Quais são as melhores VPNs de 2020?

Compartilhar Artigo

A segurança é um dos aspectos mais importantes na hora de navegar na Internet. No entanto, muitos usuários não estão cientes dos tipos existentes de proteção, nem dos óbvios métodos para guardar senhas. É aqui que entra uma VPN (sigla em inglês para Rede Virtual Privada). Mas o que é isso exatamente? Em resumo, a rede privada é simplesmente uma das melhores maneiras disponíveis para se proteger na rede. Devido à importância dela, preparamos um texto sobre as melhores VPNs de 2020.



Neste artigo:

O que é uma VPN?

Em português, VPN significa Rede Privada Virtual.



Ao navegar na web, suas informações são enviadas através de dispositivos por meio de uma rede pública. Isso significa que qualquer pessoa com conhecimento em tecnologia pode dar uma olhada nelas. Os “curiosos” podem ser seu provedor de internet ou mesmo alguém pegando carona em uma rede wi-fi pública, por exemplo. No mundo atual, focado na privacidade, informações públicas não são exatamente o caminho ideal. É por isso que as VPNs são necessárias.

Uma VPN basicamente executa um canal privado ao lado da rede pública, garantindo que ninguém fora dessa conexão tenha acesso às informações. Na verdade, ela pega carona na rede pública. Ao fazer isso, a VPN envia uma chave privada do dispositivo do usuário para qualquer dispositivo com o qual ele esteja procurando se conectar. Quando eles são autenticados, a VPN é estabelecida e as informações são (geralmente) criptografadas.

VPNs fazem isso por meio de encapsulamento. Se você entende como as redes funcionam, deve saber que as informações são divididas em pacotes, que são enviados pela Internet para os vários dispositivos que procuram acesso. Em resumo, encapsulamento significa colocar as informações em “pacotinhos” antes de enviá-los por aí.

Com uma rede privada, esses pacotes são armazenados em outro pacote, que é chamado de tunelamento. Esse pacote externo protege o interno – aquele com suas informações – de qualquer olhar de fora. Em seguida, ele move esse pacote por meio do que é chamado de túnel virtual, também conhecido como conexão privada entre dispositivos.

Assim que o pacote chega, o último computador pode abri-lo para ver as informações.

As empresas costumam usar VPNs. O objetivo é que seus funcionários possam trabalhar na mesma rede criptografada, compartilhando informações sem se preocupar com hackers ou agentes mal-intencionados. Isso é especialmente útil hoje em dia, com tantos funcionários remotos. É, também, a melhor maneira de manter os dados seguros em grande escala.

Por que precisamos de uma VPN?

Informação tem valor e virou moeda. Com todos – de redes sociais a criminosos e aplicativos – procurando lucrar com seus dados pessoais, privacidade e segurança são mais importantes do que nunca.

Uma VPN garante que suas informações permanecerão privadas. Ela pode ser utilizado em seu dispositivo móvel, computador, laptop, entre outros aparelhos. Se você usa Torrent, viaja, trabalha com dados confidenciais ou se preocupa com sua privacidade, deve usar uma VPN.

Lembre-se de que uma VPN se conecta de maneira privada a outro dispositivo. Dependendo da localização do dispositivo, você pode acessar programas no Netflix, músicas ou outro entretenimento limitado disponível em determinado país.

Você está trabalhando em casa? Se sim, é muito importante utilizar uma VPN. Dessa forma, as informações vitais da sua empresa permanecerão privadas, tanto no seu dispositivo quanto naquele para o qual elas estão sendo enviadas.

Se você vai a cafés ou a locais com wi-fi público para trabalhar, uma VPN é ainda mais essencial. Isso porque, inegavelmente, essas redes públicas permitem que outras pessoas com conhecimento possam dar uma olhada em tudo o que você está fazendo. Elas podem roubar informações de login ou e-mails, bem como detalhes de suas redes sociais, por exemplo. Não é preciso muito conhecimento para entender como capturar esses dados.

Você pode ser rastreado se usar uma VPN?

Em grande parte, sim. No entanto, uma VPN não o torna necessariamente completamente anônimo. Ela criptografa os pacotes que você está enviando, mas nem sempre de onde.

Além disso, dependendo da VPN que você está usando, algumas podem acabar vendendo seus dados como bem entenderem. Outras ainda podem rastrear seu uso.

Lembre-se que são pessoas que operam VPNs. Se um serviço VPN for hackeado ou adquirido, esse hacker, portanto, pode ver as informações da rede virtual privada e usá-las como quiser.

Dito isso, é importante ressaltar que há algumas VPNs que não armazenam nenhuma informação. Por isso, não teriam nada a oferecer se alguém assumisse o controle.

As VPNs são legais?

Sim, as VPNs são, em sua maior parte, legais. O fato é que, embora algumas pessoas possam usar uma VPN para atividades maliciosas, é direito seu usá-la por motivos de privacidade. Dito isso, lembre-se que juízes podem solicitar informações de uma VPN que mantém registros.

Além disso, VPNs são proibidas em alguns países ao redor do mundo. Por isso, é melhor verificar as leis em sua região específica. Alguns países onde uma VPN é ilegal são a Coreia do Norte e o Iraque, por exemplo. No Brasil, não há impedimentos legais.

Dito isso, mesmo se você morar em um país onde as VPNs são legais, leia os termos do software que você pretende usar e verifique novamente todas as exigências. Você nunca sabe que tipos de regras estranhas existem. A mesma dica vale para serviços. Usar uma VPN no Brasil, por exemplo, para acessar a Netflix em outros países, é tecnicamente contra as regras desse serviço de streaming.

Com tantos serviços de VPN por aí, é hora de descobrir quais são os melhores. Mas antes de fazer isso, é importante saber o que levar em consideração ao usar um desses serviços.

Velocidades de conexão

Indiscutivelmente, o recurso mais vital de uma VPN é a velocidade de conexão. Afinal, você está usando a rede privada para navegar na Internet. Seja para downloads, streaming de vídeo ou para privacidade pura, você precisa de um serviço que acelere suas velocidades. Isso é feito, em parte, por servidores em locais específicos espalhados em todo o mundo. Quanto mais servidores, mais conexões você pode fazer, bem como mais velocidade na hora de navegar.

Segurança e Privacidade

Isso deveria ser óbvio, mas, na realidade, muitas VPNs falham em questões de segurança e privacidade. Algumas registram as informações de usuários e vendem esses dados para entidades governamentais para ganhar dinheiro rápido. Por isso, é especialmente importante ler os termos e serviços para verificar se esse não é o caso da VPN que você escolher.

Suporte ao cliente

VPNs podem ser confusas, principalmente se você nunca usou uma antes.
Onde está localizada? Que tipo de protocolo de segurança oferece? Existem limites de download? O que acontece se minha VPN travar?

O suporte técnico das empresas que fornecem redes privadas devem responder rapidamente a todas as perguntas acima e a outras que você tiver. Além disso, essas companhias devem ser razoavelmente acessíveis e oferecer várias formas de comunicação, a exemplo de e-mail, telefone e chat virtual.

Protocolo de Segurança

VPNs oferecem vários protocolos de segurança. A maioria tem algo como OpenVPN, SSL, PPTP e outros. Cada um é relativamente seguro, embora se você for uma empresa, você pode querer olhar mais para IPSec ou SSL, de acordo com o site LifeHacker (matéria em inglês).

Preço

Gratuita ou com mensalidade? Ambas as VPNs têm seus prós e contras, embora seja importante mencionar que a maioria das VPNs gratuitas irá registrar e vender suas informações. As privadas, por outro lado, têm mais probabilidade de manter essas informações privadas ou nem mesmo registrá-las.

Melhores serviços VPN

Agora é hora de entrar nas melhores VPNs.

ExpressVPN

ExpressVPN é uma das VPNs mais populares que existem, e por um bom motivo. Para começar, o software oferece aplicativos em todos os sistemas operacionais, de Linux a Windows e Mac, bem como para dispositivos móveis, tudo com uma assinatura e sem taxas adicionais para dispositivos extras. Essa VPN paga também abriga servidores em 160 pontos, localizados em 94 países.

Esse software utiliza um Advanced Encryption Standard (AES-256), que é o mesmo método de criptografia usado pelo governo dos Estados Unidos. Essa VPN segura também evita ataques de força bruta. Além disso, não apenas oculta seu endereço IP ao misturar o tráfego com outros usuários ExpressVPN, mas também impede que até mesmo seu provedor de serviços de Internet veja o que você faz.

A ExpressVPN oferece o protocolo OpenVPN, embora possa alternar entre IPsec e IKEv2 para os interessados. Ela também não registra suas informações. Em vez disso, opta por limpar seus dados toda vez que você reinicia o servidor.

Isso é possível porque seus servidores funcionam apenas na memória RAM, que armazena apenas temporariamente as informações. Essa VPN, que está disponível no Brasil, fornece até mesmo um kill switch (recurso que previne a exposição acidentel de sua conexão), chamado Network Lock. Isso significa que se você perder a conexão com a VPN, suas informações permanecerão seguras.

Por fim, você pode até escolher quais dispositivos ou aplicativos rodam na VPN via túnel dividido. Alguns softwares podem ser executados por meio dele, enquanto você pode selecionar outros programas para executar de forma tradicional. A ExpressVPN oferece ainda suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, via chat e e-mail, bem como um período de reembolso de 30 dias após teste. Apenas observe que esse software, por ser bem completo, é um pouco mais caro que seus concorrentes.

Prós

  • Você pode usá-la em vários dispositivos, pagando apenas uma assinatura.
  • Métodos avançados de criptografia.
  • Túnel dividido.
  • Suporte fantástico.

Contras

  • Mais caro do que os concorrentes.

NordVPN

NordVPN é semelhante ao ExpressVPN no sentido de que está disponível em quase todos os dispositivos que você possa imaginar. Apesar disso, essa VPN paga só suporta até seis aparelhos por vez. Vale informar ainda que essa rede privada segura oferece proteção por meio de 5.400 servidores, localizados em 59 países ao redor do mundo.

Como muitos dos serviços VPN pagos, a NordVPN se recusa a registrar ou rastrear seus dados. Ela criptografa esses dados com AES-256, assim como a ExpressVPN. No entanto, essa proteção vai ainda mais longe com um recurso chamado Double VPN. Esse “recurso avançado de segurança VPN roteia seu tráfego por meio de dois servidores VPN em vez de um, criptografando seus dados duas vezes”.

Em reusmo, isso significa que suas informações estão sendo misturadas entre vários protocolos de segurança, garantindo que ninguém possa ver como você está navegando na web. Portanto, hackers, governos e servidores não terão acesso a seus dados.

Os mais preocupados com a segurança também podem utilizar o Onion Over VPN da Nord, que roteia suas informações pela rede Onion Tor.

 

Se sua conexão com a internet cair, a NordVPN impede todas as conexões com o seu dispositivo até que tudo seja restaurado. Isso garante que suas informações permaneçam privadas, mesmo se você não estiver lá para monitorá-las. Além disso, essa VPN também oferece compartilhamento de rede ponto a ponto, permitindo que você compartilhe arquivos com grupos de pessoas ao redor do mundo, tudo sem se preocupar diretamente com a segurança.

A equipe de suporte do software funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com suporte por e-mail e chat ao vivo, bem como uma central de ajuda para tentar resolver o problema sem envolver mais ninguém. A NordVPN também tem um preço razoável e até aceita criptomoedas como forma de pagamento, o que é uma grande vantagem para a segurança. Tenha em mente, no entanto, que o aplicativo móvel dessa VPN paga é um pouco estranho de usar.

Prós

  • Bom preço.
  • Onion Over VPN e Double VPN oferecem segurança aprimorada.
  • Absolutamente nenhum registro de dados.
  • Aceita pagamentos criptográficos.

Contras

  • Não suporta tantos dispositivos quanto a ExpressVPN.
  • O aplicativo móvel precisa de um redesenho.

CyberGhost

CyberGhost é uma VPN excelente para usuários novatos que buscam esse tipo de serviço. Embora não ofereça os mais variados conjuntos de recursos, os disponíveis são ideais para se acostumar com as vantagens de uma VPN.

Por exemplo, sempre que você fica on, a CyberGhost conectará você automaticamente ao servidor mais rápido disponível. Essa VPN não registra suas informações e ainda criptografa sua navegação com o método 256-AES, que é padrão da indústria. Existe também um kill switch para o caso de sua conexão cair, e essa VPN fornece acesso a 6.421 servidores em todo o mundo, em mais de 90 países.

Além disso, a CyberGhost protege até sete dispositivos com sua assinatura – um a mais do que a NordVPN -, tudo por um preço razoável.

A CyberGhost oferece ainda suporte aos protocolos de segurança OpenVPN, L2TP-IPsec e PPTP, bem como suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, via e-mail ou chat. Por fim, essa rede privada ainda oferece servidores otimizados para streaming de mídia para que os usuários do Netflix e do Hulu possam desfrutar de uma experiência ininterrupta.

Prós

  • Ótima para novos usuários.
  • Níveis de criptografia de acordo com o padrão da indústria.
  • Suporta até sete dispositivos.
  • Ideal para streaming.

Contras

  • Conjunto de recursos bastante limitado.

Melhor VPN para traders de criptomoedas

A melhor VPN para traders de criptomoedas é, sem dúvida, a NordVPN. Ela não apenas suporta pagamentos com ativos digitais, mas seus recursos Onion Over VPN e Double VPN garantem o nível máximo de segurança ao comprar e vender criptos.

Claro, você pode escolher quais aplicativos conectar via VPN e quais não, o que impede que o resto da sua navegação seja afetada. Isso sem mencionar o preço razoável da assinatura mensal do software, bem como um confiável kill switch para manter suas chaves privadas super seguradas.

Melhor VPN para consumo de mídia

Considerando que a CyberGhost tem servidores dedicados a streaming de mídia, é definitivamente a VPN paga mais rápida para consumo de streaming. A conexão com seus servidores especializados garante aos usuários a experiência ideal. Eles podem se conectar a outros países e acessar o Netflix desses locais, bem como comprar jogos em diferentes áreas pelos melhores preços, além de outras vantagens.

Além disso, considerando que a maioria dos usuários mais novos aproveita a VPN para consumir mídia, a interface amigável da CyberGhost torna-a mais rápida para configurar e começar a navegar, não importando o seu nível de habilidade técnica.

Melhor VPN grátis

Observe que a maioria das VPNs gratuitas só são grátis porque vendem suas informações para outros. Mesmo que a falta de uma assinatura seja atraente, tenha em mente essa questão.

VPN grátis Hotspot Shield

A Hotspot Shield Free VPN é uma das melhores VPNs grátis. Claro que outros outros softwares oferecem planos gratuitos, mas muitos deles são bem limitados. A Hotspot Shield Free não é perfeita, mas disponibiliza um grande conjunto de recursos, sem pedir dinheiro extra por isso.

Por exemplo, o plano gratuito fornece criptografia 256-AES de nível militar que outras VPNs pagas oferecem. Além disso, essa VPN grátis utiliza um protocolo patenteado – chamado Hydra – para jogos e streaming, sem nenhum buffering para se preocupar. Por fim, o software não registra suas informações como a maioria das VPNs gratuitas, graças ao seu plano premium. Isso permite que a Hotspot Shield Free VPN continue funcionando sem exigir que todos paguem.

O software não oferece suporte a todos os dispositivos do mercado, mas fornece VPN gratuita para dispositivos iOS, Android, Mac, Windows, entre outros. E, se você gostar de seu plano gratuito, pode atualizar para o pago. Dessa forma, passa a ter suporte em várias plataformas, além de deixar de ver anúncios. É preciso ter em mente, no entanto, que o plano gratuito não tem suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, nem oferece largura de banda ilimitada.

Prós

  • Não registra seus dados.
  • Criptografia de nível militar.
  • Protocolo patenteado para jogos.

Contras

  • Suporte de dispositivo limitado.
  • Sem suporte 24 horas por dia, sete dias por semana.
  • Largura de banda limitada.

Melhor VPN para jogos

Os jogadores geralmente têm vários dispositivos para se conectar, a exemplo de PCs, consoles, telefones celulares e outros. É por isso que o Surfshark é a melhor VPN para jogos, pois oferece suporte ilimitado a dispositivos – mais do que qualquer uma das melhores VPNs desta lista.

Além disso, o software oferece suporte 24 horas durante sete dias da semana para os usuários. Conta ainda com um bloqueador de anúncios para ser usado durante a navegação. Para completar, tem também uma ótima maneira de visualizar o Netflix quando você não está jogando. Por fim, como todas as boas VPNs, esse software se recusa a registrar suas informações.

Surfshark, portanto, faz um ótimo trabalho em manter sua informação privada sem afetar significativamente a velocidade da sua internet. Dessa forma, garante uma ótima experiência de jogo. Também tem um ótimo preço. Lembre-se, no entanto, que essa VPN para jogos não tem a rede mais ampla do mundo. Por isso, dependendo da sua área, a velocidade de sua conexão pode ser prejudicada.

Prós

  • Suporta dispositivos ilimitados.
  • O Adblocker é excelente para navegar.
  • Preço fantástico.

Contras

  • Não tem uma ampla variedade de servidores.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Jornalista desde 2010. Já colaborei para diversos veículos, como Gazeta do Povo, Agência Estadual de Notícias (AEN) e Paraná Portal. Escrevo regularmente para o UOL e para outros portais especializados em criptoeconomia. Tive meu primeiro contato com o mercado de criptomoedas em meados de 2019, quando comecei a cobrir casos de golpes financeiros. No BeInCrypto, produzo e edito textos.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá