Minerar Bitcoin em casa: é possível em 2021?

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Minerar Bitcoin em casa ainda é um dos assuntos mais buscados no Google em 2021

  • No entanto, a não ser que você tenha capital para investir em equipamentos caros, minerar Bitcoin sozinho não compensa

  • Mas outras criptomoedas podem ser bastante lucrativas para quem quer minerar com uma CPU ou GPU

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A mineração de Bitcoin é um dos tópicos mais discutidos no universo das criptomoedas. O processo permite que você contribua ativamente para o crescimento do ecossistema de uma criptomoeda em troca de recompensas na forma de novas criptomoedas. Por este motivo que minerar Bitcoin em casa ainda é um dos assuntos mais buscados no Google em 2021.

Nos últimos anos, o crescimento do Bitcoin levou a um influxo de demanda. Além disso, o ativo está atualmente na casa dos cinco dígitos e todos os sinais apontam para uma alta de preço daqui para frente. Portanto, isso torna qualquer forma de acumulação, seja comprando ou minerando, lucrativa.

Claro, o processo não é tão claro. Minerar Bitcoin em casa não é tão lucrativo quanto outras criptomoedas, mas existem algumas possibilidades de ganho em potencial. Abaixo, veremos algumas dessas nuances da mineração.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Neste artigo:

Uma introdução à mineração de criptomoedas

Mineração, no contexto do universo das criptomoedas, geralmente se refere à mineração de Bitcoin. No entanto, o termo não é exclusivo da principal criptomoeda.

Em seu sentido mais simples, a mineração de Bitcoin é o processo de realizar um conjunto de processos matemáticos complexos para verificar transações e obter novas unidades do ativo.

A mineração em si envolve sua capacidade de validar e confirmar transações, adicioná-las à blockchain do Bitcoin, contribuindo assim para o ecossistema do ativo. As transações que você confirma estão em grupos – também chamados de blocos. Quando um bloco é verificado e validado, as transações que ele contém são adicionadas à blockchain do Bitcoin. Os mineradores são incentivados a confirmá-los com taxas de transação sendo distribuídas a eles.

Isso parece fácil na teoria, mas na prática não é. Afinal, para obter novos Bitcoins, você precisa realizar certas tarefas complexas com sucesso. Essas tarefas envolvem a resolução de equações matemáticas – um processo conhecido como “Proof-of-Work”. Além disso, as tarefas são muito complexas – um recurso que torna difícil para qualquer pessoa resolvê-los e receber o pagamento.

Ferramentas para a mineração

Para contornar isso, as mineradoras reformularam várias ferramentas para ajudar a tornar seus processos mais rápidos. Nos primeiros dias do Bitcoin, você poderia minerá-lo com seu computador. No entanto, minerar Bitcoin em casa nos dias de hoje é quase impossível usando PCs, mas você ainda pode minerar outras criptomoedas com o seu computador.

A mineração eficaz requer uma quantidade significativa de poder de computação e os PCs simplesmente não conseguem acompanhar. Em vez disso, o universo da mineração agora está inundado por unidades de processamento gráfico (GPUs) e circuitos integrados específicos de aplicativos (ASICs). Afinal, eles fornecem maior poder de computação e uma chance maior de blocos de validação. Entretanto, os GPUs e as ASICs são muito caros. No entanto, quanto maior for o hashrate, melhor você se sairá.

Os diferentes tipos de mineração de criptomoedas

Então, agora entendemos o que é mineração. A atividade em si é dividida em várias variantes. Vamos dar uma olhada rápida em todos elas:

1. Mineração com CPU

Conforme mencionado anteriormente, a mineração com CPU foi a primeira forma de mineração e era viável nos primeiros dias das criptomoedas. Ele utiliza os processadores do seu computador para minerar, mas perdeu importância.

A razão é simples. A mineração com CPU é bastante lenta. Com esse método, você pode minerar por até 18 meses sem ver nenhuma receita significativa. Além disso, considerando que você ainda paga pela eletricidade e pelo resfriamento do ambiente todo esse tempo, simplesmente não vale a pena.

Portanto, se você está nessa área de mineração para obter lucros reais, a mineração com CPU não é o caminho certo para você.

2. Minerar com GPU

A mineração com GPU é talvez o método de mineração mais popular disponível. Uma simples busca no Google por “mineração de criptomoedas” mostrará resultados para equipamentos e dispositivos de GPU. Uma configuração de GPU padrão vem com uma placa-mãe, um processador, uma estrutura de equipamento e um sistema de resfriamento. Existem também placas gráficas, que carregam a maior parte da atividade de mineração.

A mineração de GPU é popular por sua relativa acessibilidade e eficiência. No entanto, você terá que pagar um bom dinheiro para configurar o equipamento, mas quando se trata de poder de computação, no geral é muito bom.

3. Mineração com ASIC

A mineração com ASIC é praticamente a Ferrari quando se trata de mineradoras. No entanto, apesar de fazer a operação de mineração mais eficiente, também é a mais cara. Essencialmente, um ASIC é um dispositivo especialmente projetado para realizar uma tarefa – neste caso, é a mineração.

Graças à quantidade insana de poder de computação que eles produzem, os ASICs são as máquinas de mineração mais eficientes. No entanto, eles também são os mais caros – tanto para configurar quanto para operar – então você pode não querer investir em um ASIC a menos que viva em um ambiente frio com abundância de eletricidade barata.

4. Pools de mineração

Os pools de mineração fornecem uma solução interessante para quem procura uma mineração eficaz, mas não tem fundos para pagar pela eletricidade e equipamentos de mineração caros.

Como o nome sugere, um pool de mineração envolve mineradores individuais se reunindo e combinando seus recursos para minerar. Ao contrário de minerar sozinho, esta é uma solução bastante viável.

Em um pool de mineração, você tem mineradores individuais combinando seu poder de computação. Dessa forma, eles podem obter blocos mais rapidamente e trabalhar na verificação de transações. Quando o pool eventualmente extrai um bloco, cada membro recebe recompensas com base em uma fórmula. Ou seja, as recompensas são compartilhadas com base na proporção de recursos que cada minerador contribui.

Os pools de mineração são atraentes porque ajudam os mineradores a reduzir o risco. A mineração solo provavelmente será mais lucrativa, mas a natureza competitiva do universo da mineração significa que pode demorar um pouco antes de obter qualquer recompensa substancial. Afinal, com criptomoedas como o Bitcoin se tornando mais difíceis de minerar, os pools de mineração são uma grande oportunidade.

5. Mineração na nuvem

A mineração na nuvem é o mais recente desenvolvimento no setor de mineração que está tomando conta do setor. Esse processo envolve pagar a alguém (normalmente, uma grande empresa) uma quantia predeterminada de dinheiro para “alugar” plataformas de mineração em suas instalações.

O aluguel durará por um período combinado, durante o qual a empresa transfere todos os ganhos para sua carteira de criptomoedas.

A maioria das empresas de mineração em nuvem tem fazendas de mineração com centenas de plataformas empilhadas e trabalhando em conjunto. Além disso, eles também têm especialistas para lidar com o processo de mineração. Portanto, tudo o que você precisa fazer é pagar e aguardar enquanto o dinheiro trabalha para você.

A mineração em nuvem é atraente porque, como os pools de mineração, é muito barata. Afinal, você não precisa comprar uma plataforma e não precisa se preocupar com o processo de mineração em si. Basta fazer o seu pagamento e a mineradora faz o resto.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

O que você precisa para minerar Bitcoin em casa

Se você optou por começar a minerar com GPU ou ASIC, precisará obter seu equipamento e configurá-lo em casa. Geralmente, iniciar o processo de mineração incluirá as seguintes etapas:

1. Calcule a lucratividade da mineração

Calculadora de mineração BTC: CryptoCompare

Seja qual for a criptomoeda que você escolher para minerar, é necessário fazer algumas pesquisas primeiro. Você quer garantir que o ativo que está procurando para minerar valha a pena.

A lucratividade de mineração de um ativo geralmente se baseia em fatores como:

  • Sistema de recompensa atual: Quantos tokens você receberá pela mineração?
  • Hashrate da mineradora: qual é o poder de computação da sua mineradora desejado?
  • Dificuldade de mineração: este é um número que representa a dificuldade de minerar um ativo em um determinado momento com base na quantidade de energia de mineração ativa no ecossistema.
  • Custo da eletricidade: considere quanto você paga pela eletricidade por quilowatt-hora.
  • Consumo de energia: descubra quanta energia seu dispositivo de mineração consumirá
  • Taxas do pool: você provavelmente precisará minerar em um pool. Portanto, considere suas taxas.
  • Preço do ativo: quanto você vai ganhar? Compare isso com o seu gasto total.

2. Obtenha uma mineradora

Mineradoras de Bitcoin: Amazon

Quando você terminar os cálculos, faça uma extravagância e compre uma mineradora. Entretanto, antes de sair gastando milhares de reais, confira as análises de hardware para ver a melhor mineradora para você. Alguns das principais mineradoras disponíveis hoje incluem:

  • Bitmain Antminer s19 Pro: vem com um hashrate de 110 TH / s e um nível de consumo de energia de 3.250W.
  • MicroBT M30S ++: produz 112 TH / s em hashrate e consome 3.472 W de eletricidade.
  • Bitmain Antminer T19: fornece 84 TH / s em hashrate e consome 3.150W de energia.

3. Tenha uma carteira

Você também precisará ter uma carteira para a criptomoeda que deseja minerar. Afinal, é para lá que suas recompensas serão transferidas quando você contribuir com sucesso para a validação de um bloco.

4. Junte-se a um pool de mineração

Normalmente, é recomendável que você entre em um pool ao minerar criptomoedas como Bitcoin. Se você quiser, considere o seguinte:

  • O método de recompensa do pool
  • Cobranças por taxas de mineração e retiradas
  • Frequência de localização de um bloco / histórico do pool
  • Facilidade de retirada
  • Estabilidade e transparência do pool

5. Obtenha um software de mineração

Por último, você precisa de um software de mineração. Este é o programa que controla sua atividade de mineração. Muitos pools têm seu software de mineração específico, enquanto outros não. Além disso, a maioria dos softwares de mineração é gratuita. Portanto, não se preocupe com o gasto nesse sentido. Use um que o deixe confortável e você estará pronto.

As melhores criptomoedas para minerar em casa

Agora que entendemos como funciona a mineração, vamos dar uma olhada nas criptomoedas que podem ser mineradas em casa. Em primeiro lugar, vamos nos livrar do elefante na sala. Você pode minerar Bitcoin em casa e ter lucro? A mineração de Bitcoin em um computador pessoal em casa não é viável.

A crescente dificuldade de mineração e o crescimento de ASICs especialmente projetados para Bitcoin tornaram impossível minerar Bitcoin em casa. Portanto, quando as pessoas falam sobre minerar Bitcoin em casa em 2021, o que elas realmente estão fazendo é minerar outras criptomoedas e depois convertê-las em Bitcoin. Além disso, você não pode minerar Bitcoin em casa e ter lucro.

No entanto, existem outras criptomoedas que podem ser a escolha certa para você.

1. ZCash

ZCash é um ativo digital com foco na privacidade em operação desde 2016. Se você quer minerar em casa, o ZCash (ZEC) pode ser minerado com uma GPU. Além disso, esta moeda de privacidade usa o algoritmo Equihash, tornando-a resistente a ASIC.

Observe que você precisará de um software de mineração apropriado para minerar ZCash. Além disso, você também precisa baixar a blockchain ZCash e configurar uma carteira. ZEC é um ativo popular negociado em grandes exchanges de criptomoedas, como Binance, Coinbase, Gemini e outras.

Ether

Ether é a segunda maior criptomoeda em valor de mercado. Além disso, o Ethereum possui muita liquidez e atualmente vive um rali significativo. Este é outro ativo digital que pode ser minerado em casa usando uma GPU poderosa. Uma maneira de minerar Ether facilmente é ingressando em um pool de mineração. Afinal, os pools facilitam a geração de renda regular. Ir sozinho e esperar pela chance de encontrar blocos de vez em quando não é tão confiável.

Além disso, a mineração de Ethereum está prestes a assumir um novo significado à medida que a cadeia de blocos Ethereum – na qual ela é construída – está se preparando para passar para um mecanismo de mineração de Proof-of-Stake (PoS). Portanto, você pode querer ficar longe disso se o seu objetivo for a mineração de longo prazo.

Monero

Monero é um ativo com foco na privacidade, como o ZCash. Além disso, é também uma criptomoeda de grande capitalização com bilhões de dólares em capitalização de mercado e liquidez considerável.

Uma das melhores partes da mineração é que sua blockchain também resiste ao uso de ASICS específico do Monero, graças ao uso do algoritmo de hashing CryptoNote. Portanto, você pode minerá-lo com uma CPU ou GPU em casa.

A mineração Monero também é fácil de configurar. Você pode usar uma versão GUI do software da carteira para configurar sua operação de mineração. Portanto, a mineração de Monero é ideal para iniciantes.

A mineração ainda pode ser lucrativa

A mineração de criptomoedas é uma atividade interessante que pode ser muito lucrativa se você for esperto. Embora a mineração de Bitcoin seja a forma de mineração mais popular, está longe de ser a única. Você também pode minerar em casa. No entanto, você precisa considerar o ativo que deseja minerar e o investimento que irá fazer para configurar sua operação de mineração.

Minerar Bitcoin em casa só é aconselhável se você tiver capital para isso. Do contrário, você pode tentar ingressar em um pool de mineração ou minerar algum outro ativo.

Você já conhece a carteira da StormGain? Mantenha suas criptomoedas em segurança. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre mineração de criptomoedas, confira os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre mineração na nuvem.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Morador do Reino Unido, Jimmy acompanha o desenvolvimento da blockchain há vários anos e está otimista quanto ao seu potencial de democratizar o sistema financeiro. Ele é um pesquisador econômico com excelente experiência prática e direta em análise, previsão e planejamento de finanças macroeconômicas. Ele aprimorou suas habilidades, tendo trabalhado no continente como analista de finanças, o que lhe proporciona experiência intercultural. Ele tem uma forte paixão por regulamentação e pelas tendências macroeconômicas, pois permite espiar sob o capô global para ver como o mundo funciona.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora