As Bahamas irão lançar o CBDC “Dólar de Areia”

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Entrando no movimento, as Bahamas anunciaram uma moeda digital do Banco Central apelidada de "Dólar de Areia".

  • Autoridades dizem que a moeda digital será útil para microtransações.

  • O arquipélago faz parte de uma lista crescente de nações que criam dinheiro virtual controlado centralmente.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

As Bahamas anunciaram uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC), apelidada de “Sand Dollar”.



Se o Sand Dollar for lançado no mês que vem conforme planejado, as Bahamas se tornarão a primeira nação a lançar uma moeda digital centralizada em todo o país.

Em seu relatório anual para 2019 , O Banco Central das Bahamas anunciou um programa piloto para uma moeda digital. Ele passou a descrever planos para estender a moeda virtual em todo o país.



Este ano, o esquema foi testado com sucesso nas ilhas de Exuma e Abaco. O banco planeja lançar seu dólar soberano digital em todo o país no final de outubro de 2020.

Musha Cay, Bahamas | Fonte: Pixabay

Ilhas pequenas, transações pequenas

As autoridades dizem que a moeda digital será útil para as microtransações nas muitas ilhas do país. Eles querem minimizar o comércio indocumentado e dar aos cidadãos sem conta bancária acesso a serviços semelhantes aos dos bancos. Em teoria, isso dará suporte a pequenas empresas.

O Banco Central expôs a utilidade do Sand Dollar em uma seção especial do relatório de 2019:

Os objetivos de inclusão financeira do Banco Central visam fornecer a toda a população acesso a serviços de pagamento habilitados digitalmente; acesso universal a serviços bancários por meio de canais digitais; redução do tamanho das atividades econômicas não registradas e integração total das micro, pequenas e médias empresas ao comércio digital.

O relatório citou as preocupações do Anti Money Laundering (AML) como uma razão para o lançamento digital. O banco central também pretende reduzir os sonegadores de impostos. No momento, o balanço do banco central contém apenas 48.000 Sand Dollars.

Relatório Anual do Banco Central das Bahamas | Fonte: centralbankbahamas.com

Uma mudança radical na moeda

O arquipélago faz parte de uma lista crescente de nações que criam esse dinheiro virtual. China e França parecem determinados a ser os primeiros grandes países a desenvolver um CBDC. O Reino Unido também manifestou interesse, assim como outras nações insulares como Jamaica e Barbados.

No entanto, algumas nações enfrentaram problemas. As Ilhas Virgens Britânicas (BVI) tentaram criar uma moeda digital trocável por dólares americanos ou euros, sem sucesso. No entanto, ao contrário das Bahamas, o BVI não imprime sua própria moeda fiduciária, mas usa principalmente dólares americanos.

Por sua vez, as Bahamas planejam minerar novos Sand Dollars conforme a demanda crescer. Este movimento cauteloso ocorre após examinar o fracasso de outras nações em lançar sua própria versão com sucesso. Outras tentativas de dinheiro digital no Equador, Venezuela e Finlândia falharam.

O governo planeja manter políticas monetárias rígidas com o Sand Dollar. Com amplo apoio governamental e transações em várias ilhas, o Sand Dollar está pronto para decolar.

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

A opinião da equipe BeInCrypto em uma única voz.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá