Ataques hackers com foco em Bitcoin crescem 200% em 2021

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Os ataques hackers com foco em roubo de Bitcoin aumentaram quase 200% desde o final de 2020.

  • Aumentos de preços, demanda crescente e mais detentores tornaram o Bitcoin um ativo atraente para esses ataques.

  • O anonimato é uma faca de dois gumes para os detentores de moedas digitais.

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Uma análise recente da Barracuda Networks mostra um aumento de ataques hackers com foco em Bitcoin (BTC). Num período de seis meses, vítimas dessas atividades aumentaram 192%.

Patrocinados



Patrocinados

Os ataques analisados foram em sua maioria falsificações de identidade de phishing em e-mails comerciais que tinham como alvo detentores de Bitcoin. Os dados revelam um paralelo claro entre o aumento de tais ataques e o aumento do preço da criptomoeda entre outubro de 2020 e maio de 2021.

No passado, os ataques hackers relacionados ao ativo atuavam sob o disfarce de ataques de extorsão ou ransomware. A mudança para spear phishing direcionado, personificação e e-mails comerciais fraudulentos é uma novidade mais recente, de acordo com o estudo.

Patrocinados



Patrocinados

A pesquisa Threat Spotlight, conduzida pela Barracuda Networks correlaciona o aumento acentuado em tais ataques à crescente demanda por Bitcoin. Além do aumento de preços, há mais detentores da moeda digital, o que torna mais fácil encontrar vítimas.

Fleming Chi, CTO da Barracuda Networks comentou sobre o estudo para o BeInCrypto:

“A aceleração do interesse e da demanda por Bitcoin forneceu aos cibercriminosos um método de pagamento virtualmente indetectável, permitindo uma economia de vários bilhões de libras em ransomware, extorsão cibernética e ataques de falsificação de identidade, principalmente visando investidores individuais e empresas privadas.”

A Barracuda Networks é um provedor líder de soluções de segurança habilitadas para nuvem.

Anonimato é uma faca de dois gumes

O estudo também destacou o anonimato das criptomoedas. Como os pagamentos em cripto são frequentemente descentralizados e pouco regulamentados, os cibercriminosos podem assumir o anonimato total. Embora a privacidade e a descentralização sejam os principais fatores de atração para o envolvimento com esses ativos, são justamente essas características que deixam os usuários em maior desvantagem.

À medida que o mercado das criptomoedas continua a se desenvolver e esses ativos se tornam populares, os usuários precisarão aumentar sua consciência sobre essas vulnerabilidades. Chi acrescentou que a conscientização corporativa sobre a segurança cibernética é uma necessidade em um futuro cada vez mais digitalizado.

“É mais importante do que nunca para organizações, trabalhadores e investidores manter seus dados e ativos financeiros completamente seguros”, diz o executivo.

“Continuar a treinar usuários e funcionários para reconhecer as táticas mais recentes usadas por hackers é fundamental para manter a segurança geral de qualquer organização, e todas as empresas e vítimas em potencial são fortemente encorajadas a fazer backup de seus dados com uma solução de backup de dados baseada em nuvem de terceiros para evitar a perda de dados, reduzir o tempo de inatividade em caso de um ataque cibernético e se proteger contra o aumento dos níveis de ameaça de ransomware.”

Combatendo ataques hackers relacionados a criptomoedas

O recente ataque de ransomware a Pipeline Colonial trouxe a questão da segurança cibernética e da criptografia. Embora seja um método mais comum de hacking, o ataque foi mais uma visualização do valor do Bitcoin como objeto usado para roubo.

Este incidente resultou na perda de US$ 2,3 milhões em Bitcoin. O ataque ocorreu quando o governo dos EUA já estava intensificando seus esforços regulatórios no mercado cripto.

Além disso, a gigante das criptomoedas Crypto.com também fez recentemente um movimento em direção à conscientização da segurança cibernética. A empresa firmou parceria com a Chainanylsis, em um esforço para aumentar a análise de dados e a segurança do site.

À medida que o mercado continua a se expandir e os investidores aumentam, as preocupações com a segurança cibernética em torno dos criptoativos serão testadas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Savannah Fortis é uma jornalista multimídia que cobre histórias na interseção entre cultura, relações internacionais e tecnologia. Por meio de suas viagens, ela foi apresentada à comunidade cripto em 2017 e tem interagido com o setor desde então.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

A ICO da Bit2Me ACABA DE COMEÇAR! Compre o token B2M agora.

Comprar agora!

Lançamento de BIT. Ganhe até 3.500 BIT. Não perca esse bonde

Entrar agora