ISPO – O que é a oferta inicial de pool de stake?

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • ISPO significaoferta inicial de pool de stake, e é o método mais recente para financiar projetos de criptomoeda

  • A principal diferença entre a ISPO e a ICO é que os investidores não perdem o acesso aos seus fundos ao apoiar uma ISPO

  • A ISPO beneficia tanto os desenvolvedores do projeto quanto a rede, ao mesmo tempo que mantém os fundos dos investidores seguros

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Cardano é uma blockchain de consenso de proof of stake que permite aos investidores colocar sua criptomoeda para ajudar a apoiar a descentralização da rede e ganhar recompensas. Como todas as blockchains de última geração, ela está passando por alguns desenvolvimentos importantes. Um desses desenvolvimentos é a arrecadação de fundos, com Cardano sendo o lar de oferta inicial de pool de stake (Initial Stake Pool Offerings) ou ISPO.

Saiba mais sobre modelos de financiamento de criptomoedas em geral e a ISPO neste guia.

Neste artigo:

Modelos de financiamento de criptomoedas explicados

Desde que o Bitcoin lançou o mercado de criptomoedas, a tecnologia blockchain ganhou mais atenção, incentivando novos desenvolvimentos. Entusiastas de criptomoedas e desenvolvedores que buscam inovar encontraram vários casos de uso para a tecnologia. Uma das principais preocupações era o financiamento, que evoluiu ao longo dos anos.

Essa nova classe de inovadores pavimentou o caminho para os tipos de financiamento que vemos hoje na criptoesfera. Os principais modelos de financiamento de criptomoedas são:

  • ICO ou oferta inicial de moeda
  • IDO ou oferta inicial de DEX
  • IEO ou oferta inicial de exchange
  • STO ou oferta de token de segurança
  • ISPO ou oferta inicial de pool de staking

1 – O que é uma ICO?

ICOs se tornaram populares em 2017, atingindo um novo marco quando a indústria comparou ICOs ao financiamento de capital de risco em 2018.

O modelo de financiamento de criptomoedas da ICO ajuda novos projetos a chegarem a investidores em potencial por meio de um white paper listado em seu site. Os investidores recebem o token do projeto e esperam que seu valor aumente ao longo do tempo, conforme o projeto se desenvolve e atinge mais pessoas.

Normalmente, os projetos vendem sua moeda por Bitcoin ou Ethereum. No entanto, a comunidade de criptomoedas viu seu quinhão de projetos que não cumpriram suas promessas iniciais, o que criou muito ceticismo no universo de criptomoedas.

2 – O que é uma IDO?

IDOs são ofertas simbólicas disponibilizadas por meio de uma exchange de liquidez descentralizada. As IDOs podem servir a qualquer tipo de projeto e podem oferecer uma ferramenta para as comunidades se engajarem, como fan tokens para times de futebol ou outros esportes.

Semelhante a ICOs e financiamento de capital de risco, IDOs são um método de financiamento de criptomoedas para obter fundos de investidores individuais. No entanto, os investidores de IDOs não possuem participação no projeto, mas podem usar os tokens para influenciar alguns aspectos do projeto. Ao contrário das ICOs, as IDOs fornecem liquidez e negociação imediatas.

A maioria das IDOs são oferecidos na Binance DEX, Polkastarter e Uniswap.

3 – O que é uma IEO?

Uma IEO é bastante semelhante a uma ICO, com a principal diferença de que as moedas / tokens são oferecidos em uma exchange e não no site do projeto. Portanto, você precisa ter uma conta na respectiva exchange para poder participar.

Embora cada ICO ou IEOs tenha regras e termos ligeiramente diferentes, todos eles oferecem um determinado número de tokens pré-minerados. Os primeiros investidores podem adquiri-los, com o capital alocado para o desenvolvimento.

4 – O que é uma STO?

Uma STO é uma versão tokenizada de uma oferta pública inicial (IPO). Envolve a venda de tokens de segurança – títulos digitais tokenizados – em exchanges de tokens de segurança.

Esses tokens de segurança representam um contrato de investimento em um ativo subjacente (ações, títulos, fundos, imóveis e outros ativos de investimento). Além disso, os tokens de segurança representam a propriedade sobre os títulos que têm um valor monetário, uma vez que são garantidos por ativos do mundo real.

Como os estoques tradicionais, os tokens de segurança oferecem a propriedade do título e as informações são armazenadas na blockchain. As STOs são um cruzamento entre ICOs de criptomoedas e IPOs tradicionais, uma vez que toma emprestado sistemas para ambos os métodos de investimento.

5 – O que é uma ISPO?

As ISPOs são uma forma eficaz de financiar um novo projeto de criptomoedas e, ao mesmo tempo, manter o consenso de PoS subjacente da blockchain descentralizado e funcionando. Essa nova opção de financiamento de criptomoedas pode se tornar uma prática padrão para projetos futuros, pois é considerada segura, pois os investidores não precisam abrir mão de seus fundos.

Para entender como isso funciona, precisamos primeiro explicar o mecanismo de consenso PoS da blockchain no qual a ISPO é oferecido.

Uma blockchain PoS não depende da força computacional bruta da rede, mas de validadores de rede. Este último verifica as transações da rede e gera novos blocos, protegendo assim a rede. Além disso, os validadores são nós na blockchain PoS e são designados como o líder do slot para gerar o próximo bloco, de acordo com o algoritmo de consenso.

Um validador geralmente é um pool de staking que permite que mais investidores em criptomoedas depositem seus fundos. Quando um novo bloco é gerado, o protocolo recompensa o validador com uma recompensa. Além disso, a recompensa é dividida entre os stakings no pool, proporcional ao valor bloqueado, e é projetada para manter a blockchain descentralizada e funcionando.

As ISPOs acontecem na Cardano, que usa o protocolo Ouroboros. Os delegadores depositam ADA em um grupo de staking de sua escolha. Quanto mais staking em um pool, maior a chance de se tornar um nó validador e contribuir para o consenso da rede. Além disso, o validador vencedor recebeu uma recompensa em ADA, que é dividida dentro desse pool, e cada delegante recebe uma parte da recompensa de ADA.

Como participar de uma ISPO?

Quando os portadores de criptomoedas fazem staking de ADA em uma ISPO, eles não recebem as recompensas em ADA. Em vez disso, eles recebem os tokens dos novos projetos que financiam. Em seguida, o projeto reivindica o ADA, que é usado como financiamento. Desta forma, os investidores não correm o risco de perder os seus fundos, ao mesmo tempo que recebem as fichas do novo projecto.

Para uma ISPO, a margem variável é geralmente definida pelo operador do pool e é de 100%. Além disso, o protocolo Ouroboros deixa todas as recompensas ao operador do pool, que neste caso é a equipe de desenvolvimento. Se a margem variável for inferior a 100%, o protocolo distribui as recompensas aos delegadores, e aqueles que fizeram staking de ADA receberão ADA como recompensa.

Para participar, os investidores devem primeiro possuir o token nativo da rede PoS da ISPO.

Exemplos de ISPOs

As ISPOs estão rapidamente se tornando um método de financiamento de criptomoedas preferido, pois beneficia tanto os desenvolvedores do projeto quanto a rede, ao mesmo tempo que mantém os fundos dos investidores seguros.

Algumas das blockchains de PoS mais notáveis que possuem ISPO são:

  • Cardano: MELD, Minswap, SundaeSwap, MIRQUR, Ray Network, AADA, Mala DEX
  • Terra: protocolo Mirror, protocolo Anchor
  • Solana: agregador Sunny e Saber
  • Polkadot: Polkadot e Kusama
  • Tron: os donos de Tron (TRX) recebem airdrops simbólicos.

Minswap é uma exchange descentralizada Cardano AMM (DEX) que visa oferecer aos usuários taxas mínimas para troca de criptomoedas.

Além disso, a exchange Minswap usa um pool de liquidez multifuncional e permite que a comunidade vote pela integração de quaisquer novos protocolos de AMM. O revolucionário mecanismo de taxa de Babel promete permitir que os traders realizem qualquer negociação, independentemente de seus fundos. O modelo de taxa Babel permite que os usuários paguem pela taxa de transação em qualquer token que possuam, em vez de ADA.

Os tokens nativos MIN da MinSwap foram oferecidos por meio de oferta de participação inicial justa (FISO), uma forma de oferta de pool de participação inicial (ISPO). Os desenvolvedores apresentaram dez pools de staking e os delegadores receberam recompensas MIN. O FISO durou 20 épocas.

O que é MELD?

O MELD é um protocolo de liquidez de código aberto e não custodiante que permite aos usuários tomar emprestado moeda fiduciária (USD ou EUR) enquanto usa criptomoeda como garantia para obter rendimentos sobre os depósitos.

A plataforma é o primeiro protocolo descentralizado em todo o ecossistema de criptomoedas a oferecer empréstimos fiduciários. Esse recurso permite que os investidores realizem transações entre posições fiduciárias e criptomoedas, mantendo seus ativos digitais.

Em comparação com fintech tradicionais e plataformas de blockchain centralizadas, o MELD promete eficiência de capital significativamente maior ao emprestar e tomar empréstimos de fundos. Além disso, o protocolo oferece transações de alta velocidade e baixas taxas. O MELD tem em estoque mais de US $ 50 bilhões de Cardano (ADA) como garantia.

O token MELD é o token nativo do protocolo de empréstimo MELD e é usado para governança e implantação. Além disso, o token pode ser usado no navegador ou no MELDapp no ​​iOS e Android.

O protocolo MELD é composto por um conjunto de regras que atendem aos diferentes agentes que com ele interagem. Essas regras são contratos inteligentes na rede, transparentes e sem confiança, que só podem ser alterados por meio de votação.

Partes interessadas no protocolo MELD:

Os principais atores que participam do protocolo MELD são:

  • Provedores de liquidez Fiat (credores): são os provedores de liquidez que depositam fundos fiduciários e ganham juros e rendimento como recompensa;
  • Fundações (bancos Fiat): essas entidades recebem os fundos dos credores e enviam fiat aos tomadores;
  • Mutuários: eles precisam depositar criptomoedas como garantia para tomar emprestado uma moeda fiat;
  • Provedores de liquidez: LPs fornecem liquidez para os pools de liquidez e recebem rendimentos;
  • Traders: são investidores que negociam tokens nativos Cardano no MELD;
  • Stakers: eles fazem staking de tokens MELD para fornecer seguros, ganhar recompensas e ter direito a voto no processo de governança;
  • Alimentadores do Oráculo: são feeds de dados que fornecem informações da vida real, como o preço dos ativos, para os contratos inteligentes do protocolo.

Os investidores são aconselhados a seguir o roteiro do protocolo MELD para descobrir os desenvolvimentos e atualizações recentes da equipe, já que o MELD é um projeto ainda em desenvolvimento.

Tokenômics MELD

Tokenomics MELD: Site oficial

O protocolo MELD oferece uma série de serviços financeiros descentralizados (DeFi):

  • Ativos MELDed: o protocolo possui a infraestrutura para “embrulhar” ativos de outras redes (renBTC, ETH, BNB)
  • Empréstimos: oferece empréstimos centralizados (integrados com fiat) e descentralizados
  • Cofres MELD: são liquidez AMM de lado único que oferecem proteção contra perdas impermanentes
  • Pools de staking MELD: os pools do protocolo oferecem seguro para proteger os credores e compensá-los por perdas temporárias

Além disso, o token MELD é o token nativo do protocolo e tem as seguintes funções:

  • Governança
  • Incentivos
  • Redução de taxa
  • Seguro de protocolo
Distribuição do token MELD: site oficial

Como participar do MELD ISPO?

Os entusiastas e investidores de criptomoedas podem delegar seus fundos Cardano (ADA) usando a carteira Daedalus ou Yoroi. Isso vai para os pools públicos de staking MELD a qualquer momento durante o ISPO.

Isso é semelhante à forma como você normalmente faria staking de ADA na Cardano. A única diferença é que você precisa encontrar os pools de stakings criados pelos desenvolvedores (MELD Labs) e delegar seu staking de ADA a eles.

Os pools de staking de MELD são chamados de MELD1, MELD2 e assim por diante. Os delegadores receberão tokens MELD como recompensa, ao invés de ADA, de acordo com a quantidade de ADA bloqueada e a duração do staking.

No entanto, de acordo com seu site, o MELD ISPO fechou oficialmente em 27 de outubro de 2021.

Os ISPOs são o futuro para financiamento de criptomoedas?

As ofertas iniciais de pool de stake têm o potencial de estimular o ecossistema de blockchains de PoS, pois traz benefícios para todas as partes envolvidas. Como a maioria dos membros da comunidade de criptomoedas viu as muitas promessas vazias da era ICOs de 2017–2018, o novo modelo de ISPO poderia ganhar sua confiança.

À medida que mais projetos de criptomoedas escolhem ISPOs para receber financiamento, os investidores poderão realmente apoiar os projetos que desejam, sem se preocupar em perder seus fundos.

Perguntas frequentes

Uma ISPO é diferente de uma ICO?

A principal diferença entre as ofertas iniciais de pool de stake (ISPOs) e as ofertas iniciais de moedas (ICOs) é que os investidores não perdem o acesso aos seus fundos ao apoiar uma ISPO. Com a ICO, os investidores precisam comprar os tokens do projeto usando BTC ou ETH. Além disso, os investidores ISPO recebem o token do projeto quando colocam tokens na blockchain de suporte.

Como faço para aderir à ISPO do MELD?

Os investidores que desejam participar de uma oferta inicial de pool de stake (ISPO) devem fazer staking dos tokens da blockchain PoS na rede nativa e receberão os tokens ISPO como recompensas.

O que é uma ISPO em termos de criptomoedas?

ISPO significa Initial Stake Pool Offer, e é o método mais recente para financiar projetos de criptomoeda. Em vez de pedir aos investidores que comprem os tokens, como no caso das ICOs, os desenvolvedores pedem aos investidores que façam staking dos tokens da blockchain usando seu pool de staking. Isso recompensa os delegantes com o token ISPO.

O que é a criptomoeda MELD?

O MELD é um protocolo bancário sem custódia desenvolvido na blockchain da Cardano que permite aos investidores tomarem empréstimos fiduciários (USD e EUR) enquanto usam criptomoeda como garantia.

Quantos tokens MELD haverá?

A alocação total de tokens é de 4 bilhões de MELD. Durante o ISPO, apenas 1 bilhão de tokens MELD serão distribuídos.

Se você quiser saber mais sobre ISPO, confira os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade no Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Iulia is a computer science engineer. She's been a crypto writer since 2017. Iulia blogs about technology, blockchain and travelling. Her goal is to see and travel as much as possible and then tell the world about the beautiful things she experiences.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora