NFT: O que são tokens não fungíveis?

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Tokens não fungíveis estão na moda.

  • Os mais populares estão sendo vendidos por centenas de milhares e até milhões de dólares.

  • Você pode começar a negociar NFTs mesmo sendo iniciante.

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Muitas pessoas ainda estão atordoadas com o fenômeno NFT. Além disso, nem todo mundo sabe o que são os tokens não fungíveis e como eles funcionam. Portanto, se você é um deles, este artigo é para você!

Neste artigo:

  • Como entender os NFTs
  • Armazenar NFTs
  • Como começar a negociar NFT
  • 1.) Obtenha uma carteira de criptomoedas
  • a.) Adicionando fundos à sua carteira MetaMask
  • 2.) Comece a vender e comprar NFTs
  • Dicas para garantir a venda de seus NFTs

Como entender os NFTs

Em centenas de notícias sobre NFTs, a primeira coisa que se nota é que eles são apresentados como seus arquivos regulares – animações, imagens, textos, tweets, áudio.

Portanto, você pode simplesmente baixá-los e efetivamente ter o mesmo arquivo de todos os NFTs que foram vendidos por milhões de dólares.

A questão lógica, então, é: por que alguém os compraria por preços tão exorbitantes como o Beeple’s EVERYDAYS: THE FIRST 5000 DAYS NFT que foi vendido por US $ 69 milhões, cerca de 390 milhões de reais?

Beeple, Everydays – The First 5000 Days NFT

Afinal, eles nem mesmo conferem proteção automática de direitos autorais.

O valor do NFT

Responder a essa pergunta é entender o que são NFTs e por que eles são tão valiosos. E a única maneira de entender isso é colocando os NFTs em contraste com as obras de arte tradicionais.

Por exemplo, as obras de arte mais caras e icônicas, como Mona Lisa ou Interchange de Willem de Kooning, podem ser reproduzidas da mesma forma que os NFTs.

Mais especificamente, aqui está uma pintura Interchange no valor de US $ 300 milhões. Justaposto a ele está Nyan Cat NFT de Chris Torres, vendido por cerca de US $ 600.000 na época (300 ETH).

Ambos são visíveis diretamente na tela, o que significa que você pode vê-los como eles são, assim como seus compradores podem vê-los.

Interchange e o meme Nyan Cat

Se for esse o caso, e obviamente é, o que os compradores de arte realmente compram?

Simplificando, eles compram rastreabilidade original, o que leva ao prestígio social.

Afinal, uma coisa é ter uma das milhões de reproduções, mas outra totalmente diferente quando você guarda um pedaço de história cultural que pode ser rastreada diretamente até seus criadores.

Em dez anos, o Nyan Cat pode ser vendido por dezenas de milhões de dólares, assim como a Interchange começou sua jornada cultural humildemente, sendo vendida por apenas US $ 4.000 em 1955.

Com ativos físicos – pinturas, esculturas, fotografias, livros – os especialistas determinam se algo é original, avaliando-os como dignos de serem comprados como ativos únicos.

Contratos inteligentes

Com NFTs, tudo isso é tratado automaticamente por contratos inteligentes contidos em um blockchain.

Contratos inteligentes cunham uma mídia conhecida como Token Não Fungível – NFT.

Isso significa que a mídia digital renasce e começa sua jornada em um blockchain – um livro-razão digital descentralizado que é incorruptível, não falsificável e indestrutível.

Bitcoin representa um token fungível, assim como notas em dólares americanos, enquanto itens que não podem ser precisamente divididos e trocados pelo mesmo valor, como diamantes ou cartas Pokémon, não são fungíveis.

Uma vez que um NFT é cunhado, ele se torna parte do blockchain, um ativo digital com sua propriedade identificável e rastreável de forma única.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Armazenar NFTs

Embora os NFTs sejam armazenados em um blockchain, nem todos os blockchains são criados iguais.

O blockchain do Bitcoin foi construído com o propósito específico de criar uma criptomoeda deflacionária, que é o que o fez crescer até sua capitalização de mercado atual de um trilhão de dólares.

Além disso, o blockchain do Bitcoin é conservador e inflexível, mas altamente seguro com base em um algoritmo de consenso de prova de trabalho (PoW).

Por outro lado, seis anos após o lançamento do Bitcoin, em 2015, o blockchain Ethereum foi liberado, tornando-se a segunda maior criptomoeda com seu token ETH.

No entanto, Ethereum (ETH) é muito mais do que uma criptomoeda. Graças à sua flexibilidade e programabilidade, o Ethereum tornou possível a construção de contratos inteligentes, também chamados de aplicativos descentralizados – dApps.

A principal característica dessa inovação de blockchain é que eles eliminam mediadores e todos os custos que os acompanham.

Afinal, contratos inteligentes, como o nome indica, são programas autoexecutáveis que completam tarefas dentro dos termos predefinidos do contrato.

Consequentemente, a Ethereum criou um ecossistema inteiro de dApps bloqueado em um ecossistema DeFi (finanças descentralizadas) avaliado em mais de US $ 51 bilhões.

Os maiores bancos do mundo passaram a reconhecer o DeFi da Ethereum como uma ameaça muito maior do que o Bitcoin.

Como começar a negociar NFT

Os mercados NFT são apenas alguns dos dApps da Ethereum. Eles permitem que você crie, venda e compre NFTs.

Embora existam outros blockchains programáveis que oferecem contratos inteligentes, como Wexchain, a maioria dos mercados NFT ainda estão hospedados no blockchain da Ethereum. Na data, em todos os mercados NFT, o volume de negociação de NFTs ultrapassou US $ 561 milhões.

Portanto, para comprar e vender NFTs, você deve ter uma carteira de criptomoedas com algum ETH, que é o token nativo do Ethereum.

Mesmo se você estiver apenas vendendo um NFT, ainda precisará pagar uma taxa de transação de 2,5% em gas ETH, que é uma denominação do token chamado Gwei (um bilionésimo de ETH).

E se mais tarde você decidir usar os mercados NFT fora do Ethereum, ainda poderá trocar tokens ETH por tokens blockchain alternativos.

Portanto, esta é a maneira mais simples e rápida de obter seus fundos ETH. Depois disso, todo o resto é fácil.

1.) Obtenha uma carteira de criptomoedas

Baixe e instale a carteira de criptomoedas da MetaMask. Ele suporta todos os principais navegadores da web.

Apesar de não possuir um site em português, é muito fácil configurar a sua carteira MetaMask. Nós vamos te acompanhar por todo o processo:

Assim que a instalação estiver concluída, seu navegador terá agora uma nova extensão, uma carteira de criptomoedas que conectará você facilmente a dApps, incluindo marketplaces NFT.

Após clicar em “Get started – (começar)”, clique no botão “Create a Wallet – (criar uma carteira)”.

Primeiro, você será solicitado a criar uma senha para a própria carteira. No entanto, sua frase-semente será de importância crítica, a única maneira de restaurar sua carteira de criptomoedas e todos os fundos nela se algo acontecer com seu dispositivo. Portanto, guarde-a com segurança em um pedaço de papel ou use uma carteira de hardware para criptomoedas.

Entretanto, com a frase de recuperação de 12 palavras concluída e armazenada, sua carteira está configurada.

Porém, antes de adicionar fundos a carteira, você também deve exportar sua chave privada. Simplificando, se você tiver sua chave privada, seus fundos serão seus.

Em outras palavras, mesmo se você perder o acesso à carteira atual, poderá acessar seus fundos em uma nova carteira ao importar a chave privada.

Portanto, clique no ícone no canto superior direito representado por três pontos verticais e clique em “Account details – (detalhes da conta)”.

Importante:

Isso abrirá uma nova janela com a qual você pode exportar sua chave privada, após inserir sua senha MetaMask. Recapitulação rápida, certifique-se de ter armazenado com segurança:

  • Senha MetaMask
  • Frase semente de 12 palavras (também chamada de frase de recuperação)
  • Chave privada

Além disso, se você não quiser comprar uma carteira de hardware, pode usar um dos gerenciadores de senhas gratuitos, como o Bitwarden, com criptografia AES de 256 bits. Da mesma forma, não se esqueça de ler sobre essas dicas de segurança.

a.) Adicionando fundos à sua carteira MetaMask

A maneira mais conveniente de fazer isso é abrir uma conta em uma exchange de criptomoeda, como a StormGain.

Além disso, você deverá passar pelo protocolo KYC – conheça seu cliente – no qual você terá que carregar seu documento de identidade com foto nacional ou tirar uma selfie com um código escrito em um pedaço de papel, ou ambos.

Depois de concluído, é apenas uma questão de conectar sua conta / cartão bancário à sua conta da exchange de criptomoedas.

Além disso, sua conta da exchange de criptomoedas também servirá como sua carteira de criptomoedas secundária, mas sem uma chave privada.

Depois de conectar sua conta / cartão bancário à exchange de sua escolha, compre uma certa quantidade de ETH, digamos R$ 150,00. Em seguida, transfira-o para sua carteira MetaMask.

Clicar no botão “View Account – (exibir conta)” abrirá o endereço da MetaMask e o código QR. Use essas informações para transferir os fundos que você comprou na exchange de criptomoedas.

E é isso! Agora você tem R$ 150,00 em ETH em sua carteira MetaMask, que pode se conectar a centenas de dApps toda vez que você os visita.

2.) Comece a vender e comprar NFTs

Existem dezenas de mercados NFT. Um dos maiores são OpenSea, Rarible, CryptoSlam, AtomicAssets, SuperRare.

Você pode ler mais sobre o Rarible no nosso artigo.

Além disso, você pode verificar os outros aqui.

Qualquer um que você visitar, agora você poderá conectar facilmente sua carteira MetaMask a cada site sem ter que criar novas contas. Por exemplo, se você visitar Rarible, que o recompensa com tokens RARI quando você vende e compra NFTs, no canto superior direito, você verá “Conectar carteira”.

Uma janela será aberta com uma lista de carteiras, da qual você pode escolher uma para usar. Como você já instalou a carteira MetaMask, selecione-a. Agora, ao clicar no ícone superior direito, você verá seu saldo de tokens ETH e RARI.

Portanto, para obter informações mais detalhadas sobre o mercado Rarible NFT e seu token RARI, visite este guia. Enquanto você explora o site, você notará que todos os NFTs estão listados no ETH, que você tem em sua carteira, o que significa que você pode licitar instantaneamente por eles.

Caso contrário, se você deseja criar e vender um NFT, quase todos os mercados NFT seguem o mesmo procedimento:

  1. Selecionando a opção “Criar”
  2. Escolha entre um ou vários NFTs
  3. Enviando o arquivo que será cunhado como NFT, variando de texto a imagem, vídeo e áudio
  4. Inserindo as informações do arquivo a ser cunhado – nome, descrição, preço, royalties
  5. Pagar pela taxa de gás ETH – geralmente 2,5% – para que seu NFT possa ser listado no mercado

Depois de finalizar a última etapa e clicar em “Iniciar”, uma janela pop-up da MetaMask solicitará que você assine os fundos alocados para a taxa. Clique em “Assinar” e seu NFT recém-criado estará listado para que todos possam dar lances!

Dicas para garantir a venda dos seus NFTs

Existem muitas razões pelas quais as pessoas comprariam NFTs.

Colecionáveis digitais limitados, como CryptoPunks, alcançaram um sucesso estelar na venda de seus retratos pixelados por milhões de dólares.

Você pode conferir o nosso artigo sobre os NFTs mais caros já vendidos.

Alguns NFTs vendem porque são parte integrante – ativos do jogo – de jogos de blockchain como Cometh ou Axie Infinity.

Outros NFTs servem como mecanismos de crowdfunding para projetos ambiciosos, como aconteceu com a Bear Games.

Porém, para os indivíduos que tentam entrar em cena, o que importa é aproveitar as tendências culturais, que Beeple exemplificou perfeitamente com seu Crossroads NFT. A dica mais importante a lembrar é alavancar sua presença nas redes sociais.

Maior notoriedade = maior significado cultural = maior valor dos NFTs associados ao seu criador.

Por último, tente ser criativo. Vivemos em tempos turbulentos, na melhor das hipóteses, e um romance distópico na pior.

Há muito espaço para fazer previsões que se revelem verdadeiras. Basta assistir a diversas séries como “Utopia” ou mesmo o desconhecido “Síndrome de Hamburgo” para perceber os paralelos gritantes com o mundo real.

Transformar esses padrões em quadrinhos pode aumentar o valor do seu NFT.

Você já conhece a carteira da StormGain? Suas criptomoedas com segurança.
Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre outras formas de investir em NFTs, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre criptomoedas e investimentos.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Rahul Nambiampurath é um trader da Índia que foi atraído pelo Bitcoin e pela blockchain em 2014. Desde então, ele é um membro ativo da comunidade. Ele tem mestrado em finanças.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora