Os 6 melhores dApps (aplicativos descentralizados) de 2020

Compartilhar Artigo

Há 11 anos, a primeira criptomoeda – Bitcoin (BTC) – foi lançada depois que uma pessoa (ou pessoas), conhecida como Satoshi Nakamoto, decidiu que os bancos têm muito controle sobre nossas finanças. Esse evento único mudou muitas coisas.

Patrocinados



Patrocinados

Isso levou, por exemplo, à criação da indústria de criptomoedas. Além disso, também deu o pontapé inicial na indústria de blockchain, uma vez que a blockchain é a tecnologia que “sustenta” o mundo cripto.

Para completar, o evento também deu início a outro mercado: o do mundo dos dApps (aplicativos descentralizados), que ficaram desconhecidos por vários anos, apesar de o próprio Bitcoin ter sido o primeiro dApp.

Patrocinados



Patrocinados

Separamos os melhores e mais populares dApps de 2020 para você!

Neste artigo:

O que são dApps?

Primeiramente, vamos responder o que são dApps. A breve explicação seria dizer que eles são aplicativos descentralizados. Daí, portanto, vem o nome dApp.

Mas o que isso significa exatamente?

Bem, como você deve saber, a descentralização é um grande conceito nas indústrias das criptomoedas, blockchain e dApp. Basicamente, isso significa que nenhuma entidade tem autoridade, mas que todas as decisões são tomadas pela comunidade.

Vamos pegar o setor de finanças como exemplo. Nesse segmento tradicional, os bancos administram tudo. Eles emitem dinheiro, processam transações, têm o poder de congelar e descongelar contas e muito mais. Basicamente, eles estão controlando todo o dinheiro do mundo.

Claro, eles são limitados pela lei de cada país e estão sendo supervisionados pelos bancos centrais, que têm o poder de emitir regras adicionais – desde que estejam dentro dos limites da lei.

No espaço da blockchain, no entanto, tudo é feito pela comunidade. Na verdade, é a comunidade que administra tudo.

Portanto, qualquer indivíduo ou entidade pode participar. Dessa forma, todos têm o direito e o poder de influenciar ou tomar decisões sobre as mudanças que serão introduzidas.

Qual a finalidade dos dApps?

Agora, vamos aplicar esse conhecimento aos aplicativos blockchain. Eles são apps de código aberto, que podem fazer praticamente tudo o que os aplicativos normais fazem. A diferença é que todo o seu uso é registrado na blockchain.

Não há nenhuma limitação real quanto ao que os dApps podem ser. Eles podem ser softwares orientados para finanças, jogos de blockchain, aplicativos de jogos de azar, aplicativos de streaming e muito mais.

Outra coisa que vale a pena mencionar é que os dApps estão intimamente ligados a um projeto de criptomoeda, pois a maioria das atividades em um dApp requerem, de alguma forma, que uma pequena transação ocorra.

Por exemplo, se você fosse usar um dApp projetado para criadores de conteúdo publicaram algo para outras pessoas verem, você teria que pagar uma pequena taxa por isso. Na maioria das vezes, essas taxas seriam de apenas um ou dois centavos, muitas vezes até uma fração de centavo. No entanto, essas pequenas transações permitiriam ao usuário acessar vídeos, textos, fotos e similares.

Enquanto isso, o criador do conteúdo poderia ganhar dinheiro com sua inscrição e continuar a apoiar sua arte, ou até mesmo ganhar a vida, desde que existam pessoas interessadas no que ele tem a oferecer.

Alguns dApps usam os fundos arrecadados por meio das taxas para financiar o desenvolvimento do projeto ou para alimentar a rede e o mecanismo de consenso (procedimento por meio do qual todos os pares da rede chegam a um acordo comum).

Eles também podem fornecer aos usuários a capacidade de trocar valor, embora isso seja apenas um arranhão na superfície, e existam muitas outras maneiras de usar esses fundos para o bem do projeto, dos desenvolvedores e da própria comunidade.

Alguns dos dApps mais populares hoje em dia são usados ​​para jogos de azar, o que vem com muitas vantagens. Esses aplicativos funcionam como cassinos online que usam criptomoeda, o que traz transparência, pagamentos instantâneos e capacidade de entrar em qualquer jogo a qualquer momento, não independente de onde você esteja. Tudo isso contanto que você tenha acesso à internet, claro.

Quais são as melhores e mais populares dApps?

  • Os dApps não existem apenas na tecnologia blockchain. eles surgiram junto com as redes P2P. Pense em aplicativos como torrent, Popcorn Time e similares. Tudo o que é gerenciado ou mantido por uma comunidade, em vez de uma autoridade centralizada, pode ser considerado um dApp.
  • Devido ao potencial e à popularidade crescente de projetos envolvendo criptomoedas e blockchain, no entanto, o termo rapidamente ficou vinculado a essas indústrias.
  • Mas, se estamos falando sobre dApps blockchain, Bitcoin é definitivamente o primeiro entre eles. É uma criptomoeda inteira, bem como um\ blockchain inteira, mas ainda funciona como um dApp destinado a ser usado para transações e pagamentos.
  • Na verdade, todos os projetos do mundo cripto eram dApps com propósito único, até que tudo mudou com o surgimento do Ethereum (ETH).

  • O Ethereum desbloqueou todo o potencial da tecnologia blockchain, desviando a atenção das próprias criptomoedas. Com o Ethereum, as criptomoedas deixaram de ser o o objetivo de tudo, e viraram ferramentas para criação de ecossistemas descentralizados inteiros.
  • Eles foram usados para executar esses ecossistemas, bem como seus aspectos menores, como os dApps. Desde então, uma série de projetos em blockchain surgiram. Muitos deles tentaram copiar o que o Ethereum fez. Não só isso, mas também expandir o conceito, torná-lo melhor, mais rápido, mais barato e mais fácil de usar.
  • Alguns dos projetos mais notáveis incluem EOS (EOS), TRON (TRX), Cardano (ADA) e semelhantes. No entanto, embora tenham suas vantagens, Ethereum ainda é a plataforma de desenvolvimento mais antiga, maior e a mais usada.
  • Ele pode ser usado para criar praticamente qualquer coisa, de aplicativos específicos a novas criptomoedas, exchanges descentralizadas e muito mais.

Principais dApps em 2020

Finalmente, vamos falar sobre alguns dos melhores e mais populares dApps que estão sendo usados em 2020.

CryptoKitties

CryptoKitties é um dApp criado no blockchain do Ethereum. É um dos mais antigos dApps do Ethereum, mas ainda é muito popular hoje em dia.

Esse dApp Ethereum virou sensação em 2017, e ainda é uma ótima maneira para os novatos no mundo da tecnologia descentralizada entrarem nesse mercado e se acostumarem a ele.

Em grande escala, CryptoKitties não é muito mais do que um simples jogo, feito para entretenimento. Ele permite que você compre gatinhos disponíveis na blockchain, crie-os e venda-os para obter um pequeno lucro.

No entanto, o fato é que é descentralizado, desenvolvido no blockchain; é divertido e, além disso, oferece uma maneira de ganhar uma pequena quantidade de criptomoedas toda vez que você vende um dos gatinhos. Tudo isso atraiu muitas pessoas.

Na verdade, a certa altura, o próprio CryptoKitties foi responsável por cerca de 10% de todas as transações baseadas no Ethereum. Considerando que  é o CryptoKitties é o  segundo maior projeto na indústria de criptomoedas, além de um dos mais confiáveis, isso representa uma quantia enorme. Por isso, o jogo tem uma boa chance de permanecer para sempre como um dos principais dApps Ethereum.

Destaques de Cryptokitties:

  • Promove uma experiência divertida ao usuário
  • É uma ótima maneira para atrair novatos para a cripto indústria

2) IPSE

Em seguida, temos o IPSE, que é provavelmente um dos melhores dApps do momento. IPSE significa InterPlanetary Search Engine (Motor de Pesquisa Interplanetário, em português). E ele é exatamente isso: um mecanismo de pesquisa descentralizado baseado em EOS.

EOS, conhecido também como EOSIO, é uma plataforma para aplicações descentralizadas, como o Ethereum.

Voltando ao ISPE…o IPSE é um projeto que usa seu próprio IPFS (sigla em inglês que significa Sistema de Arquivos InterPlanetários.) Ele basicamente é um protocolo de distribuição hipermídia, como o HTTP, que é o protocolo de transferência que possibilita a visualização de dados e conteúdos na web.

No entanto, o dApp ISPE tem um potencial enorme para ser o protocolo que pode substituir o HTTP algum dia. Muitos de seus apoiadores veem isso como um protocolo que será usado quando a Web 3.0 – que é a próxima geração da Internet – finalmente chegar.

Enquanto isso, o próprio IPSE atua como um mecanismo de pesquisa regular à primeira vista, embora existam várias diferenças importantes. Por exemplo, este aplicativo descentralizado não apresenta anúncios, o que é bem diferente de empresas como Google e seus concorrentes centralizados.

Além disso, o IPSE também se concentra muito na privacidade do usuário, e sua proteção de privacidade é incomparável entre os mecanismos de pesquisa. Por fim, os usuários que decidem contribuir compartilhando dados valiosos também podem ser recompensados ​​com tokens digitais, o que é um grande incentivo para a participação das pessoas.

Destaques do IPSE:

  • Tem um grande potencial para o futuro
  • Aborda questões de privacidade
  • Sem anúncios
  • Oferece recompensas simbólicas

3) MakerDAO

MakerDAO é indiscutivelmente um dos projetos de maior sucesso em toda a blockchain do Ethereum. Trata-se de uma plataforma descentralizada dedicada à emissão de stablecoins, basicamente criada no conceito de comodato.

Funciona assim: usuários entram na plataforma, depositam uma determinada quantia e recebem o mesmo valor em criptomoeda. A criptomoeda está lastreada no valor depositado, de forma que seu valor se mantenha igual ao dólar, por exemplo.

Além disso, esse dApp Ethereum também oferece outras possibilidades. Isso inclui pagamentos instantâneos, taxas de transação baixas, imutabilidade, transparência e outras vantagens que o mundo da criptografia tem a oferecer.

MakerDAO, é claro, não é único. Atualmente, existem inúmeros outros projetos de empréstimo de criptomoedas por aí. Porém, uma coisa que o destaca é o fato de todas as operações serem totalmente descentralizadas. Em outras palavras, nem o usuário nem o próprio projeto requerem um terceiro na forma de uma empresa centralizada para fazer algo.

Em vez disso, no espírito da blockchain e da criptoeconomia, a MakerDAO tem seu próprio sistema de governança, que usa contratos inteligentes para regular todas as operações, bem como a estabilidade das stablecoins emitidas.

Obviamente, ainda há juros que as pessoas têm de pagar ao usar DAI, a criptmoeda deste aplicativo descentralizado. Isso também é completamente transparente e controlado pela rede descentralizada dos tokens da MakerDAO. É assim que esse dApp Ethereum lucra com as operações e financia novos desenvolvimentos e melhorias.

Destaques do MakerDAO:

  • Maior transparência
  • Ele tem seu token, o DAI, que é o único stablecoin resistente à censura
  • Disponível em todo o mundo
  • Suportado por wallets
  • Ótimos elementos de privacidade
  • Organização descentralizada

4) Banco de TRON (+ BTT)

Em seguida, em nossa lista de melhores dApps temos o Banco de Tron (Bank of TRON), que é um aplicativo descentralizado baseado na blockchain TRON. Ele se enquadra na categoria de aplicativos de alto risco.

Curiosamente, não é um dos dApps de jogos de azar, que normalmente são os mais populares no TRON. Apesar disso, este é um dApp com o maior número de usuários ativos diariamente – 12.220, no total.

O Banco de TRON é um dApp totalmente automático. É executado em blockchain TRON e usa contratos inteligentes do ecossistema TRON. Esses contratos inteligentes não podem ser editados, excluídos ou influenciados de qualquer outra forma.

O banco também paga dividendos aos usuários automaticamente, por meio de contratos inteligentes. Além disso, também fornece altas recompensas por indicação, recompensas por investimentos e muito mais.

Destaques do Banco de TRON:

  • É o aplicativo mais popular de TRON, visto que tem grande número de usuários por dia
  • Totalmente automatizado
  • É imutável, já que é baseado em contratos inteligentes
  • Os usuários recebem dividendos, recompensas por indicação e muito mais

5) Steemit

No quinto lugar na lista de melhores dApps de 2020, temos o Steemit, que é um aplicativo da Steem – rede social em blockchain. Este é um dApp social que atua como uma plataforma para blogueiros. Ele permite que os usuários criem facilmente uma conta, embora as contas também exijam verificação, que pode durar algumas horas,  dias, semanas ou até meses, em casos extremos.

Mas, uma vez que a conta foi verificada, o usuário pode começar a escrever postagens em sua própria conta, adicionar tags, fotos ou qualquer outra coisa.

Uma vez que esta é uma plataforma baseada em blockchain, a maioria dos textos provavelmente aborda criptomoedas e blockchain. No entanto, esta não é a regra e qualquer pessoa pode escrever posts sobre qualquer tópico que desejar.

Vale dizer que muitos usuários preferem não escrever. Em vez disso, eles usam suas contas para postar fotos interessantes ou sua própria arte.

É claro que existe um incentivo para fazer isso. Se suas postagens forem interessantes o suficiente e as pessoas curtirem elas, você pode receber recompensas paga em moedas STEEM. Existem vários tipos diferentes de tokens que estão incluídos no design da plataforma e eles têm finalidades diferentes.

Por exemplo, existem tokens que podem ser convertidos em STEEM e retirados, bem como tokens que podem ser bloqueados na plataforma por um determinado período. Ao fazer isso, você dá mais “peso” às “curtidas” que você dá nas postagens de outras pessoas. Como consequência disso, quando gosta da publicação de outra pessoa, ela recebe uma recompensa maior em tokens.

Claro, esses tokens vêm da própria plataforma. Você não dá suas próprias moedas ao curtir algo, o que significa que realmente não há nada a perder. Este sistema de “curtir” serve como um filtro, administrado pela própria comunidade. Esse filtro tende a ajudar as postagens de melhor qualidade a se destacarem, enquanto outras tendem a cair. Eventualmente, as publicações menos curtidas acabam perdidas no mar de conteúdo.

Destaques do Steemit:

  • Permite que os usuários se expressem, dando-lhes seu próprio canto da web
  • Permite que você ganhe dinheiro escrevendo
  • Fácil de navegar
  • A quantidade de conteúdo e usuários está sempre crescendo

6) Dice

Por fim, fecha a nossa lista de melhores dApps o Dice, que é outro dApp vindo da blockchain EOS. Este é um aplicativo de jogos de azar completo, que atualmente tem o maior número de usuários diários – quase 15.000. Isso torna o Dice a maior plataforma de jogos sociais na blockchain EOS.

O dApp tem um conceito bastante simples. Ele permite que os usuários ganhem tokens chamados DICE ao jogar diferentes games. Aqueles que optam por não retirar imediatamente os tokens, mas apostá-los – e mantê-los bloqueados na conta – também recebem recompensas por fazer isso.

Tanto a plataforma como o token são baseados em design centrado no usuário, que foi feito para que eles tenham a melhor experiência de jogo possível.

Quanto aos jogos em si, a plataforma oferece praticamente todos os clássicos, como blackjack, roleta, bacará, sic bo e muito mais.

Destaques do Dice:

  • Um dos aplicativos mais populares no EOS
  • A maior plataforma de jogos de azar de mídia social do projeto
  • Oferece vários jogos diferentes
  • Os usuários podem apostar seus ganhos e obter recompensas

Conclusão

E é isso. Existem milhares de dApps na indústria de blockchain, muitos dos quais pertencem a categorias diferentes daquelas que mencionamos. Existem também muitos outros projetos de blockchain diferentes, dedicados ao desenvolvimento de dApp. No entanto, optamos por listar aqueles que consideramos os melhores e mais populares dApps de 2020.

Em outras palavras, você pode explorar o setor de dApps por muito tempo e sempre haverá mais para ver, especialmente porque seu número continua aumentar o tempo todo.

Ainda não existe um “dApp assassino”, que é um nome comum para um dApp que se tornaria viral e atrairia mais atenção. Mesmo assim, o setor de dApp está crescendo. Além disso, as pessoas estão se acostumando com eles. Por isso, há uma boa chance de que algum dia eles possam substituir completamente os aplicativos centralizados que conhecemos hoje.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Patrocinados
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Jornalista desde 2010. Já colaborei para diversos veículos, como Gazeta do Povo, Agência Estadual de Notícias (AEN) e Paraná Portal. Escrevo regularmente para o UOL e para outros portais especializados em criptoeconomia. Tive meu primeiro contato com o mercado de criptomoedas em meados de 2019, quando comecei a cobrir casos de golpes financeiros. No BeInCrypto, produzo e edito textos.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora