Melhores robôs de investimentos em 2021

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Robôs de investimentos ajudam a diversificar a carteira de investimentos.

  • O algorítimo dos robôs de investimentos entendem e sugerem as melhores opções de investimentos com base na informação dos usuários.

  • Diversos robôs de investimentos brasileiros estão disponíveis no mercado.

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Um robo de investimento é exatamente o que parece – um consultor financeiro automatizado que gerencia seu dinheiro, fornece consultoria financeira com base em um conjunto de algoritmos e / ou automatiza operações. Como muitas decisões podem ser categorizadas sem intervenção humana, um robo de investimento pode ser uma ótima maneira de considerar estratégias de investimento sem passar por um consultor financeiro humano. Este guia fornecerá uma análise abrangente dos melhores robôs de investimentos.

 

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

 

Neste Artigo:

O que é um robô de investimentos?

O conceito de robo de investimentos surgiu em 2008, um ano após a crise econômica mundial de 2007. Além disso, eles se tornaram cada vez mais populares em 2010, no auge da grande recessão.

Hoje, os robos de investimentos foram adotados para diversos fins. Afinal, eles ajudam os consumidores a descobrirem suas tolerância ao risco, estabelecerem metas para vários marcos e eventos de vida e gerenciarem automaticamente os investimentos de acordo com esses guias.

Portanto, um robo de investimento nada mais é do que um software ou plataforma especializados no mercado financeiro.

Como funciona um robô de investimento?

Os robôs de investimentos utilizam diversos algoritmos para entender o mercado e mapear as tendências.

Eles fazem o serviço de um corretor de investimento, montando um portfólio de acordo com o seu perfil e objetivo.

Além disso, os robos de investimentos realizam operações como compra e venda de ativos. Vamos descrever com detalhes como funciona o robô de investimento, principalmente o robô advisor. 

1º passo: abra uma conta, responda perguntas, deposite dinheiro para investir

Depois de decidir abrir uma conta com um robo advisor, você começará criando um login. Normalmente, você será solicitado a responder algumas perguntas. As perguntas provavelmente incluem sua idade, suas metas de investimento, o tempo que você pretende investir e sua tolerância geral ao risco, ou seja, quanto risco você está disposto a correr.

No estágio de configuração, você também conectará sua nova conta de investimento a uma conta bancária para financiá-la. Embora você faça um depósito inicial para começar (diferentes robos de investimentos têm diferentes depósitos mínimos), a ideia é que você continue depositando mensalmente na sua conta para ter mais dinheiro crescendo ao longo do tempo.

2º passo: o robo de investimento começa a trabalhar

Concluir este conjunto de perguntas ajuda o robo de investimento a determinar onde alocar seu dinheiro. Muitos robos advisor usam uma estratégia popular chamada teoria moderna de portfólio, ou MPT, que segue fundos como o S&P 500 e prioriza a diversificação para minimizar o risco.

Além disso, robos de investimentos, contam com fundos mútuos de baixo custo ou fundos de índice negociados em bolsa (ETFs) que distribuem seus investimentos por diferentes ativos.

3º passo: o robo advisor pode personalizar seu investimento de acordo com seus objetivos 

Além de apenas fundos mútuos e ETFs, o robo advisor usa seus objetivos de investimento para ajudar a decidir onde alocar os seus fundos.

Sua carteira de investimentos para economizar para uma futura casa no curto prazo provavelmente será diferente da sua carteira para economizar para a aposentadoria a longo prazo. Na verdade, cada vez mais robos de investimentos oferecem contas individuais de aposentadoria para fins de aposentadoria.

4º passo: os robôs de investimentos manterão seu portfólio sob controle automaticamente

Conforme as condições do mercado mudam, ou conforme você investe mais dinheiro, o software do robo advisor ajustará automaticamente seu portfólio para melhor alinhá-lo com o alcance de seus objetivos. Essa compra e venda periódica é mais conhecida como “rebalanceamento”.

Embora os robos advisors se baseiem na premissa de não haver supervisão humana, alguns oferecem acesso a consultores financeiros reais, caso você queira um em sua jornada de investimento.

Como começar com um robô de investimentos?

Robôs de investimentos são cuidadosamente projetados por consultores de investimento de alto nível, com décadas de experiência no setor financeiro, ao lado de profissionais de tecnologia e design.

No Brasil, os robôs de investimentos mais conhecidos são o da Magnetis, Vérios, Monetus e Warren. Pioneira em robôs de investimentos, a Magnetis tem um robô de investimentos consolidado no mercado brasileiro. No entanto, tanto a Vérios, a Monetus e a Warren possuem robôs de investimentos conceituados. Portanto, são indicados para todos aqueles que estão pensando em utilizar esse serviço para investir.

Existem vários robos de investimentos que vale a pena considerar enquanto você procura a melhor combinação. Além disso, eles geralmente têm interfaces fáceis de usar, pesquisas iniciais que o ajudarão a entender como funcionam e resultados claros definidos antes de você se inscrever.

Portanto, o primeiro passo é este, começar a pesquisar sobre os robos de investimentos para encontrar aquele que mais se adeque ao seu perfil.

Taxas para robôs de investimento

Os robos de investimento geralmente cobram taxas variáveis para investimentos automatizados. Em média, eles cobram entre 0,4 e 0,7 % de seu portfólio como taxas de gerenciamento. No entanto, você também pode tirar proveito de algumas opções gratuitas, se desejar.

Além disso, essas taxas excluem aquelas taxas que você paga nos investimentos. Por exemplo, investir em fundos mútuos e ETFs provavelmente terá incidência de taxas extras. Essas taxas são cobradas sobre os ativos antes da devolução.

Tipos de robôs de investimento

Um robo de investimentos é qualquer robô que tenha como objetivo executar uma estratégia de investimento. Hoje, no mercado, existem diversas opções de robôs de investimentos, dos mais simples até os mais sofisticados e com melhor grau de precisão.

São elas: o robô trader, o negociador de alta frequência e o robô advisor.

1 – Robo trader

O robo trader, ou algotrading, é um programa que negocia ativos financeiros automaticamente. Além disso, o robo investidor trader é voltado para pessoas que investem em renda variável, já que sua principal função é programar ordens de compra e venda de ações.

Esse robo é perfeito para day traders, uma vez que, ao programar funções repetitivas, o investidor não necessita ficar o tempo inteiro observando o pregão e pode ter mais tempo no dia a dia.

Normalmente, é necessário definir todas as regras para que o algoritmo do robo investidor trader funcione corretamente. Por exemplo, será necessário informar o momento certo para comprar e vender as ações, o stop (limite aceitável de perda) e qual é a meta de lucro da operação.

Porém, alguns robos traders mais sofisticados permitem que sejam aplicadas fórmulas para deixar o próprio robô investidor decidir quando é hora de comprar ou vender.

StormGain Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

2 – Negociador de alta frequência (HFT)

Antecessor dos robos traders, o high-frequency trader (HFT) foi um dos primeiros robôs a surgirem no mercado financeiro.

O objetivo desse tipo de robô é realizar operações de compra e venda de ativos em um período de tempo muito curto. Geralmente essas operações levam menos de segundos.

Além disso, os robôs de negociação de alta frequência utilizam algoritmos extremamente especializados e que, geralmente, custam uma fortuna.

Ademais, esse robô de investimento é utilizado para dar apoio a bancos, fundo de valores, corretoras de valores e outras instituições que negociam na bolsa.

3  – Robô advisor

O robo advisor é um serviço que planeja investimentos automaticamente. O algoritmo do robô advisor vai te mostrar as melhores estratégias de investimentos de acordo com o seu perfil e o prazo de manutenção dessas aplicações. Geralmente, eles fazem isso com base em alguma variante da Teoria Moderna de Portfólio, que aloca fundos para produtos de investimento que não são positivamente correlacionados.

Ademais, a principal característica de um robo advisor é a diversificação de investimentos. Além disso, eles alocam fundos para ativos arriscados e livres de risco. Afinal, o objetivo desse serviço é proteger o seu patrimônio e aumentar a rentabilidade da sua carteira.

Além disso, esse robô é recomendado para investidores que não possuem conhecimento técnico ou experiência.

De modo geral, o robo advisor é uma forma de diminuir os obstáculos criados pelos usuários que têm medo de se aventurar pelo mercado financeiro.

Além desses robôs de investimentos mencionados acima, ainda é possível encontrar o consultor de investimentos digitais. Esse termo abrange modalidades de consultoria e gestão dos investimentos das pessoas. Ou seja, são consultorias que utilizam somente plataforma digitais e podem ou não fazer uso de robôs para recomendar aplicações financeiras.

Tanto o robo trader, quanto o negociador de alta frequência são utilizados por um grupo muito seleto de investidores. Geralmente os usuários desse tipo de robôs já possuem conhecimento técnico e não são investidores iniciantes.

No entanto, para a grande parte dos investidores, principalmente para aqueles que estão começando a engatinhar no mercado financeiro, os robos advisors são uma ótima alternativa. Portanto, vamos entender um pouco mais sobre eles.

Os benefícios do robô advisor

Ao usar um robo advisor os investidores podem diversificar carteiras usando aplicativos de investimento e calculadoras que vêm com taxas de gerenciamento de contas baixas. Além disso, muitos oferecem acesso a um consultor de investimento humano. Portanto, os usuários podem se consultar com um humano quando as decisões se tornam mais complicadas ou o consumidor deseja esclarecimentos sobre as estratégias de investimento.

Além disso, o robo advisor pode ser uma ótima opção durante a incerteza do mercado. Afinal, o elemento emocional humano é removido da decisão. Ou seja, em vez de sofrer com as perdas ou decidir quando será o melhor momento para comprar ou vender, o robo advisor pode manter o investidor sob controle com base em seu plano de investimento predeterminado.

Quando o robo de investimentos é uma boa opção: 

Um robo de investimento pode ser uma boa escolha para muitos tipos de investidores, dependendo de suas necessidades e disposição para gerenciar sua conta de investimento.

Um robo de investimentos é uma boa opção se você:

  • Quer um profissional para administrar seu dinheiro e desenvolver um plano financeiro;
  • Pensa em começar a investir e quer ir devagar e com segurança;
  • Precisa de uma alternativa para um consultor humano de baixo custo;
  • Preferiria não gastar muito do seu tempo em investimentos;
  • Não entende os mercados ou quer aprender;
  • Quer uma conta onde você deposita dinheiro e tudo é feito para você;
  • Procura por um portfólio diversificado que pode ajudá-lo a se aposentar.

Ou seja, todas essas razões giram em torno do robo de investimento, usando sua experiência para economizar tempo, dinheiro e aborrecimentos. Portanto, um robo de investimento pode fazer sentido para novos investidores que querem aprender como funciona o investimento ou para aqueles experientes que não querem mais gerenciar seu portfólio.

Na verdade, é fácil começar com um robo de investimento. Além disso, muitas vezes você pode não precisar de uma grande quantidade de dinheiro para iniciar seus investimentos.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Melhores robôs de investimento de 2021 

1 – Magnetis

A Magnetis foi a primeira fintech de investimentos do Brasil. Fundada em 2015, a Magnetis é uma gestora licenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Além disso, a empresa trabalha com o robo advisor e a contratação do serviço pode ser feita gratuitamente através da plataforma de investimentos digital.

Como funciona

Para começar a usar a Magnetis você precisa baixar o aplicativo ou fazer o cadastro pelo site da empresa. Os algoritmos do robô irão analisar o seu perfil e, posteriormente, fazer recomendações.

O valor mínimo para fazer o primeiro investimento com o robô da Magnetis é de R$ 1 mil. Porém, as próximas aplicações aceitam valores a partir de R$ 100.

Esses investimentos são realizados em parceria com a Easynvest, uma das maiores corretoras de valores do Brasil.

A vantagem dessa parceria entre a Magnetis e a Easynvet é que os seus sistemas são integrados. Ou seja, você não vai precisar fazer malabarismos para usar diferentes plataformas ao mesmo tempo.

Além disso, você ainda pode acompanhar seus investimentos em tempo real, seja através de plataforma web ou aplicativo.

Taxas

A Magnetis cobra uma taxa de gestão sobre o valor total investido. Essa taxa é de 0,6% ao ano.

Porém, a empresa devolve 100% dos descontos obtidos junto de fornecedores, prática também conhecida como cashback de fundos de investimentos.

2 – Vérios

A Vérios comparador de fundos se inspirou em grandes empresas do mercado internacional, como a Wealthfront e a Betterment. Com oito anos de atuação no mercado financeiro, desenvolvendo projetos de endowments, a Vérios comparador de fundos criou ferramentas pioneiras como um comparador de fundos.

O seu robo advisor, também conhecido como Ueslei, monitora os investimentos dos seus clientes 24 horas por dia, sete dias por semana.

Como funciona

O robo de investimentos da Vérios comparador de fundos é perfeito para quem quer investir em longo prazo. Além disso, um dos diferenciais do robô é o rebalanceamento automático. Sua carteira é monitorada diariamente e, ao fazer novos aportes, a Vérios comparador de fundos distribui o dinheiro entre os ativos automaticamente.

Entretanto, a aplicação mínima inicial é de R$ 12 mil. Porém, os aportes adicionais são a partir de R$ 100.

Taxas

A Vérios comparador de fundos cobra entre 0,4 e 0,7% anual sobre o valor investido. Porém, somando todos os outros custos, como a corretagem e custódia, o total das taxas fica em 0,95% ao ano.

Ou seja, toda e qualquer taxa cobrada para compra e venda de ativos, taxas do tesouro direto e taxas de liquidação e emolumentos da BM&FBovespa está incluída na taxa de 0,95% da Vérios.

Além disso, dentro do sistema da Vérios é possível saber exatamente quanto e quais foram as taxas pagas a cada mês.

3 – Monetus

Fundada em 2017, a Monetus é um robo de investimento do tipo robo advisor. A empresa possui cinco carteiras de investimentos, que incluem renda fixa e variável, de acordo com o perfil do investidor.

Como funciona

O robô da Monetus utiliza da Teoria Moderna do Portfólio para entregar um portfólio de investimentos diversificado e feito sob medida para os usuários.

A seleção dos investimentos e até a elaboração dos portfólios da Monetus é feita por uma equipe de gestores profissionais. Ao robô cabe somente a função de processar os cálculos para alocamento dos ativos, monitoração e o calculo do retorno diário do portfólio.

Porém, diferente dos outros robôs mencionados anteriormente, o aporte inicial da Monetus é de somente 100 reais.

Além disso, o robô também realiza o rebalanceamento automático dos aportes e reinveste automaticamente os dividendos.

Taxas

A Monetus não cobra taxas de resgate, manutenção ou performance. As taxas cobradas são relativas à administração dos fundos de investimentos e gestão dos títulos de crédito privado.

Além disso, suas taxas são variáveis, começam em 0,3% (fundo de renda fixa e crédito privado) e chegam a 0,6% ao ano (fundo de ações, multimercado e debêntures incentivadas).

StormGain Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

4 – Warren

Nascida em solo estadunidense no final de 2014, a Warren foi fundada por brasileiros e desembarcou em terras nacionais em meados de 2016.

A empresa possui escritórios em São Paulo e nas maiores cidades da região sul do país.

Além de investimentos a longo prazo, na Warren é possível fazer trade. Ademais, a carteira da Warren é tão robusta que possui opções de renda fixa, ações, fundos multimercado e criptomoedas.

Como funciona

Ao se cadastrar na Warren um robô irá te fazer perguntas rápidas para descobrir o seu perfil de investidor e sua tolerância ao risco. Porém, cabe a você decidir qual é o seu objetivo. A partir daí, o robo advisor da Warren irá sugerir os melhores produtos para você investir.

Além de te ajudar a investir, o objetivo da Warren é facilitar a sua rotina financeira. Para isso, o robô permite que você possa definir quantos objetivos quiser e até mesmo compartilhá-los com outros usuários.

Além disso, o aporte mínimo é de apenas R$ 100.

Taxas

Os produtos da Warren possuem taxa zero. Porém, você paga um percentual referente a gestão ativa dos seus investimentos. A taxa é variável e decrescente, de acordo com o valor total investido na plataforma.

Para usuários que investem até R$ 100 mil, a taxa é de 0,7% ao ano. Já para os usuários que investem de R$ 100 mil até R$ 1 milhão, a taxa é de 0,6%. Mas, para quem investe quantias acima de R$ 1 milhão a taxa é de  0,5%.

5 – Banco do Brasil

O Banco do Brasil dispensa apresentações. Fundado pelo Barão de Mauá em 1851, o BB é um dos maiores bancos em atividade no Brasil e da América Latina. 

Apesar de não ser uma corretora de investimentos, o Banco do Brasil possui um robô de investimento. 

Como funciona

O robô advisor do Banco do Brasil junta informações sobre o usuário com tendências da economia e do mercado para construir uma carteira de investimentos personalizada. 

A construção dessa carteira funciona a partir dos objetivos do usuário, e você pode criar quantos objetivos quiser. Além disso, o investimento mínimo é de R$ 100,00. 

Para começar a usar o robô de investimento do Banco do Brasil, é só baixar o aplicativo para Android e Apple. 

Taxas

Por se tratar de um serviço oferecido por uma grande instituição financeira, você pode esperar pagar taxas referentes à este tipo de empresa. 

Além disso, as taxas do robô de investimento do Banco do Brasil não são claras. Portanto, cabe a você conferir quais são as taxas cobradas por cada modalidade de investimentos que vai contratar com a instituição financeira.

As limitações dos robôs de investimento

a. Eles não são planejadores financeiros

Robos de investimentos, principalmente o robo advisor, tendem a se posicionar como planejadores financeiros automatizados. Embora possam cuidar do processo de construção do portfólio (e até custar menos), eles ainda são mais limitados do que os melhores planejadores financeiros.

Afinal, um bom planejador financeiro conhece você pessoalmente e ajudará a criar um plano que use todas as oportunidades e ferramentas disponíveis. Esse serviço é o que te ajudará a atingir seus objetivos. Por enquanto, os robos de investimento atuam como ferramentas que ajudam principalmente a criar e gerenciar seu portfólio de investimentos.

b. Eles não são personalizados

Os robos de investimento ainda não conseguem atender às necessidades de cada investidor individual. Embora eles permitam que você defina seus objetivos de investimento e os edite, existem alguns problemas relacionados a dinheiro que apenas bate-papos com humanos podem resolver.

Portanto, é por isso que a maioria dos robos advisors permite que você converse com planejadores financeiros certificados.

c. Suas performances não são garantidas

Existem riscos com os robos de investimento – assim como qualquer outro investimento. Você ganha retornos ou perde dinheiro com base no desempenho dos ativos que escolhe. Ou seja, não acredite que um robô de investimento, por mais sofisticado que seja, conseguirá prever o futuro. Ou então garantir que você terá lucro todas as vezes. Principalmente se você investir em ativos de risco.

Algumas vantagens dos robôs de investimentos

1. Taxas baixas

Antes da introdução das plataformas de robôs de investimento, somente 1% dos investidores tiveram a sorte de receber assistência de investimento gerida profissionalmente. Os robos de investimentos mudaram significativamente esse paradigma.

2. Robôs de investimentos facilitam o trabalho do consultor financeiro

Está se tornando mais comum para as práticas de planejamento financeiro tradicionais as plataformas de robôs advisor “white label”. Ou seja, isso tira das mãos dos consultores financeiros a incômoda tarefa de escolher ativos. Portanto, o consultor financeiro passa a ter mais tempo com seus clientes tratando de questões tributárias, patrimoniais e de planejamento financeiro individuais.

3. Expandindo o mercado de consultoria financeira

Alguns consumidores, investidores mais jovens ou aqueles com patrimônio líquido pequeno, podem não ter considerado o aconselhamento financeiro profissional. Os robos de investimentos estão fazendo crescer o mercado existente de clientes de consultoria financeira. Devido ao acesso fácil e aos modelos de taxas mais baixas para a gestão financeira profissional.

4. Robos Advisors não são únicos

Existem robos investidores de baixo custo para diferentes tipos de clientes. Além disso, alguns robôs investidores alegam possuir ferramentas diferentes, como reequilíbrio e perda de impostos. Por fim, existem robos advisors de abordagem única e de estilo híbrido.

5. Investimento inicial baixo

É uma vantagem para os investidores com um pequeno patrimônio líquido obter um gerenciamento profissional de consultoria através dos robôs advisors. Afinal, alguns roboôs de investimento são acessíveis com R$ 100.

Conclusão

Os robôs de investimento já provaram ser bastante eficazes na automatização e simplificação do processo de investimento. Além disso, esses robos de investimento, principalmente o robô advisor, são adequados para usuários que têm carteiras simples e experiência mínima de investimento.

Esses serviços têm dois principais argumentos de venda. Primeiro, eles te ajudam a investir e gerenciar seus fundos sem a necessidade de consultar qualquer consultor financeiro humano. Segundo, eles também vêm com pouco ou nenhum saldo mínimo, então você pode investir quantias baixas.

Portanto, ao permitir um investimento com uma quantia pequena e a baixo custo, os robos de investimento possibilitaram que pessoas comuns dessem seus primeiros passos no mercado financeiro.

Você já conhece a carteira da StormGain? Mantenha suas criptomoedas em segurança. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre investimentos, confira os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre investimentos e criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Morador do Reino Unido, Jimmy acompanha o desenvolvimento da blockchain há vários anos e está otimista quanto ao seu potencial de democratizar o sistema financeiro. Ele é um pesquisador econômico com excelente experiência prática e direta em análise, previsão e planejamento de finanças macroeconômicas. Ele aprimorou suas habilidades, tendo trabalhado no continente como analista de finanças, o que lhe proporciona experiência intercultural. Ele tem uma forte paixão por regulamentação e pelas tendências macroeconômicas, pois permite espiar sob o capô global para ver como o mundo funciona.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora