Aqui Está o Que Acontecerá Quando a Recompensa Por Bloco do Bitcoin Atingir 1 Satoshi

Compartilhar Artigo

Espera-se que o próximo halving da recompensa de bloco ocorra em meados de maio de 2020, altura em que a recompensa será reduzida dos atuais 12,5 BTC, para 6,25 BTC por bloco.



Extrapolando para a frente, é possível calcular qual será a recompensa do bloco em datas futuras. Com base nisso, a recompensa do bloco será reduzida para apenas 0,195 BTC / bloco em 2040, antes de atingir um mínimo de 1 sat (0,00000001 BTC) em 2140.

No entanto, com as recompensas dos mineradores diminuindo pela metade a cada quatro anos, isso levanta a questão de quão baixo é muito baixo?



A gota d’água

Na maioria das vezes, a recompensa de halving por bloco de Bitcoin é geralmente considerada um evento altista. Afinal, ao reduzir a taxa de inflação, espera-se que a escassez aumente juntamente com a adoção. Como resultado, como a oferta de Bitcoin recém minerado deve ser superada pelo aumento da demanda, é provável que isso cause uma pressão ascendente no preço.

Enfim, se o valor do Bitcoin não aumentasse, o valor absoluto das recompensas do bloco diminuiria gradualmente a cada evento pela metade. Felizmente, até agora, houve uma recuperação considerável dos preços nos meses anteriores a um halving, o que multiplicou o preço do Bitcoin a tal ponto que a redução à metade da recompensa em bloco foi quase sem consequências aos mineradores.

Pensa-se que quando as recompensas do bloco atingirem um número quase infinitamente pequeno, a rede Bitcoin será suficientemente grande e saudável para que os mineradores continuem a apoiá-la em troca de apenas taxas de transação. No momento, as taxas de transação representam apenas uma pequena fração das recompensas esperadas de um minerador. É provável que isso mude gradualmente nas próximas décadas.

No entanto, se o preço do Bitcoin falhar em compensar a redução nas recompensas em bloco, esse seria um evento sem precedentes que poderá mudar a maneira como a rede Bitcoin se desenvolverá no futuro. Com uma recompensa em bloco de 1 satoshi, um único Bitcoin precisaria valer quase US $ 10 trilhões para manter o valor em dólares dos prêmios em bloco – isso colocaria o valor de mercado total do Bitcoin em US $ 2,1e + 20 – o que parece altamente improvável.

E se o Bitcoin perder seus mineradores

Embora equipamentos mais eficientes ainda possam garantir a mineração de Bitcoin por algum tempo, é amplamente reconhecido que as tecnologias usadas para construir processadores mais capazes não estão avançando tão rapidamente quanto antes. Por causa disso, é provável que os mineradores de Bitcoin baseados em transistores acabem se tornando menos frequentes à medida que os sucessores de transistores baseados em Silício se destacarem.

No entanto, se as melhorias na eficiência do minerador de Bitcoin falharem em igualar ou exceder a taxa na qual as recompensas do bloco de Bitcoin o reduzem em valor absoluto, a rede Bitcoin poderá gradualmente ver um êxodo de mineradores, com apenas os mineradores maiores e mais bem equipados capazes de manter rentabilidade. Como resultado, dois problemas significativos podem ocorrer nessa situação.

A primeira questão é centralização. Se a lucratividade da mineração só pode ser alcançada pelas operações de mineração mais bem oleadas, é lógico que o número total de mineradoras únicos reduzirá gradualmente ao longo do tempo. Se isso ocorrer, a resistência do Bitcoin à censura também diminuirá, aumentando potencialmente o risco de uma reorganização da cadeia e censura seletiva.

Como alternativa, se os mineradores de Bitcoin mantêm a descentralização, mas a rede vê uma redução na taxa de hash para facilitar a descoberta de blocos, o sistema perde novamente a proteção contra ataques. Isso pode levar a um ponto em que o lançamento de um ataque bem-sucedido de 51% da rede Bitcoin se tornará possível. Por causa disso, o Bitcoin pode ser forçado a mudar para um novo modelo de consenso, caso uma dessas duas possibilidades ocorra.

Você acredita que o halving no longo prazo de fato trará grandes problemas para o Bitcoin? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!


As imagens são cortesia da Shutterstock.


Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá