Preço da Cardano (ADA): previsão do preço para 2021

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O projeto da Cardano é considerado sólido por vários investidores.

  • A criptomoeda já chegou a metade do seu ciclo de desenvolvimento e se prepara para concluir mais uma fase.

  • Mas será que a ADA vai romper a sua máxima histórica em 2021?

  • promo

    Lançamento de BIT: Ganhe até 3.500 BIT. Não perca esse bonde Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Após quatro longos anos, o preço da Cardano (ADA) se prepara para decolar após a atualização de contratos inteligentes.

Com o codinome de Alonzo, a testnet para o tão aguardado marco histórico já foi lançado no dia 27 de maio. Isto coloca a ADA em curso de colisão com outras blockchains programáveis, como o Ethereum.

Devido à toda essa empolgação, o preço da Cardano já demonstrou um aumento significativo. Entretanto, isto vai continuar durante os próximos meses ou anos?

Você já conhece a carteira da StormGain? Mantenha suas criptomoedas em segurança. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Neste artigo:

  • O que faz com que a Cardano (ADA) se destaque em relação às outras criptomoedas?
  • Onde a Cardano (ADA) está em seu ciclo de desenvolvimento?
  • Qual a posição atual do preço da Cardano?
  • O preço da Cardano vai dominar esta temporada de queda?
  • Quais dApps devem aparecer primeiro na Cardano?

O que faz com que a Cardano (ADA) se destaque em relação às outras criptomoedas?

O Ethereum não é a única blockchain programável no mercado de criptomoedas, capaz de servir de infraestrutura para finanças descentralizadas, yield farming e mercado de NFTs. Redes como Polkadot, Solana, Cosmos, Binance Smart Chain e outras têm tentado destronar o Ethereum (ETH) como o segundo maior ecossistema de contratos inteligentes e criptomoedas.

Entretanto, a história da Cardano é única porque seu desenvolvedor principal, Charles Hoskinson, era um dos co-fundadores da Ethereum.

Ele decidiu abandonar a segunda maior criptomoeda em 2017 e criar seu próprio projeto porque pensou que as fundações devem ser sólidas e robustas para criar um valor duradouro.

PoS e PoW

Isso se traduz em escalabilidade, resistência a vulnerabilidades de contratos inteligentes e o algoritmo de consenso proof-of-stake (PoS). Além disso, o proof-of-work (PoW), que usa validadores econômicos em vez de mineradores como no PoS, é usado pelo Bitcoin (BTC), Litecoin (LTC), Bitcoin Cash (BCH), Dogecoin (DOGE) e muitas outras criptomoedas.

É seguro dizer que a natureza do PoW é a causa principal do tuíte de Elon Musk sobre o abandono do BTC como forma de pagamento na Tesla, um dos maiores contribuintes para a grande queda dos mercados de criptomoedas de 2021.

Em contraste, tanto a Cardano quanto a Ethereum são vistas como ecológicas por especialistas financeiros. Isto, portanto, alivia a pressão de investidores institucionais para renegá-las dentro de um framework de investimentos ESG – governança ambiental, social e corporativa (“environmental, social and corporate”).

Além disso, a Cardano se destaca do Ethereum por representar uma tecnologia blockchain de terceira geração para a criação de contratos inteligentes seguros com taxas de transação ínfimas. Algo que ainda assombra o Ethereum.

YCharts.com

Embora a taxa do gás Ethereum de US $ 5,75 pareça pequena, ainda é drasticamente mais alta do que os US $ 0,27 da Cardano.

A Cardano só está implementando contratos inteligentes agora devido a uma abordagem mais meticulosa. Cada estágio da Cardano, chamado “Era”, passa por auditorias do código e pesquisas com revisão de pares, da mesma forma que um trabalho acadêmico faria.

Onde a Cardano (ADA) está em seu ciclo de desenvolvimento?

Todo código da Cardano é escrito na linguagem de programação Haskell, dentro de um framework amigável chamado Plutus. Os programadores devem saber que esta linguagem tem um pedigree imponente no ambiente acadêmico. Afinal, até mesmo instituições financeiras gigantes como a AT&T e o Bank of America a estão utilizando. Além disso, a empresa responsável pelo desenvolvimento da Cardano é a IOHK (Input Output Hong Kong).

O que é interessante é que ela se tornou parceira de Hoskinson por uma razão prática: rastrear sapatos desde sua manufatura na New Balance para evitar o surgimento de produtos falsos no mercado. Além da IOHK, a Fundação Cardano e a Emurgo coordenam sua pesquisa e desenvolvimento. A Emurgo, por sua vez, está focada em tornar a Cardano mais acessível para empreendedores.

Até agora, estas três organizações impulsionaram a Cardano (ADA) para a metade de seus estágios de desenvolvimento, que consistem em quatro Eras.

As 4 Eras Cardano

  • Setembro de 2017 – Era Byron, quando a Cardano foi lançada e suportando apenas transações do token ADA;
  • Julho, 2020 – Era Shelley, quando a Cardano introduziu ativos múltiplos, staking de ADA e descentralização aumentada em até 100 vezes;
  • Agosto, 2021 – Era Goguen, em que a Cardano deve finalizar a integração com contratos inteligentes. Esta fase praticamente iniciou com o lançamento do testnet da Alonzo no final de maio;
  • Em algum ponto de 2022 – Era Basho, quando a Cardano deve melhorar a escalabilidade e integrar governança on-chain.

Em termos práticos, o estágio médio de desenvolvimento da Cardano significa que ela está pronta para ser usada em projetos de larga escala.

Por exemplo, em abril de 2021, a Fundação Cardano fez uma parceria com o governo da Etiópia para fornecer um método de verificação de identidade, histórico de notas, monitoramento de performance e outras atividades educacionais para mais de 5 milhões de estudantes e professores do país.

Este é um dos maiores projetos institucionais envolvendo blockchain, devido às altas velocidades de transação da Cardano e a interoperabilidade com outras blockchains. Por falar nisso, no dia 17 de maio, a IOHK anunciou o ERC20converter, que permite que tokens da rede Ethereum operem na blockchain da Cardano.

Este tipo de compatibilidade e a facilidade de uso é mais um fator que contribui para o aumento de preço da Cardano (ADA). Para quem não sabe o motivo de o token ter esse nome, ele é uma homenagem à matemática Ada Lovelace, que viveu no século XIX. Ela era filha do lendário poeta Lord Byron e a primeira programadora de computadores conhecida, através de uma engine analítica.

Qual a posição atual do preço da Cardano ADA?

Com uma oferta máxima de 45 bilhões de ADA, a capitalização de mercado da criptomoeda gira em torno de US $ 55,58 bilhões. No dia 1º de junho, seu volume de trading aumentou quase 13%. Além disso, em antecipação à integração dos contratos inteligentes com a atualização Alonzo, o preço da Cardano ADA cresceu dramaticamente. Entre janeiro e junho de 2021, a criptomoeda valorizou 886%, de US $ 0,1753 para US $ 1,73. Ademais, enquanto este artigo estava sendo escrito, a Cardano era negociada em torno de U S$ 1,51.

Em outras palavras, se você seguiu as primeiras notícias da Cardano e teve a visão de investir em janeiro, você conseguiu um retorno de quase 10x o seu investimento. Basta dizer que este é um nivel de ganhos impensável no mercado de ações em um espaço de tempo tão curto. A pergunta é: a Cardano (ADA) pode atingir US $ 10 após sua máxima histórica de US $ 2,30 no dia 16 de maio?

Quer minerar criptomoedas na nuvem? Abra uma conta na StormGain. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

O preço da Cardano ADA vai dominar esta temporada de queda?

Se você leu com cuidado até aqui, já pode concluir que o preço da Cardano ADA possui os seguintes fatores o impulsionando para cima:

  • Ela foi construída desde o início como uma blockchain PoS, com uma abordagem mais sistêmica acerca de seu desenvolvimento que provavelmente vai resultar em contratos inteligentes mais seguros e estáveis. Ou seja, isto deve levar a um número menor de incidentes de hacks e exploits na forma de ataques de flash loans;
  • Suas taxas de transação são 21 vezes menores que as do Ethereum, ao mesmo tempo em que fornecem as mesmas capacidades e alta velocidade (máximo de 40 milhões de transações por dia);
  • Estes recursos a tornaram a blockchain escolhida pelo governo etíope para organizar seu sistema educacional. Isto ocorre junto de contratos comerciais anteriores com fabricantes de comida e sapatos acerca do rastreamento de seus produtos e monitoramento logístico;
  • Além disso, o algoritmo de consenso PoS da Cardano é extremamente ecológico, porque o número de transações não aumenta o número de nós necessários para executar a rede blockchain;
  • Antes mesmo do lançamento dos contratos inteligentes, a própria exepectativa elevou o preço da ADA em quase 900%, o que é um bom indício de sua demanda;
  • O conversor de tokens ERC-20 da Cardano é um grande produto. Afinal, ele faz com que a criptomoeda se torne muito atrativa para ser usada assim que seu ecossistema DeFi de yield farming e empréstimos for lançado. Qualquer dApp da BSC, Polkadot ou Ethereum pode usar o conversor para se integrar e tornar o espaço da blockchain interoperável.

Eras da Cardano

Além disso, segundo Charles Hoskinson, a testnet da Alonzo, que foi inaugurada no dia 27 de maio, vai durar dois meses. No final de junho, a equipe de desenvolvimento vai trancar todos os recursos. Em seguida, após cerca de seis semanas, os contratos inteligentes serão lançados na rede principal. Este intervalo de tempo se alinha com o início da era Goguen que começa em agosto.

Hoskinson relatou que mais de 1.000 desenvolvedores estão interessados em desenvolver dApps (aplicativos descentralizados, ou seja, contratos inteligentes). Eles devem incluir um grande número de protocolos que já podem ser encontrados em outras blockchains programáveis: mercados NFT, DEX, stablecoins e oráculos (interfaces com informações de fora da blockchain).

Apesar da Haskell, a linguagem de programação da Cardano, possuir um pool de desenvolvedores muito menor que o Solidity da Ethereum. Portanto, é importante lembrar que estes desenvolvedores estão criando contratos inteligentes através da Plutus. Este plugin é considerado uma interface de programação muito fácil, além de acrescentar maior segurança. Se você estiver interessado em se juntar ao pool, aqui estão os requisitos do programa de pioneirismo da Plutus.

A força da Cardano ADA

Em relação ao número de usuários já existentes no universo da Cardano, já existem um milhão de carteiras ADA;

Entre estas carteiras, 70% das criptomoedas ADA estão em staking em 2.500 pools ativos, a transformando em uma rede altamente descentralizada;

Este é um número considerável de participantes. Em perspectiva, o número total de usuários de DeFi, representados por endereços únicos, é de cerca de US$ 2,6 milhões;

Por último, investidores institucionais não estão entusiasmados com o tratamento do Bitcoin como uma moeda suja pela imprensa financeira.

As preocupações ambientais, por sua vez, fazem com que os investidores procurem blockchains PoS. Portanto, a Cardano se apresenta como uma plataforma pronta para uso que já tem um histórico de grandes negócios com governos africanos.

Por outro lado, deve demorar um tempo até que o Ethereum finalize sua transição para o PoS. Em contraste, só o que falta para a Cardano é integrar seus contratos inteligentes, possivelmente, em agosto.

Quais dApps devem aparecer primeiro na Cardano?

A exchange descentralizada Occam.fi já anunciou o lançamento de sua DEX OccamX na Cardano. Esta é uma parte da solução launchpad da OccamRazer para o ecossistema da Cardano. Como demonstrado pela Uniswap, estes DEXs que entram em determinado ecossistema no começo costumam crescer mais. Portanto, a OccamX pode se encontrar em uma posição semelhante à Uniswap, Sushiswap, Pancakeswap ou Polygon.

Outro grande projeto digno de nota é o DeFIRE, dos mesmos criadores do Changelly, uma das primeiras exchanges de criptomoedas que existe mesmo antes do lançamento do Ethereum.

Considerando que a Changelly tem um histórico sólido e que ela faz milhões em volume de swaps, você pode contar que a DeFIRE vai ter os melhores preços de tokens e taxas de rede e menor slippage. Por outro lado, a DeFIRE vai fornecer ordens limite, o que é ótimo para pegar quedas de preço.

Além disso, o token CWAP da DeFIRE também é interessante. Se você faz staking com eles, você recebe uma porcentagem das taxas de transações distribuídas em base pro-rata. Pro-rata significa “proporcional”, então você recebe de acordo com a sua fração de CWAP no staking.

Como é possível ver, o preço da Cardano ADA está pronto para crescer ainda mais nos próximos meses com estas todas essas novidades, e ainda por cima a promessa de taxas de transação ínfimas comparadas ao Ethereum.

Portanto, considerando o êxodo para Binance Smart Chain (BSC) nos últimos meses, é possível que a combinação desses fatores se torne, provavelmente, uma grande força impulsionadora do preço da ADA. Além disso, combinado com outras notícias boas da Cardano conhecidas, é difícil imaginar que a ADA vá continuar abaixo de sua máxima histórica de US $ 2,3 no futuro próximo.

Conclusão

É muito claro para vários investidores que a Cardano é um projeto sólido e que vai trazer muito valor. Portanto, a expectativa é que o preço da criptomoeda siga valorizando a superando suas máximas históricas.

Crie sua conta na StormGain e aproveite o bônus de 25 USDT para novos usuários. Clique aqui e acesse a StormGain agora!

Se você quiser saber mais sobre como comprar outras criptomoedas, dê uma olhada nos nossos artigos educacionais. Afinal, aqui você pode encontrar todas as informações de que precisa para começar!

Além disso, junte-se à nossa comunidade do Telegram para conversar com usuários reais sobre onde comprar ADA e outras criptomoedas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e com o objetivo único de informar. Qualquer atitude tomada pelo usuário a partir das informações veiculadas no site é de sua inteira responsabilidade. Na seção Aprender, nossa prioridade é fornecer informações de alta qualidade. Nós tomamos o tempo necessário para identificar, pesquisar e produzir conteúdo que seja útil para nossos leitores. Para manter esse padrão e continuar a criar um conteúdo de excelência, nossos parceiros podem nos recompensar com uma comissão por menções em nossos artigos. No entanto, essas comissões não afetam o processo de criação de conteúdo imparcial, honesto e útil.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Rahul Nambiampurath é um trader da Índia que foi atraído pelo Bitcoin e pela blockchain em 2014. Desde então, ele é um membro ativo da comunidade. Ele tem mestrado em finanças.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

A ICO da Bit2Me ACABA DE COMEÇAR! Compre o token B2M agora.

Comprar agora!

Lançamento de BIT. Ganhe até 3.500 BIT. Não perca esse bonde

Entrar agora