As Medidas Adotadas Pelos Bancos Centrais Podem Criar a Oportunidade Perfeita Para o Bitcoin Brilhar

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Os Bancos Centrais de todo o mundo estão tomando medidas para evitar a crise econômica causada pelo Coronavírus

  • Essas medidas podem ser benéficas nesse primeiro momento mas poderão causar uma alta inflação

  • O Bitcoin pode ser um refúgio para os investidores

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A massiva injeção de capital dos bancos centrais de vários países do mundo podem criar problemas futuros, mas o bitcoin pode se beneficiar dessa situação.



O Coronavírus irá gerar impactos em diversas áreas, a sociedade terá que repensar seus modelos de trabalho, sistemas de saúde, políticas sociais e principalmente políticas econômicas. E as estratégias adotadas agora pelos governos de diversos países no mundo marcarão uma mudança significativa no regime econômico.

Os Bancos Centrais estão liberando diversos pacotes para dar liquidez aos mercados e cortando os juros, isso irá acalmar os investidores agora, mas segundo analistas essas estratégias irão criar problemas futuros.



Possivelmente iremos lutar contra outro inimigo no futuro, a inflação. Segundo o BitMEX nós podemos esperar circunstâncias econômicas parecidas com as dos anos 70, com expectativas inflacionárias voláteis. E essa inflação não será facilmente tolerada pelos mercados financeiros.

Ainda que o bitcoin tenha passado por momentos difíceis nas últimas semanas, devido a uma grande desvalorização, sua volatilidade parece ter acalmado e os investidores voltaram os seus olhos a essa criptomoeda, que poderá ter uma grande oportunidade em tempos de crise econômica.

A Crise do Coronavírus e a Resposta dos Banco Centrais

Desde que a atual crise começou, os Bancos Centrais do mundo inteiro fizeram diversas atuações no mercado, desde recompras de títulos até programas de estímulos. O Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos), se comprometeu a comprar ativos, de forma ilimitada, para ajudar os mercados a combaterem a crise, além disso o governo aprovou um pacote de US$ 2 trilhões, o maior já feito no país, para ajudar indivíduos e empresas.

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou um pacote de 7550 bilhões de euros, e vários outros países também anunciaram medidas de injeção de dinheiro na economia. Só os países do G20 irão injetar mais de US$ 5 trilhões na economia global.

Já no Brasil, o Banco Central reduziu as taxas de juros para 3,75% e prometeu uma injeção de 1,2 trilhão de reais por meio da compra de pacotes de carteiras de empréstimos bancários. Além disso, o BC também irá liberar 150 bilhões de reais para auxiliar a população mais vulnerável e proteger empregos.

Os Bancos Centrais Estão Sem Rumo?

Segundo o BitMEX, os Bancos Centrais estão no limite do que poderiam fazer, as taxas de juros estão em seu ponto mais baixo, nos EUA as taxas de juros foram reduzidas a quase zero (0.25%), e qualquer medida a partir de agora será negativa para os consumidores e terá um impacto negativo no crescimento da economia.

“A política do banco central é baseada em modelos que assumem que a política monetária não impacta na estrutura da economia, que ela só facilita o fluxo do dinheiro no sistema.”

As políticas de cortes de juros, adotadas pelos Bancos Centrais em todas as últimas grandes crises econômicas, se tornaram o principal fator de mudança na estrutura da economia. Elas podem ter propagado uma sequência de crises financeiras. Cada uma das crises foi resolvida com uma taxa ainda menor de juros, que, na verdade, criou um ambiente propício para a próxima crise.

Ainda segundo o BitMEX, a inflação vai chegar com tudo e será um choque. Eles citam o mercado dos EUA nos anos 70, quando a inflação era volátil e chegava a 15%.

Para economistas, caso haja sinais de inflação de fato, é provável que muitos investidores busquem refúgio no bitcoin. Principalmente porque em maio ocorre o halving, que irá pressionar os preços da criptomoeda para cima.

É a hora do Bitcoin Brilhar

Se a previsão do BitMEX se concretizar, e a inflação ficar alta, alguns investimentos estarão fadados ao sucesso, como é o caso do ouro. Mas e o bitcoin?

Após sofrer uma queda de quase 53%, por conta do Coronavírus, o bitcoin voltou a crescer e mostra sinais fortes de recuperação. Esse cenário futuro será perfeito para testar o poder da criptomoeda. Alguns investidores acreditam que o bitcoin poderá ter sua vez na volatilidade inflacionária que irá acontecer como resposta às medidas adotadas pelos Bancos Centrais.

Segundo o BitMEX, o cenário é favorável:

“nesse novo regime econômico, onde a economia e os mercado financeiros estão fadados ao fracasso, sem nenhuma âncora, essa pode ser uma das maiores oportunidades que o Bitcoin já viu, em sua curta vida.”

Mas há aqueles que pedem cautela, ainda existem muitos “ses” e “poréns” no atual cenário. É importante seguir atento e ficar de olho no longo prazo, mas o impacto da atuação dos Bancos Centrais será um “extra” para a valorização da moeda digital.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá