Principais empresas de blockchain em 2020

Compartilhar Artigo

A tecnologia blockchain conquistou o mundo digital nos últimos anos, saindo de uma relativa obscuridade para as manchetes da mídia tradicional. Blockchains – ou Tecnologias de Registro Distribuído (DLT), como costumam ser chamadas – podem revolucionar a forma como os dados são gerenciados, compartilhados, protegidos e processados na internet pública ou em redes privadas.



Simplificando, uma blockchain é uma lista crescente de registros, chamados de blocos, que são vinculados usando algoritmos criptográficos, o que reforça a segurança. Cada bloco contém uma função hash criptográfica do bloco anterior, um carimbo de data/hora e os dados da transação.

A blockchain foi amplamente popularizada pelo Bitcoin, que foi o primeiro de seu tipo a surgir, lá em 2009. Os principais elementos da tecnologia incluem um livro razão distribuído imutável, registros à prova de violação e um algoritmo de consenso. Além disso, em alguns casos também há contratos inteligentes que são executados automaticamente por conjuntos de instruções.



Blockchains podem ser entidades públicas, como o Bitcoin, ou redes privadas, como aquelas desenvolvidas por governos para projetos de moedas digitais de banco centrais, conhecidas como CBDC’s (central bank digital urrencies). O BTC é descentralizado e sem permissão, enquanto as criptomoedas de bancos centrais são centralizadas e controladas por empresas privadas ou governos. Ambos têm seu lugar no mundo atual dos negócios e da tecnologia.

Com a tecnologia blockchain desempenhando um papel cada vez mais importante em todos os setores – desde agricultura a finanças -, vale a pena conhecer as melhores empresas e desenvolvedores de blockchain, que podem oferecer tecnologia de ponta no momento.

Neste artigo:

Blockchain e criptomoedas

A blockchain ganhou destaque em 2017, ano em que houve um grande “boom” nos preços das criptomoedas. Ativos digitais baseados em blockchain giram em torno dos princípios da criptoeconomia.

A parte econômica permite que os desenvolvedores projetem um sistema de modo que atores e participantes da rede sejam incentivados a tomar decisões alinhadas com os objetivos de um bem maior. Isso permite que tanto o futuro do sistema como seu passado sejam protegidos com criptografia. Muitos dizem que o Bitcoin é amplamente considerado como o primeiro mecanismo criptoeconômico de sucesso.

Os sistemas distribuídos, como blockchains, precisam de criptografia em ambientes onde atores desconhecidos são uma potencial ameaça ao sigilo e à proteção das informações. Portanto, o objetivo da criptografia é proteger a integridade e a confidencialidade das informações. Além disso, garantir que as decisões e as ações não possam ser manipuladas por observadores ou entidades mal-intencionadas.

A criptografia, portanto, forma a base da segurança da blockchain. Essa base usa hashes (algoritmos que transformam grande quantidade de informação em sequências numéricas) para capturar informações, sem revelar nada sobre o próprio sistema. Além disso, também funciona como um sistema à prova de falsificação.

Vantagens das tecnologia de blockchain 

Na comparação com sistemas tradicionais, como bancos de dados e planilhas, existem várias vantagens em sistemas de blockchain. Como resultado, indústrias no mundo todo estão procurando cada vez mais migrar seus sistemas de informação tradicionais para sistemas blockchain.

1. Eficiência de custos

A maioria das empresas e das corporações coloca os custos das operações em suas listas de prioridades. Os sistemas baseados em blockchain oferecem economias significativas nos custos de transação em comparação aos métodos tradicionais. Com a confiança embutida no sistema, não há necessidade de mediadores ou fiadores terceirizados para verificar as transações. Por conseguinte, cortar o intermediário economiza custos. Além disso, tudo é mais rápido, visto que de uma perspectiva financeira, as transações em blockchain acontecem em segundos. Em bancos, pelo contrário, as transações podem levar dias.

2. Distribuição e descentralização

As plataformas tradicionais, como bancos de dados ou planilhas, geralmente são externos ou estão localizadas em servidores privados de empresas. Em contraste com elas, uma blockchain é um sistema distribuído, localizado em toda a internet. Cada nó da rede é capaz de replicar e armazenar uma cópia da blockchain. Portanto, não há um único ponto de falha. Um sistema distribuído e os dados que ele contém são altamente resistentes a falhas técnicas, bem como a ataques maliciosos. Blockchains também podem ser descentralizados – como o Bitcoin -, na medida em que não há hub central ou ponto potencial de falha para controlar os dados.

3. Transparência e rastreabilidade

Todos os participantes da rede que usam a blockchain têm a mesma documentação, ao contrário de cópias individuais para cada um. Essa versão compartilhada só pode ser atualizada por consenso. Desse modo, a alteração de um único registro de transação exigiria a alteração de todos os registros subsequentes e o envolvimento de toda a rede. Com isso em mente, alterar os dados sem que ninguém mais veja ou consinta se torna virtualmente impossível. Isso torna a blockchain uma ótima tecnologia para armazenar registros financeiros, visto que cada alteração é rastreada e registrada permanentemente no livro razão distribuído.

4. Velocidade e produtividade

Por serem sistemas distribuídos, as blockchains podem processar dados de forma rápida, a qualquer hora e em qualquer lugar. Os processos tradicionais orientados para papel, ao contrário, são operações demoradas, sujeitas a erros humanos e frequentemente requerem arbitragem de terceiros. Uma blockchain pode simplificar esses processos, economizando tempo e, em última análise, dinheiro. A eficiência é melhorada, visto que não há duplicatas. Além disso, os erros são reduzidos, de forma que a compensação e a liquidação, por exemplo, podem ocorrer muito mais rapidamente. Para aplicações financeiras, uma blockchain é revolucionária, pois não precisa depender de sistemas bancários arcaicos e caros para serem realizadas.

5. Segurança

Blockchains operam usando criptografia de alto nível e algoritmos de consenso complexos. Por causa disso, são sistemas mais seguros do que os tradicionais, normalmente protegidos apenas por senhas. Depois que uma transação é aprovada, ela é criptografada e vinculada à transação anterior na cadeia. Essas informações são armazenadas em uma rede de computadores em vez de em um único servidor, o que torna muito difícil para os agentes mal-intencionados comprometerem os dados. A blockchain, portanto, é um método muito mais seguro de armazenamento de dados, principalmente para setores em que as informações são confidenciais, como governamental, financeiro ou médico.

Escolhendo empresas de blockchain

  • Construir uma rede de blockchain segura e confiável do zero não é tarefa fácil. Por isso, várias empresas surgiram como líderes no campo, fornecendo serviços de desenvolvimento de blockchain para o mercado. No entanto, como nos últimos dois anos a indústria floresceu, a tarefa de selecionar provedores e desenvolvedores de blockchain profissionais ficou um pouco mais difícil.
  • De acordo com uma pesquisa da empresa Statista, publicacada em 2020, 36% dos executivos seniores disseram que suas organizações planejavam investir mais de $ 5 milhões em blockchain em 2021. Ainda de acordo com o estudo, as receitas globais de tecnologia de blockchain vão crescer de forma maciça nos próximos anos. Até 2025, a expectativa é que as receitas alcancem $ 40 bilhões. Já o levantamento Deloitte Global Blockchain de 2020 sugere que mais de um terço das empresas globais estão incorporando sistemas blockchain em suas operações.
  • Com isso em mente, é ainda mais imperativo selecionar a empresa de blockchain certa. Portanto, abaixo está uma lista das principais compahias que oferecem serviços e tecnologia de contabilidade distribuída em 2020.

Principais empresas de Blockchain em 2020

ConsenSys

ConsenSys é um provedor de soluções de blockchain para Ethereum. A empresa foi fundada em 2014 pela Ethereum e pelo co-criador da Fundação Ethereum, Joseph Lubin. A ConsenSys está sediada na Suíça e possui filiais nos Estados Unidos, na Europa e em regiões da Ásia-Pacífico.

A empresa implantou soluções da rede Enterprise Ethereum em corporações, governos e ONGs. O objetivo, com isso, foi ajudar esses grupos a proteger infraestruturas de TI e otimizar fluxos de trabalho, além de desbloquear novos modelos de negócios e projetos baseados em blockchain.

A ConsenSys oferece uma ampla gama de soluções digitais, além do desenvolvimento de blockchain. São eles:

  1. Codefi – Uma plataforma para digitalização de instrumentos financeiros e otimização de processos de negócios.
  2. PegaSys – Uma plataforma Enterprise Ethereum com funcionalidade de privacidade avançada.
  3. Infura –API’s (conjuntos de definições e protocolos) instantâneos e escalonáveis com acessos às redes Ethereum e ao IPFS, que é um protocolo de armazenamento de arquivos distribuidos.
  4. Diligence – Auditorias de segurança para contratos inteligentes de blockchain da rede Ethereum.

As soluções completas da Enterprise Ethereum são o que maioria das corporações e governos buscam em empresas de blockchain. Supondo, é claro, que essas empresas se sintam confortáveis com o uso da blockchain Ethereum, o que não deve ser um problema, pois é a plataforma de contratos inteligentes mais popular do mundo. Além disso, é a principal do setor de finanças descentralizadas.

Visão geral da ConsenSys:

Fundada em 2014
Blockchain Platform Ethereum
Funcionários técnicos 300+
Países com 30+

IBM

A IBM está no setor de tecnologia da informação há décadas. Portanto, é lógico que ela tem um histórico decente com blockchain. A plataforma descentralizada da IBM fornece um conjunto completo de software blockchain. Nela, há serviços, ferramentas e códigos baseados na tecnologia da Hyperledger Fabric, plataforma da Linux que oferece soluções descentralizadas sustentadas por uma arquitetura modular com altos níveis de confidencialidade, resiliência, flexibilidade e escalabilidade.

A gigante da tecnologia, sediada em Nova York, tem operações em mais de 170 países. Além disso, tem também uma base de clientes em rápida expansão para suas soluções de blockchain de nível empresarial. Em seu site “Blockchain Services”, a IBM afirma ter mais de 500 contratos de clientes, bem como mais de 1.600 técnicos e especialistas do setor.

A empresa atende a todos os setores, a exemplo de transporte e cadeia de suprimentos, finanças, seguros, governo, varejo e indústria alimentícia. A IBM Food Trust – software baseado em blockchain que rastreia alimentos – tem mais de 300 fornecedores e compradores na rede. Além disso, conta com 6 milhões de produtos alimentícios embalados nas prateleiras das lojas, de acordo com um artigo da Forbes (em inglês), publicado em junho de 2020 .

Os serviços incluem projeto de governança, desenvolvimento de modelo de negócios e teste de tecnologia, além de auditoria e implantação.

Visão geral da IBM:

Fundada em 1911
Blockchain Platform Hyperledger Fabric (Linux Foundation)
Funcionários técnicos + 1.600
Países 170

Microsoft

A Microsoft é líder mundial em software para PC. Portanto, a entrada dessa gigante da tecnologia para o mundo da blockchain veio naturalmente. A empresa usa sua própria plataforma de construção de softwares – chamada Azure –  para isso. Essa plataforma permite aos clientes construir, administrar e expandir redes de blockchain em escala.

O próprio Azure é uma plataforma de nuvem para implantação de softwares. No entanto, o serviço de blockchain da Azure se concentra em tecnologias descentralizadas. Com ele, existe até possibilidade de criar contratos inteligentes usando uma extensão do Visual Studio, que é o ambiente de desenvolvimento de softwares da empresa.

Ao contrário do ConsenSys e da IBM, a Microsoft forneceu uma plataforma para as empresas fazerem – sob medida – suas próprias blockchain. O Azure também funciona com outras plataformas de blockchain, como o Corda e a Hyperledger. O Azure Marketplace oferece 17 mil aplicativos e serviços certificados, que podem ser facilmente implantados na rede.

O Azure Blockchain Service cobra por node – ou nó – de blockchain.

Visão geral da Microsoft:

 Fundada em 1975
Blockchain Platform Azure / Quorum
Funcionários técnicos 3.500+
Países 140

R3

A R3 LLCA – empresa de tecnologia de blockchain corporativa – lidera um ecossistema que conta com mais de 300 empresas. Todas trabalham juntas para construir aplicativos distribuídos em cima da blockchain Corda, que pertence a empresa. Fundada em 2014, a R3 construiu o Corda do zero e o lançou em 2016, antes de seguir com uma versão empresarial, isso lá em 2018.

O Corda aproveita os principais elementos da blockchain de código aberto e os ajusta para atender aos requisitos de infraestrutura de serviço e de rede de muitos setores altamente regulamentados. A R3 alavanca a rede Corda, que fornece uma camada comum de identidade e consenso entre as redes de negócios. A rede é administrada por uma fundação sem fins lucrativos com sede na Holanda.

Algumas corporações e entidades notáveis usaram o Corda e sua plataforma de aplicativos, o CorDapps. Entre elas estão HSBC, Credit Suisse, Nasdaq e Finastra. Além disso, várias outras empresas dos setores de seguro, saúde, energia, imóveis, telecomunicações e cadeia de suprimentos também utilizaram.

R3 em resumo:

Fundada em 2014
Blockchain Platform Corda
Funcionários técnicos + 1.300
Países n / a

Amazon

A antiga livraria online cresceu e se tornou uma das maiores gigantes do comércio eletrônico do mundo. Por isso, não é de se admirar que, naturalmente, a empresa também deu espaço para a tecnologia blockchain. A companhia oferece soluções corporativas de blockchain por meio de seu serviço em nuvem, o AWS (Amazon Web Services).

O Amazon Managed Blockchain conta com um serviço totalmente gerenciado. Ele facilita a criação e o gerenciamento de redes blockchain escalonáveis usando as populares estruturas de código aberto Hyperledger Fabric e Ethereum. Além desses dois, o AWS tem mais de 70 soluções de blockchain validadas de outras tecnologias descentralizadas, como Corda, Quorum, Blockstack, RSK e Kadena.

A lista de clientes empresariais é impressionante. Nela, estão Nestlé, Sony Music, BMW, Sage, Guardian, DTCC, SGX, Legal & General e DVLA UK. O AWS também fornece a base para 25% dos nós da rede Ethereum do mundo. Portanto, os sistemas da Ethereum e da Amazon estão um tanto interligados.

As soluções blockchain são executadas no Amazon Quantum Ledger Database (QLDB), que é um livro razão totalmente gerenciado, que fornece logs de transações centralizados, imutáveis e criptograficamente verificáveis. Com os serviços AMB, os clientes são cobrados imediatamente pela associação à rede, nós de mesmo nível, armazenamento de nó de mesmo nível, dados gravados na rede e transferência de dados.

Visão geral da Amazon:

Fundado em 1994
Blockchain Platform Hyperledger Fabric (Linux Foundation, Ethereum
Funcionários técnicos n / a
Países 160

Deloitte

A Deloitte é uma rede multinacional que fornece serviços de auditoria e consultoria para líderes de muitas das principais empresas da Fortune 500 (classificação das 500 maiores corporações do mundo). A empresa, sediada em Londres, começou a se aventurar em serviços de tecnologia de registro distribuído em 2015.

A gigante de auditoria e consultoria tem uma solução para empresas chamada Rubix Core. Esse serviço fornece arquitetura de blockchain personalizada projetada para construir redes privadas sob medida para indústrias ou organizações específicas. A rede oferece uma infraestrutura compatível com Ethereum, além de um conjunto de ferramentas para desenvolvedores (GUI Tools), que tornam mais fácil construir e implantar aplicativos inteligentes baseados em blockchain.

Os serviços de blockchain da Deloitte oferecem seis soluções de nível empresarial. Uma delas, por exemplo, visa inserir a tecnologia blockchain e interromper os modelos de negócios existentes. Ademais, também há soluções completas. Nelas, há um conjunto de estratégias, com design de plataforma, arquitetura de blockchain, design e implementação de caso de uso e, finalmente, serviços de blockchain gerenciados.

Em agosto de 2019, a Deloitte lançou o ‘Blockchain In a Box’ (BIAB), uma plataforma móvel projetada para fornecer demonstrações e experimentações de blockchain intuitivas e tangíveis.

Visão geral da Deloitte :

Fundado em 1845
Blockchain Platform Rubix Core / Ethereum
Funcionários técnicos n / a
Países 150

Custos de desenvolvimento de Blockchain

Naturalmente, os preços de muitos desses serviços de desenvolvimento de blockchain corporativo dependem dos requisitos do cliente. Redes e livros razão são feitos sob medida, então não existe um pacote padrão para provedores de blockchain. A maioria das companhias apresentadas acima fornece serviços personalizados para grandes e pequenas empresas, razão pela qual não existem “listas de preços”. Além disso, essa informação é fornecida somente mediante consulta.

Os custos são frequentemente divididos em design original, desenvolvimento e implantação, seguidos por taxas de uso de rede. O uso de plataformas altamente centralizadas pode ter a desvantagem de que 100% da confiança é entregue a sua tecnologia e serviços, em todos os momentos. Algumas, como a ConsenSys, oferecem plataformas híbridas mais descentralizadas.

Conclusão e Recursos

Encontrar um desenvolvedor de blockchain confiável e profissional nesse mercado cada vez mais lotado pode ser um campo minado. As empresas destacadas acima têm anos de experiência no setor e muito conhecimento técnico, que recentemente foi canalizado para o crescente setor de blockchain.

As empresas voltadas para o futuro estão constantemente buscando maneiras de otimizar seus serviços e, ao mesmo tempo, economizarem. O sistema blockchain, nesse cenário, geralmente é levado em conta. Ao se referir a uma pesquisa sobre blockchain deste ano, Linda Pawczuk, que é diretora de blockchain e ativos digitais da Deloitte Consulting LLP, declarou o seguinte:

“A pesquisa deste ano sugere que a tecnologia blockchain está solidamente enraizada no pensamento estratégico de organizações de diversos setores”

Os sites a seguir fornecem mais informações sobre a indústria de blockchain empresarial (em inglês):

https://ledgerinsights.com/ – Notícias sobre desenvolvimentos de blockchain empresarial

https://www.goquorum.com/ – Plataforma blockchain de código aberto Quorum para empresas

https://www.hyperledger.org/ – “Casa” do sistemas de blockchain empresarias mais populares do mundo

Deloitte – Pesquisa Global Blockchain de 2020

BeInCrypto – As últimas notícias nacionais e globais sobre blockchain empresarial

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Jornalista desde 2010. Já colaborei para diversos veículos, como Gazeta do Povo, Agência Estadual de Notícias (AEN) e Paraná Portal. Escrevo regularmente para o UOL e para outros portais especializados em criptoeconomia. Tive meu primeiro contato com o mercado de criptomoedas em meados de 2019, quando comecei a cobrir casos de golpes financeiros. No BeInCrypto, produzo e edito textos.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá