O trabalho remoto cripto se torna uma realidade num cenário global de emprego que mudou drasticamente.

Assim, graças, em grande parte, ao coronavírus e seu efeito nas empresas e economias, o desemprego está em níveis sem precedentes em todo o mundo.

À medida que as atividades comerciais cessam, a maioria das empresas não tem escolha a não ser demitir a equipe. No entanto, muitos indivíduos desempregados podem encontrar trabalho remoto no setor de criptos.

Neste guia, examinamos os principais sites de vagas de empregos e as funções mais procuradas no universo de criptos.

Neste Artigo:

1. Por que trabalhar com criptos?

2. Quem está contratando nesta área?

3. Como começar

4. Os principais sites de vagas de empregos

5. Os trabalhos remotos de cripto mais procurados

Por que trabalhar com criptos

Se você já considerou uma carreira em criptos, este guia foi criado pensando em você.

Isso ocorre porque o dinheiro está transbordando de startups de criptos.

Somente em 2017, mais de US $ 5 bilhões foram investidos em ofertas iniciais de moedas baseadas em blockchain (ou ICOs).

Dessa maneira, com tanto dinheiro investido no setor, não é de admirar que a cultura de startups de blockchain esteja entre as mais vibrantes, de crescimento rápido e lucrativa – muitas vezes adicionando incentivos extras aos seus funcionários, como ações e horários de trabalho relaxados.

Contudo, o trabalho remoto cripto não apenas oferece excelentes perspectivas de longo prazo, mas também paga bem.

Um relatório da AngelList mostra que os salários nas áreas de criptos podem ser mais de 20% maiores do que o mesma função em outros áreas – o que é verdadeiro para as posições técnicas e não técnicas.

Logo, o crescimento impressionante em um período tão curto de tempo levou a uma severa escassez de candidatos a emprego experientes.

Isso proporcionou aos caçadores talentosos muito espaço de barganha no que diz respeito ao salário esperado.

Além disso, a maioria dos empregadores de blockchain são grandes empresas de tecnologia que desejam obter uma vantagem competitiva. Portanto, é bastante óbvio por que o talento será bem pago.

De acordo com o AngelList, trabalhar na indústria de criptos aumenta significativamente a probabilidade de conseguir um trabalho remoto.

Ressalte-se que trabalhar remotamente oferece várias vantagens, como um horário de trabalho mais flexível, menos reuniões, mais produtividade e, é claro, significativamente menos tempo de inatividade (não remunerado) devido a viagens e outras despesas gerais.

Quem está contratando para trabalho remoto cripto

O crescimento explosivo das criptomoedas não passou despercebido. Assim, as empresas e firmas mais criativas e ambiciosas buscam entender a tecnologia antes que ela realmente roube os holofotes.

Hoje, grandes empresas de tecnologia, bancos e startups de blockchain são os players mais estabelecidos, embora o blockchain esteja começando a invadir a maioria dos setores.

Dessa maneira, a IBM é uma das primeiras empresas nesse campo, tendo cerca de 230 vagas relacionadas a blockchain abertas no mês passado, das quais quase metade está localizada nos EUA.

Logo, com o impulso global de seu blockchain de código aberto Hyperledger Fabric, a IBM está procurando se posicionar como a força dominante no setor.

Na sequência da IBM, encontra-se a Accenture, uma empresa global de consultoria de gestão e estratégia de negócios que atualmente anuncia quase 100 novos empregos de criptos no LinkedIn.

Se você tem uma corporação favorita no Global 500, é provável que a Accenture faça parceria com ela, já que a Accenture fornece serviços para mais de 75% da lista.

Além das anteriores, a Microsoft é outra força dominante no setor, atualmente anunciando mais de 40 vagas de empregos – a maioria deles em Washington, Los Angeles e Xangai. A Microsoft parece estar buscando uma posição no mercado ao conectar seus principais produtos à blockchain.

Outras opções

Atualmente, existem dezenas de empresas que desejam integrar a blockchain em suas cadeias de suprimentos, com a esperança de que a tecnologia de contabilidade distribuída possa aumentar a eficiência e reduzir os custos.

Por esse motivo, os candidatos com experiência em logística tendem a se sair bem ao enviar o currículo.

Logo, dos membros da Forbes Global 2.000, pelo menos 50 deles estão explorando a tecnologia blockchain, dos quais todas as 10 principais empresas estão se envolvendo nesse setor em expansão.

Se isso por si só não demonstrar um potencial significativo, considere o fato de que dessas 10 empresas, 7 são instituições bancárias, incluindo o JP Morgan e o Bank of America.

Como começar

1. Aprenda o básico

A introdução no setor deve sempre começar com a educação sobre blockchain e tecnologias relacionadas.

Assim, é importante entender o que é blockchain antes de explorar como a tecnologia é capaz de agregar valor a praticamente qualquer setor.

Embora você possa pensar em aplicativos descentralizados (DApps), contratos inteligentes, livros distribuídos e algoritmos de consenso como meras palavras de efeito, esse não é o caso.

Isso porque esses conceitos são, de fato, o cerne da indústria e devem ser profundamente entendidos antes de embarcar nessa jornada.

O blockchain é sem dúvida um dos maiores avanços tecnológicos dos últimos tempos. Se o aprendizado sobre os prós e contras não lhe agrada, talvez esse não seja o setor certo para você.

Desse modo, para acelerar seu caminho para o setor, recomendamos o curso Blockchain: Fundações e Casos de Uso. O curso é para iniciantes e direcionado a um público de desenvolvedores e não-desenvolvedores.

Além disso, existem dezenas de estágios de cripto disponíveis para aqueles que desejam entrar na área.

Normalmente, no entanto, esses trabalhos serão oferecidos apenas aos candidatos mais competentes que trazem habilidades de áreas relacionadas, mas podem ser uma excelente oportunidade para superar os pontos de entrada mais tradicionais.

2. Seja certificado

Para o leitor mais voltado para a tecnologia, você pode estar curioso para saber quais certificações serão necessárias para trabalhar com blockchain.

Isso porque obter uma certificação permite demonstrar proficiência no campo, oferecendo uma vantagem sobre seus concorrentes não certificados.

Dessa maneira, o número de certificações blockchain disponíveis está aumentando regularmente. Porém, há algumas que se destacam como as mais desejáveis.

Entre as certificações mais reconhecidas estão a Blockchain Foundation for Developers da IBM e a Certificação de Tecnologia Blockchain da UC Berkeley.

Logo, a Blockchain Training Alliance também oferece várias certificações conceituadas, focadas em diferentes aspectos do blockchain, como Ethereum Development e Hyperledger Fabric.

Mais adiante, várias universidades oferecem diplomas completos sobre o assunto, incluindo a Universidade de Nicósia (Chipre) e a Universidade Duke (EUA).

Assim, obter um diploma universitário no assunto não deixará dúvidas sobre sua dedicação e conhecimento e o ajudará a se destacar como candidato ao emprego.

3. Mantenha-se atualizado com notícias e desenvolvimentos

A indústria de cripto está se movendo a uma velocidade vertiginosa.

Assim, à medida que novos blockchains continuam a ser desenvolvidos e novos casos de uso são identificados, haverá toda uma série de novas oportunidades apresentadas.

Como em qualquer profissão, é aconselhável manter-se atualizado com todos os principais desenvolvimentos e as últimas tendências do setor.

Logo, talvez você seja o primeiro a identificar uma lacuna no mercado e lançar seu próprio projeto para preenchê-la?

Seja qual for o caso, recomendamos continuar estudando sobre o blockchain. Continue aprendendo. Continue lendo e continue criando. Quanto mais experiência você obtiver, mais forte será sua posição – e não se esqueça de se conectar!

Os principais sites de vagas de empregos

Reunimos uma lista de sites nos quais você pode conferir vagas de empregos remotas e se inscrever para receber alertas de vagas no universo cripto.

a. Crypto Jobs

Esse serviço funciona como um site de vagas de empregos premium, onde os candidatos

podem encontrar trabalho remoto em cripto disponíveis na área de criptos e se candidatar a eles.

Assim, o Crypto Jobs é um site fácil de usar que conectará vagas e candidatos no universo de criptos e blockchain. Os empregadores podem publicar trabalhos gratuitamente aqui, e os candidatos a emprego também podem procurar trabalhos remotos especificamente.

A plataforma tem como objetivo acelerar o processo de adoção de criptos, fornecendo a mais pessoas acesso a empregos neste universo.

Como usar o Crypto Jobs

Para usar o Crypto Jobs como candidato a emprego, basta acessar o site e se registrar.

Você será solicitado a fornecer detalhes como nome, email e senha.

Assim que a configuração estiver concluída, você poderá enviar seu currículo como candidato a emprego e ir para a guia “Trabalhos remotos” na parte superior da página.

Os candidatos também podem se inscrever no boletim informativo da plataforma para obter atualizações sobre trabalhos de criptos assim que forem publicados.

Você pode encontrar as vagas de trabalhos na página inicial, começando pelos mais recentes. Há uma seção no site para trabalhos em destaque (esses anúncios são vagas premium de recrutadores que desejam a visualização máxima).

Além disso, você também pode procurar empregos por categoria, habilidades e locais.

Principais recursos do Crypto Jobs

  • Notificações instantâneas por push na web
  • Newsletter semanal
  • Vagas em destaque
  • Candidaturas ilimitadas
  • Pesquisa por habilidades e locais

b. Crypto Jobs List

A Crypto Jobs List é outra plataforma de vagas em que os candidatos de trabalho remoto cripto podem obter informações valiosas sobre o universo e as oportunidades disponíveis.

Assim, o serviço funciona como um mecanismo de pesquisa.

Visite a plataforma, procure um trabalho relacionado a cripto e obtenha oportunidades que correspondem a cada consulta. Há também uma seção no rodapé do site, onde você pode encontrar ofertas de emprego recentes.

Além de tudo, a plataforma publica um boletim semanal, que fornece as últimas vagas de emprego e dicas de recrutamento diretamente para o seu e-mail.

Como usar o Crypto Jobs Lists

Usar o Crypto Jobs Lists é simples. Faça login no site e pesquise sua função preferida.

Embora o rastreador de localização do site identifique sua localização e filtre tarefas com base nisso, você sempre pode alterar a localização para atender às suas preferências.

Dessa maneira, quando encontrar um trabalho em que esteja interessado, clique nele e clique no botão “Inscreva-se agora”.

Você é redirecionado imediatamente para o portal de empregos da empresa, onde pode ler os requisitos e processar sua candidatura a partir daí.

Além das postagens regulares, o Crypto Jobs List também apresenta uma seção de blog que fornece informações e artigos sobre tendências de contratação e informações sobre empresas de blockchain.

Logo, os candidatos a emprego também podem encontrar um pouco de motivação no blog através dos estudos de caso de ex-candidatos que se inscreveram e obtiveram um trabalho remoto de cripto no Crypto Jobs List.

Principais recursos do Crypto Jobs Lists

  • Processo de candidatura rápida
  • Apresenta entrevistas com as principais empresas de cripto
  • Visão geral dos salários das principais posições do setor
  • Boletim de Notícias
  • Programa de Afiliados

c. Ethlance

O Ethlance é um site de vagas de cripto para freelancers executado na blockchain Ethereum. Esse é um mercado de trabalho exclusivo, onde os usuários podem postar trabalho remoto cripto e encontrar emprego.

Pense nisso como um Upwork para trabalhos de cripto.

O Ethlance trabalha com a carteira MetaMask.

Porém, se você não tiver um, acesse o site para fazer o download e criar uma carteira Ethereum gratuita. Se você já possui uma carteira, basta fazer login.

Dessa maneira, a carteira está vinculada ao Ethlance e será útil mais tarde.

Como usar o Ethlance

O Ethlance tem um site elegante e até uma seção explicativa. Ao fazer login, você encontrará seções para “Torne-se um freelancer”, “Encontre trabalho”, “Registre-se como empregador” e “Encontre candidatos”.

Como candidato a emprego, você precisará clicar na guia “Torne-se um freelancer”, onde preencherá seus detalhes e se registrará.

No entanto, observe, que os detalhes que você está preenchendo serão vinculados à sua carteira MetaMask.

O seu processo de registro é concluído assim que a transação é verificada.

Porém, tenha cuidado ao preencher o formulário de registro e verifique se todos os seus dados estão corretos, já que não é gratuito editá-los depois.

Como candidatar-se para um emprego:

  1. Clique na guia “Encontrar trabalho” na parte superior esquerda da página. Você será direcionado para a página de diretório do serviço.
  2. Na página, você pode filtrar suas pesquisas por habilidades. O site filtrará as vagas de trabalho para aproximá-lo dos trabalhos nos quais você possa estar interessado. Além das habilidades, você também pode filtrar sua pesquisa com vários outros parâmetros de trabalho, incluindo – duração do projeto, disponibilidade e muito mais.
  3. Você pode visualizar os detalhes do empregador antes de se candidatar a um emprego. Sinta-se à vontade para verificar as informações de contato, incluindo trabalhos recentes e comentários sobre eles – se houver. Role para baixo na página do trabalho e você encontrará outras propostas de outros candidatos.
  4. Clique em “Escrever proposta”, preencha os detalhes relevantes e clique em “Enviar”. Verifique o painel “Propostas” para ver se o seu foi adicionado à lista.

Ao contrário do Fiverr ou Upwork, o Ethlance não fornece nenhum serviço de mediação.

Então, você precisará se proteger do empregadores fraudulentos. Parte disso é porque a Ethlance permite que você visualize as informações de uma empresa para ver suas classificações e detalhes antes de trabalhar com elas.

Principais recursos do Ethlance

  • É executado na blockchain Ethereum
  • Mercado de trabalho freelancer
  • Pequena taxa de serviço
  • Requer a integração da carteira Metamask para funcionar

O LinkedIn é o maior e mais popular site profissional e de networking o mundo. Enquanto a maioria das empresas que publicam vagas de empregos aqui são empresas tradicionais, as empresas de trabalho remoto cripto também aproveitam seu alcance para encontrar os melhores talentos.

Como usar o LinkedIn

Usar o LinkedIn é simples. Ao se registrar, clique no link “Trabalhos” na parte superior da página no seu feed de notícias.

Logo, você pode procurar empregos com base em habilidades e localização, embora o LinkedIn forneça recomendações de empregos com base em seu perfil e nas habilidades em seu perfil.

Vale a pena usar a palavra chave “cripto” para te ajudar na sua busca.

Há também uma função Easy Apply para trabalhos publicados no site.

Assim, o LinkedIn encaminha seu perfil e seu currículo para o recrutador. Lembre-se de que o LinkedIn é um agregador de tarefas. Então, você tem a chance de encontrar um emprego aqui, se verificar bem.

Principais recursos do LinkedIn

  • Mostra vagas de empregos de fontes verificadas
  • Interface de usuário simples
  • Recurso Easy Apply

Top profissões de trabalho remoto em cripto

Aqui estão as funções mais procuradas pelos recrutadores para trabalhos remotos com criptomoedas.

a. Engenheiro de software

Se há um trabalho que quase não foi afetado pela pandemia do coronavírus, é o cargo de engenheiro de software.

Assim acontece porque os projetos de blockchain continuaram a investir em posições de engenharia de software de alta qualidade.

Logo, qualquer empresa que queira criar um produto estável e útil precisará contratar especialistas em programação que possam colocar isso em jogo. Portanto, não é surpresa que os engenheiros de software estejam em alta demanda.

Nas empresas de cripto, um engenheiro de software pode assumir a responsabilidade por uma infinidade de tarefas. Como essas empresas exigem uma interseção de cripto e da tecnologia blockchain, os engenheiros de software precisarão projetar e executar arquiteturas de software ininterruptas.

Salário base estimado por ano: U$ 107.000,00

Requisitos da engenharia de software:

  • Proficiencia em linguagens de programação modernas, como TypeScrips, Golang e C ++.
  • Conhecimento de tecnologia em nuvem e Amazon Web Services
  • Experiência com sistemas distribuídos
  • Excelentes habilidades de comunicação
  • Diploma de design de software

b. Gerente de comunidade

Você tem experiência no gerenciamento de comunidades? Uma vaga de gerente de comunidade de criptos pode ser adequada para você.

Isso porque um gerente de comunidade cria e gerencia a “voz online” da empresa de blockchain. Ele ou ela na maioria das vezes é especialista digital e geralmente é o primeiro ponto de contato de membros da comunidade online.

Como gerente da comunidade, você frequentemente se envolve em comunicações, criação de conteúdo, marketing e relações públicas.

O setor de criptomoedas envolve parcerias com redes de advogados, influenciadores e usuários. Dessa maneira, o gerente de comunidade é a sequência que mantém tudo unido.

Salário base estimado por ano: U$ 61.000,00

Requisitos do gerente de comunidade:

  • Experiência no uso de Telegram, Reddit e outras plataformas de mídia
  • Capacidade de construir networking com influenciadores
  • Habilidades com moderação de comunidades
  • Ótimas habilidades de escrita
  • Conhecimento do universo blockchain

c. Arquiteto Blockchain

A posição do arquiteto de Blockchain é complexa e requer fortes habilidades técnicas e de comunicação.

Isso acontece porque o arquiteto de Blockchain mantém a infraestrutura de blockchain de uma empresa.

Logo ele é responsável por garantir que as transações, contratos inteligentes e outras operações conduzidas sejam efetivas e perfeitas como devem ser.

Essa função envolve trabalhar com várias equipes para entender as demandas de negócios e o desenvolvimento de blockchain necessário.

Assim, como arquiteto de blockchain, você precisa fornecer liderança técnica trabalhando com uma equipe de engenheiros para projetar e construir projetos baseados em blockchain para atender às demandas de negócios.

Esse papel requer fortes habilidades de programação e analítica. Como arquiteto de Blockchain, você frequentemente colabora com engenheiros, líderes de negócios e gerentes de produto.

Salário base estimado por ano: U$ 131.000,00

Requisitos do arquiteto Blockchain:

  • Experiência na criação de contratos inteligentes para estruturas de blockchain
  • Forte conhecimento em engenharia de software
  • Habilidades analíticas

d. Gerente de produto

Um gerente de produto ajuda a promover e manter um aplicativo ou projeto, da concepção até a implementação.

Dessa maneira, esses profissionais coordenam projetos de criptos, atribuindo tarefas a diferentes grupos e garantindo que tudo o que se relaciona a uma tarefa funcione como um relógio.

Logo, o gerente de produto também deve ser capaz de realizar as devidas diligências e realizar verificações para garantir que o projeto seja desenvolvido de acordo com as especificações.

Salário base estimado por ano: U$ 75.000,00

Requisitos do gerente de produto:

  • Ampla experiência em programação
  • Experiência em desenvolvimento de software
  • Habilidades de organização e gerenciamento de orçamento
  • Paixão pela experiência do usuário

e. Analista de Risco e Diretor de Conformidade

Um analista de risco garante que as empresas de cripto e suas operações estejam em total conformidade com os regulamentos corretos em torno de seu universo.

Assim, esse trabalho remoto cripto acontece num mundo em que a classificação legal de criptomoedas e as empresas que operam no universo não são claras.

Dessa maneira, o trabalho desses profissionais é tão importante quanto sempre foi.

No entanto, os analistas de risco também ajudam a fornecer tarefas de programação e avanço do produto.

Eles também garantem que a documentação do projeto e os relatórios de análise de informações sejam mantidos de forma eficaz. Isso está no topo do trabalho principal de avaliar os riscos de possíveis projetos da empresa.

Requisitos do Analista de Risco e Diretor de Conformidade:

  • Excelentes habilidades de escrita e comunicação
  • Conhecimento de requisitos regulatórios, como o universo da empresa
  • Habilidades organizacionais e conexões com o setor
  • Conhecimento do blockchain e outras novas tecnologias
  • Licenciatura em Finanças ou Direito

f. Engenheiro de Front-end

O engenheiro de front-end é o profissional que cria e desenvolve a interface do produto que um cliente usa.

Dessa maneira, desde as ferramentas atraentes até todos os plugs e recursos adicionais, o engenheiro ajuda a garantir que todo o menu e funcionalidade do aplicativo sejam de qualidade premium.

Salário base médio por ano: US $ 85.000

Requisitos do engenheiro de front-end:

  • Forte experiência em UI / UX
  • Conhecimento básico de programação
  • Licenciatura em engenharia de software

Conclusão

A procura por um emprego pode ser um processo árduo, especialmente nesse momento.

No entanto, nunca é tarde para tirar proveito da expansão do espaço de trabalho remoto e se apegar a uma empresa onde você pode usar suas habilidades para ajudar a fornecer soluções inovadoras enquanto ainda trabalha de casa.

A maioria das opções de trabalho remoto cripto exige um forte conhecimento de como o blockchain funciona.

Dessa maneira, se você é novo no blockchain, pode conferir alguns desses cursos para começar. Os cursos em nosso guia são úteis para iniciantes e para aqueles que precisam aprimorar sua base de conhecimentos.

Além dos cursos, obtenha uma certificação.

Isso porque uma certificação blockchain permite demonstrar sua proficiência em relação a outros candidatos a emprego.

Além disso, mantenha-se atualizado com as notícias e desenvolvimentos relevantes sobre o universo cripto. Saiba o que está acontecendo, os novos casos de uso sendo identificados e as oportunidades disponíveis.

Você pode assinar nossa Newsletter aqui ou, melhor ainda, participar do nosso canal no Telegram.

Feliz procura por um emprego!