Os Melhores Cursos Online de Blockchain em 2020

Compartilhar Artigo

O Blockchain é um registro digital usado para armazenar dados em vários servidores em todo o mundo de maneira descentralizada, confiável e transparente. Representa uma mudança de paradigma sobre como os dados são criados, armazenados e compartilhados.



A tecnologia Blockchain cresceu e se tornou um dos conceitos tecnológicos mais inovadores do mundo. No entanto, ainda há uma necessidade significativa de entendimento e conhecimento sobre o assunto.

Neste guia, vamos compartilhar alguns dos melhores cursos online para aprender sobre a tecnologia blockchain e as empresas que já a utilizam.



Neste Artigo:

  1. Noções básicas sobre o Blockchain
  2. Por que você deve aprender sobre Blockchain?
  3. Os melhores cursos sobre Blockchain
  4. Por que o Blockchain não é apenas um termo da moda?

Noções Básicas Sobre o Blockchain

Blockchain envolve uma sequência de vários blocos unidos em uma cadeia. O primeiro passo é entender o que os blocos no blockchain envolvem. Os “blocos” no blockchain geralmente são feitos de informações digitais. Eles incluem:

  • Informações sobre transações, como compras em uma loja de comércio eletrônico.
  • Informações sobre a pessoa que está participando dessa transação. Esses dados são armazenados com uma “assinatura digital”, que substitui o nome da pessoa e entra no bloco.
  • Informações que separam um bloco de outros. Cada bloco armazena um código exclusivo, conhecido como “hash”, que o diferencia de outros blocos. Esses hashes são feitos com algoritmos especiais, o que significa que o hash da primeira compra de uma pessoa no site de comércio eletrônico será diferente do hash da próxima compra.

A realidade da blockchain é muito mais complicada do que apenas armazenar os detalhes de uma única transação. Um bloco no blockchain do Bitcoin, por exemplo, pode armazenar até 1 MB de dados. Dependendo do tamanho dos dados, esse bloco pode armazenar várias quantidades de dados ao mesmo tempo.

Por Que Você Deve Aprender Sobre Blockchain?

Você pode estar se perguntando como um curso de blockchain pode ser benéfico para você. Existem muitas razões pelas quais você deve examinar e entender a tecnologia de registro distribuído. Eles incluem o seguinte:

1. Vantagem de ser o primeiro

  • Até agora, menos de 1% do mundo está usando a tecnologia blockchain. Esse número é pequeno, mas apresenta uma oportunidade significativa. Dada a Internet global, a penetração atingiu 50% da população do mundo e as pessoas estão olhando para o próximo passo. Por isso, aprender um dos cursos sobre blockchain pode lhe proporcionar a oportunidade de avançar na curva.
  • Desde que você possa obter o material certo, se matricular em um curso e entender como a tecnologia funciona, você poderá se desenvolver com o mundo e garantir que não seja deixado para trás. É como conseguir um emprego como engenheiro de software antes do boom da Internet nos anos 2000.

2. A Demanda por Soluções de Blockchain está Aumentando

  • O Blockchain ainda está nos seus primeiros dias, mas a demanda pela tecnologia está aumentando. Existem oportunidades significativas aguardando a participação de pessoas no mercado, e o tempo parece maduro o suficiente para você conseguir um bom emprego.
  • Com mais empresas procurando investir em tecnologia, o blockchain parece ser uma área em que você quase pode garantir um emprego lucrativo. Os pagamentos também são invejáveis e você faz parte de uma comunidade que está usando a tecnologia para mudar o cenário global. Quem não gostaria disso?

3. É uma Tecnologia da Nova Era

  • A tecnologia Blockchain é um conceito que pode se integrar a praticamente todos os setores comerciais. Do trading e do setor imobiliário ao gerenciamento da cadeia de suprimentos e até ao voto, essa tecnologia tem o potencial de revolucionar completamente o mundo.
  • É especialmente proeminente agora, já que devido ao avanço da Internet das Coisas também levou a grandes avanços no desenvolvimento do blockchain.

4. Ajudando as Empresas a Evoluir

  • Um dos muitos benefícios da blockchain é sua capacidade de melhorar a confiança entre as partes em uma transação. Uma vez que reduz a cadeia de valor, pode reorientar significativamente os players e processos individuais.
  • Como os gerentes esperam avaliar sua cadeia de valor no futuro, a adoção da blockchain aumentará, e isso poderá abrir novas oportunidades de emprego no futuro.

Os Melhores Cursos sobre blockchain

1. O Curso de Desenvolvedor de Blockchain

Curso de Desenvolvedor de Blockchain no Coursera é oferecido pela Universidade Estadual de Nova York e pela Universidade de Buffalo. É um programa de certificação digital que foi dividido em quatro cursos. É ministrado e supervisionado por Rina Ramamurthy, professora de Ciência da Computação e Engenharia da Universidade de Buffalo.

Esste é um dos cursos sobre blockchain que aborda fundamentos e alguns conceitos avançados em blockchain, incluindo o design e implementação de contratos inteligentes, os conceitos básicos de tecnologia blockchain, estruturas de blockchain e os vários métodos de desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApps).

Espera-se que os alunos tenham um conhecimento prático dos conceitos básicos de blockchain, bem como um entendimento de contratos inteligentes e proficiência em pelo menos uma linguagem de programação de alto nível. Se você deseja ingressar na carreira de engenharia de blockchain, este pode ser um excelente ponto de partida.

Destaques do Curso

  • Você obtém um certificado profissional ao concluir esse curso sobre blockchain.
  • Os projetos são dados após a conclusão de cada módulo desse curso para testar sua compreensão.
  • O projeto também inclui vários testes e programas de exercícios.

2. Curso  Blockchain Para Empresas

O curso de certificação Blockchain Para Empresas é organizado pela Linux Foundation. Como o próprio nome sugere, o curso aborda o significado da tecnologia blockchain e seu potencial para mudar o mundo dos negócios. Você também obtém uma visão em primeira mão de vários aplicativos entre setores e uma introdução aos projetos de Hyperledger.

Este é um dos cursos sobre blockchain que o instrutor ensina sobre a aplicação de blockchain na cadeia de suprimentos, tecnologia, empresa e produtos comerciais. Este curso também abrange vários equipamentos essenciais de tecnologias digitais e aborda as várias formas de projetos Hyperledger e suas distinções.

Como o Curso de Desenvolvedor de Blockchain, a pessoa um conhecimento rudimentar sobre a tecnologia de registro distribuído. Isso inclui uma introdução a redes, estruturas de blockchain e algumas das ferramentas mais essenciais de blockchain. Todos os conceitos são explicados de forma clara e abrangente, ajudando os alunos a entender claramente o blockchain e suas aplicações.

Este é um dos cursos sobre blockchain que é perfeito para profissionais de negócios que procuram meios de incorporar a tecnologia blockchain em seus negócios e operações. As pessoas que procuram empregos na área de  blockchain também terão muito a aprender aqui. No entanto, observe que é necessário um conhecimento rudimentar de terminologias de computadores, administração de bancos de dados e redes de computadores.

Destaques do Curso

  • Este curso sobre blockchain é ministrado por 14 profissionais das áreas de tecnologia e cripto.
  • No final do curso, você recebe um certificado de participação.
  • A experiência completa do programa custa US $ 358,20.

3. Fundamentos do Blockchain e Bitcoin

Fundamentos do Blockchain e Bitcoin são outro material de aprendizado que você deve conferir. Este é um dos cursos sobre blockchain mais vendidos na Udemy. É ministrado por George Levy, um YouTuber e palestrante premiado em blockchain. Neste curso, você aprenderá os principais elementos da tecnologia blockchain e como ela se relaciona com o Bitcoin – a criptomoeda mais popular.

O curso é uma excelente opção para iniciantes que desejam obter uma compreensão abrangente da tecnologia blockchain. Este curso em vídeo mostrará os fundamentos do blockchain do Bitcoin e como tudo funciona. Espere aprender sobre Bitcoin, mineradores, funções de hash e como os hashes de bloco funcionam em um blockchain.

O curso também aborda o próprio Bitcoin, com detalhes como sua mineração, como é esperado que ele evolua e muito mais. Levy também aborda outros conceitos importantes do blockchain, como contratos inteligentes e outros tokens digitais. Se você planeja negociar ativamente criptomoedas, consulte este curso para saber o que define o preço de uma criptomoeda como Bitcoin e quais são os forks e como eles funcionam.

Este curso sobre blockchain está sendo vendido por US $ 36,99.

Destaques do Curso

  • Você não precisa de nenhum conhecimento prévio da tecnologia blockchain.
  • Você recebe um certificado quando terminar!

4. Curso de Desenvolvedor Ethereum e Solidity

Também disponível na Udemy, o Curso para desenvolvedores de Ethereum e Solidity é ministrado por Sebastien Arbogast e Said Eloudrhiri. Arbogast é um desenvolvedor full-stack que trabalha no setor de tecnologia há mais de uma década. Ele e Eloudrhiri – outro experiente desenvolvedor de TI e blockchain – fundaram a ChainSkills Initiative, um instituto de treinamento para desenvolvedores de blockchain.

Este curso sobre blockchain para desenvolvedores leva você ao desenvolvimento de contratos inteligentes com Ethereum e Solidity.

Este curso explica os conceitos básicos do blockchain e como ele funciona. Mas vai além disso. Com exemplos do mundo real, os participantes aprenderiam o desenvolvimento de blockchain em três plataformas separadas.

Os alunos também aprendem como desenvolver e implantar aplicativos distribuídos em vários projetos Ethereum, como a cadeia privada, testrpc e a rede principal. O curso é ideal para estudantes que desejam construir uma carreira no desenvolvimento de blockchain. O curso é muito teórico de uma maneira não chata e ensina como passar de um desenvolvedor iniciante para as grandes ligas.

No final deste curso, você terá um entendimento completo sobre blockchain e como trabalhar para criar seu próprio dApp. Este curso exige que os alunos tenham experiência substancial em desenvolvimento de software de front-end ou back-end. Conhecimento no desenvolvimento de blockchain não é um pré-requisito.

O curso também está sendo vendido por US $ 36,99.

Destaques do Curso

Certificação após a conclusão.

Sessão de perguntas e respostas ativa.

Desenvolvimento dApp.

5. Blockchain e FinTech: Noções Básicas, Aplicativos e Limitações

Blockchain e FinTech: Noções Básicas, Aplicações e Limitações é um material de aprendizado oferecido pela Universidade de Hong Kong no edX. A Universidade de Hong Kong é uma das principais universidades do mundo e uma das instituições de destaque que oferecem cursos de blockchain. O curso foi desenvolvido pelo professor Siu Ming You, um dos professores da universidade.

Este curso de treinamento fornece uma compreensão da lógica do projeto e das limitações que um sistema descentralizado pode enfrentar nos aplicativos FinTech. Ele também examina várias plataformas blockchain, suas variações e grandes diferenças.

O objetivo deste curso gratuito é fornecer uma visão simplificada do blockchain e como ele está sendo usado para melhorar as finanças tradicionais. Os alunos terão uma visão em primeira mão da aplicação da tecnologia em conceitos como Bitcoin e como isso está atrapalhando o futuro da FinTech como a conhecemos.

Este é um curso para iniciantes. Não espere nada além do básico aqui. O curso é gratuito, mas há uma taxa de US $ 199 para quem deseja uma certificação da instituição.

Destaques do Curso

  • Certificação – desde que você possa pagar por ela.
  • Não há necessidade de um pré-requisito.
  • Exercícios progressivos e quebra-cabeças.

Por Que o Blockchain Não é Apenas um Termo da Moda?

Tem havido muita conversa sobre blockchain sendo apenas uma moda passageira que acabará por desaparecer. Isso não poderia estar mais longe da verdade.

Ao contrário de muitos conceitos exagerados, o blockchain já provou ter valor real para empresas e países. A tecnologia está sendo testada em várias empresas, indústrias e regiões ao redor do mundo.

Em 2016, as empresas do mercado de capitais gastaram mais de US $ 280 milhões em tecnologia blockchain, enquanto cerca de 90% dos bancos na Europa e na América do Norte também estavam estudando o potencial do uso da tecnologia. No mesmo ano, as startups de blockchain geraram US $ 1,4 bilhão em receita. E isso é apenas o começo.

Ao longo dos anos, várias empresas notáveis descobriram que podem otimizar efetivamente suas operações com blockchain. Algumas dessas empresas incluem:

a. Barclays Bank

O Barclays Bank é um dos maiores bancos do Reino Unido. Eles estão usando a tecnologia para simplificar as transferências de fundos e melhorar seus processos de segurança “Conheça o seu cliente”. O Barclays registrou patentes contra esses dois recursos, mostrando a prontidão do banco em aplicar essa tecnologia de forma mais abrangente no futuro.

b. Walmart

O Walmart é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo e está otimista com o blockchain há alguns anos. A empresa está usando a plataforma Hyperledger Fabric – uma tecnologia de cadeia de suprimentos blockchain criada pela IBM – para otimizar seu processo de cadeia de suprimentos. A empresa também planeja rastrear os alimentos que recebe diretamente dos agricultores e oferecer aos clientes a oportunidade de verificar a procedência dos produtos antes de fazer compras.

c. Anheuser Busch InBev

Uma das maiores empresas de cerveja do mundo, a Anheuser também está aplicando blockchain em seu processo de cadeia de suprimentos. A empresa fez parceria com a empresa de cadeia de suprimentos blockchain BanQu para melhorar a transparência geral de seus sistemas.

d. Pfizer

A Pfizer é outra grande empresa que trabalha com blockchain. O Grupo de Trabalho de Fornecimento Clínico de Blockchain da Empresa de Saúde (CSBWG) concluiu a prova de conceito para rastrear registros e gerenciar o inventário digital de seus produtos farmacêuticos.

e. MetLife

A MetLife é uma gigante de seguros. A empresa com sede em Nova York possui a LumenLab, uma incubadora de Cingapura que está colaborando com a Singapore Press Holdings e a NTUC Income para criar o Lifechain – uma plataforma que deseja automatizar reivindicações de seguro de vida.

Conclusão

A tecnologia Blockchain cresceu e se tornou um dos conceitos tecnológicos mais inovadores do mundo. Há muito o que aprender e esperamos que este guia tenha lhe proporcionado insights e inspiração para continuar aprendendo!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Morador do Reino Unido, Jimmy acompanha o desenvolvimento da blockchain há vários anos e está otimista quanto ao seu potencial de democratizar o sistema financeiro. Ele é um pesquisador econômico com excelente experiência prática e direta em análise, previsão e planejamento de finanças macroeconômicas. Ele aprimorou suas habilidades, tendo trabalhado no continente como analista de finanças, o que lhe proporciona experiência intercultural. Ele tem uma forte paixão por regulamentação e pelas tendências macroeconômicas, pois permite espiar sob o capô global para ver como o mundo funciona.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá