OTC de criptomoedas: o que significa e como funciona

Compartilhar Artigo

O OTC em criptomoedas não é a primeira coisa que vem na mente quando as pessoas pessoas pensam em fazer negócios no balcão. Do inglês – over-the-counter – OTC significa Mercado de Balcão.



Em vez disso, quando pensamos em negociar no balcão, lembramos instantâneamente em um balcão de farmácia, como medicamentos sem prescrição que ainda servem a uma finalidade medicinal, mas não foram submetidos a regulamentações rigorosas.

No entanto, com o OTC para criptomoedas é a mesma coisa, negociar ativos não listados porque era muito caro cumprir uma estrutura regulatória.



Neste artigo:

  • Explicando o OTC para criptomoedas
  • Negociação OTC para criptomoedas: onde é feita?
  • Prós e contras do trading OTC para criptomoedas
  • Como funcionam as transações OTC?
  • O procedimento
  • Como avaliar as corretoras OTC?
  • Você pode ganhar dinheiro negociando criptomoedas?

Explicando o OTC para criptomoedas

Antes que o blockchain e as criptomoedas existissem, o trading OTC era uma parte integrante do trading não oficial, não mediada por grandes instituições.

Afinal, ao negociar diretamente entre si, os traders de OTC evitavam taxas caras e supervisão institucional. Além disso, esse trade não é limitada em seu escopo, abrangendo todos os ativos básicos: ações, derivativos e commodities.

Dado que o trading OTC evita a mediação e supervisão, o trading OTC em criptomoedas é naturalmente adequado para isso.

Aproveitando a tecnologia da blockchain descentralizada e trading de ativos digitais, o trading OTC para criptomoedas é a forma preferida de fazer negócios, pois resolve três problemas críticos para traders de criptomoeda qualificados:

  • Slippage – Por causa da diferença entre a hora do pedido e a hora da liquidação, muitas vezes ocorre um preço diferente do inicial. Não apenas nos mercados de criptomoedas, mas também em câmbio e ações.
  • Risco de segurança cibernética – as exchanges de criptomoedas detêm todas as chaves privadas dos fundos, preparando-se como alvos altamente atraentes para os cibercriminosos. A verdadeira propriedade de cripto ativos só é possível quando ninguém mais, mas o trader tem a chave privada.
  • Limites de negociação mais altos – É comum que a exchange de criptomoedas imponha limites de trading diários para manter a liquidez dos ativos. Os métodos de transação impõem ainda mais limitações de trading, inadequadas para traders de alto volume.

É por isso que os traders de criptomoedas de alto volume optam pelo trading OTC para criptomoedas. Além disso, esses traders são favorecidos por investidores de alto patrimônio líquido, gestores de fundos de hedge e gestores de patrimônio privado.

Negociação OTC para criptomoedas: onde é feita?

A falta de supervisão institucional de exchanges centralizadas não implica mediação zero para negociação OTC para criptomoedas.

Corretoras especializadas em negócios de alto volume tornaram-se as plataformas de OTC para as criptomoedas mais populares. Em vez de serem automatizadas, essas corretoras oferecem um serviço profissional e personalizado para a execução de grandes operações em bloco.

Aqui estão as corretoras OTC mais populares, muitas vezes como uma extensão de exchanges de criptomoedas regulares:

Da mesma forma, Huobi, Coinbase, Bithumb e outras exchanges de criptomoedas têm suas próprias mesas OTC reservadas para clientes de alto volume.

No entanto, para aproveitar os serviços de balcões OTC, o preço mínimo de investimento costuma estar entre US $ 175.000 e US $ 250.000. Apenas em exchanges menores com mesas OTC, como Changelly, você obteria um limite mínimo de cerca de US $ 90.000.

Tirar proveito dos caixas eletrônicos Bitcoin é a maneira mais simples de conduzir um trading OTC, embora eles sejam limitados na quantidade de ativos que podem ser trocados de uma vez.

Prós e contras do trading OTC para criptomoedas

Para ver se a negociação OTC é para você, aqui está uma breve visão geral dos benefícios e falhas entre as exchanges e os canais OTC.

Prós do OTC:

  • A negociação mais segura para investidores em criptomoedas de alto valor e alto volume
  • Melhores preços comerciais, evitando o problema de derrapagem
  • Relacionamento VIP personalizado com um corretor de confiança
  • Liquidações mais rápidas e acesso a fundos de criptomoedas adquiridos
  • Uma opção melhor para as ICOs sacar seus fundos arrecadados
  • Privacidade e anonimato superiores em comparação com exchanges

Contras do OTC:

  • As negociações não podem ser automatizadas e alguns balcões OTC são desacoplados das exchanges
  • As taxas podem ser mais altas do que nas exchanges
  • Limitado a investidores institucionais ou de alto volume
  • Os corretores devem ser confiáveis para examinar minuciosamente as partes de contra-negociação
  • Difícil de conduzir negociações ativas seguindo os movimentos de preço do ativo

Como funcionam as transações OTC?

Como você provavelmente já imaginou, as transações OTC ocorrem principalmente por meio de corretoras ou balcões de OTC. Esse serviço também atende pelo nome de balcão principal, derivado de “risco principal”.

Digamos que você seja um investidor com muito dinheiro procurando comprar grandes quantidades de BTC, assim como Elon Musk perguntou a Michael Saylor da MicroStrategy.

Desde aquele tweet, Saylor comprou mais de 90.000 BTC e Musk comprou US $ 1,5 bilhão de BTC. Na onda inicial de compra de Bitcoins, Saylor revelou que grande parte do BTC foi comprado por meio de transações fora da rede.

No entanto, isso não significa que isso representa um procedimento padronizado para a compra de criptomoedas em um volume em grande escala. Em vez disso, uma mesa OTC principal cuida dos detalhes e assume todos os riscos. Portanto, o investidor teria apenas que aceitar o preço oferecido.

O procedimento

O resto – como e onde – é problema dos corretores OTC. Afinal, essas corretoras OTC se especializam em proteger grandes quantidades de criptomoedas sem que o comprador faça muito esforço. Ou seja, é por isso que às vezes as taxas podem ser mais altas do que nas exchanges.

Taxa média de transação de Bitcoin: BitInfoCharts

A partir deste gráfico histórico de taxas médias de transação de Bitcoin, vemos que as negociações OTC de criptomoedas aumentaram em popularidade durante o ano passado. Afinal, apenas negociações de alto volume, principalmente para traders institucionais, incorreriam em taxas tão altas.

Em termos práticos, aqui está como funciona a transação OTC, do início ao fim:

  • O investidor deseja comprar 1000 BTC e comunica isso por meio de uma plataforma / aplicativo OTC
  • O corretor OTC responde com uma cotação de preço, com base nas condições atuais do mercado
  • O investidor então aceita ou recusa a cotação de preço
  • Se aceito, o balcão principal de OTC assume o risco de adquirir 1000 BTC, considerando que o preço pode subir mais, já que o comprador aceitou a cotação de preço
  • Com todos os 1000 BTC garantidos, o comprador terá que transferir os fundos com base nas instruções recebidas
  • Somente depois que o corretor recebeu os fundos, eles enviam 1000 BTC

Em suma, os balcões principais assumem o risco usando seus próprios fundos para comprar criptomoedas. Em contraste, outro tipo de negociação OTC de criptomoedas é a mesa da agência. Esta é uma abordagem mais tradicional em que o corretor não assume o risco de mercado. Em vez disso, eles pedem uma taxa de mediação fixa para adquirir os cripto ativos.

Portanto, com a abordagem de balcão de agência, o comprador assumiria o risco, apostando que o preço não aumentaria antes que o corretor (agente) pudesse concluir o pedido. Além disso, os balcões das agências costumam ser acopladas a serviços de custódia de criptomoedas.

Como avaliar as corretoras OTC?

Quando algo está mais fora de vista, também se torna atraente para os cibercriminosos.

A vulnerabilidade crítica com a negociação OTC acontece com a abordagem de mesa principal, entre a transferência de dinheiro para receber o BTC. Afinal, este é um terreno fértil para golpistas que inventam personalidades e experiência profissional inteiras para enganar os clientes.

Com os balcões OTC sem serviços de custódia, os clientes costumam recorrer a depósitos judiciais e transações bancárias para poderem recuperar o dinheiro se o negócio falhar. No entanto, grandes gestores de ativos como a Fidelity já oferecem serviços de armazenamento refrigerado para traders OTC de criptomoedas.

Além de mitigar esses riscos, deve-se sempre examinar o balcão de OTC. Ou seja, isso envolve pesquisar suas avaliações, experiências pessoais em vários fóruns, taxas de transação, procedimentos de segurança e armazenamento, suporte ao cliente e a conveniência de todo o processo. No entanto, as cinco corretoras OTC listadas anteriormente atendem a esses requisitos.

Você pode ganhar dinheiro negociando criptomoedas?

Bitcoin não é o único ativo interessante quando se trata de criptomoedas. Dado o fato de o Banco Central dos EUA (FED) ter aumentado drasticamente a oferta de moeda fiduciária, isso provavelmente causará a desvalorização do dólar, o que pode se traduzir em inflação corrente.

É por isso que o Bitcoin – visto como ouro digital – está se tornando o favorito entre os investidores institucionais como uma proteção contra a inflação.

Clique aqui para entender como você pode se proteger da inflação usando criptomoedas.

Em outras palavras, a corrida do Bitcoin deve provavelmente continuar com base na oferta e demanda. Portanto, você deve diversificar seu portfólio de criptomoedas com altcoins.

Começando com a Ethereum (ETH), muitos altcoins oferecem um valor único em termos de utilidade. Ademais, outros altcoins são Polkadot (DOT), Chiliz (CHZ), Filecoin (FIL), THETA (THETA), Rarible (RARI) ou Terra (LUNA), para citar apenas alguns.

De NFTs e armazenamento descentralizado a esportes e jogos, cada um deles cresceu rapidamente em preço graças ao seu valor derivado de um utilitário. Além disso, você “apenas” tem que escolher o momento certo para entrar e sair do mercado. No entanto, muitas pessoas estão começando a engatinhar no universo cripto agora, então, se você está lendo isso, significa que está mais à frente do jogo do que a maioria.

Se você quiser saber mais sobre Balcões de Mercado, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre onde comprar Bitcoin e outras criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá