Staking de criptomoedas – as melhores opções em 2021

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Staking é o ato de bloquear ou armazenar criptomoedas em sua rede relevante

  • O objetivo do staking é fortalecer a segurança de uma rede

  • Você não precisa ter conhecimentos técnicos para fazer staking, esse método de renda passiva permite que qualquer pessoa possa participar

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O staking de criptomoedas parece ser a nova melhor maneira de lucrar com seus investimentos. No mínimo, muitos parecem estar lucrando com o processo de staking. Dito isso, o staking só pode ser lucrativo se você apostar no projeto certo. Portanto, apresentamos a você esta lista das principais criptomoedas.

Vamos detalhar os detalhes do staking e quais projetos são os melhores para você investir em 2021.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Neste artigo:

O que é staking?

Staking é o ato de bloquear ou armazenar criptomoedas em sua rede relevante. Ao fazer isso, o staker ganha juros com base em quanto investiu.

Embora os stakers ganhem juros por sua participação, essas recompensas são fornecidas por um motivo. Staking fortalece a segurança de uma rede, com os usuários sendo incentivados com uma renda passiva para fazer isso. Aqueles que bloqueiam uma certa quantia tornam-se validadores, essencialmente usuários de alta prioridade que sinalizam para a rede que se emprestarão para validar as transações.

Embora pareça ótimo, esta não é uma maneira onipresente de administrar uma rede blockchain. O staking se enquadra nas redes que usam o algoritmo de consenso de Proof-of-Stake (PoS), como a próxima atualização 2.0 do Ethereum. Isso contrasta com o método de consenso de Proof-of-Work (PoW) mais tradicional que, digamos, o Bitcoin usa.

O PoW pede aos usuários que dediquem seu poder de computador para resolver algoritmos complexos, validar blocos e ganhar recompensas por isso. Dito isso, embora nenhum método de consenso seja perfeito, PoW sofre de longos tempos de validação e também consome muita energia, o que não é muito eficiente em termos ambientais.

Essa falta de eficiência é o motivo pelo qual você verá novas redes de blockchain mudando para Proof-of-Stake. Muitos acreditam que é uma solução mais escalonável a longo prazo.

As vantagens do stake

Em comparação com o Proof-of-Work, o Proof-of-Stake tem vários benefícios e vantagens. Por um lado, quase qualquer pessoa pode participar. Obter sucesso como um minerador requer um hardware caro, e você geralmente está competindo contra milhares de outros que podem ter um hardware melhor do que você.

O Proof-of-Stake simplesmente pede que você atenda aos requisitos mínimos de staking.

Você não precisa investir em hardware adicional ou sofrer com sua conta de luz para tentar obter lucro. Contanto que você tenha um computador ou um celular e possa pagar por criptomoedas, lucrar com o staking é possível.

Além disso, quanto mais tempo você bloquear as criptomoedas, mais recompensas serão garantidas. É um ato que geralmente lhe dá mais retorno quanto mais você se compromete com ele. Isso sem falar no fato de que guardar moedas é muito mais fácil do que minerar, exigindo pouco conhecimento técnico para participar de forma adequada.

O que considerar ao fazer staking de criptomoedas

Antes de falarmos sobre a nossa lista das melhores criptomoedas, você deve considerar algumas coisas.

Primeiro, apenas participe de um stake de criptomoeda se você realmente acreditar em sua missão. O stake geralmente requer um tempo de longo prazo e um investimento financeiro. Portanto, se você acredita em um projeto e quer ajudá-lo a crescer e melhorar, será muito mais fácil comprometer esse tempo e investimento financeiro.

Faça pesquisas sobre um projeto antes de investir também. Certifique-se de que a equipe esteja publicamente disponível para se comunicar e que a comunidade ao redor tenha um sentimento positivo em relação à missão. Caso contrário, é provável que você investa em um golpe que prefere roubar seu dinheiro do que vê-lo crescer.

Criptomoedas para investir em 2021

Vamos conhecer as melhores criptomoedas para staking em 2021.

1. Ethereum

O primeiro token que vale a pena investir e guardar nesta lista é o Ethereum.

O que é Ethereum?

Ethereum é a segunda criptomoeda mais popular do mundo. É também uma plataforma baseada em blockchain para que os desenvolvedores criem e exportem aplicativos descentralizados (dApps).

Por que está na lista?

O que é interessante sobre o Ethereum é que ele existiu e ainda existe, como uma rede de consenso Proof-of-Work. No entanto, a tão esperada atualização do projeto para Ethereum 2.0 está a caminho – uma que o mudará para um método de consenso de Proof-of-Stake.

Na preparação para isso, qualquer pessoa pode investir no Ethereum e optar por fazer stake na rede Ethereum 2.0. No entanto, é saber que esse dinheiro ficará preso na rede por algum tempo – até o lançamento da atualização 2.0.

Se você deseja ou não esperar por esse potencial lançamento, depende de você. Mas muitos usuários afirmam que vale a pena o esforço e, embora seja impossível saber com certeza, o entusiasmo pelo Ethereum 2.0 pode render eventualmente.

Preço

No momento em que este artigo foi escrito, para “pré-stake” no Ethereum 2.0 é necessário stake 32 Ethereum por meio de um nó Ethereum 2.0. Considerando que o Ethereum tem um preço médio de cerca de US $ 3.000, este é um investimento bastante caro. Dito isso, existem outras maneiras de se envolver.

Por exemplo, você pode fazer staking por menos na Coinbase ou em algumas outras exchanges. Essas plataformas são essencialmente delegadores, ou usuários que você está financiando, para ajudar a validar as transações na nova rede blockchain.

Você também pode entrar em um pool de stake, que é um grande grupo de stakers, todos contribuindo com seus números para um total de 32 ETH. Você receberá recompensas com base na sua parcela dessa contribuição.

Como fazer staking de Ethereum

Faça stake por meio de uma exchange como a Coinbase, ou você terá que executar a mainnet Ethereum e se tornar um nó – ideal se você deseja fazer staking de 32 ETH.

A recompensa

Recompensas fixas geralmente variam de acordo com sua contribuição, plataforma de escolha e muito mais. Dito isso, os especialistas sugerem um retorno médio de 5 a 7% ao ano.

2. Cardano

Depois do Ethereum vem a Cardano (ADA).

O que é Cardano?

Cardano é uma rede de Proof-of-Stake, muitas vezes comparada a Ethereum, embora difira em vários aspectos principais. Por exemplo, a Cardano, graças ao seu método de consenso de Proof-of-Stake Ouroboros, pode processar centenas de transações por segundo. Além disso, este último projeto foi desenvolvido com Proof-of-Stake como o foco desde o início, enquanto o Ethereum está lentamente se convertendo de um projeto de Proof-of-Work para Proof-of-Stake.

Além disso, o Ethereum tem dezenas, senão centenas, de aplicativos descentralizados lançados nele o tempo todo. Por outro lado, a Cardano tem um conjunto de poucos projetos ganhando vida, devido à tecnologia muito específica e revisada por pares da blockchain.

Por que está na lista?

Conforme mencionado, a Cardano foi projetada desde o início como uma rede de blockchain Proof-of-Stake. Considerando que é um dos primeiros projetos a ser assim, certamente vale a pena prestar atenção.

Além disso, staking em Cardano difere muito de Ethereum porque você pode retirar ativos bloqueados sempre que desejar. O Ethereum exige que os usuários esperem potencialmente anos antes de utilizar seus ativos bloqueados. A Cardano não tem essas limitações, o que a torna muito mais acessível para usuários novos no ecossistema de criptomoedas.

Além de tudo isso, o que é especialmente interessante sobre a Cardano é a maneira como ela lida com recompensas de staking. Se muitas pessoas fizerem staking de ADA em um pool, as recompensas lentamente se tornam menos valiosas. Isso incentiva os stakers e a continuar criando novos pools de staking e diversificando seu ADA em toda a rede.

Preço

O preço da Cardano está pouco abaixo de US $ 3 no momento em que esse artigo é escrito.

Como fazer staking de Cardano

O que é empolgante sobre esta rede blockchain nativa de Proof-of-Stake é que o staking é integrado às carteiras oficiais da Cardano, Daedalus e Yoroi.

Por causa dessa integração, staking de ADA é incrivelmente fácil para a maioria dos usuários, supondo que eles saibam como adquiri-lo em uma exchange.

A recompensa

Os stakers da Cardano ganham em média 4,5% de recompensas ao ano com base em seu stake.

3. Tezos

Tezos (XTZ) é a próxima moeda da nossa lista.

O que é Tezos?

Tezos é um projeto com forte foco em governança. Embora todas as redes de blockchain, incluindo Ethereum e Bitcoin, tenham algum tipo de método de governança, o foco da Tezos nele é muito mais forte.

No caso da Tezos, os usuários estão consistentemente propondo novas ideias e atualizações para sua rede. As propostas são aprovadas ou rejeitadas com base nos sentimentos da comunidade, criando um ambiente democrático para todos os empreendimentos da Tezos.

O que é especialmente interessante aqui, no entanto, é que os desenvolvedores são pagos por propostas que são aceitas. Eles ganham o pagamento anexando uma fatura à sua proposta, que é então paga após a aprovação, daí o mantra do projeto centrado na comunidade.

Por que está na lista?

Semelhante à Cardano antes dele, Tezos foi projetado com um sistema PoS em mente desde o início. Embora os usuários possam ganhar juros por bloquear seu XTZ, como é tradicional no PoS, os titulares também podem participar dos métodos de governança mencionados anteriormente. Isso mesmo, a única forma de votar na rede Tezos é fazer staking de XTZ.

Claro, ao participar da rede, você está ganhando recompensas por isso. A Tezos incentiva uma rede ativa e investida por meio desses métodos.

Preço

Para se tornar um staker, é necessário bloquear um mínimo de 8.000 XTZ.

Como fazer staking de Tezos

Várias exchanges oferecem suporte para staking de Tezos, mas você também pode se começar no site da Tezos.

A recompensa

Os stakers geralmente ganham cerca de 6% em recompensas anuais por meio da Tezos.

4. Polygon

A próxima criptomoeda é a Polygon (MATIC).

O que é Polygon?

Polygon é uma tentativa de escalar Ethereum. Considerando-se como internet da blockchain Ethereum, o Polygon existe como um protocolo de 2 camadas que visa conectar todos os dApps baseados em Ethereum para garantir que todos sejam compatíveis uns com os outros.

Com o Polygon, as transações entre as cadeias de blocos Ethereum custam menos gás e são totalmente protegidas por meio dos validadores da rede.

Por que está na lista?

O Polygon atualmente fornece o poder de validar 65.000 transações por segundo dentro de seus blocos, garantindo que as várias redes Ethereum possam realizar transações entre si sem problemas.

É um projeto valioso que funciona apenas com validadores – aqueles que fazem staking com MATIC e se esforçam para validar transações dentro da rede.

Claro, aqueles que fazem staking de MATIC também têm uma palavra a dizer na governança, como é o caso de muitas redes de blockchain de PoS.

Preço

Um investidor só precisa de 1 MATIC para começar a participar da rede. Quanto ao staking, o projeto requer um mínimo de 2 MATIC.

Como fazer staking de Polygon

O staking de MATIC pode ser confuso se você estiver tentando iniciar um nó sozinho. Dito isso, você pode conectar o que é chamado de Polygon Web Wallet à sua carteira Metamask. A partir daí, o processo de staking de MATIC para ganhar recompensas é bastante simples.

A recompensa

Recompensas de staking variam muito com base em quanto você bloqueia e por quanto tempo você faz isso. Dito isso, a carteira da web possui uma calculadora para ajudar a prever seus ganhos potenciais ao longo do tempo.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

5. Theta

Depois do Polygon, temos a Theta.

O que é Theta?

Theta é uma plataforma de streaming de vídeo descentralizada com o objetivo de revolucionar a experiência atual de streaming de vídeo. A partir de agora, o streaming em um site como o YouTube requer uma tonelada de largura de banda e, se a rede estiver muito congestionada, os usuários terão uma experiência insatisfatória ao assistir o conteúdo.

A descentralização do streaming de vídeo fortalece sua infraestrutura, pois cada nó contribui com alguma largura de banda para a rede geral. Isso barateia o custo geral da infraestrutura, já que ninguém precisa fornecer a rede inteira, como é o caso do YouTube.

Por que está na lista?

Aconselhado por um cofundador do Twitch e um cofundador do YouTube, Theta tem uma boa quantidade de pessoas legítimas por trás disso. O projeto é composto por três tipos de nós – Nós do Validador Corporativo, Nós Guardiões e Nós Edge.

Nós de validação corporativa – empresas, como Sony e Google, que emprestam seu poder de validação à rede Theta. Para se tornar um Enterprise Validator Node, o participante deve fazer staking de 1 milhão de THETA.
Nós Guardiões – Administrados por membros da comunidade, os Nós Guardiões verificam novamente os esforços de validação feitos pelos nós de validação corporativa. Esses tipos de nós atuam como um nível-mãe de segurança para a rede Theta, interrompendo quaisquer transações maliciosas que passem da camada Enterprise. Basta fazer staking de 1000 THETA para se tornar um nó guardião.
Nós Edge – os nós Edge fornecem largura de banda para a rede, compartilhando-a com todos que estão visualizando o conteúdo na plataforma Theta.tv da Theta. Cada nós Edge está transmitindo uma pequena parte de um vídeo, o que significa que toneladas de Nós Edge transmitem diferentes partes de um vídeo, que o usuário final pode desfrutar.

Todos os tipos de nós são recompensados ​​por seus esforços no token TFUEL da Rede Theta.

Preço

Nós Guardiões requerem um mínimo de 1.000 THETA para staking.

Como fazer staking de Theta

Theta tem uma carteira oficial na web e um aplicativo móvel por meio do qual os usuários podem fazer staking para se tornar um nó Guardião ou um nó Edge.

A recompensa

Semelhante ao MATIC, as recompensa dos nós da Theta variam com base no valor do staking e por quanto tempo eles bloqueiam as criptomoedas. Um calendário de staking de Theta pode ser usado para decifrar esses números.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

6. Algorand

Algorand (ALGO) é o próximo na nossa lista dos melhores ativos para staking.

O que é Algorand?

Algorand é um projeto com foco em finanças com o objetivo de resolver a escalabilidade por meio de transações instantâneas e nós validadores.

Como o Ethereum, o Algorand oferece suporte a vários aplicativos descentralizados, mas com taxas de transação mais baixas e mais transações por segundo.

Por que está na lista?

Algorand conta com um algoritmo de consenso PoS, embora um pouco modificado. Aqui, é chamado de método Pure Proof of Stake (PPoS), que se concentra mais na democratização e descentralização.

Essencialmente, o projeto requer apenas um mínimo de 1 ALGO para que os stakers se tornem validadores. Isso deveria, em teoria, significar que há mais validadores do que outras redes. No entanto, a ideia também pode sair pela culatra, já que um mínimo de staking tão pequeno pode levar a validadores que não estão participando tanto.

Preço

Apenas 1 ALGO é necessário para participar deste projeto.

Como fazer staking de Algorand

Os usuários interessados podem fazer staking usando uma das várias exchanges, como a Coinbase, por meio de suas carteiras Ledger ou da carteira oficial Algorand no celular e na web.

A recompensa

Embora os retornos dependam do seu método de staking, saiba que a carteira oficial do Algorand tem uma média de retornos anuais de cerca de 5%.

7. Cosmos

Cosmos (ATOM) é a próxima criptomoeda em nossa lista.

O que é Cosmos?

Semelhante ao Polygon, o Cosmos pretende ser a outra “internet de blockchains”. Dito isso, não se concentrará apenas no Ethereum como o Polygon faz. Em vez disso, o Cosmos visa tornar todas as redes blockchain interoperáveis.

Por que está na lista?

Cosmos é uma rede de consenso Proof-of-Stake com nós validadores. O processo é bastante normal, exigindo que os usuários façam staking de ATOM para serem considerados para a validação da transação. Quanto mais staking você faz, maior a probabilidade de ser escolhido para validar e mais recompensas você ganhará.

Preço

Para fazer staking de Cosmos, é necessário bloquear no mínimo 0,05 ATOM.

Como fazer staking de Cosmos

O staking de Cosmos está disponível por meio de muitas das exchanges mencionadas que apóiam os outros projetos desta lista.

A recompensa

Mais do que a maioria dos outros ativos desta lista, o staking rende aos usuários, em média, um retorno anual de 9,7%.

8. Polkadot

Polkadot (DOT) é o oitavo token na nossa lista.

O que é Polkadot?

Polkadot é mais um concorrente do Ethereum que busca resolver o problema de escalabilidade sofrido por muitas redes de blockchain.

Por que está na lista?

Polkadot requer validadores para validar transações, assim como em outras plataformas de PoS. No entanto, é importante notar as várias diferenças aqui em comparação com outros ativos PoS.

Por um lado, não é incrivelmente fácil se tornar um nó validador no Polkadot. Configurar um requer algum conhecimento técnico, e se tornar um validador também requer uma quantidade de DOT constantemente flutuante.

Às vezes, os validadores precisam de 30 DOT, e outras vezes é de 80 DOT para se tornar um. O número está sempre mudando, por isso é difícil descrever um valor confiável aqui.

Preço

Tal como acontece com a quantidade de DOT necessária, o preço do referido DOT varia frequentemente.

Como fazer staking de Polkadot

Ledger, Coinbase e várias outras plataformas de trading têm suporte nativo para staking de Polkadot.

A recompensa

Embora seja impossível dizer com certeza devido à flutuação do validador, o retorno anual médio assumido é de cerca de 14%.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

9. ICON

Por último, mas certamente não menos importante em nossa lista, está o ICON (ICX).

O que é ICON?

ICON é mais um projeto que busca fornecer interoperabilidade entre redes blockchain. Suporta centenas de transações por segundo.

Por que está na lista?

O ICON utiliza uma versão alterada do consenso PoS tradicional, chamada “prova de participação delegada tolerante à falha bizantina“. Simplificando, isso significa que, no mínimo, dois terços da rede devem concordar com as transações e outras coisas para que elas possam passar. Este é um mecanismo de segurança que entende que sempre haverá nós potencialmente perigosos e agentes mal-intencionados dentro da rede.

Mas, há muito pouca chance de esses atores mal-intencionados constituírem mais de dois terços de toda a rede. Dessa forma, o ICON garante de certa forma que seus usuários estão sempre protegidos contra ataques.

Preço

Qualquer um pode fazer staking de qualquer quantia para se tornar um staker ICON e ganhar recompensas. Além disso, os stakers também devem votar nos validadores para permanecerem em seu status de staker.

Como fazer staking de ICON

O staking de ICON é muito fácil, possível por meio de várias exchanges de criptomoedas, carteiras de hardware e a carteira de extensão do navegador oficial do ICON.

A recompensa

No momento em que este artigo foi escrito, os stakers do ICON ganham cerca de 16% ao ano em recompensas.

Yield farming vs staking

Agora, se você já ouviu falar de staking, é provável que já tenha ouvido falar de yield farming também, considerando que os dois parecem bastante semelhantes. No entanto, embora sejam semelhantes em alguns aspectos, há uma diferença fundamental entre os dois.

A principal diferença entre esses dois métodos lucrativos é a intenção do usuário quando se trata de dedicar sua criptomoeda. O yield farming é o ato de emprestar criptomoedas a um pool de crédito, no qual outros tomarão empréstimos e o credor receberá juros com base nesse empréstimo. No entanto, staking é o ato de bloquear criptomoedas para participar da respectiva rede. Ambos geram lucros, mas um é mais arriscado do que o outro.

O yield farming é a mais arriscado, considerando que o valor de um ativo pode cair enquanto você o está emprestando. É possível que um tomador de empréstimo não consiga pagar os juros ou o pool de empréstimos acaba sendo um estorvo. Você certamente pode ganhar mais com yield farming, mas esse risco é o custo de fazê-lo.

Você deve fazer staking de criptomoeda?

Depois de ler tudo isso, você ainda deve estar se perguntando se deve fazer staking de criptomoedas. Bem, se um desses projetos fala com você e você tem os meios para investir, muitos diriam que o staking é uma boa ideia. Afinal, é ganhar recompensas por participar de uma rede, ao invés de apostar no preço de um projeto, por exemplo. Se você se sentir confortável com o staking e puder atender ao limite mínimo para fazê-lo, dependendo do projeto, pode valer a pena fazê-lo.

Qual é a melhor criptomoeda para investir?

A melhor criptomoeda para fazer staking é aquela em que você realmente acredita, com a qual você pode se dar ao luxo de se envolver e que tem um retorno sobre o investimento que você pode apoiar. Se você puder encontrar um projeto que corresponda a todos esses critérios, encontrar as moedas mais valiosas para você não deverá ser problema.

O staking de criptomoedas é lucrativo?

Geralmente, sim, o staking de criptomoedas é considerado lucrativo. Isso ocorre porque normalmente se ganha juros apenas por guardar moedas na carteira. Considerando que o processo não requer necessariamente mais investimento para gerar lucro, pode-se chamá-lo de lucrativo.

Qual é a melhor carteira para staking?

É impossível decidir sobre a melhor carteira para fazer staking de todas as criptomoedas. Dito isso, se você está procurando apenas um ou dois para se envolver, geralmente é melhor fazer staking através da carteira oficial do projeto, supondo que eles tenham uma. Caso contrário, uma carteira de hardware Ledger ou Trezor pode ser o caminho a percorrer.

Seu futuro no stake

Agora que você aprendeu tudo sobre as principais criptomoedas para staking e alguns conhecimentos gerais sobre o processo, espero que tenha um futuro lucrativo. Boa sorte com seus investimentos e cuidado!

Você já conhece a carteira da StormGain? Mantenha suas criptomoedas em segurança. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre como fazer staking de criptomoedas, confira os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Max é um jornalista de criptomoedas com afinidade por jogos e tecnologias emergentes. Depois de deixar a escola para começar a carreira de escritor, ele escreveu seu primeiro artigo sobre blockchain e caiu na toca do coelho. Desde o início em 2017, Max trabalhou com várias startups de blockchain e entusiastas de criptomoedas, fazendo o seu melhor para educar o mundo sobre a tecnologia emergente.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora