NFTs para iniciantes: Guia básico Rari e Rarible

Compartilhar Artigo

Do início de 2021 até hoje, a moeda RARI deu um salto de 1600% em valor. Este guia explica o que faz Rarible se destacar na multidão de mercados NFT.

Patrocinados



Patrocinados

À medida que os tokens não fungíveis invadem o mundo da arte como uma tempestade, será que a Rarible aumentará seu favoritismo do mercado NFT e subirá da sua atual 4ª posição?

No espaço DeFi, não é raro ver tokens de governança aumentarem enormemente de valor logo após o lançamento. Isso aconteceu com o token YFI de Yearn.Finance durante o último mês de julho, quando deu um salto de mais de 15.000% em uma semana.

Patrocinados



Patrocinados

Da mesma forma, o gráfico Composto (COMP) parecia uma armadilha de pico no verão passado.

Preço COMP: CoinGecko

Esses movimentos de preços erráticos são geralmente uma consequência de especulação misturada com hype da mídia e FOMO (medo de perder).

Com isso dito, a moeda RARI, como token nativo para o mercado Rarible NFT, tem uma base mais sólida. Afinal, ela lida com um tipo de mercado diferente dos protocolos DeFi.

Embora tokens não fungíveis – NFT – sejam ativos digitais, eles são, em certo sentido, ativos reais.

Praticamente qualquer pessoa com menos de 40 anos tem a maior parte de sua vida se desenrolando no espaço digital. Podem ser audiolivros, e-books, serviços de streaming de vídeos, jogos, plataformas de mídia social, bancos, etc.

Cada parte dessa fatia da vida digital pode ser extraída na forma de um NFT, para todos os efeitos, tornando-se um ativo digital real .

Portanto, os mercados que melhor administram os NFTs ganharão um certo favoritismo nessa arena. Porém, a questão é: a Rarible tem o que é preciso para permanecer um dos cinco principais mercados de NFT?

Neste guia:

  • O que dá valor à moeda Rarible?
  • Quem criou a moeda Rarible?
  • Qual é o papel da moeda RARI no ecossistema Rarible?
  • Compra e venda de NFTs no Rarible
  • Benefícios adicionais
  • Rarible vs. OpenSea
  • Você deve escolher Rarible como seu mercado NFT Go-To?

O que dá valor à moeda Rarible?

Muitas pessoas têm dificuldade em explicar aos não iniciados o que os NFTs realmente são. Como geralmente ocorre em tais casos, é melhor amarrar um novo conceito ao antigo. Com NFTs, autógrafos digitais seriam suficientes.

Todos entendem que livros autografados são mais valiosos do que novos livros recém-saídos da imprensa.

Isso ocorre porque o criador do livro transmite um pouco de sua reputação e peso cultural a esse livro por meio de seu autógrafo.

Os NFTs funcionam com o mesmo princípio com camadas adicionais de tecnologia descentralizada. Contratos inteligentes executados em um blockchain – geralmente Ethereum – permitem que os criadores cunhem uma obra de arte / meme na forma de um NFT.

Com efeito, os NFTs imortalizam artefatos culturais. Eles se tornam ativos limitados, únicos, incorruptíveis e rastreáveis que podem ser transmitidos como obras de arte em galerias de arte e museus.

Mercados NFT: DappRadar

O mercado de NFT, como o Rarible, já acumulou mais de $ 68 milhões em volume de negócios desde o seu lançamento no início de 2020. Além disso, o token de governança nativo do Rarible, a moeda RARI, cresceu de acordo.

Quem criou a moeda Rarible?

Preço RARI: TradingView

Os desenvolvedores da Rarible são russos situados em Moscou, Alexei Falin e Alexander Salnikov.

Falin atua como CEO da Rarible, com experiência anterior como cofundador da Sticker.Place. Esta é uma empresa de software que facilita a mediação entre artistas e consumidores que desejam comprar adesivos – um antecessor natural da Rarible.

Entretanto, embora Falin seja russo, ele teve uma dupla experiência educacional, terminando a Escola Superior de Economia em Moscou, mas se graduando na Universidade do Sul da Califórnia. Salnikov tem ainda mais experiência executiva por trás dele, fundando e co-fundando cinco empresas.

A mais significativa é a Zenome, um serviço movido a blockchain que aproveita dados genéticos como preditores de saúde. Além disso, outro projeto proeminente de Salnikov é Humaniq, outro projeto baseado em blockchain que visa fornecer serviços financeiros para quem não tem banco. Afinal, atualmente, cerca de 1,7 bilhão de adultos ainda não têm acesso aos serviços bancários.

Com Falin como CEO da Rarible e Salnikov como chefe de produto, a equipe da Rarible consiste atualmente de quase uma dúzia de funcionários. Portanto, apenas com base em suas experiências anteriores, pode-se ter certeza de que a Rarible provavelmente não será arruinada por incompetência.

Qual é o papel da moeda RARI no ecossistema Rarible?

O suprimento máximo de tokens RARI é de 25 milhões, com a seguinte distribuição:

Todos os domingos, 75.000 moedas RARI são distribuídas uniformemente aos titulares e criadores de NFT – 50:50 – de acordo com o volume de vendas e compras.

Ele forma a base para a Rarible tokenomics como mineração de liquidez de mercado. Este processo continuará por pelo menos 200 semanas (4 anos) desde o lançamento do Rarible em 2020.

Além dessa distribuição automática de moedas Rarible, 10% do fornecimento total de tokens é reservado para airdrops, dos quais 2% vão para usuários Rarible e 8% para titulares de NFT.

Além disso, como você pode ver no gráfico de pizza acima, 30% das moedas Rarible são distribuídas de forma constante para desenvolvedores e investidores.

Usuários Rarible

Em outras palavras, usuários Rarible são incentivados a participar do mercado NFT. Cada vez que vendem ou compram NFTs, eles ganham moedas RARI. Ademais, além do valor inerente das moedas RARI, que podem ser trocadas por dinheiro real via USDT ou ETH em uma série de protocolos DeFi, como Uniswap, a RARI também serve como um token de governança.

Ou seja, isso significa que todos os detentores de moedas RARI têm interesse em como o mercado Rarible é administrado. Ademais, isso também é conhecido como DAO – Organização Autônoma Descentralizada. Em vez de uma hierarquia tradicional de cima para baixo para decidir o destino de uma organização, os tokens digitais fornecem as ferramentas para que cada usuário dê sua opinião.

No entanto, construir RARI como um token de governança ainda é um trabalho em andamento. Especificamente, o sistema de votação para futuras decisões e atualizações, que ainda não é vinculativo. Eventualmente, a Rarible deve ser totalmente voltado para a comunidade, potencialmente até contrariando a vontade dos desenvolvedores se um número suficiente de proprietários de RARI assim o fizerem.

Até agora, os holders de RARI podem:

  • Apresentar propostas sobre recursos e taxas de negociação Rarible
  • Votar nas propostas
  • Moderar criadores e curadores de obras de arte Rarible

Compra e venda de NFTs no Rarible

Para transformar um conteúdo digital em um NFT, os criadores precisam cunhá-lo primeiro na plataforma Rarible. A maneira mais fácil e rápida de começar a participar do Rarible é conectar sua carteira MetaMask, que pode se conectar a qualquer protocolo DeFi da mesma maneira.

Isso torna extremamente fácil alternar entre os dApps conforme necessário, como se você estivesse em uma única plataforma alternando entre as guias.

Conectar carteira

Uma vez conectado, para criar e vender NFTs, basta clicar em “Criar”. Isso abrirá uma nova janela perguntando se você deseja que seu NFT seja único ou múltiplo. É claro que quanto mais raro for, mais limitada será sua oferta, o que provavelmente aumentará seu preço. Assim como o apelido “Rarible” da plataforma implica.

Criar colecionável

Depois de preencher o preço, nome e descrição de sua lista, faça upload do ativo – vídeo / áudio / imagem – Rarible irá recriá-lo como um NFT no blockchain Ethereum. O token não fungível será então transferível entre todas as carteiras compatíveis com Ethereum. Porém, caso você consiga vender seu NFT, ambas as partes deverão pagar uma taxa de transação de 2,5% que financia a equipe Rarible.

Benefícios adicionais

Rarible oferece um recurso fantástico – royalties!

Você sabia que Alec Guinness, o ator da trilogia Star Wars original interpretando Obi-Wan Kenobi, escolheu royalties em vez de um salário fixo?

Essa decisão consciente o fez ganhar 2,25% da franquia Star Wars. Eventualmente, ele ganhou $ 50 milhões de dólares com os filmes Star Wars, excedendo em muito o que ele teria ganhado apenas com o salário.

Você pode fazer o mesmo em Rarible. Sempre que seu NFT muda de mãos / carteiras, você ganha uma porcentagem de lucro definida por você. Por fim, se você estiver interessado em comprar e coletar NFTs, não se esqueça de aproveitar as vantagens da seção Explorar do Rarible com filtros.

Seção Explorar no Rarible

Para se ter uma ideia de quais NFTs são vendidos pelo preço mais alto, aqui está uma lista dos 11 NFTs mais caros.

Quem sabe, um NFT que você comprou por 1 ETH pode valer 100 ETH mais tarde. Afinal, a natureza dos NFTs é que eles são ativos altamente especulativos, refletindo o mundo tradicional das galerias de arte.

Rarible vs. OpenSea

A OpenSea é o segundo mercado de NFT em volume total de negociação, ultrapassando o Rarible em 3,4 vezes, chegando a mais de US $ 232 milhões. No entanto, isso não indica que um seja melhor do que o outro. Eles poderiam facilmente trocar de lugar nos próximos meses.

Ambas as plataformas rodam no blockchain Ethereum e permitem que os usuários negociem sem problemas em uma variedade de coleções digitais, de jogos a obras de arte. Entretanto, em termos de inicialização em qualquer plataforma, o OpenSea tem um guia para iniciantes mais extenso, sem contar com que o usuário saiba nada sobre criptomoedas, carteiras ou NFTs.

Porém, o Rarible tem uma seção de perguntas frequentes estruturada de forma semelhante, mas pressupõe que o usuário já tenha conhecimento básico. Em termos de taxas de transação (gás), as duas plataformas estão equalizadas, exceto por:

  • No Rarible, o licitante tem que pagar gás Ethereum para cada lance
  • Os vendedores têm que pagar o gás duas vezes – para colocar o NFT em leilão e quando a venda for concluída
  • Entretanto, no OpenSea, o vendedor tem que pagar a taxa de transação apenas uma vez

Além disso, o OpenSea permite que você crie e personalize sua própria loja online, que ainda não está presente no Rarible. No entanto, essas omissões são fáceis de corrigir no futuro. Enquanto isso, o Rarible tem um token de governança crescente, enquanto o OpenSea não tem nenhum tokenomics nativo para incentivar os usuários além da compra e venda de NFTs.

Você deve escolher Rarible como seu mercado NFT Go-To?

Embora o Rarible não tenha alguns recursos atraentes presentes em seus concorrentes como o OpenSea, o preço crescente de sua moeda RARI é difícil de subestimar. Os usuários do Uniswap conhecem bem o poder monetário da adoção antecipada. Afinal, desde o início de 2021 até hoje, o valor do token UNI aumentou 800%.

Dado que o tempo é o fator crucial na apreciação do token, as plataformas NFT que não se envolvem em tokenomics estão por trás do jogo. Ou seja, o Rarible pode sempre recuperar os recursos que estão subdesenvolvidos. Entretanto, o mesmo não pode ser dito para a evolução adequada da tokenomics.

Por essa razão, este guia sobre Rarible conclui com uma forte recomendação para esta plataforma emergente.

Se você quiser saber mais sobre Rarible, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre NFTs e criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Patrocinados
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Rahul Nambiampurath é um trader da Índia que foi atraído pelo Bitcoin e pela blockchain em 2014. Desde então, ele é um membro ativo da comunidade. Ele tem mestrado em finanças.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora