Blockchain

Há uma uma carteira de criptomoedas da web chamada Blockchain. Seu nome vem da tecnologia por “trás” das criptos, a Blockchain. Essa é uma das carteiras de criptomoedas mais populares da atualidade, conhecida por ser extremamente intuitiva e fácil de usar.

No entanto, essa carteira de criptomoedas é armazenada nos servidores da empresa que a desenvolveu, o que já envolve risco de terceiros. Por outro lado, é respeitável, rica em recursos e sua simplicidade é bem conhecida. A segurança também é muito boa. Na verdade, essa carteira de criptomoedas figura entre as mais seguras na categoria de wallets de criptomoedas da web.

Esse posto de “mais segura” é decorrente dos recursos de segurança aprimorados introduzidos há alguns anos nessa wallet. Um deles, por exemplo, é não usar o mesmo endereço duas vezes.

Prós da carteira de criptomoedas Blockchain:
  • Uma carteira de Bitcoin da web muito popular e conhecida
  • Muito fácil de usar
  • Código aberto
  • Multi-assinatura
  • Possui autenticação de dois fatores
Contras da carteira de criptomoedas Blockchain:
  • Alguns usuários reclamaram de seu suporte ao cliente
  • Disponível online também significa vulnerável a hackers

A wallet está disponível para IOS e Android.

3) Freewallet

Por último, temos a Freewallet, que é uma carteira de Bitcoin da web com várias moedas, que também possui uma interface muito amigável. Essa wallet também tem suporte para dispositivos móveis e vem com mais de 30 moedas compatíveis. Naturalmente, isso também inclui Bitcoin. Ela oferece uma segurança muito boa, com código PIN e 2FA.

No entanto, uma de suas melhores características é que os usuários da Freewallet podem transferir os fundos entre contas gratuitamente, como o nome sugere. Fora isso, a carteira também oferece uma função de compra de criptomoedas e uma função de troca. Você também pode comprar moedas depositando dinheiro com seu cartão de crédito. A carteira também é conveniente, pois preenche seu endereço, para que você não precise fazer isso sozinho.

Prós da carteira de criptomoedas Freewallet:

  • Suporta várias moedas além do BTC
  • Muito fácil de usar
  • Serve como carteira e plataforma de negociação
  • Você pode enviar fundos para outros usuários gratuitamente

Contras da carteira de criptomoedas da Freewallet

  • Mais uma vez, por ser uma carteira online, não é segura contra invasores

A carteira de criptomoedas está disponível para IOS e Android.

Melhores carteiras móveis de Bitcoin

A última década trouxe os smartphones. Com todos agora tendo um ou vários dispositivos móveis, o trade de criptmoedas se tornou uma tendência importante. Mas, para poder exportar suas moedas para as exchanges a qualquer momento, você precisa de acesso constante à sua carteira, e é por isso que as carteiras móveis também se tornaram populares. Aqui estão algumas das melhores carteiras Bitcoin para dispositivos móveis.

1) BRD

BRD é uma das melhores carteiras de Bitcoin para iPhone. Considerando a quantidade de Bitcoin wallets existentes hoje, esse posto diz muita coisa. Essa carteira suporta Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum e praticamente todos os tokens ERC-20. Portanto, definitivamente não haverá falta de moedas para negociar.

Além disso, você pode gerenciar suas próprias chaves privadas, de modo que a segurança também é a melhor possível. Claro, isso significa que você é o responsável pela segurança, por seus fundos, pelo gerenciamento e tudo mais. Portanto, desde que você saiba o que está fazendo, deve ficar tudo bem contigo.

Por último, a carteira é muito amigável, por isso você não deve ter problemas com a navegação e uso.

Prós da carteira de Bitcoin BRD:

  • Considerada a melhor Bitcoin wallet
  • Suporta várias moedas
  • Você controla suas chaves privadas

Contras da carteira de Bitcoin BRD:

  • Como é uma carteira móvel, tem acesso constante à internet, o que a torna vulnerável

Está disponível para IOS e Android.

2) Carteira Infinito

Em seguida, temos a carteira de criptomoedas Infinito, que é uma carteira Bitcoin disponível para iOS e Android. Ela suporta um grande número de criptos. Isso inclui todos os tokens EOS, tokens ERC-20 e até mesmo tokens de protocolo NEP-5. E, claro, Bitcoin.

Agora, como uma carteira móvel de criptomoedas, ela permanece vulnerável a ataques de hackers, assim como uma carteira da web. No entanto, ela tem uma vantagem, que está no fato de que você pode simplesmente desligar a internet do seu dispositivo e transformá-la em uma cold wallet. Claro, isso não é muito prático se você precisa de um telefone para navegar na web. Mas, se você simplesmente usar um celular separado para sua carteira, sua segurança será máxima.

Essa carteira de criptoativos melhora ainda mais a segurança porque pede uma senha longa de 12 palavras para proteger seus ativos. Além disso, é muito fácil de usar, tem um design moderno e elegante e permite transações rápidas.

Pros da carteira de criptomoedas Infinito:

  • Disponível em vários idiomas
  • Suporta os sistemas operacionais Android e iOS
  • Suporta um grande número de moedas
  • Amigo do usuário
  • Visual moderno
  • As taxas de transação são pagas aos mineradores, não para a carteira

Contras da carteira de criptomoedas Infinito:

  • Vulnerável devido ao acesso constante à internet
  • Ela pode ser hackeada se você perder seu smartphone ou ele for roubado
  • Não regulamentada
  • A atualização trouxe uma série de bugs de desempenho

A Infinito está disponível para IOS e Android.

3) Carteira de criptomoedas Samourai

A seguir, temos a Samourai wallet, que é uma carteira móvel de criptomoedas para Android. Claro que, como carteira móvel, essa solução nunca será tão boa como uma cold wallet. Mas, dito isso, a carteira Samourai para Bitcoin oferece uma abundância de recursos de segurança e privacidade, que não podem ser ignorados.

É uma carteira focada em Bitcoin e que não suporta altcoins. Além disso, você só pode usá-la no Android no momento. No entanto, ela tem sido uma das escolhas mais populares entre as carteiras de Bitcoin há anos. Suporta endereços alternativos e melhora a segurança por meio do uso da tecnologia STONEWALL. Essa tecnologia oculta qualquer metadado que terceiros possam usar para identificá-lo, por isso é uma ótima opção para o anonimato.

Também é muito fácil de usar, mas lembre-se de garantir que você está baixando o aplicativo certo, pois sua popularidade tende a atrair cópias maliciosas.

Depois de configurada, existem várias camadas de proteção. Você precisa escolher uma frase secreta, um PIN e a frase de geração de chave.

Prós da carteira de Bitcoin Samourai:

  • Uma das melhores carteiras de Bitcoin em termos de segurança e privacidade
  • Ótima para anonimato
  • Extremamente segura para uma carteira móvel
  • Transações privadas

Contras da carteira de Bitcoin Samourai:

  • Suporta apenas Bitcoin
  • Como uma carteira móvel, ainda é vulnerável a ataques
  • Falta exibição de valor fiat

A carteira de criptos está disponível para Android.

4) Carteira Green Adress

Por último, temos uma carteira iOS Bitcoin conhecida como Green Address, que é facilmente uma das melhores opções para dispositivos da Apple. É uma das carteiras de Bitcoin mais seguras e atinge esse nível de qualidade quase sem esforço. Ela afirma estar protegida contra roubo, clonagem e ameaças semelhantes.

Apesar dos pontos positivos, a maioria não descreveria essa carteira de criptomoedas como intuitiva e de fácil uso. Em vez disso, muitos a descreveriam como uma carteira sofisticada devido a todos os plugins que oferece. Com tudo isso, muitas vezes ela é preferida por usuários experientes. A Green Address também é open-source, então seu código foi disponibilizado para inspeção em detalhes. Isso significa que o código deve ser bom, já que existem muitos desenvolvedores habilidosos que teriam notado falhas se houvesse alguma.

No entanto, um problema relacionado a essa carteira de criptomoeda são as taxas. A instalação e o uso são gratuitos, assim como a manutenção do saldo e a criação da conta antes disso. No entanto, as transações têm um custo, e o problema é que a taxa não é constante. Em vez disso, depende da demanda dentro da rede, o que torna as taxas constantemente flutuantes.

Prós da carteira de criptomoedas Green Adress:

  • Recursos de segurança muito fortes que garantem privacidade e segurança
  • Fácil integração com ambientes móveis e carteiras rígidas
  • Os usuários controlam suas próprias chaves privadas

Contras da carteira de criptomoedas Green Adress:

  • Suporta apenas Bitcoin
  • Não é muito intuitiva
  • A senha longa e o PIN são gerados pelo servidor, não pelo usuário

A Green Adress está disponível para IOS e Android.

Carteiras para desktop

A próxima categoria inclui carteiras para desktop. Em resumo, elas são wallets que você pode baixar e instalar no seu PC, como o nome sugere. Da mesma forma que as carteiras móveis, as carteiras para desktop também estão em algum lugar entre o armazenamento quente e o frio, pois podem facilmente se tornar um ou outro, dependendo se o seu dispositivo está conectado à internet ou não.

Se você o tiver em um pequeno laptop que você mantém para fins de negociação de criptomoedas, você pode manter o dispositivo off-line o tempo todo, exceto quando desejar negociar. Isso os torna menos convenientes do que as carteiras da web, mas também mais convenientes do que as carteiras frias, já que você pode se conectar ao wi-fi a qualquer momento. Claro, assim que você se conectar, sua carteira ficará vulnerável, mas ainda é melhor do que as carteiras da web, em termos de segurança.

Além disso, existe uma abundância de softwares de segurança extra que podem ajudar e proteger sua carteira e seus fundos, como por exemplo softwares antivírus e anti malwares, firewalls, VPNs e similares.

Agora, vamos dar uma olhada em algumas das melhores carteiras de criptomoedas para desktop disponíveis no mercado.

1) Electrum

Não deveria ser nenhuma surpresa que a Electrum seria nossa melhor escolha para uma carteira de desktop. Ela está disponível em todos os três sistemas (Windows, Mac, Linux), e é uma das carteiras mais populares e seguras para Bitcoin.

A carteira Electrum Bitcoin também é muito leve, o que também a torna muito rápida. Usá-la não é muito complicado, embora possa ser um pouco difícil para novos usuários descobrirem. Ao contrário da maioria das carteiras fáceis de usar, a Electrum não fornece dicas sobre seus recursos e sobre como usá-los. Descobrir tudo isso, portanto, depende de você.

Além disso, ela suporta apenas Bitcoin, por isso não é a escolha perfeita se você deseja diversificar seus ativos. Mas, é bem conhecida e respeitada na indústria de criptomoedas. Então, se você não se importar com o fato de sua interface do usuário não ser muito polida e super intuitiva, será ótima para você, pois vai direto ao ponto e não tem distrações.

Prós da Electrum:

  • Muito segura
  • Leve e rápida
  • Usa servidores de terceiros para confirmar transações

Contras da Electrum:

  • Os mesmos servidores de terceiros comprometem a privacidade
  • Suporta apenas Bitcoin
  • Não muito intuitivo ou polido

2) Armory Bitcoin

Bitcoin Armory é outra carteira antiga e respeitada para Bitcoin, considerada muito confiável, no que diz respeito às carteiras para desktop. Como a Electrum, ela também está disponível em várias plataformas, o que é ótimo para todos os usuários.

No entanto, um problema com ela é que não é muito amigável. Na verdade, pode ser bastante complicada e trabalhar com isso requer algumas habilidades técnicas. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que desejam configurá-la para atuar como armazenamento de criptos offline. Isso certamente aumentaria a segurança ainda mais, embora muitos usuários não saibam como fazer isso por conta própria.

Mesmo assim, sua segurança é muito forte. Isso se deve ao fato de que ela só se conecta na internet para fazer transações, ficando offline pelo restante do período. Além disso, como a Electrum, ela suporta apenas Bitcoin.

Pros do Bitcoin Armory:

  • Muito segura e privada
  • Ela só se conecta na Internet para fazer transações e atua como um armazenamento frio pelo resto do tempo.
  • Antiga e confiável

Contras do Bitcoin Armory:

  • Oferece suporte apenas para Bitcoin
  • Requer conhecimento técnico
  • Leva muito tempo para sincronizar e precisa de muito armazenamento

3) Bitcoin Core

Naturalmente, não poderíamos fazer esta lista sem apresentar a Bitcoin Core – a carteira oficial de Bitcoin que ainda é a solução mais recomendada para armazenar BTC. No entanto, no que diz respeito às carteiras de desktop amigáveis ao usuário, esta não está entre elas.

Bitcoin Core é antiga, tradicional e complexa. Não só isso, mas também requer toneladas de memória no seu PC – cerca de 150 GB, pelo menos. Em outras palavras, se você não tem uma grande quantidade de memória para oferecer, você deve seguir em frente e não considerar isso.

Mas a Bitcoin Core também tem seus pontos positivos, como estar disponível em todas as principais plataformas, além de oferecer suporte a quase 30 idiomas. Seus níveis de segurança são quase incomparáveis e ela existe há tanto tempo quanto o próprio Bitcoin.

Prós da Bitcoin Core:

  • Muito segura e privada
  • Disponível em todas as plataformas
  • Suporte multilíngue

Contras da Bitcoin Core:

  • Não muito intuitiva
  • Requer muita memória
  • Lenta

4) Exodus

Exodus é uma carteira de criptomoedas que já existe há cerca de quatro anos. De acordo com seu site, ela foi lançada em 2016. Desde então, tornou-se uma das melhores e mais populares carteiras de criptomoedas para desktop. Ele também oferece suporte a muitas moedas diferentes. Além disso, possui uma função integrada para trading de criptomoedas.

Essa funcionalidade integrada para trade vem da exchange ShapeShift, que é uma plataforma conhecida e respeitada.

A Exodus também é fácil de usar, mas o mais importante é que funciona bem e não vai lhe dar dores de cabeça o tempo todo. Não sofre congelamentos constantes, é rápida, não tem atrasos, nem transferências de erros de qualquer tipo. É uma carteira simples, mas funcional, o que é surpreendentemente difícil de encontrar. Mas, seus desenvolvedores definitivamente dedicaram muito tempo e atenção aos detalhes, o que é visível.

Prós da Exodus:

  • Uma carteira desktop excelente que não sofre de falhas constantes
  • Suporta múltiplas criptomoedas
  • Disponível em todas as plataformas de desktop e até mesmo em dispositivos móveis
  • Forte equipe de desenvolvedores
  • Oferece funcionalidade de troca integrada
  • Muito intuitivo, seguro e flexível

Contras da Exodus:

  • Apresenta altas taxas de câmbio
  • Falta 2FA
  • Reutiliza os mesmos endereços

5) Coinomi

A última wallet dessa categoria é a Coinomi, que é outra carteira de desktop Bitcoin muito popular. Ela foi criada em 2015 por dois programadores. Um deles se especializou em aplicativos móveis, enquanto o outro tinha experiência em desenvolvimento de programas móveis e para PC.

Ao combinar experiência e conhecimento, eles conseguiram criar uma carteira muito segura e fácil de usar, que agora conhecemos como Coinomi. Ainda hoje, a equipe da carteira permanece relativamente pequena, embora extremamente capaz.

A equipe fez a Coinomi como uma carteira Bitcoin para desktop, que também suporta dezenas de outras criptomoedas. Ele também tem uma presença móvel e é muito fácil de navegar e usar. Enquanto isso, mantém uma forte segurança, o que é sempre importante para manter seus fundos seguros.

Prós:

  • Recursos de alta segurança
  • Suporta várias criptomoedas
  • Moedas privadas armazenadas no dispositivo dos usuários
  • Integração com Changelly e ShapeShift
    Sem taxas

Contras:

  • O código não é aberto
  • Não regulamentada
  • Plataformas de terceiros que fornecem negociação não oferecem o melhor valor

Carteiras de papel

Em seguida, temos as carteiras de papel, que são a primeira das duas categorias de armazenamento frio. Agora, vale ressaltar que as carteiras de papel não são uma carteira típica. Eles não vêm na forma de um aplicativo ou de um software. Em vez disso, são endereços simples que você pode imprimir em um pedaço de papel e preenchê-los com BTC.

Como tal, essas carteiras são extremamente seguras e simples. Isso porque esconder um pedaço de papel num local secreto que só você sabe é muito fácil e seguro. No entanto, essas carteiras de criptos são um pouco técnicas e talvez não sejam intuitivas, especialmente quando se trata de novos usuários de criptomoedas.

bitcoinpaperwallet.com

O gerador de chave bitcoin ajuda você a imprimir a frente e o verso. As informações confidenciais, como o código QR e a chave privada, são armazenadas na parte frontal e seladas com adesivos. Esses adesivos de holograma são invioláveis. Já que, quando removidos, são destruídos para evitar que sejam substituídos. Apenas uma pequena desvantagem é que, se alguém tiver acesso à sua carteira de papel, poderá retirar fundos sem o seu conhecimento.

paperwallet.bitcoin.com

Essa carteira de papel recomenda que os usuários baixem o código-fonte e gerem a semente a partir de um laptop offline. Carteiras de papel geralmente são fáceis de criar e não requerem nenhum conhecimento. Portanto, são compatíveis tanto para iniciantes quanto para especialistas. O gerador de sementes é baseado no bitaddress.org, que ajuda você a criar a carteira de uma forma segura e fácil.

walletgenerator.net

Você deve baixá-la do GitHub e abrir o arquivo index.html do seu computador para evitar que seus fundos sejam roubados. Para maior segurança, ao gerar sua carteira, desligue a Internet. Você deve se lembrar de manter sua chave privada em segredo, sendo a única pessoa a acessá-la. Uma vez acessado por outras pessoas, há um grande risco de perder seus fundos, então é melhor não confiar isso a ninguém. Esta é uma das melhores carteiras de papel BTC.

Melhores carteiras de papel para Bitcoin

Como mencionado, as carteiras de papel não são realmente carteiras. Em outras palavras, você não tem software nem hardware onde pode armazenar suas moedas. Há apenas um pedaço de papel e uma chave privada.

Agora, existem vários geradores de chave privada que você pode usar para imprimir sua chave e configurar sua carteira de papel com código QR para Bitcoin. Alguns exemplos são:

  1. Bitcoin paperwallet.com
  2. Wallet Generator.net
  3. Carteira de papel Bitcoin.com

Com qualquer um dos três geradores, suas moedas serão armazenadas offline, sem risco de alguém chegar até elas por meio de um ataque virtual ou por causa de alguma vulnerabilidade. Elas também são muito fáceis de criar e você não precisa ser um especialista para usá-las, embora ajude ter alguma experiência.

Prós:

  • Tão seguras quanto as carteiras de Bitcoin podem ser
  • Fácil de criar e usar
  • Você pode armazenar quantas moedas com segurança desejar
  • Fácil de guardar

Contras:

  • Se alguém encontrar, a pessoa pode retirar suas moedas sem o seu conhecimento
  • Você deve ter cuidado para não perder o papel

Carteiras de hardware

A última categoria que temos de cobrir inclui carteiras de hardware. Como o nome sugere, são carteiras baseadas em hardware, não muito diferentes de carteiras móveis ou de desktop, que existem em dispositivos separados, em vez de estar na web.

Claro, uma grande diferença é que elas foram feitas para serem usadas como armazenamento frio, o que significa que elas nunca têm acesso à internet, exceto nas raras situações em que você realmente precisa transferir suas moedas.

Além disso, possuem proteção por senha, o que as coloca entre as opções mais seguras para o armazenamento de criptomoedas. A única desvantagem real para é que você precisa comprar o hardware e depois ter cuidado para não perdê-lo. Fora isso, você não pode transferir suas moedas sem um computador, embora nem seja preciso dizer. Então, vamos ver as melhores opções nessa área.

1) Ledger

A Ledger é uma empresa que já existe há cerca de seis anos e é conhecida pelas suas carteiras de hardware. A melhor até hoje continua a ser a Ledger Nano S. Essa é uma carteira controlada por um microcontrolador, ou um chip, que gera e armazena chaves privadas. Em outras palavras, suas chaves privadas são armazenadas na própria carteira e completamente isoladas da Internet, de terceiros e similares.

Todos os dados da carteira são criptografados e a chave privada é necessária sempre que houver qualquer tipo de transação. Ledger é compatível com todas as plataformas e suporta dezenas de criptomoedas diferentes, incluindo, é claro, Bitcoin. Em outras palavras, não importa o quão diversificado você queira que seu portfólio de investimentos seja, você encontrará o que precisa com as carteiras Ledger.

Prós:

  • Uma maneira extremamente segura de armazenar suas criptomoedas
  • Você pode carregá-la o tempo todo
  • Sua carteira contém as chaves privadas
  • Suporte para várias moedas
  • Compatível com todas as plataformas

Contras:

  • Não é prática para negociação instantânea
  • Você precisa de acesso a um PC para usá-la ou fazer transações
  • Você precisa pagar pelo hardware

2) Trezor

Quase fechando a lista, mas não menos importante, temos a Trezor. Essa carteira de criptomoedas é pioneira em seu campo e já existe há cerca de oito anos. Um de seus co-fundadores, Marek Palatinus, decidiu criá-la após ser vítima de um roubo de criptos, que acabou custando-lhe 3.000 bitcoins. Naquela época, o valor era de cerca de US$ 1 mil. Hoje, isso seria em torno de US$ 30 milhões.

Mas, a perda foi severa o suficiente para inspirá-lo a criar um armazenamento frio para Bitcoin, e foi assim que a Trezor surgiu. Os principais recursos de segurança dessa carteira de Bitcoin incluem não apenas armazenamento seguro, desconectado da internet, mas também a capacidade de configurar um código PIN no próprio dispositivo. Ela também usa 2FA para transações e tem a capacidade de usar assinaturas múltiplas.

Em outras palavras, o ataque a Palatinus presenteou a comunidade cripto com uma das carteiras mais seguras de toda a indústria. Além disso, a Trezor também suporta inúmeras moedas e pode ser usada em todos os sistemas de PC.

Prós:

  • Extremamente segura, com todos os melhores recursos de segurança de um armazenamento frio
  • Suporte para várias moedas
  • Compatibilidade multiplataforma
  • Várias chaves podem ser armazenadas em locais diferentes

Contras:

  • Os hackers ainda conseguiram comprometê-la em 2017, permitindo o roubo de chaves privadas
  • Cara
  • Não suporta algumas das moedas mais populares

3) CoolWallet

A CoolWallet é uma carteira de hardware focada em combinar segurança e portabilidade. A carteira oferece um design exclusivo no estilo de cartão de crédito e é controlada exclusivamente por um aplicativo móvel por meio de uma conexão Bluetooth. Portanto, é despojado e simples de usar, com uma gama crescente de criptomoeda mais uma exchange embutida.

A CoolWallet S é feita pela CoolBitx, uma empresa taiwanesa fundada em 2014. Fundada por Michael Ou, a CoolBitx tem como objetivo criar a melhor carteira móvel do mundo para ativos digitais. A empresa nasceu apenas uma semana antes do infame ataque hacker de $ 450 milhões na exchange Mt.Gox. Após o qual Michael Ou soube que a criação de carteiras de criptomoedas seguras era uma prioridade.

A carteira de hardware CoolWallet S é impressionante desde o início. É do tamanho de um cartão de crédito com uma tela e um botão embutidos. A tela é um recurso importante, pois significa que nenhuma informação sensível será mostrada em seu celular que pode estar comprometida.

Começar a usar a carteira é rápido e indolor, você pode terminar em menos de 5 minutos. A conexão é feita via Bluetooth, que emparelha quase instantaneamente.

Prós:

  • À prova d’água
  • Design compacto e exclusivo
  • Compatível com celular
  • Fácil de controlar
  • Suporta as principais moedas

Contras:

  • O processo de configuração é complicado
  • Suporte limitado para moedas se comparado com suas concorrentes

Conclusão

No final das contas, cada carteira de Bitcoin tem algo a seu favor. Para carteiras da web, é a capacidade de usá-las instantaneamente. Para armazenamentos frios, é a segurança extrema. Decidir qual é a melhor não é tão fácil, pois depende de vários fatores, incluindo o que você precisa. E, é claro, você sempre pode usar várias carteiras de Bitcoin e ter armazenamento frio para a maioria de seus fundos e armazenamento quente apenas para uma pequena parte com a qual você planeja negociar.

Suas possibilidades são infinitas, então reserve um tempo, estude carteiras diferentes, analise seus pontos fortes e fracos e desenvolva a melhor estratégia para proteger seus fundos.