As 15 principais ferramentas cripto para todos os tipos de usuários

Compartilhar Artigo

O mercado de criptomoedas tem ganhado o “coração” dos investidores. Há vários operadores investindo mais capital nele e aceitando que é formado por uma classe legítima de ativos. Para completar esse cenário positivo, governos e bancos centrais estão olhando seriamente para tecnologias baseadas em Blockchain, propondo regulamentação, incentivando a inovação ou criando Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs).



Nesse momento fascinante, com analistas otimistas sobre o futuro do Bitcoin (BTC) e do mercado, as pessoas naturalmente estão muito interessadas em entrar no mercado. Essa tarefa, no entanto, pode ser assustadora para um novo investidor.

Por isso, reunimos as 15 principais ferramentas cripto para todos os tipos de usuários. Existem muitos investidores em circulação por aí que têm problemas para entrar no mercado devido ao desconhecimento das ferramentas de criptomoeda. É também por isso que tantas exchanges e startups de Blockchain estão trabalhando em recursos intuitivos, como endereços legíveis por humanos.



Felizmente, inúmeras startups e empresas de software lançaram produtos e serviços de criptomoeda que possibilitaram que qualquer pessoa possa começar a trabalhar com Bitcoin e altcoins sem se preocupar. As carteiras de navegadores são um exemplo perfeito desse foco crescente na acessibilidade.

A lista que oferecemos aqui é muito abrangente, cobrindo tudo, desde o básico até as atividades de trading mais especializadas. A lista não é exaustiva – certamente existem muitas outras ferramentas para a maioria das categorias. No entanto, fornecemos uma cobertura muito completa de todas as principais ferramentas cripto. Nela, colocamos tudo o que é necessário para você começar a investir seriamente em criptomoedas.

Neste artigo:

  1. Exchanges de criptomoedas [centralizada]
  2. Exchanges descentralizadas
  3. Carteiras de hardware
  4. Carteiras de software
  5. Ferramentas de gráficos
  6. Tracking Trades [Rastreadores]
  7. Ferramentas de dados de mercado
  8. Bots de tranding / algoritmos
  9. Rastreadores de portfólio
  10. Agregadores de notícias
  11. Explorador de blocos
  12. Ferramentas de Mineração
  13. Calendários
  14. Ferramentas de estatísticas de rede
  15. Rastreador de transações

Exchanges de criptomoedas [centralizada]

No topo da lista das principais ferramentas cripto estão as exchanges. Elas são – pelo menos para a maioria das pessoas – o principal local de compra de criptomoedas. Como muitas exchanges têm alguns procedimentos CSC (conheça seu cliente), você precisará oferecer uma identificação, além de alguns outros detalhes. O processo é direto.

Depois que sua conta for ativada, você poderá começar a comprar e negociar, com os ativos armazenados em sua carteira na exchange. No entanto, nunca mantenha todos os seus ativos em uma carteira na exchange, pois é muito menos seguro do que armazená-los em uma carteira de hardware (que discutiremos mais adiante).

Supondo que você esteja fazendo um investimento sem experiência anterior em criptomoedas, provavelmente vai realizar uma transação fiduciária (com moeda legal) para comprar criptoativos. Isso será bem tranquilo, pois as moedas fiat são amplamente suportadas. Também existem exchanges descentralizadas (DEXs), mas falamos sobre isso na seção a seguir.

Abaixo, colocamos as exchanges que valem a pena considerar. Elas têm alta liquidez e grande variedade de ativos. Além disso, fornecem outros recursos nativos da plataforma.

Binance

  • A Binance é facilmente uma das exchanges mais conhecidas, oferecendo serviços para mais de 180 países. A exchange cresceu rapidamente e se tornou uma das exchanges mais usadas no planeta.
  • A Binance tem alto volume, uma grande lista de ativos, token nativo e recursos como DEX. Não é perfeita, mas isso vale para todas as outras exchanges. Em termos de recursos, é uma recomendação fácil para iniciantes e investidores regulares que procuram conveniência.
  • Pode ser a melhor plataforma de negociação de criptomoedas para alguns, mas o mercado de criptomoedas é enorme, e exchanges como a Coinbase podem ter algo a dizer sobre isso.

 

 

 

Coinbase

Nas américas, a Coinbase é uma das exchanges mais ativas. Possui uma versão profissional da plataforma, destinada a traders experientes que negociam com grandes volumes.

Ela possui uma forte seleção de ativos, mesmo que não seja tanto quanto algumas outras exchanges. No entanto, observe que as taxas na Coinbase são bastante altas em comparação com outras exchanges. Os ativos podem ser comprados com cartões de débito e crédito e transferências bancárias. Diferente de outras exchanges, que procuram somente seguir as leis e fazer uma verificação básica do usuário, a verificação das informações solicitadas pela Coinbase pode parecer excessiva para alguns.

 

 

 

StormGain

StormGain é uma exchange abrangente que oferece muitas ferramentas diferentes, com o objetivo de ajudar as pessoas a usar a volatilidade do mercado a seu favor. Atende a mais de 100 países. Além disso, disponibiliza opções de trading para amadores e para investidores com mais experiência.

De acordo com o CoinMarketCap, a StormGain também fornece uma das melhores taxas de juros do mercado. No geral, ela está rapidamente se preparando para se tornar uma das melhores plataformas de trading de criptomoedas.

 

 

 

BitcoinTrade

A BitcoinTrade atualmente é uma das melhores opções para fazer negócios com criptomoedas no Brasil. Essa corretora inclusive conquistou alguns prêmios na categoria de Melhor Exchange. Atualmente, conta com mais de 300 mil clientes super satisfeitos. A exchange tem ainda uma plataforma bem robusta, com liquidez de bom fluxo e agilidade na hora das negociações.

De forma geral, a interface é extremamente fácil de usar e muito adequada para iniciantes. Quem já sabe como operar em uma exchange não vai ter dificuldade. Além disso, quem está começando agora vai poder aprender com bastante facilidade.

 

 

 

Mercado Bitcoin

Atualmente, o Mercado Bitcoin é uma das plataformas mais seguras de toda a América Latina. No mercado desde 2013, essa exchange tem o propósito de mudar a relação que as pessoas geralmente tem com seu próprio capital.

Além disso, recentemente a exchange ampliou seu portfólio de investimento com ativos alternativos. Você conta com tokens de ativos reais agora. Isso oferece ao investidor acesso a investimentos que antes podiam ser feitos apenas por uma parcela bem reduzida da população.

 

 

 

 

Exchanges descentralizadas

Aqui está o segundo tipo de exchange: as exchanges completamente descentralizadas, que não exigem nenhuma parte central para manter carteiras e facilitar os tradings. São corretoras relativamente novas no mercado. Elas usam a própria tecnologia para garantir que os ativos possam ser trocados e comprados quase instantaneamente, evitando os riscos associados às exchanges centralizadas.

Quais são esses riscos? As exchanges centralizadas são mais lentas e menos seguras, como comprovado por muitos hacks e violações nos últimos tempos. Além disso, são mais caras porque cobram uma taxa por seus serviços. As exchanges descentralizadas, por outro lado, eliminam todas essas desvantagens.

Dito isto, vale ressaltar que as exchanges descentralizadas ainda são novas. Portanto, não são tão refinadas quanto os investidores gostariam. Além disso, podem não ser intuitivas para o investidor iniciante. É preciso um pouco de conhecimento técnico para aproveitar ao máximo o trading descentralizado. Mas a opção existe, se você quiser experimentar.

Oasis DEX

O Oasis DEX faz parte do ecossistema MakerDAO, o projeto que criou o stablecoin DAI e o token de governança MKR. O protocolo Oasis DEX é um pool de liquidez para o mercado ETH / DAI, enquanto o próprio Oasis é uma plataforma maior que permite que os usuários façam mais, o que inclui ganhar mais interesse em tokens DAI.

Uniswap

O Uniswap é o maior DEX do mercado, com mais de US$ 30 milhões em ETH em sua plataforma. Uma coisa particularmente digna de nota é que o Uniswap se concentra fortemente em tornar possível integrar o protocolo aos aplicativos e, com isso, ajudar em seu desenvolvimento.

Bancor

O Bancor é o segundo maior DEX do mercado. Ele possui tokens chamados Smart Tokens, que facilitam seu principal recurso: converter instantaneamente um token para outro e trocá-lo. Como todos os DEXs, ele usa um protocolo específico para obter transações instantâneas entre ativos, ao contrário de ser feito pela exchange em seu nome.

Melhores Carteiras de Hardware

Agora, em nossa lista das principais ferramentas cripto, vamos falar um pouco sobre as carteiras de hardware. Elas são obrigatórias se você estiver investindo em quantias consideráveis. Elas são comprovadamente os dispositivos de armazenamento mais confiáveis. Para você ter ideia, até os maiores fundos de hedge as utilizam.

A principal razão pela qual a carteira de hardware é segura é que ela está “fria” – ou seja, ela não está conectado à Internet. As carteiras de software, por outro lado, estão online. Isso significa que elas são vulneráveis a roubos (o que aconteceu muitas vezes no passado).

A sua carteira de hardware armazena seus fundos com segurança e exige que você pressione teclas para que as transações sejam feitas. Isso adiciona uma camada adicional de proteção. A segurança geral de uma carteira de hardware, portanto, é incomparável com qualquer outra carteira de armazenamento de criptos, exceto talvez uma carteira de papel.

Ledger

A Ledger e sua linha de produtos são mais populares que a Trezor. A empresa francesa oferece carteiras de hardware elegantes, confiáveis e seguras que invadiram o mundo das criptomoedas. Grande parte da comunidade cripto concorda que a Leger é uma escolha sólida e intuitiva até para um usuário iniciante.

Trezor

A Trezor é a única outra carteira de hardware que possui participação de mercado apreciável. Você pode ouvir algumas discussões acaloradas sobre como a Trezor não é tão segura quanto a Ledger, mas esse é um ponto principalmente acadêmico. Para todos os efeitos, ambas as carteiras são altamente seguras.

As duas carteiras têm preços semelhantes.

Carteiras de software

As carteiras de software são convenientes e intuitivas, e é por isso que continuam a ser populares. As carteiras de hardware são um pouco caras, mas as carteiras de software são gratuitas e oferecem um nível de acessibilidade que atrai muitos investidores iniciantes.

Obviamente que essas carteiras – sejam móveis ou de computadores – também vêm com problemas de segurança. Não tão grandes, é claro, como os presentes em carteiras de exchanges. A maioria também oferece uma variedade suficientemente ampla de ativos que satisfazem até os investidores intermediários, embora os investidores mais avançados estejam melhor com uma carteira de hardware e uma exchange maior.

Pense nas carteiras de software como um meio termo conveniente entre carteiras de exchange e carteiras de hardware. Não há problema em manter alguns fundos e realizar algumas operações nelas. No entanto, não corra o risco de armazenar muito dinheiro nelas.

BRD

A primeira carteira entre as principais ferramentas cripto da nossa lista é a BRD. É uma carteira de software popular, simples e segura, que coloca a atividade como o recurso mais importante. Disponível nas lojas de aplicativos da Apple e no Google Play, essa carteira permite que os usuários comprem criptomoedas com cartão de crédito e em caixas eletrônicos. A própria carteira usa uma chave de papel de 12 palavras.

 

 

 

 

MyCelium

O MyCelium é uma carteira de software desenvolvida pela empresa de mesmo nome, que iniciou suas operações nos primeiros dias das criptomoedas. Compatível com a Ledger e a Trezor, o MyCelium funciona em vários dispositivos. Os recursos dignos de nota incluem endereços de uso único e criação de uma carteira em um dispositivo de hardware offline, como uma plataforma de mineração.

 

 

 

 

Ferramentas de gráficos

Os gráficos desempenham um papel importante para aqueles que realmente investem no mercado. Provavelmente, você já viu muitos padrões, desenhos e previsões complicadas que os investidores diários apresentam. Mesmo nos mercados tradicionais, isso pode ser confuso, mas os mercados de criptomoedas levam a um nível totalmente diferente.

Se você é apenas um hodler ou não planeja fazer day trade, realmente não precisará das ferramentas de gráficos. Elas são usadas pelos analistas técnicos para traçar o movimento dos preços do Bitcoin e, muitas vezes, suas previsões podem ser diferentes.

No entanto, se você deseja aprender isso, as ferramentas listadas abaixo serão essenciais. Por isso, elas fazem parte da nossa lista de principais ferramentas cripto.

TradingView

O TradingView é uma das ferramentas mais populares para todos os tipos de traders sérios. Ele fornece uma grande quantidade de ferramentas para trading em todos os mercados, não apenas ativos de criptomoeda. Os indicadores técnicos e as análises de gráficos são muito populares entre a comunidade. O gráfico cripto é feito principalmente aqui, então você sabe que é verificado pela comunidade.

 

 

 

 

Coinigy

O Coinigy é uma plataforma de ferramenta de trading voltada diretamente para os traders de criptomoedas. As versões premium destinam-se a profissionais e incluem contas API ilimitadas. Vinculada a mais de 45 exchanges, a plataforma oferece trading à vista. Além disso, tem uma matriz de arbitragem e um conjunto variado de ferramentas para tirar o máximo proveito dos gráficos de criptomoedas.

 

 

 

 

Tracking Trades [Rastreadores]

O rastreamento de operações é bastante autoexplicativo. Eles ajudam você a acompanhar os trades que realiza. Eles são mais úteis em conjunto com algumas das outras principais ferramentas cripto aqui descritas.

CoinTracking

O CoinTracking é uma das plataformas de rastreamento de trade mais avançadas. A plataforma fornece informações em tempo real de todos os seus dados, incluindo relatórios e declarações fiscais (com parâmetros ajustáveis dependendo do país, assistência profissional e análises sobre dados de mercado).

Alguns diriam que esse é o melhor rastreador de cripto. Mas, é claro, isso é uma opinião. No entanto, não há dúvida da amplitude de seus recursos.

 

 

 

 

Cryptocompare

Se há uma ferramenta cripto que possa competir com o CoinTracking pelo título de melhor rastreador de cripto, é o Cryptocompare. Embora não tenha todos os recursos mais profissionais oferecidos pelo CoinTracking, essa ferramenta funciona bem para um investidor iniciante. Ela fornece avaliações e análises das várias exchanges. É usada por alguns dos principais nomes do mercado, como Refinitiv, Investopedia, Etherscan e Pantera.

 

 

 

 

Ferramentas de dados de mercado

Os dados de mercado são críticos para qualquer investidor, pois oferecem projeções de curto e de longo prazo sobre como o mercado se desenvolverá. Eles dão ao investidor uma noção sobre o interesse em um ativo e sobre como ele está se saindo em relação aos benchmarks passados.

Por exemplo, existem rastreadores de dados de mercado para blockchains individuais, nichos inteiros e veículos de investimento. O Descentralized Finance (DeFi), discutido abaixo, por exemplo, agora é visto como uma pedra angular do mercado de criptomoedas. Os agregadores de dados oferecem uma imagem clara de como o DeFi está se transformando.

Existem muitas plataformas de dados de mercado mais valiosas, mas as oferecidas aqui nesta lista de principais ferramentas cripto são um bom ponto de partida para analisar melhor as tendências mais profundas.

DefiPulse

O DefiPulse é essencial para todo investidor sério, pois o DeFi se tornou uma pedra angular do mercado. O nicho, que fornece essencialmente todos os tipos de serviços financeiros (como derivativos) de maneira descentralizada, cresceu rapidamente em volume no ano passado.

O DefiPulse rastreia o valor dos principais players do setor, incluindo aqueles que trabalham com ativos sintéticos, DEXs e derivativos.

Skew

A Skew fornece muitas informações reveladoras sobre o mercado de derivativos de Bitcoin, incluindo juros de opções e volume aberto, volatilidade e fluxos. Pode ser bastante denso em informações, mas investidores experientes vão querer dar uma chance a essa plataforma. Os derivados estão crescendo em volume, portanto, uma plataforma como a Skew é uma importante ferramenta de análise de criptomoedas que deve estar no radar de todos os investidores.

Bots de trading / algoritmos

Os bots de trading também fazem parte da nossa lista de principais ferramentas cripto. Isso porque são pequenos agentes úteis usados por traders mais avançados para dar a eles a vantagem na negociação. Não recomendamos que você experimente essas ferramentas até entrar no jogo.

SFOX Trading Algorithms

O SFOX é muito bem conhecido na comunidade e também é usado por empresas como Y Combinator, Tribe Capital, Social Capital e Digital Currency Group. Os algoritmos são baseados em diferentes casos de uso, como se você estivesse comprando Bitcoin em um mercado muito volátil.

AlgoTrader

Chamando a si mesma de primeira solução profissional de trading algorítmica do mundo, o AlgoTrader suporta centenas de criptomoedas, bem como mercados de ações, forex e derivativos. Ele fornece uma ampla variedade de adaptadores de mercado, processos automatizados e funções comerciais incorporadas.

Rastreadores de portfólio

Blockfolio

O Blockfolio é provavelmente o rastreador de portfólio mais utilizado no mercado no momento, e por boas razões. É altamente intuitivo, possui excelente interface de usuário / UX e apresenta mais de 8 mil criptomoedas. Curiosamente, ele também possui um recurso de mensagens que permite que as equipes se conectem diretamente às suas comunidades. As mensagens, em geral, são uma grande parte do repertório do Blockfolio, pois também permitem a integração com vários aplicativos de mensagens.

 

 

 

 

 

Blox

Embora não seja tão conhecido como Blockfolio, o Blox é outro aplicativo de rastreamento de portfólio que foi bem recebido. Utilizado para contabilidade, rastreamento e gerenciamento, ele visa players corporativos com recursos como ferramentas financeiras de CPA e contabilidade e controle de transações. Também pode ser usado por mineradores.

Essa é uma ferramenta um pouco mais avançada, mas o investidor veterano provavelmente pode ganhar muito com isso.

Agregadores de Notícias

Cryptopanic

O CryptoPanic é um agregador de notícias simples e direto que também compila os últimos tweets. Para começar o dia, por dentro de tudo o que aconteceu, o Cryptopanic é a solução perfeita e sem frescuras. As notícias podem ser classificadas por vários fatores, como os mais discutidos ou os mais lidos. Ele pode ser personalizado e possui um rastreador de portfólio e pesquisas.

FAWS

O FAWS oferece uma apresentação um pouco mais preguiçosa em comparação com o Cryptopanic, mas mantém a estética minimalista. Também categoriza as histórias por tags, como Defi ou Bitcoin.

Explorador de blocos

Os exploradores de blocos também fazem parte indispensável do kit das principais ferramentas cripto. Isso porque permitem que você veja as informações mais fundamentais, como por exemplo quem está movendo dinheiro para onde.

Blockchain.com

O Blockchain.com oferece alguns dos exploradores de blocos mais explorados. É claro que existem muitas outras opções, mas essa é uma escolha popular e fornece exploradores para Bitcoin, Ethereum e Bitcoin Cash (BCH). Também permite que usuários registrados invistam e negociem ativos.

Blockchair

O Blockchair fornece acesso a muito mais criptomoedas, incluindo Litecoin. No entanto, possui poucas diferenças de função se comparado com o Blockchain.com.

Ferramentas de Mineração

NiceHash

A NiceHash é uma empresa de mineração em nuvem que permite minerar ativos sem precisar de seu próprio hardware. NiceHash é uma das empresas mais conhecidas e é um lugar confiável para esse fim. Há uma grande variedade de blockchains para você escolher.

 

 

WhatToMine

O WhatToMine fornece um serviço direto, e altamente útil: calcula a lucratividade da mineração de diferentes criptomoedas ajustáveis ao seu custo de hardware e eletricidade. Isso é algo que só será usado pelo entusiasta, mas fornece uma noção de por onde começar, se você quiser explorar.

Calendários

Coinmarketcal

Coinmarketcal é o Coinmarketcap de todas as coisas que estão acontecendo no setor de criptomoedas. Listagens de moedas, atualizações de roadmap, versões da rede principal, atualizações de sites… tudo isso está presente no Coinmarketcal. Visto que o mercado é tão influenciado pelas notícias, essa é uma das principais ferramentas cripto para traders.

Estatísticas da rede

CryptoMiso

O CryptoMiso classifica os projetos de criptomoeda com base em suas atividades de desenvolvimento. Por exemplo, você pode verificar qual projeto foi o mais ativo no ano passado. Isso é importante, visto que os projetos de criptomoeda são produtos de tecnologia cujos marcos podem ser traçados para indicar progressão.

BitInfoCharts

O BitInfoCharts fornece uma variedade de informações em várias redes Blockchain, incluindo o número médio de transações por hora, valor médio da transação e tweets por dia. É um provedor de metadados útil sobre o universo da Blockchain.

Rastreador de transações

Whale Alert

O Whale Alert é um serviço baseado no Twitter que anuncia sempre que uma grande transação é feita – em vários tipos de blockchains. Isso provou ser um serviço muito útil, com muitas negociações de alto volume, inclusive de criadores de projetos.

Diversos

Reddit/Twitter/Telegram

Embora possam não parecer “ferramentas” no sentido regular, o trader e o investidor sábios saberão que, no mundo das criptomoedas, as plataformas de mídia social reinam supremas. Elas demonstraram ser um fator que afeta o movimento dos preços. Além disso, hoje em dia as notícias geralmente chegam primeiro em uma dessas plataformas. Se você estiver investindo, portanto, precisará manter-se atualizado com todas as notícias dessas plataformas.

Pensamentos finais

Essa não é de forma alguma uma lista exaustiva de ferramentas cripto. No entanto, as plataformas citadas aqui são fantásticas e ideias para você sair do chão e começar a correr. Existem ferramentas e recursos para o novo investidor, ferramentas de trading de criptos, bem como ferramentas para quem procura ajustar seus investimentos. Provavelmente, você encontrará uma ferramenta bacana por aí para gerenciar melhor seus fundos. Se você é novo, comece com uma exchange confiável e uma solução de armazenamento seguro, a exemplo de uma carteira de hardware. Você pode mudar para gerentes de portfólio e rastreadores de mercado a partir daí.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá