Mineração de liquidez ou Yield Farming: o que é

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A mineração de liquidez é uma ótima forma de gerar renda passiva.

  • Você basicamente adiciona liquidez em uma plataforma e ganha recompensa em forma de juros.

  • Várias plataformas oferecem o serviço de mineração de liquidez.

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O que é a mineração de liquidez, ou yield farming? Como funciona e será que vale a pena? Este artigo explora o mundo da mineração de liquidez no universo das criptomoedas, como funciona e as melhores plataformas para o yield farming.

Você já conhece a carteira da StormGain? Mantenha suas criptomoedas em segurança. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Neste artigo:

  • O que é mineração de liquidez?
  • Como começar a mineração de liquidez
  • Mineração de liquidez com criptomoedas vale a pena?
  • O que é Yield Farming e Staking de criptomoedas?
  • Como você faz mineração de liquidez com criptomoedas?
  • Melhores plataformas para yield farming
    • Aave
    • Compound
    • Uniswap
    • Balancer
    • Sushiswap
  • Conclusão

O que é mineração de liquidez?

A mineração de liquidez é o processo de staking suas criptomoedas para ganhar mais delas como renda passiva. Essencialmente, você está adicionando liquidez a uma plataforma e ganhando recompensas na forma de juros por isso.

Clique aqui para saber mais sobre como fazer staking para gerar renda passiva.

O processo é semelhante a manter uma moeda tradicional em uma conta de poupança. O dinheiro mantido em uma conta de poupança é usado no reservatório de liquidez geral do banco. Ou seja, os bancos utilizam esse pool para emprestar e fornecer dinheiro aos clientes. O yield farming é a mesma ideia, só que você está contribuindo para uma plataforma de empréstimos, e não para um banco.

Além disso, todos os empréstimos são mantidos em um contrato inteligente, que exige que o mutuário apresente uma garantia antes de aceitar. Depois que eles pagam o empréstimo, você ganha juros sobre seus tokens, bem como criptomoeda na plataforma.

O yield farming é parte do que faz o financiamento descentralizado girar. Existem várias plataformas para fazer esse tipo de negociação, como Compound e Aave, por exemplo. Se você emprestar para o Compound, você ganhará juros sobre seus ativos emprestados, bem como tokens de Compound para usar na plataforma.

Se você sabe o que é staking de criptomoeda por meio do algoritmo de consenso de proof of stake, como o que o Ethereum está atualizando com seu formato 2.0, você sabe muito bem o que é mineração de liquidez.

Como começar a mineração de liquidez

Para iniciar a mineração de liquidez, você precisa se inscrever em um pool de liquidez como o Aave. Além disso, você também precisará manter ativos, geralmente tokens Ethereum ou ERC-20, em sua carteira conectada. Ademais, neste caso, uma carteira ERC-20 popular para usar é a MetaMask.

Em seguida, você escolherá o pool de liquidez de qualquer ativo que deseja emprestar e inserir o valor desejado. A plataforma indicará todas as taxas, bem como os ganhos projetados. Depois de contribuir para o pool de liquidez, é hora de começar a ganhar.

As recompensas serão pagas em um limite mínimo, que varia de acordo com a plataforma de empréstimo e o ativo que você escolher. Além disso, os mutuários também têm voz ativa sobre o valor e a duração de seus pagamentos mínimos. No entanto, lembre-se de que você precisará dedicar uma quantidade significativa de liquidez para ver quaisquer retornos significativos.

Mineração de liquidez com criptomoedas vale a pena?

Muitos diriam que a mineração de liquidez de criptomoedas vale muito a pena, considerando que você está ganhando juros sobre criptomoedas que estavam apenas guardadas em sua carteira.

Dependendo de quanto você empresta, o rendimento vale especialmente a pena, porque o lucro é quase garantido. Além disso, o yield farming não é tão arriscado quanto o day trading, o que pode resultar na perda de todos os seus fundos.

O que é Yield farming e Staking de criptomoedas?

O yield farming e staking de criptomoedas é o ato de armazenar ou trancar seus ativos em uma carteira por meio de um contrato inteligente.

Esses ativos são então usados para cumprir o contrato e podem ser liberados de volta para você depois que isso for feito. Geralmente, stakers e fazendeiros ganham juros sobre suas criptomoedas, fazendo com que seu dinheiro trabalhe para você.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Como você faz mineração de liquidez com criptomoedas?

Você faz mineração de liquidez após um certo período de tempo. Além disso, os pagamentos variam de acordo com a plataforma que você está usando, mas você está praticamente pronto para ganhar sempre que comprometer seus ativos.

Melhores plataformas para yield farming

Existem várias plataformas para yield farming. Vamos falar sobre algumas:

1. Aave

O Aave é uma plataforma de liquidez sem custódia para empréstimos de criptomoedas. Além disso, ele oferece suporte a vários stablecoins e outros ativos, como DAI, USDT, BAT e yearn.finance.

A página principal do site fornece uma visão geral dos ativos suportados. Aqui, você pode ver o tamanho do mercado, os montantes totais emprestados e os juros anuais pagos sobre o depósito de ativos, bem como o seu empréstimo. Além disso, você pode ver esses valores em dólares americanos ou seus valores nativos – uma escolha ideal para especialistas em investimentos.

Sempre que você empresta no Aave, você ganhará “aTokens”. Essas são basicamente versões Aave do token que você está emprestando e são fornecidas como uma recompensa adicional além dos juros que você ganha. Portanto, quanto mais você empresta, mais aTokens você receberá.

Além disso, esses aTokens estão empatados em uma proporção de 1: 1 com seu ativo nomeado, e você pode até redirecionar as recompensas da plataforma para outro endereço ERC-20, se preferir.

2. Compound

Compound é muito semelhante ao Aave à primeira vista. Afinal, essa plataforma oferece empréstimos para muitos dos mesmos ativos, por exemplo. Além disso, o Compound também fornece uma tonelada de informações, como taxas de juros anuais de fornecimento, fornecimento total no reservatório de liquidez e muito mais.

No entanto, o que faz o Compound se destacar é sua implementação em outras plataformas de criptomoeda. Por exemplo, você pode ganhar o token COMP da plataforma por meio de ativos armazenados em suas carteiras Coinbase ou Ledger. Isso economiza tempo e dinheiro, pois você não precisa pagar taxas de transação para mover ativos para a carteira composta.

A Compound também fez parceria com vários custodiantes de criptomoedas, garantindo que seus ativos sejam gerenciados de forma confiável por terceiros.

Finalmente, os impostos sobre criptomoedas podem ser uma dor, mesmo sem levar em consideração os empréstimos. Porém, o Compound se integra às plataformas de cripmoedas de impostos populares Tokentax e Cointracker, fornecendo uma exportação fácil para esses bancos de dados. Se você realmente se envolver com a mineração de liquidez no Compound, isso certamente tornará sua vida fiscal mais fácil.

3. Uniswap

O Uniswap foi uma das primeiras plataformas de empréstimos a decolar durante o grande boom DeFi. A exchange oferece suporte a mais de 200 integrações com plataformas financeiras descentralizadas, como Compound, Aave e até mesmo a plataforma centralizada Coinbase.

A plataforma está em sua terceira versão, que oferece algo único chamado liquidez concentrada. Essencialmente, o empréstimo normal o coloca na faixa de 0 a infinito. No entanto, a liquidez concentrada permite que você forneça ativos dentro de uma certa faixa de preço – muitas vezes a faixa em que eles normalmente se sentam. Isso ganha mais para os credores em recompensas, pois eles estão emprestando a um valor mais alto e concentrado do que o método tradicional.

Caso contrário, você pode desfrutar de muitos benefícios além do pool de liquidez da Uniswap. Afinal, a plataforma oferece governança com base em seu token UNI, exchange para todos os tipos de criptomoedas e várias informações de gráfico das quais credores e devedores podem aproveitar.

4. Balancer

O Balancer é uma plataforma interessante, pois permite que qualquer pessoa negocie Ether contra tokens ERC-20 em um pool de liquidez criado por eles. Um pool criado contribui para a liquidez geral do balanceador e recompensa você no token BAL da plataforma.

Esse método também é chamado de Formador de Mercado Automatizado (AMM). Basicamente, em um pool criado de dois ativos, a liquidez vai se mover conforme os usuários tomam emprestado, emprestam e retiram ativos dele. Obviamente, esta atividade altera de forma consistente o preço dos ativos dentro do referido pool. Para neutralizar isso, o Balancer converte automaticamente os ativos por meio de pools que criam o melhor valor para o usuário.

Por exemplo, uma negociação de ETH para DAI pode passar por um pool USDT se ETH e DAI estiverem mudando drasticamente. Isso economiza dinheiro para todas as partes ao longo do tempo e o processo é totalmente automático graças aos contratos inteligentes. Além disso, os credores podem ganhar mais dinheiro com base no pool em que estão. Isso ocorre porque os credores do pool podem personalizar as taxas de 0,0001% a 10%, se considerarem adequado.

O Balancer também oferece suporte para até oito tokens em um pool de liquidez. Como a plataforma é uma AMM, os preços são automaticamente retrabalhados conforme necessário, o que torna esse pool possível. Claro, ele também recompensa você com BAL conforme você contribui, como a maioria das plataformas de liquidez fazem.

No momento em que este artigo foi escrito, o Balancer está em sua primeira iteração. A plataforma está procurando atualizar para 2.0 muito em breve, no entanto. Essa mudança trará taxas de gás mais baixas, permitirá a lógica AMM personalizada em pools de liquidez, gestores de ativos dentro da plataforma e muito mais.

5. Sushiswap

Finalmente, temos o Sushiswap.

Esta plataforma de liquidez é na verdade um hard fork do Uniswap, o que significa que também é um AMM. O protocolo oferece suporte a vários ativos não listados em outros provedores, o que o torna bastante atraente para quem quer emprestar ou tomar emprestado.

Ao fornecer liquidez, os credores rendem o SUSHI como recompensa. Eles podem pegar essas recompensas e colocá-las no SushiBar para apostar, o que lhes dá xSUSHI para lucrar ainda mais. O xSUSHI é um ativo cunhado quando os investidores compram o SUSHI, utilizando para isso taxas de transação.

Conclusão

Agora você está ciente da mineração de liquidez e dos melhores lugares para fazê-lo. Esperançosamente, este guia pode ajudá-lo a manobrar o espaço confuso, intimidante, mas lucrativo.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre mineração de criptomoedas, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre gerar renda passiva.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

Max é um jornalista de criptomoedas com afinidade por jogos e tecnologias emergentes. Depois de deixar a escola para começar a carreira de escritor, ele escreveu seu primeiro artigo sobre blockchain e caiu na toca do coelho. Desde o início em 2017, Max trabalhou com várias startups de blockchain e entusiastas de criptomoedas, fazendo o seu melhor para educar o mundo sobre a tecnologia emergente.

SEGUIR O AUTOR

Previsões de cripto com o Melhor Canal de Sinais com +70% de acertos!

Entre Agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora