CryptoPunks – Tudo o que você precisa saber

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • CryptoPunks é um dos primeiros e maiores projetos de NFT

  • Ele são ativos digitais exclusivos armazenados em uma blockchain

  • Hoje o mercado de CryptoPunks movimenta milhões de dólares

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

CryptoPunks é um dos primeiros e maiores projetos NFT. Alguns chamam de coleção NFT primitiva que não passou de um acidente agradável. Mas isso não tira o fato de que deu início à revolução da arte digital; também estabeleceu um padrão incrível para a indústria de colecionáveis.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre CryptoPunks. Você aprenderá sobre suas características, como comprá-los e sua história geral.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Neste artigo:

O que são cripto colecionáveis e ativos não fungíveis?

A história nos diz que os humanos sempre dependeram de materiais para definir sua identidade e personalidade. Os artefatos únicos escavados nas primeiras cidades da civilização provam isso. Ansiamos por atenção. Desejamos nos destacar. A última tendência para lucrar com essa natureza humana bizarra são os colecionáveis criptos – ativos digitais exclusivos armazenados em uma blockchain.

Eles são caracterizados pela raridade e não fungibilidade. Embora criptomoedas como Bitcoin sejam escassas, elas podem ser trocadas entre si. Por exemplo, você comprou um Bitcoin de seu amigo e o gastou em algo. Na semana seguinte, você comprou um Bitcoin em uma exchange e o encaminhou para seu amigo. É assim que as moedas funcionam. Elas são idênticas e substituem uma à outra.

Por outro lado, os colecionáveis criptos ​​são raros. E principalmente os tokens não fungíveis. Eles são limitados em quantidade, o que explica o aumento maciço da capitalização de mercado dos NFTs nos últimos meses. Mesmo que dois NFTs sejam parecidos, sua identidade única pode ser autenticada pela blockchain. Eles possuem valores distintos.

Por que eles têm algum valor?

A escassez digital é notável. Um arquivo digital, uma vez feito no software, pode ser facilmente replicado. A arte digital pode ter levado dias para ser criada. No entanto, é possível gerar milhares de réplicas dela em questão de segundos. Cada uma delas vaga pela Internet, vive em vários dispositivos digitais e gera mais réplicas. Por mais fama que o trabalho acumule, o artista acaba ganhando muito pouco dinheiro.

A tecnologia Blockchain reformulou a indústria de colecionáveis. Os NFTs estão na moda agora. O exemplo mais relevante são os CryptoPunks, que iniciaram o movimento NFT.

O que são CryptoPunks?

Se você já ouviu falar sobre NFTs, provavelmente você já ouviu falar sobre CryptoPunks também. Eles são vendidos por centenas de milhares de dólares hoje.

Conheça os NFTs mais caros já vendidos

Para simplificar, CryptoPunks são 10.000 personagens colecionáveis exclusivos armazenados na blockchain Ethereum com prova de propriedade. Ou seja, eles são pequenos retratos divertidos de arte pop de 24 × 24 pixels de garotos e garotas punk gerados por algoritmos e tokenizados.

A lendária história dos CryptoPunks

Quando Matt Hall e John Watkinson criaram um programa de software que poderia gerar milhares de personagens digitais estranhos, eles não sabiam que isso mudaria seu mundo ou o mundo. Cada um deles gerou aleatoriamente traços distintos que aumentaram sua excentricidade e definiram sua personalidade. Eles deveriam ser usados inicialmente para um jogo de smartphone ou um aplicativo. Mas vamos encarar, eles eram interessantes demais para isso.

Matt e John exploraram como os CryptoPunks podem encontrar um lugar no mercado de arte digital. Eles finalmente perceberam que o melhor caminho a seguir seria por meio da tecnologia blockchain, que já havia feito um grande avanço na propriedade digital. De acordo com eles, os CryptoPunks são quase um token ERC-20.

Larva Labs, sua empresa de software com sede em Nova York, lançou os CryptoPunks em 23 de junho de 2017. É possivelmente a primeira obra de arte que vem com um mecanismo independente para gravar e transferir sua propriedade.

Existem 10.000 punks no total. E todos foram reclamados GRATUITAMENTE durante o lançamento. Em junho de 2021, um Alien Punk que carrega brincos de ouro, um boné de malha vermelha e uma máscara facial médica foi vendido por incríveis US $ 11,7 milhões!

Por quanto os CryptoPunks foram vendidos?

Nos meses após o lançamento, o mercado Punk ficou confinado a uma pequena comunidade de entusiastas das criptomoedas. No entanto, quando o mercado de criptomoedas explodiu, o mesmo aconteceu com DeFi e NFTs. Muitas celebridades, influenciadores, VCs, investidores anjos, KOLs, estrelas do pôquer e líderes empresariais aderiram ao movimento, elevando os preços consideravelmente.

Poucos dias antes, em 28 de agosto, os CryptoPunks ultrapassaram a marca de US $ 1 bilhão em vendas de todos os tempos. É o segundo projeto NFT a alcançar a façanha. As bolsas Axie Infinity estão em primeiro lugar, com US $ 1,65 bilhão.

CryptoPunks podem não ser o primeiro NFT. Também não são os melhores, visto que tem pouco valor e utilidade fora do mercado de colecionáveis. No entanto, eles lançaram as bases do mercado de NFT. Eles transformaram a forma como as pessoas possuíam e transferiam ativos digitais. Além disso, capacitou os artistas a expandir as fronteiras de sua criatividade e monetizá-la.

Diferentes tipos de NFT CryptoPunks

CryptoPunks são avatares digitais. A equipe de desenvolvimento possui os primeiros 1000 Punks. Eles são chamados de Dev Punks e são um pouco premium. De vez em quando, eles são vendidos no mercado por preços altíssimos. Os 9000 restantes estão com pessoas aleatórias em todo o mundo. Algumas dessas pessoas, agora são milionárias.

Os CryptoPunks pertencem fundamentalmente a cinco categorias – feminino, masculino, alienígena, zumbi e macaco.

Seus valores variam dependendo da raridade e singularidade das características e acessórios. Por exemplo, existem apenas nove Punks alienígenas no total. Eles estão no topo da lista de Punk mais caro, conquistando o primeiro, o segundo e o terceiro lugar.

Punks macacos e zumbis, com 24 e 88 membros cada, também têm pontos de alto valor. Os zumbis são verdes, os macacos são peludos e os alienígenas são azul-claros. Há 6.039 punks masculinos e 3.840 punks femininos no total, o que os torna comparativamente menos desejáveis no mercado Punk.

No entanto, entre os Punks humanos, os mais procurados são os Punks femininos. Na verdade, o CryptoPunk 8888 é o único Punk humano na lista dos 10 primeiros. Com a combinação corajosa de um moicano vermelho e uma máscara de olho roxo, seu NFT foi vendido por 888 ETH, ou US $ 2,87 milhões, em agosto.

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Alguns atributos comuns dos CryptoPunks

Um Punk pode ter até sete atributos

Isso pode ser enganoso, visto que apenas um Punk tem sete atributos – o número 8348. Um Punk de dentes salientes com uma grande barba, uma verruga e um cigarro. Usa óculos escuros clássicos, brincos e cartola. Consequentemente, é também um dos mais desejados da lista.

Os CryptoPunks são avaliados pelo número de atributos exclusivos que possuem. Mas existem oito punks sem nenhum atributo. Eles são chamados de Genesis Punks. Sua raridade aumenta o preço, não os atributos. Na verdade, o punk número 6487, sem nenhum atributo, foi vendido por US $ 1,05 milhão!

Como você deve ter adivinhado, algumas características são exclusivas de cada categoria de punks. Existem também atributos que você encontrará em ambos os sexos. Enquanto os gorros e capuzes são apenas para homens, o moicano vermelho e os lados laranja são para as mulheres.

Fatos pouco conhecidos

Apenas uma pessoa pode ter um CryptoPunk por vez

Embora qualquer pessoa seja livre para pesquisar os detalhes de cada Punk, apenas uma pessoa pode possuí-lo a qualquer momento. A transferência e prova de propriedade são registradas na blockchain Ethereum e, portanto, são transparentes e imutáveis. Os contratos inteligentes são acessíveis ao público. Ou seja, se houver alguma confusão quanto à propriedade, ela pode ser rastreada até o comprador mais antigo.

A raridade dos punks varia

Os CryptoPunks foram criados inspirando-se nos arquétipos da cultura popular. Hall e Watkinson os projetaram de forma que os atributos variam. Além disso, eles executaram o software várias vezes, examinaram centenas de milhares de resultados, avaliaram seu desempenho e fizeram ajustes no design.

Para tornar o tema mais interessante, eles introduziram categorias não humanas como zumbis, macacos e alienígenas na lista. Essas categorias possuem o maior números de fãs hoje. Assim como os humanos, os Punks não humanos também têm acessórios.

A cena punk londrina inspirou os criadores

Muitos vêem a visão descentralizada da tecnologia blockchain como revolucionária. Quando Hall e Watkinson iniciaram o projeto, eles queriam que seu produto refletisse o espírito não-conformista do movimento da Web 3.0.

A música punk, que evoluiu ao longo da segunda metade do século 20, ganhou uma enorme base de fãs devido à sua excentricidade descarada. Em 1970, o London Punk Movement abalou a indústria do entretenimento. Seu traje, aparência e acessórios contribuíram muito para o design dos CryptoPunks. Junto com isso, o filme Blade Runner e o romance Neuromancer de William Gibson despertou sua criatividade, dizem os fundadores.

Contagens e características do CryptoPunk agora são imutáveis

Assim que eles tokenizaram a arte generativa na blockchain Ethereum, ela se tornou imutável. O número de punks, suas características e acessórios são gravados em pedra. Mesmo que a equipe de desenvolvimento deseje mudar algo na série, eles não serão capazes; graças à natureza imutável dos contratos inteligentes.

Wrapped CryptoPunks

Quando dizemos NFT, assumimos imediatamente que é ERC-721. No entanto, isso não foi lançado até 2018. Na curta história dos NFTs, podemos muito bem dizer que os CryptoPunks pertenciam à era antiga. Os CryptoPunks não estão em conformidade com o padrão ERC-721, o padrão Ethereum popular para NFTs.

Apesar de ser um dos projetos NFTs mais icônicos, a comercialização de CryptoPunks foi limitada ao site oficial do projeto até que o Wrapped CryptoPunks surgisse. O empacotamento essencialmente transforma NFTs não padrão em tokens ERC-721. Ele torna os CryptoPunks compatíveis com mercados populares como OpenSea e Rarible.

Os wrapped CryptoPunks liberaram todo o seu potencial. Eles se tornaram mais populares do que nunca, quebrando recordes no mercado de NFT. O volume de negócios e a capitalização de mercado do projeto agora são até comparáveis às principais criptomoedas.

Embora o processo de wrapping possa ser um pouco complexo demais para entender, é fácil de fazer. Para tornar as coisas mais simples, os sites dedicados oferecem contratos específicos e suporte de carteira. Depois de enviar seu Punk para um contrato wrapped, ele permanece sob custódia. Quando o processo de wrapping é concluído, o token é convertido para o padrão ERC-721. Agora, você pode listá-lo em exchanges populares para venda ou troca.

A melhor parte é que sempre há a opção de desembrulhar. Ou seja, isso libera o Punk original do depósito.

Recompensas CryptoPunk

A falta de liquidez é uma grande limitação na indústria de colecionáveis criptos.

A opção Bounties introduzida pela Ark Gallery resolve em grande medida. Ele permite que os usuários licitem em qualquer Wrapped CryptoPunk selecionado, apoiado por um depósito ETH. Então, se você não está realmente preocupado com qual Punk está recebendo, isso é útil. Se o comprador aceitar sua oferta, ela será sua. Uma das maiores vantagens é que permite definir um preço mínimo para os Punks menos exclusivos.

Como você compra um CryptoPunk?

Você pode comprar CryptoPunks no site oficial do Larva Labs ou em mercados NFT como o OpenSea. Daremos a você um passo a passo em ambos.

Comprando CryptoPunks do site oficial

1 – Obtenha um pouco de ETH

Como discutimos, os CryptoPunks são construídos na blockchain Ethereum e só podem ser comprados e vendidos com ETH. Portanto, se você não tiver nenhum ETH em sua carteira, será necessário primeiro converter seu dinheiro. Isso pressupõe que você já tenha uma conta em uma exchange de criptomoedas como a Coinbase ou a Binance. Portanto, você deve primeiro mover sua moeda fiduciária para a carteira da exchange e depois esperar para convertê-la.

Agora, você precisa transferir os ETH para uma carteira de criptomoedas da sua propriedade, como a MetaMask. Aqui está um guia completo para configurar uma carteira MetaMask no seu dispositivo.

Armazenar suas criptomoedas em uma exchange centralizada é contra o espírito de descentralização, se você pensar bem. Existem inúmeras opções de carteiras de criptomoedas. Portanto, faça sua pesquisa e escolha a que melhor funciona para você.

2 – Conecte sua carteira ao Larva Labs

Vá para o Larva Labs.

O Larva Labs perguntará se você tem certeza de como se conectar a este site específico. Se o URL estiver correto, você pode prosseguir e clicar em sim. O site agora reconhecerá que você tem uma carteira digital conectada e está tudo pronto para fazer a compra. Mais botões para licitar, vender e comprar irão aparecer. O site permite que você compre diretamente da interface.

3 – Verifique os preços

O Larva Labs hospeda os mercados primário e secundário para CryptoPunks em seu site. Depois de conectar sua carteira, o site mostrará a lista de todos os CryptoPunks atualmente à venda no mercado secundário.

Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre cada um deles antes de fazer uma compra.

  • Endereço da carteira que atualmente possui o Punk
  • Se foi listado para venda pelo proprietário
  • Lances existentes
  • Histórico de transações
  • Acessórios
  • O que o torna único

As principais métricas gerais incluem o seguinte:

  • Punk de menor preço atual disponível
  • Número de vendas (últimos 12 meses)
  • Valor total de todas as vendas (vitalício)
  • O valor total de vendas (24 horas)
  • Valor das vendas (semana)
  • Valor das vendas (4 semanas)

Você também encontrará a lista de todos os proprietários de CryptoPunk, junto com os atributos e contagens de todos os Punks. Em “maiores vendas”, estão listados os 12 principais Punks com classificação mais alta em termos de preço de venda no Larva Labs. Existem mais informações para lhe dar uma boa ideia do mercado.

Como as imagens reais dos Punks são muito grandes para armazenar na blockchain, os contratos têm o hash das imagens compostas. Se você quiser verificar se os Punks no contrato Ethereum são realmente True Official Genuine CryptoPunks , você pode fazer isso verificando o hash SHA256 na imagem CryptoPunks com o hash no contrato. Mais detalhes técnicos e a fonte do contrato estão disponíveis no GitHub.

4 – Faça a compra

Reserve algum tempo para ver os preços. Afinal, eles variam de forma bastante inesperada. No momento em que você atualiza a página, eles podem ter subido pelo telhado ou despencado. Portanto, se você acha que o preço listado é justo, vá em frente. No entanto, se você acha que é um pouco alto, faça um lance.

Além disso, nem sempre todos os Punks estão disponíveis para compra. Depende inteiramente dos vendedores. No entanto, você pode persuadi-los a vender por meio de lances emocionantes. Se você está pensando em um Punk específico, este é o caminho a percorrer.

Assim que você clicar no botão Comprar, uma nova janela aparecerá na MetaMask pedindo revisão e confirmação. É aqui que você encontrará a tão esperada taxa de gás – o valor que você paga como compensação pela energia de computação necessária para processar e validar transações na blockchain Ethereum. Isso varia de tempos em tempos, dependendo do congestionamento da rede.

Caso seja muito alto para o seu orçamento, é melhor voltar mais tarde. Além disso, existem aplicativos que notificam sobre as flutuações das taxas de gás. No entanto, se você concordar com o preço, clique em confirmar. A confirmação da transação pode demorar alguns minutos.

Parabéns! Você agora é um orgulhoso proprietário de um CryptoPunk e oficialmente faz parte da revolução NFT!

Também é importante notar que a negociação de CryptoPunks não depende do Larva Labs ou do site oficial. O site pode travar amanhã, ser roubado ou banido. No entanto, isso não mudará nada sobre sua propriedade ou transferência. O site ajuda você a se conectar à rede, isso é tudo.

Comprando CryptoPunks na OpenSea

OpenSea é o maior mercado de NFT do mundo. Uma plataforma ponto a ponto onde você pode descobrir, coletar, fazer lances e vender NFTs extraordinários. Podem ser itens digitais raros, peças de arte ou colecionáveis de jogos protegidos por blockchain. A OpenSea já ultrapassou US $ 3,4 bilhões em volume de transações em agosto e tem mais de 2 milhões de NFTs diferentes listados para venda.

Comprar CryptoPunks da OpenSea não é muito diferente de comprar do Larva Labs. Por exemplo, você precisa converter sua moeda fiduciária em ETH. Você precisa conectar sua carteira de criptomoedas ao site; neste caso, OpenSea. E por último, efetue o pagamento a partir da MetaMask.

No entanto, algumas etapas variam. Vamos ver como.

1 – Faça uma conta na OpenSea

Tal como acontece com o Larva Labs, você precisa conectar uma carteira Ethereum habilitada para web3 ao seu dispositivo antes de se inscrever na OpenSea. As carteiras de criptomoedas mais populares são compatíveis com a plataforma, incluindo a Coinbase Wallet, MetaMask, Dapper e Fortmatic.

Dessa forma, seus ativos permanecem em sua carteira até que você prossiga com a compra. A OpenSea não armazena suas criptomoedas ou os NFTs que você comprou com ela. Sua carteira sim. Até que você os venda, eles estão sob sua custódia. No entanto, eles só estão acessíveis online. É aqui que as carteiras de hardware são úteis. Elas armazenam sua criptomoeda e NFTs offline. Dados os preços exorbitantes dos NFTs e a enorme demanda do mercado, as carteiras de hardware oferecem uma das maneiras mais seguras de manter os colecionáveis digitais.

2 – Verifique os preços

Você encontrará todos os detalhes e estatísticas sobre os Punks no site. Para mais clareza, você também pode visitar o Larva Labs.

3 – Vá em frente

Agora que você se decidiu sobre o Punk que deseja comprar, é hora de fazer a compra propriamente dita. Para isso, você precisa de dinheiro. Adicione ETH à sua conta MetaMask a partir de uma exchange de criptomoedas.

Você pode comprar um Punk pelo preço listado ou fazer um lance. Assim que ambas as partes concordarem com o preço, você pode prosseguir com o pagamento como faria no Larva Labs.

Os verdadeiros divisores de água

Muitas indústrias, empresas e influenciadores têm endossado os CryptoPunks. O colecionável amador não está apenas chamando a atenção para os NFTs, mas também para a indústria de criptomoedas como um todo. UTA é o último a aderir à mania do CryptoPunk.

De acordo com o Hollywood Reporter, a UTA representará a CryptoPunks, junto com outros projetos da Larva Labs para filmes, TV, videogames e projetos de publicação. Esta será a primeira iniciativa desse tipo a trazer projetos NFT para a mídia tradicional.

A Visa recentemente reivindicou um CryptoPunk por quase US $ 150.000 em Ethereum.

Segundo Cuy Sheffield, Vice presidente e Head de criptos da Visa:

“Acreditamos que os NFTs desempenharão um papel importante no futuro do varejo, mídia social, entretenimento e comércio. Com nossa compra do CryptoPunk, estamos pulando primeiro. Este é apenas o início do nosso trabalho neste espaço, ”

Os CryptoPunks abriram nossos olhos para o verdadeiro potencial da tecnologia blockchain na indústria de colecionáveis. Ele pavimentou o caminho para os tokens ERC-721 e os diversos projetos NFT em destaque hoje.

Não podemos dizer com certeza se a mania veio para ficar ou se deu uma guinada para cima (ou para baixo). Uma coisa que sabemos é que o lendário exemplo dado pelos CryptoPunks veio para ficar e inspirar.

Perguntas frequentes

Por que os CryptoPunks são tão caros?

CryptoPunks é uma das coleções NFT mais desejadas do mercado atualmente. Ela estabeleceu um novo padrão para tokenização de arte digital. Como acontece com todos os itens colecionáveis, a raridade e a escassez determinam o valor dos tokens. Junto com isso, a atenção da mídia e o endosso de celebridades têm sido fatores contribuintes significativos.

Quanto custa um CryptoPunk?

Um CryptoPunk custará algo em torno de 90 ETH a mais de 10.000 ETH no mercado atual.

Onde comprar CryptoPunks?

Você pode comprar Punks no Larva Labs, a empresa que lançou o projeto, ou OpenSea. Além disso, Wrapped CryptoPunks estão disponíveis para licitação em vários mercados NFT, incluindo OpenSea e Rarible.

Quanto custa o CryptoPunk mais barato?

O mercado CryptoPunk flutua o dia todo. O CryptoPunk mais barato custa 87,5 ETH no momento.

Posso comprar um CryptoPunk?

Sim. Se você tiver uma carteira de criptomoedas com dinheiro suficiente, ninguém o impedirá. Exceto pelo seu governo, talvez. Portanto, certifique-se de que sua compra esteja de acordo com as regras e regulamentos de sua jurisdição. Mas vale resaltar que no Brasil, você não terá problemas para comprar um CryptoPunk.

Você pode desembrulhar um CryptoPunk?

Sim. Você pode desembrulhar seu CryptoPunk a qualquer hora que quiser. Assim que o processo de desembrulhar for concluído, ele será liberado do depósito e transferido de volta para sua carteira.

Como funcionam os CryptoPunks?

CryptoPunks são colecionáveis digitais executados na blockchain. Eles trabalham com os princípios de raridade, escassez, transparência e descentralização.

Você já conhece a carteira da StormGain? Mantenha suas criptomoedas em segurança. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre CryptoPunks, veja os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Rahul Nambiampurath é um trader da Índia que foi atraído pelo Bitcoin e pela blockchain em 2014. Desde então, ele é um membro ativo da comunidade. Ele tem mestrado em finanças.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora