CFDs de criptomoedas: O que são e como funcionam?

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Os CFDs são contratos que pagam a diferença entre os preços de abertura e de fechamento

  • A negociação de CFDs de criptomoedas tem potencial para gerar lucro, com pouca necessidade de grandes quantidades de capital

  • Os CFDs são extremamente voláteis e há tantas chances de você perder dinheiro quanto de obter lucro, se não mais

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Conforme as criptomoedas evoluíram, as possibilidades de lucro também aumentaram. Um desses métodos é a negociação de CFDs de criptomoedas. O método de day trading, originado no mercado de ações, abriu caminho para os mercados de criptomoedas. O CFD de criptomoedas são praticamente iguais, apenas com criptomoeda em vez de moeda fiduciária.

Além disso, os CFDs de criptomoedas são um pouco mais complexos do que a negociação à vista tradicional, mas podem ser lucrativos. Neste artigo vamos falar tudo o que você precisa saber sobre CFDs de criptomoedas, incluindo o que são e como funcionam.

Neste artigo:

O que são CFDs de criptomoedas?

Os CFDs de criptomoedas oferecem uma chance de lucrar, efetivamente, apostando nos movimentos futuros de certas criptomoedas sem ter que usar muito de seu capital. No entanto, como acontece com a negociação tradicional de CFD no mercado de ações, existe um elemento de risco. Especialmente porque, embora não precise de capital inicial, você é responsável por pagar quaisquer perdas.

Muito parecido com o CFD convencional, este tipo de negociação permite que os traders tirem vantagem das flutuações do mercado. Além disso, o CFD ou Contract for Differences (Contratos por Diferenças) permite que você faça uma previsão ou especulação sobre a trajetória de preço futuro para um determinado ativo digital, por exemplo, Bitcoin, com custo inicial relativamente pequeno para você.

Resumindo, os CFDs são contratos que pagam a diferença entre os preços de abertura e de fechamento. Portanto, o trader deve prever corretamente quando o preço irá se mover. Afinal, se a operação tiver prejuízo, ele ou ela terá de pagar essa perda.

Como funcionam os CFDs de criptomoeda?

Os CFDs de criptomoedas funcionam por meio de um trader que faz previsões sobre o futuro de uma moeda digital.

Em todos os casos, o trader deve colocar uma pequena porcentagem do valor de um ativo como garantia (ou espécie) para a negociação. As criptomoedas podem, para este tipo de negociação, ser negociadas em pares. Os pares de moedas com os quais você pode negociar incluem os seguintes:

  • BTC / USD
  • BCH / USD
  • ETH / USD
  • XRP / USD
  • LTC / USD
  • BTC / ETH

O potencial de lucro existe, apesar desses pares de trading limitados. No entanto, para quem está iniciando a negociação de CFDs com criptomoedas, faz sentido usar apenas um ou dois pares de negociação, à medida que aprendem as regras.

Vantagem do CFD

A negociação de CFDs de criptomoedas tem potencial para gerar lucro, com pouca necessidade de grandes quantidades de capital. A opção de destinar uma pequena porcentagem do valor do ativo ao trading é uma vantagem real. Afinal, isso ajuda particularmente aqueles que são novos em CFDs.

Além disso, a capacidade de escolher os ativos com os quais você negocia oferece controle e visão sobre quais estratégias podem funcionar melhor para a negociação de CFDs. Com isso em mente, há uma boa chance de você gerar bons retornos.

No entanto, embora isso possa servir como uma desvantagem, a extrema volatilidade envolvida em criptoativos oferece muitas oportunidades de lucro. Entretanto, isso é algo que você teria que aprender antes de colocar quantias significativas de dinheiro em CFD de criptomoeda.

Além disso, as negociações de curto prazo que estão envolvidas no CFD de criptomoedas significa que há menos dependência de um criptoativo com bom desempenho a longo prazo, como pode ser o caso se você guardar moedas (HODL). Isso significa que, presumindo que você tenha sucesso em suas negociações, há mais oportunidade de obter o lucro antes que o valor do ativo diminua novamente.

Ao contrário de negociar CFDs no mercado de ações, não há limite de tempo para as negociações que você realiza. Os mercados de ações em todo o mundo têm horários de negociação limitados. Além disso, a negociação de criptomoedas pode acontecer a qualquer hora do dia e nunca fecha.

Desvantagem do CFD

Os CFDs são extremamente voláteis e há tantas chances de você perder dinheiro quanto de obter lucro, se não mais.

Contar com o destino de uma ou duas criptomoedas, em vez de um portfólio diversificado, diminui suas chances de retorno. Afinal, colocar todos os ovos (ou moedas) na mesma cesta não leva ao sucesso a longo prazo.

Apesar do potencial para altos retornos, os CFDs de criptomoedas ainda têm custos para eles, muitas vezes mais elevados em termos de porcentagem do que outros tipos de investimento, criptomoeda ou outros.

Negociando CFDs de criptomoedas vs. negociação de criptomoedas em uma exchange

Então, quais são as vantagens de negociar CFDs de criptomoeda em vez de negociar em uma exchange regular? Embora envolva mais risco, o principal benefício é que as negociações e as oscilações de valor acontecem rapidamente. Isso difere do longo jogo jogado ao comprar criptomoeda em uma exchange à vista. Afinal, isso permite lucro quase instantâneo – se você fizer a jogada correta.

No entanto, a desvantagem é que, se um usuário tiver prejuízo, ele deve pagar pela diferença, em vez de outros métodos de negociação, que permitem que você espere que volte a aumentar. Portanto, este é um dos muitos riscos que você corre ao negociar CFDs, mas se você conseguir ter sucesso, é provável que isso aconteça com menos frequência.

CFD vs ETF

Existem grandes diferenças entre um CFD e um ETF, especialmente quando se trata de risco. Ou seja, que um CFD é efetivamente uma negociação especulativa, com base nas tendências do mercado e nas opiniões do negociador. Um ETF (Exchange-Traded Fund), no entanto, é um ativo no qual você pode investir e que possui participação em várias empresas.

Além disso, alguns ETFs podem ser investidos em uma empresa, resultando em movimentos extremamente potenciais no valor de seu portfólio. No entanto, a capacidade de investir em muitas empresas significa que você é diversificado e tem mais chances de obter retorno.

Em comparação, os CFDs oferecem a oportunidade de controlar as empresas nas quais você investe, com base em seu julgamento. Este é, em vez de um processo automatizado, seguir um índice do mercado de ações. Isso tem a vantagem de ter mais controle sobre o que você acredita que lhe dará o maior retorno, independentemente de realmente dar.

Comparando diferentes plataformas de CFD de criptomoeda

Embora existam regulamentações em alguns países que proíbem a negociação de CFDs de criptomoedas, outros países têm plataformas que são ótimas para esse tipo de negociação. Nós comparamos alguns abaixo.

1. eToro

eToro é uma das plataformas de negociação mais completas para qualquer tipo de criptomoeda ou trading regular. Dedicada à negociação de CFDs de criptomoedas, em vez de negociação à vista, a plataforma oferece CFDs com 17 ativos diferentes, incluindo Bitcoin, XRP e Dash. Conhecida por sua oferta de comissão zero nas negociações, as taxas dos CFDs ainda são relativamente baixas.

Onde ela falha, no entanto, é a falta de um aplicativo desktop dedicado, algo que não existia nos últimos sete anos. No entanto, você ainda pode negociar CFDs em um navegador web ou em seus aplicativos iOS e Android dedicados. Uma ótima opção para uma interface clara e simples, eToro é uma ótima opção para traders de todos os níveis.

2. Pepperstone

Embora não seja uma plataforma muito conhecida, esta possui seu próprio software de acompanhamento para todos os níveis de traders. Além disso, ele suporta negociação de CFDs de 12 criptomoedas diferentes, bem como três de seus próprios índices.

Além disso, sua gama de software, incluindo MetaTrader 4, MetaTrader 5 e cTrader, atende a todas as formas de negociação de CFD. Por exemplo, embora ambos os softwares MetaTrader atendam a diferentes níveis de especialização, a cTrader faz negociações automaticamente para você.

3. Plus500

Plus500 tem muitos dos mesmos benefícios que as outras plataformas mencionadas, além de ter a mais ampla gama de criptomoedas para negociar – 13 para ser exato. Seu índice Cripto 10 é a referência de índices de criptomoedas. Ele serve como o equivalente de criptomoedas do S&P 500 nos EUA para ações.

Em termos de taxas, por ser também comissão zero, os custos de negociação são mínimos. Portanto, Plus500 é a plataforma certa se você deseja bastante flexibilidade.

CFD requer habilidade e tolerância

Embora haja uma quantidade considerável de risco envolvida na negociação de CFDs de criptomoedas, se você puder empregar habilidade e paciência, a negociação pode trazer muito lucro. Pode ser um caso de tentativa e erro e muito aprendizado, mas com a plataforma certa para sua estratégia, pode ser melhor do que negociação à vista ou hodling.

Dito isso, não é para todos. Dependendo da sua confiança e tolerância ao risco, a melhor opção pode ser usar outros métodos de negociação de criptomoedas. Isso ajuda você a aprender o básico antes de assumir os riscos associados à negociação de CFDs. Isso é contigo. No entanto, pode ser uma ótima oportunidade para lucrar e aprender muito.

Perguntas frequentes

Os CFDs de criptomoedas são legais?

Embora os CFDs de criptomoedas sejam legais na maioria dos países, em janeiro de 2021, a FCA (Autoridade de Conduta Financeira) adotou a prática contra os regulamentos no Reino Unido. Além disso, não há proibições conhecidas dos CFDs de criptomoedas.

No entanto, isso pode mudar no futuro, à medida que o mundo da criptomoeda se tornar popular. Enquanto países como os da América do Sul estão acolhendo as criptomoedas de braços abertos, alguns governos e reguladores ainda estão trabalhando em suas próprias políticas para algo que é tão novo para eles.

Como comprar CFD de criptomoeda?

Embora você possa comprar e vender criptomoeda por meio de negociação de CFDs, essa não é a única maneira de comprar criptomoedas. Normalmente, os usuários compram criptoativos em plataformas de trading à vista, que negociam tokens sem o uso ou opção de alavancagem. Como resultado, os tokens geralmente são comprados apenas em uma plataforma de CFD quando usados para negociação do dia.

Embora o uso de alavancagem em plataformas de CFD seja, por si só, algo que aumenta o risco e o custo, também pode resultar em maiores retornos. Ou seja, é por isso que existe uma diferenciação entre os dois.

Todas as criptomoedas são CFD?

A resposta direta é não!
Nem todas as criptomoedas não são CFDs. Também é possível comprar, vender e negociar criptomoedas a preços de mercado, por meio de negociação à vista. Além disso, a negociação de CFDs oferece a oportunidade de prever o futuro de um ativo e (se você estiver correto em sua previsão) lucrar com isso.

Em comparação, assim como a compra e venda de ações, o trading à vista é outro método de negociação no mundo da criptomoeda. Portanto, para aqueles que desejam mais certeza (enquanto nada é certo no universo cripto), os iniciantes podem querer começar a negociar à vista antes de passar para CFDs.

Se você quiser saber mais sobre CFDs de criptomoedas, confira os nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade no Telegram para conversar com usuários reais sobre trading de criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Robert is a writer from Yorkshire where he received a BA in Journalism from Leeds Trinity University. Having previously contributed to Shout Out UK, Metro and The Yorkshire Evening Post, Robert is fascinated by decentralized tech and blockchain. He has been fascinated by cryptocurrency since early 2020. He looks forward to learning more about the crypto space and educating others through BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora