Queima de moedas (coin burn) – O que é

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A queima de moedas é o processo de tirar as criptomoedas de circulação

  • O processo de queimar as moedas envolve o envio para um endereço de carteira ao qual ninguém tem acesso

  • De modo geral, a queima de moedas tem um efeito positivo na blockchain

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

No mundo das criptomoeda, as terminologias podem ser difícil de entender. Os processos que sustentam a tecnologia da blockchain requerem alguma reflexão para serem totalmente compreendidos. Um deles é o “queima de moedas” ou “coin burn”, um termo que surgiu muitas vezes recentemente devido ao upgrade do hardfork London do Ethereum.

A queima de moedas livra-se de alguns ativos em circulação – portanto, nenhum acesso ou negociação. No entanto, você pode estar se perguntando por que alguém “queimaria” um ativo que poderia ser de valor? Continue lendo para saber mais.

Neste artigo:

O que é uma queima de moedas?

A queima de moedas é o processo de enviar criptomoeda para uma carteira à qual ninguém tem acesso, retirá-la de circulação e efetivamente “queimá-la”.

A queima de moedas ocorre com mais frequência quando alguém deseja controlar a inflação do preço de uma criptomoeda. Um exemplo é a Binance, a exchange de criptomoedas, que queima uma certa quantia de BNB trimestralmente. A empresa prometeu queimar 20% de seus lucros com BNB a cada trimestre, devolvendo esses tokens aos usuários da plataforma apenas em circunstâncias específicas.

Isso controla principalmente o preço do token BNB para usuários da plataforma Binance que o utilizam. Além disso, existem outros usos para a queima de moedas; o motivo pelo qual alguém ou uma organização pode queimar suas moedas depende de circunstâncias específicas.

Como funciona?

O objetivo da queima de moedas é tirar uma certa quantidade de moedas de circulação para controle, entre outras coisas.

A maneira de fazer isso é “queimar” as moedas que excedem o necessário. O processo de queimar as moedas envolve o envio para um endereço de carteira ao qual ninguém tem acesso. Ou seja, ninguém tem a chave privada para acessar uma carteira contendo essas moedas. Uma carteira chamada de “buraco negro” pode ser útil para queima de moedas regulares por uma variedade de razões.

Embora isso possa parecer simples, é porque o termo “queimar moeda” leva alguns a acreditar que é um processo muito mais complicado e demorado do que é.

Proof-of-burn

O propósito de queimar moedas pode variar, mas um deles é ganhar poder de mineração. Comparado aos mecanismos de proof-of-work e proof-of-stake que usam grandes quantidades de energia para fazer transações com criptomoedas, o mecanismo de proof-of-burn é diferente.

Os mineradores devem queimar tokens (por mais contraproducente que isso possa parecer) para obter acesso à criptomoeda de mineração e escrever blocos a um custo muito mais barato do que simplesmente minerar. O sistema de proof-of-burn também usa muito pouca energia, pois está eliminando a criptomoeda, em vez de criá-la ou minerá-la.

Esta, alguns podem argumentar, é a melhor maneira de a criptomoeda funcionar, devido à sua falta de impacto ambiental e custo mínimo para os mineradores.

Benefícios da queima de moedas

A perda de ativos pode ser uma desvantagem da queima de moedas, mas também há vários benefícios. O principal é que, embora de forma um tanto artificial, pode controlar o preço de um cripto-ativo, interrompendo a inflação extrema ou a deflação do preço de uma moeda.

Além disso, queimar um certo número de moedas para iniciar uma transação para uma atualização também é comum. Mais recentemente, a atualização do Hardfork London do Ethereum queimou um terço de suas moedas como taxa de transação, para dar os primeiros passos em direção a sua mudança completa de proof-of-work para proof-of-stake.

Finalmente, alguns mineradores podem desejar queimar sua criptomoeda para utilizar o proof-of-burn, conforme mencionado anteriormente, para obter mineração e criação de blocos mais baratas.

Por que acontecem queimas de moedas?

Embora existam muitos motivos pelos quais você pode queimar sua moeda, aqui estão alguns dos principais e mais comuns:

Inflação artificial de preços

Isso pode parecer um truque duvidoso para manipular os ativos nas carteiras das pessoas e seu valor. Mas, na verdade, a maioria das equipes de criptomoedas faz isso para controlar o preço. Afinal, isso mantém a demanda pela moeda e o valor cresce lentamente (ou rapidamente) com o tempo.

Upgrades de criptomoeda

Como mencionado anteriormente, o Ethereum fez recentemente uma grande atualização em sua criptomoeda (ou pelo menos o início de uma) e, para isso, realizou uma grande transação. A rede cobriu o custo dessa transação ou atualização queimando parte de seu excesso de criptomoeda. Além disso, há outra razão para isso acontecer, além do aumento do valor. A final, a atualização ocorre como uma transação e precisa queimar algumas moedas para ser executada.

Recuperando moedas perdidas

O uso final está relacionado à queima de criptomoeda para recuperar moedas perdidas. Nesse caso, em vez de devolvê-las a seus proprietários originais, elas vão para aqueles que as perderam em transações não intencionais.

Uma queima de moedas é boa para os investidores?

A queima de moedas é boa para os investidores – mas não tanto para os traders. Para aqueles que desejam manter a criptomoeda em um portfólio, há muito a ganhar com a queima de moedas. Isso se deve em grande parte ao fato de que há uma grande chance de que o valor das criptos cujas moedas foram queimadas possa aumentar com o tempo.

O mecanismo recompensa mineradores e hodlers de longo prazo por manterem a criptomoeda que fará seu portfólio crescer. Portanto, sim, no grande esquema das coisas, a queima de moedas pode ser considerada boa para os investidores.

A queima de moedas desempenha papéis importantes

A queima de moedas é, goste você ou não, parte de como a blockchain funciona. Ela pode ser usada para aumentar artificialmente o valor de uma moeda, quer você pense que essa é a maneira certa de operar uma criptomoeda ou não. Mas também pode ser usado para o bem. Por exemplo, para eventualmente ser capaz de devolver moedas perdidas aos usuários e fazer atualizações e melhorias positivas nas redes de criptomoedas relevantes.

No geral, a queima de moedas tem um efeito positivo na blockchain do projeto em particular e continuará a fazê-lo, exceto quando não colocar o preço das pessoas fora da criptomoeda. Nas mãos certas dessas equipes e indivíduos que criam criptomoedas, ela pode ajudar imensamente.

Perguntas frequentes

  1. O que significa queimar moedas?

    A queima de moedas é apenas o processo de bloqueá-las em uma carteira inacessível para que sejam retirados de circulação na blockchain. Isso tem inúmeros efeitos em uma criptomoeda, incluindo o controle artificial da inflação ou deflação de uma moeda e, para os mineradores, permitindo-lhes obter acesso mais acessível à rede para minerar criptomoedas.

  2. A queima de moedas aumenta o preço?

    Embora não haja uma resposta simples para essa pergunta, ela depende de muitos fatores. Teoricamente, a resposta é sim. Isso remonta ao simples princípio comercial de oferta e demanda. Se houver menos moedas circulando na oferta e a mesma quantidade de demanda, o preço deve subir.

    Isso não é uma garantia e pode não ser perceptível para o entusiasta médio de criptomoedas. Às vezes, os efeitos da queima de moedas passam despercebidos pela maioria dos usuários. Há apenas uma instância em que isso seria perceptível. Se a queima envolver uma quantidade considerável de moedas, pode afetar o preço de mercado da moeda.

    Então, sim, em teoria, o preço de uma moeda aumentaria com a queima da moeda. No entanto, isso nem sempre é perceptível, a menos que você tenha conhecimento prévio da queima de moedas.

  3. Qual é o propósito de queimar criptomoedas?

    Existem vários propósitos para queimar moedas, e muito disso tem a ver com a estabilidade do preço de uma moeda ou da própria moeda, no caso de uma atualização da criptomoeda. A atualização do Ethereum do início deste ano é um grande exemplo disso.

    Enquanto, no caso da Binance, seu propósito de queimar o BNB é muito diferente, tornando a plataforma um lugar mais justo para as pessoas negociarem.

Se você quiser saber mais sobre a queima de moedas, veja os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Robert is a writer from Yorkshire where he received a BA in Journalism from Leeds Trinity University. Having previously contributed to Shout Out UK, Metro and The Yorkshire Evening Post, Robert is fascinated by decentralized tech and blockchain. He has been fascinated by cryptocurrency since early 2020. He looks forward to learning more about the crypto space and educating others through BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora