StormGain: entenda a interface e gráficos

Compartilhar Artigo

Para aqueles que são novos no mundo das criptomoedas e trading, até mesmo a interface básica de uma exchange ou gráfico de velas pode parecer intimidante no início.



É por isso que o BeInCrypto criou um guia útil para navegar pelos labirintos da plataforma da Stormgain, mesmo se você for completamente novo.

Saiba que o que você aprender aqui será muito semelhante ao que você encontrará em quase todas as exchanges ou gráficos do mercado.



Apesar de este artigo pretender passar uma visão ampla para iniciantes, você pode conferir outros artigos mais aprofundados do BeInCrypto.

Confira a análise de triângulo da teoria das Ondas de Elliot.

Aprenda como analisar gráfico de bitcoin e outras criptomoedas.

Neste artigo:

  • Interface principal
  • Pares de negociação
  • Minhas negociações abertas
  • Carteiras
  • O gráfico
  • O que essas velas significam?
  • Ajustando como os dados são exibidos
  • Mudando para um gráfico completo
  • Identificando suas primeiras tendências

Interface pricipal

Para começarmos, é importante que você abra uma conta na StormGain. Você pode usar este link para ganhar 25 USDT.

A principal coisa que você verá ao fazer login na plataforma da StormGain é uma tela muito parecida com esta. À esquerda, você verá a variedade de pares de negociação e, na parte inferior, estão suas negociações abertas (que estará vazia se esta for sua primeira vez).

No lado direito, você pode ver os saldos de sua carteira, que provavelmente são zero no momento. A coisa mais óbvia, é claro, é o gráfico que deve estar bem no meio.

Portanto, este gráfico é onde vamos passar a maior parte do nosso tempo hoje. Porém, primeiro algumas notas sobre alguns dos outros elementos.

Pares de negociação

Os pares de negociação que você vê à direita agem como atalhos para abrir o mercado indicado.

A Stormgain tem muitos ativos digitais populares disponíveis além do Bitcoin, como Ethereum, XRP, Litecoin e Dash, apenas para citar alguns.

Observe que existem guias para classificar os pares, e se você clicar em “instrumentos”, poderá obter uma lista completa de literalmente tudo o que está disponível.

Porém, é importante observar que todos os pares apresentados aqui serão combinados com Tether (USDT) ou Bitcoin (BTC).

Afinal, será importante estar ciente de qual par você está procurando ao fazer trade. Portanto, não custa familiarizar-se com isso agora.

Minhas negociações abertas

Novamente, esta área não terá muita coisa acontecendo ainda, mas quando você começar a fazer trading, a janela “Minhas negociações abertas” é onde você poderá ficar de olho em seus pedido. Clique neles para obter mais informações, e até mesmo cancelá-los.

Além disso, você pode iniciar uma nova negociação clicando em “Abrir negociação”. De modo geral, as interfaces das exchanges devem deixar claro onde você pode visualizar e rastrear suas negociações ativas.

Carteiras

As carteiras, como você provavelmente sabe, são onde você pode armazenar sua criptomoeda.

A Stormgain oferece carteiras para cada ativo que você pode comprar na plataforma, e cada uma exibirá quanto do ativo você possui atualmente.

Além disso, você pode clicar nelas para obter informações adicionais, bem como para as opções de “depósito” e “retirada”.

Mas atenção, os fundos só devem ser armazenados em uma exchange por curtos períodos de tempo. A não ser que estejam sendo negociados ativamente.

Portanto, as exchanges não devem ser tratadas como bancos. Nem mesmo as instituições respeitáveis como a Stormgain.

Sendo assim, se o seu objetivo é guardar criptomoedas, as carteiras frias podem ser a melhor opção.

Caso você queira saber quais são as melhores carteiras de criptomoedas, leia o nosso artigo.

Outras coisas importantes para você observar

No canto inferior direito está a janela “Relatórios”. Aqui você verá basicamente o histórico de suas transações e trades.

Esta pode ser uma informação valiosa, especialmente se você estiver monitorando seus lucros e perdas de longo prazo.

De início, você não deve encontrar informações nessa área. Porém, esteja ciente de que, novamente, toda exchange deve oferecer um lugar para você revisar seu histórico.

Ao lado dos relatórios está um balão de bate-papo, que abrirá uma caixa de diálogo para suporte ao cliente.

Uma exchange sólida não deve demorar muito para responder, mas isso, é claro, varia de acordo com a carga de trabalho.

No canto superior esquerdo, você pode alternar entre a janela de trading e a janela da exchange, mas não se preocupe muito com essa distinção ainda.

Do lado oposto, à direita, estão as guias para mensagens, idioma e opções de perfil, todos bastante padronizados.

Por último, muitas exchanges, incluindo esta, oferecem opções de compra com cartão de crédito, e isso normalmente estará visível como uma opção na tela principal.

O gráfico

Esta é, em muitos aspectos, a estrela do show em muitas interfaces de exchanges.

Ou seja, o gráfico é simplesmente um histórico visual da ação do preço de um ativo durante um período de tempo específico.

Existem muitos tipos diferentes de gráficos, mas os mais comuns que você encontrará são gráficos de linhas, gráficos de volume e gráficos de velas.

Porém, nós vamos nos concentrar nos gráficos de vela. Apesar disso, saiba que os gráficos de linhas e de volume são semelhantes e mostram as flutuações de preço simplesmente como uma linha.

Embora isso possa ser bom, muitos traders acham que os gráficos de velas oferecem mais informações para análise técnica. Portato, nós vamos dar uma olhada mais de perto nas velas agora.

Apenas lembre-se de que a maioria das exchanges lhe dará a opção de alternar entre os tipos de gráfico e isso geralmente está localizado na parte superior da tela.

O que essas velas significam?

Cada vela no gráfico representa uma unidade de tempo discreta. Geralmente, isso pode ser ajustado usando ferramentas localizadas na parte superior do gráfico. Contudo, os prazos comuns incluem 1 dia, 1 semana, 4 horas, 1 hora e até 15 minutos.

Na maioria das vezes, você encontrará ainda mais opções do que isso, embora algumas plataformas o limitem a apenas algumas unidades diferentes.

Agora, digamos que nosso gráfico esteja definido para intervalos de 1 dia. Isso significa que cada vela representa o movimento do preço por um período de 24 horas.

Se a vela for verde, isso representa um dia em que o preço acabou mais alto do que quando começou. Já com a vela vermelha seria exatamente o oposto.

Portanto, o “corpo” da vela representa os preços de abertura e fechamento. Sendo assim, se for verde, a parte inferior seria a abertura e a parte superior, o fechamento. Claro, se a vela for vermelha a parte de abertura e fechamento se invertem.

Os pequenos “pavios” que tendem a sair da parte superior e inferior das velas são os preços mais altos e mais baixos durante o intervalo de tempo.

Para referência rápida, todos os números da vela atualmente destacada devem ser refletidos na parte superior do gráfico ao lado das letras “O H L C” para “Aberto”, “Alto”, “Baixo” e “Fechado”.

Isso torna mais fácil ver os valores numéricos de cada vela sem precisar “olhá-la” no gráfico.

Ajustando como os dados são exibidos

Geralmente, há algumas maneiras diferentes de alternar a forma como essas informações são exibidas.

Na verdade, existem muitas maneiras de ajustar os dados na tela da StormGain, mas nos limitaremos à mais comum.

Uma é que você será capaz de ajustar o período de tempo integral representado na janela. Afinal, isso pode ser extremamente benéfico para visualizar tendências mais longas e mais curtas.

No canto inferior esquerdo, você pode ver os botões para pular para períodos de tempo específicos, como 1 dia, 1 mês, 6 meses, 1 ano, 3 anos, o tempo todo, apenas para citar os mais comuns.

Além disso, se você olhar para o canto inferior direito, poderá ver botões para alternar como os dados são exibidos no eixo Y também.

Clicando em “%” você pode representar o preço como uma variação percentual ao longo do tempo retratado na janela, o que pode ser muito útil para identificar ganhos ou perdas rapidamente.

Ao lado dele está o botão para mudar para a escala logarítmica, que é excelente para observar períodos de crescimento mais longos.

Ao definir seu gráfico para “logar”, o eixo Y não será mais linear, mas, em vez disso, cada marca representará um aumento de dez vezes no preço.

Ou seja, isso pode torná-lo notavelmente melhor na exibição de dados para ativos que apresentam crescimento exponencial. O que certamente é útil para observar a maioria das criptomoedas.

Mudando para um gráfico completo

Frequentemente, o gráfico mostrado na interface principal de uma exchange é, na verdade, apenas uma versão simplificada. E esse é o caso da Stormgain.

Ao clicar em “Tela cheia / indicadores” no canto superior direito do gráfico, podemos exibir um gráfico muito maior. Esse gráfico possui uma série de ferramentas e indicadores para aprendermos.

Entretanto, uma exploração mais aprofundada de todas essas ferramentas terá que esperar por um artigo futuro. Porém, provavelmente seu gráfico deve ter uma barra de “ferramentas”. Geralmente no lado esquerdo da tela.

É aqui que você encontrará opções para ajustar o cursor, criar linhas básicas, desenhar estilo livre em seu gráfico. Além disso, você pode adicionar texto ou outras notações, marcar entradas / saídas específicas para negociações e muito mais.

De modo geral, as ferramentas são coisas que você sobrepõe em seu gráfico para esclarecer padrões ou pesquisar tendências.

Eles também podem ser inestimáveis ao compartilhar gráficos com outras pessoas, a fim de deixar claro o que você está tentando transmitir.

Na mesma linha, existem indicadores. Os indicadores são mais complexos do que apenas ferramentas. Afinal, eles são algoritmos que pegam os dados de mercado e os reinterpretam de alguma forma para tentar extrair informações extras para onde o preço pode estar indo.

Nem sempre é óbvio como eles funcionam. Portanto, você vai precisar de um pouco de conhecimento para conseguir aplicá-los corretamente. Além disso, existem centenas de variações deles.

Diferentes exchanges variam em certo grau, mas alguns dos indicadores mais populares incluem Médias Móveis, RSI, MACD, Bandas de Bollinger e Volume.

Identificando suas primeiras tendências

As tendências constituem um grande aspecto da análise do mercado.

Na verdade, existem apenas três tipos de tendências: para cima, para baixo ou lateralmente.

Dito isso, elas ainda podem assumir muitas formas, durar por períodos variáveis de tempo e mudar às vezes com pouco aviso.

Portanto, o truque para saber quando uma tendência pode mudar vem tanto da compreensão do mercado mais amplo, quanto de observar o que é conhecido como um “padrão de reversão”.

Esses padrões nunca são garantias, mas certas formações de velas que tendem a vir antes de uma mudança no impulso do mercado.

Muito mais para aprender

Isso deve cobrir o básico para você aprender na primeira vez que vir uma interface de exchange.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a se sentir mais confortável com alguns dos recursos, opções e, mais importante, o gráfico de velas.

Afinal, esses gráficos são onde você provavelmente gastará muito tempo se for fazer trading ou mesmo apenas investir passivamente.

Dito isso, mal começamos a arranhar a superfície. Além de ferramentas e indicadores, você vai querer aprender sobre tendências, padrões de reversão, estratégias e alavancagem se quiser aproveitar tudo da Stormgain.

Discutiremos todas essas coisas e muito mais em edições futuras desta série de artigos, portanto, certifique-se de voltar e verificar para dominar as habilidades necessárias para o trading de criptomoedas.

Além disso, ao se cadastrar na StormGain você pode participar do nosso grupo de Sinais no Telegram. Para saber mais sobre o grupo de sinais acesse o nosso artigo.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá